Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
amaraljs

Ajuda - Overclock no Q9450 para 3.0GHz

Recommended Posts

Pessoal, to com esse pc da assinatura e queria tentar um over pra 3.0 inicialmente e depois de certificar a estabilidade tentar 3.2. Alguem q já fez over num conjunto parecido pode me dizer como deixou configurado? É q sou marinheiro de primeira viagem e to buscando um ctrl+C ctrl+V pra não fazer besteira.

Quem puder, por favor posta ai como deixou a configurado na BIOS.

desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
3.2Ghz direto, no dia a dia, sem nenhum tipo de problema.

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=373569

E as voltagens?

Minhas memorias são 1066 e na bios mostra q elas estão com tensão em 1.9** como ficaria pra elas?

A VGA nao vou da over porque ta com cooler box q ja deixa ela quente em stok

Compartilhar este post

Link para o post

opa e ai amaraljs, que q houve com a sua mobo, consertou, olha com o iceage voce pode por o seu q9450 em 3.6ghz tranquilo que nem esquenta ele ou a maxformula coloque ele com Vcore em 1.325V ou 1.35V (teste com o prime95 para ver qual a menor tensão estável), 8x450=3.6ghz e suas memórias em 2,5x450=1125mhz, aumente as voltagens da memória 2.1V, do chipset mch nb em 1.36V, do chipset ich sb em 1.1v.

Bom overclock :D

Compartilhar este post

Link para o post

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.20 V

+3.3 V 3.31 V

+5 V 5.09 V

+12 V 12.10 V

No modo de espera +5 V 5.02 V

FSB VTT 1.33 V

Núcleo "North Bridge" 1.44 V

Núcleo "South Bridge" 1.09 V

"South Bridge" PLL 1.55 V

DIMM 2.00 V

DIMM VTT 1.01 V

GPU Vcc 3.36 V

Compartilhar este post

Link para o post
opa e ai amaraljs, que q houve com a sua mobo, consertou, olha com o iceage voce pode por o seu q9450 em 3.6ghz tranquilo que nem esquenta ele ou a maxformula coloque ele com Vcore em 1.325V ou 1.35V (teste com o prime95 para ver qual a menor tensão estável), 8x450=3.6ghz e suas memórias em 2,5x450=1125mhz, aumente as voltagens da memória 2.1V, do chipset mch nb em 1.36V, do chipset ich sb em 1.1v.

Bom overclock :D

heh, eu quero começar humilde, vou fazer pra 3.0 e depois pra 3.2 ou deixar logo em 3.2. Quanto à mobo, eu coloquei todos os fans q você falou mas a temp nao caiu, continuou em 44°C, dai, ja q tava a mesma temp eu tirei os fans 1 de 60mm e 2 de 50mm. Vou comprar um daqueles suportes pra colocar o fan na parte dianteira ou então vou esperar uns 2 ou 3 meses, até abrir o case pra nova fachina, dai vou mudar o fan do ICE AGE de posição e colocá-lo proximo ao fan traseiro puxando ar pelo ICE AGE ao invés de empurrar q é como ele tá agora. Com isso conseguirei espaço para colocar o segundo fan na tampa.

Conversei sobre isso com um amigo e ele disse q faz over na giga byte dele e o NB fica com quase 60 sem problema de estabilidade, vou tentar um over de 3.0 pra ver como o NB se comporta, se ele aquecer muito volto pra 2.66. você q ja teve uma maximus formula pode da umas dicas assim como o LeoGetz pra eu ir tentando? Eu to perdidinho no setup dessa mobo, você ou O Leo sabem onde posso encontrar algum tutorial dela em portugues porque o manual é em inglês é meu inglês é decrepto.

Quanto às memorias, onde posso monitorar suas temperaturas?

Vou tentar esse ai q o Leo ta passando mas antes queria ver um pra 3.0 pra avaliar o comportamento do NB...Se eu sacasse mais da coisa quando comprei o case compraria o termaltech armor ou esse 690 q sao os q vejo o pessoal do over usando e o preço do lexa era proximo desses dois quando comprei:(.

Compartilhar este post

Link para o post

olha não é bem assim não viu, o chipset x38 MCH NB pode ir aé 1.5V e 55ºC acima disso voce vai estar diminuindo a vida útil da sua placa mãe consideravelmente... e ainda, enquanto mais quente tiverem os mosfets e o x38, mais tensão voce vai precisar para fazer o overclock no seu processador pois ira se disperdiçar mais energia em calor :P

Compartilhar este post

Link para o post
olha não é bem assim não viu, o chipset x38 MCH NB pode ir aé 1.5V e 55ºC acima disso voce vai estar diminuindo a vida útil da sua placa mãe consideravelmente... e ainda, enquanto mais quente tiverem os mosfets e o x38, mais tensão voce vai precisar para fazer o overclock no seu processador pois ira se disperdiçar mais energia em calor :P

Então vou ter q esperar mais um pouco pra fazer o over porque só vou mexer na cpu novamente daqui uns 3 meses, dai mudo a posição do fan do ICE AGE...a estatisca diz q quanto mais eu ficar mexendo na cpu mas chances tenho de fazer besteira...to conseguindo 22 a 25FSP no crysis com 1440x900 com tudo no high,8x de aa, o AF nao achei onde alterar, então ta no setado automaticamente. Agora consigo explodir as coisas e interagir com varios soldados inimigos ao mesmo tempo sem o fps despencar, coisa q nao acontecia com o P4, só isso ja me deixa tranquilo. ja conversei por telefone com o pessoal de uma casa de acrilicos e basta levar a tampa la q os caras fazem o furo.

Em todo caso eu gostaria q vocês postassem as receitas de bolo pra quando eu for fazer meu over ja ta com tudo na caxola...ano q vem quando trocar de VGA talvez eu pegue um termaltech armor q me disseram ser bom pra quem faz over...se eu soubesse disso quando comprei o lexa, teria comprado o armor q era uns 200 conto mais caro, esse lexa vou deixar pra minha esposa mas só troco ele ano q vem, até la o segundo furo na tampa vai ter q resolver.

Compartilhar este post

Link para o post

Amaraljs, você ja testou o Q9450 a 3.0GHz?

você ou alguem saberia me dizer qual o Vcore pra over em 3.0GHz?

E com over de 3.0GHz eu teria que trocar o cooler? E 3.2GHz?

é que eu nunca fiz over, então estou meio preocupado se isso vai acarretar alguma perda de durabilidade com esse tanto de over ai...

Compartilhar este post

Link para o post

to usando 1.2250 na Bios (1.20 - a placa tem vdrop) com 400x8 (3.2) o cooler é um HyperTX2

Ta rodando tranquilo.

Este processador é gelado....

Compartilhar este post

Link para o post
to usando 1.2250 na Bios (1.20 - a placa tem vdrop) com 400x8 (3.2) o cooler é um HyperTX2

Ta rodando tranquilo.

Este processador é gelado....

Mas e o chipset, n ta muito quente não?

A que temperatura que o processador fica? E o chipset?

Compartilhar este post

Link para o post

olha um over de CPU host de 333mhz para 400mhz não muda em nada as temperaturas, e dependendo do caso voce só vai precisar por mais 0.5V no vcore... e reconfigurar o multiplicador da memória...

Compartilhar este post

Link para o post
Mas e o chipset, n ta muito quente não?

A que temperatura que o processador fica? E o chipset?

Aqui ta tudo tranquilo.

Temperaturas:

Placa mãe 29 °C (84 °F)

Processador 18 °C (64 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 24 °C (75 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 24 °C (75 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 23 °C (73 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 22 °C (72 °F)

North Bridge 42 °C (108 °F)

South Bridge 33 °C (91 °F)

GPU 53 °C (127 °F)

Memória GPU 44 °C (111 °F)

Ambiente GPU 41 °C (106 °F)

Seagate ST3250310AS 30 °C (86 °F)

WDC WD2500KS-00MJB0 37 °C (99 °F)

Temperatura ambiente de 14º.

Compartilhar este post

Link para o post
olha um over de CPU host de 333mhz para 400mhz não muda em nada as temperaturas, e dependendo do caso voce só vai precisar por mais 0.5V no vcore... e reconfigurar o multiplicador da memória...

cara, isso quer dizer q posso fazer meu over? porque se nao muda em nada a temperatura então não terei problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

pode fazer tranquilo, vou te mostrar mastigado ainda olhe como:

1º voce tem que colocar o Ai overclock tunner em manual, se não colocar em manual não vai aparecer essas opções:

CPU ratio: 8

FSB freq: 400mhz

Dram freq: 3x400=1200mhz

CPU voltage: coloque mais 0.05V

NorthBridge voltage: 1.32V

Dram voltage: 2.4V

FSB termination voltage: deixa padrão

soutbridge voltage: 1.1V

CPU GTL reference: deixa padrão

Depois em CPU configuration desabilite: C1E, CPU TM, intel speed step

pode ser possivel que no vcore padrão mesmo voce fique estável, com toda certeza vai entrar o windows e etc... mas use o prime 95 com o vcore padrão durante 3 horas para confirmar... se nenhum core der erro voce deixar no vcore padrão...

E se voce estiver com o iceage e conseguir temperaturas no chipset northbridge MCH menores que 35ºC bora por ele em 3.6ghz:

FSB freq: 450mhz

Dram freq: 2.5x450=1200mhz

CPU voltage: 1.3V a 1.35V teste com o prime95

NorthBridge voltage: 1.32V a 1.42V

Dram voltage: 2.3V

FSB termination voltage: 1.33V

Soutbridge voltage: 1.15V

CPU GTL reference: 0.68 0.69 e 0.70 e teste com o prime95

Compartilhar este post

Link para o post
pode fazer tranquilo, vou te mostrar mastigado ainda olhe como:

1º voce tem que colocar o Ai overclock tunner em manual, se não colocar em manual não vai aparecer essas opções:

FSB freq: 400mhz

Dram freq: 3x400=1200mhz

CPU voltage: coloque mais 0.05V

NorthBridge voltage: 1.32V

Dram voltage: 2.4V

FSB termination voltage: deixa padrão

soutbridge voltage: 1.1V

CPU GTL reference: deixa padrão

pode ser possivel que no vcore padrão mesmo voce fique estável, com toda certeza vai entrar o windows e etc... mas use o prime 95 com o vcore padrão durante 3 horas para confirmar... se nenhum core der erro voce deixar no vcore padrão...

E se voce estiver com o iceage e conseguir temperaturas no chipset northbridge MCH menores que 35ºC bora por ele em 3.6ghz:

FSB freq: 450mhz

Dram freq: 2.5x450=1200mhz

CPU voltage: 1.3V a 1.35V teste com o prime95

NorthBridge voltage: 1.32V a 1.42V

Dram voltage: 2.3V

FSB termination voltage: 1.33V

Soutbridge voltage: 1.15V

CPU GTL reference: 0.68 0.69 e 0.70 e teste com o prime95

po cara muito obrigado mesmo, vou imprimir isso ai q você postou. quanto a 3.6 só posso dizer algo depois de colocar o segundo fan na tampa de acrilico porque coloquei os fans de 50mm e um de 60mm como você orientou e a temp nao alterou. Acho q terei q colocar o segundo fan na tampa mesmo porque eu tava lendo q o ICE AGE cria um tuneo de vento e diminui a circulação nas regiões mais proximas da mobo diminuindo o ar até para esses pequenos fans, o que os torna menos eficientes. Acho q vi isso num forum portugues...espero nao ser uma daquelas historias de portugues q vejo por ai, se puder me confirma. O cara q tava falando sobre isso la no forum queria concluir q nao valia a pena colocar fans pequenos e sim um fan de 120 na tampa em cima das memorias como você orientou primeiro. Quando eu for limpar a mobo novamente vou mudar a posição do fan do ICE AGE pra liberar espaço pra colocar outro fan na tampa.

Compartilhar este post

Link para o post

faz o seguinte, poe o iceage jogando o ar na traseira, com 2 fans de 120mm um na frente e outro atrás..., e logo abaixo dele na tampa lateral poe um fan de 120mm jogando ar no dissipador central da sua placa mãe, junto com 2 fans de 50mm no dissipador central..., um ao lado do outro... e lembre-se voce só vai ter resultado de voce trocar a pasta termica do chipset e mosfets da sua placa, use a artic silver ceramic...

e se voce quiser, coloque:

ou um fan de 120mm na lateral logo a frente do fan do iceage em cima das memórias...

ou um fan de 120mm na frente do seu gabinete com baia fan + grelha

Compartilhar este post

Link para o post
Aqui ta tudo tranquilo.

Temperaturas:

Placa mãe 29 °C (84 °F)

Processador 18 °C (64 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 24 °C (75 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 24 °C (75 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 23 °C (73 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 22 °C (72 °F)

North Bridge 42 °C (108 °F)

South Bridge 33 °C (91 °F)

GPU 53 °C (127 °F)

Memória GPU 44 °C (111 °F)

Ambiente GPU 41 °C (106 °F)

Seagate ST3250310AS 30 °C (86 °F)

WDC WD2500KS-00MJB0 37 °C (99 °F)

Temperatura ambiente de 14º.

Esse é que o problema. Onde eu moro, Cuiabá-MT, a média de temp. é de uns 33ºC. E tem época do ano que chega a ficar 40ºC durante o dia. Por isso eu estou tão receoso com esse over, entende?

O que eu penso em fazer seria, num primeiro momento, colocar o clock em 3.0GHz, e somente depois quando realmente precisar eu colocaria a 3.2GHz.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo subir um nivel de fsb (66mhz) não é nada para qualquer processador da linha core... intel

Compartilhar este post

Link para o post

Pistolão tentei seguir suas instruções mas surgirao duvidas. é o seguinte:

CPU ratio: 8 --------------------------------Ok, consegui numa boa

FSB freq: 400mhz---------------------------Ok, consegui numa boa

Dram freq: 3x400=1200mhz-------------Não aparecia dessa forma, a opção mais proxima era 1203Mhz, é isso mesmo? nao achei esse mutiplicador dando enter entre varias opções aparecia 1203MHZ.

CPU voltage: coloque mais 0.05V--------Não encontrei na aba de monitoramento a tensão atual da CPU, o que tinha era CPU PLL voltage, então como você disse pra aumentar +0,05 eu nao tive base pra escolher a oção adequada.

NorthBridge voltage: 1.32V------Aqui reside minha maior duvida, você disse pra colocar 1.32 mas por padrão ta lá com 1.360v, será isso q ta fazendo ele esquentar muito?

Dram voltage: 2.4V-------atualmente ta 1.968v. É 2.4 mesmo né?

FSB termination voltage: deixa padrão---ok

soutbridge voltage: 1.1V--- tranquilo, ta com 1.072v

CPU GTL reference: deixa padrão---ok

Vou postar aqui como tão as voltagens q aparecem no monitor de hard:

Vcore voltage---1.224v(você disse pra nao mexer)

CPU PLL voltage---1.600(não faço ideia do q seja, mas la na parte de over tem opção de alterar essa voltage e a CPU voltage separadamente)

NB voltage---1.360( ta maior do q o sugerido por você em over, será q isso pode ta influenciando na temperatura alta do NB?)

DRAM voltage---1.968( sobe mesmo pra 2.4?)

FSB termination voltage---1.184( você disse pra nao mexer)

SB voltage---1.072(tranquilo pra colocar 1.1v)

Compartilhar este post

Link para o post
Pistolão tentei seguir suas instruções mas surgirao duvidas. é o seguinte:

CPU ratio: 8 --------------------------------Ok, consegui numa boa

FSB freq: 400mhz---------------------------Ok, consegui numa boa

1. Dram freq: 3x400=1200mhz-------------Não aparecia dessa forma, a opção mais proxima era 1203Mhz, é isso mesmo? nao achei esse mutiplicador dando enter entre varias opções aparecia 1203MHZ.

2. CPU voltage: coloque mais 0.05V--------Não encontrei na aba de monitoramento a tensão atual da CPU, o que tinha era CPU PLL voltage, então como você disse pra aumentar +0,05 eu nao tive base pra escolher a oção adequada.

3. NorthBridge voltage: 1.32V------Aqui reside minha maior duvida, você disse pra colocar 1.32 mas por padrão ta lá com 1.360v, será isso q ta fazendo ele esquentar muito?

1. Dram voltage: 2.4V-------atualmente ta 1.968v. É 2.4 mesmo né?

FSB termination voltage: deixa padrão---ok

soutbridge voltage: 1.1V--- tranquilo, ta com 1.072v

CPU GTL reference: deixa padrão---ok

Vou postar aqui como tão as voltagens q aparecem no monitor de hard:

2. Vcore voltage---1.224v(você disse pra nao mexer)

4. CPU PLL voltage---1.600(não faço ideia do q seja, mas la na parte de over tem opção de alterar essa voltage e a CPU voltage separadamente)

NB voltage---1.360( ta maior do q o sugerido por você em over, será q isso pode ta influenciando na temperatura alta do NB?)

1. DRAM voltage---1.968( sobe mesmo pra 2.4?)

FSB termination voltage---1.184( você disse pra nao mexer)

SB voltage---1.072(tranquilo pra colocar 1.1v)

1. seguinte, voce não pode passar de 1200, as voltagens funcionam da seguinte forma com as memórias em 800mhz=1.8V~1.9V 900mhz=1.9V~2.0V 1000mhz=2.0V~2.1V 1100Mhz=2.1V~2.2V 1200mhz=2.2V~2.4V

Logo veja se quando voce mantem o FSB freq em 400mhz qual o valor de Dram freq que voce consegue mais próximo de 1200mhz sem ultrapassar 1200mhz

2. CPU voltage=Vcore voltage, seu processador está em 1.225V coloque mais 0.05V em 1.275V entendeu...

3. sim é isso mesmo, a tensão padrão é 1.25V voce vai por só mais 0.05V para dar mais estabilidade para o overclock pois o chipset x38 por padrão somente vai até FSB 1333mhz ou seja CPU host de 333 e voce está usando 400. logo coloque algo entre 1.3V a 1.32V, o que no monitor conseguir ficar 1,3V cravado...

4 CPU PPL VOLTAGE, aff maria deixa ele em 1.5V

Essa sua asus muda as voltagens todas em auto... vixi... vamos configurar uma a uma ok:

Vcore voltage padrão 1.225v é a tensão do seu processador, qualquer aumento de clock nele deve ser feito com aumento do vcore, o ideal é voce depois de overclockar testar qual a menor tensão que voce consegue usando o prime95 sem erros depois de 3 horas...

O limite do seu processador é 1.3625V

CPU PLL voltage padrão 1.5V (esse valor não pode ser modificado)

NB voltage padrão 1.25V se refere a tensão do seu chipset X38 toda modificação nos clocks de memória e processador deve ser acrescentado pelo menos 0.05V, e se voce usar um FSB maior que 400 (ou seja 1600mhz real), voce deve aumentar o NB voltage para valores acima de 1.3V para sua placa mãe aguentar passar do limite dela de 400mhz de FSB.

Limite para seu chipset é 1.5V, nunca coloque mais que isso em hipótese nenhuma...

DRAM voltage depende do clock em que voce está usando sua memória 800mhz=1.8V~1.9V 900mhz=1.9V~2.0V 1000mhz=2.0V~2.1V 1100Mhz=2.1V~2.2V 1200mhz=2.2V~2.4V

FSB termination voltage padrão 1.2V se refere a tensão do FSB no processador, com 1.2V é o suficiente para voce usar 400mhz (1600mhz real), acima disso voce deve aumentar a tensão dele... basicamente fica assim 200-400=1.2V 400-450=1.3V 450-500=1.4V 500+=1.5V mas depende da temperatura do processador...

SB voltage padrão 1.05V se refere a tensão do PCI express e outras funções... para garantir um overclock estável sempre coloque em 1.1V para valores até 400mhz de FSB e 1.15V para valores maiores, não é necessário por mais que 1.15V...

GTL reference bom isso é bem complicadinho, mas em termos práticos deixe no padrão para qualquer valor de FSB até 400mhz (1600mhz real) e somente se voce for usar valores maiores, voce deve usar uma porcentagem maior ou menor para estabilizar a tensão do FSB termination voltage e assim conseguir um overclock mais estável com menos tensão tanto no Vcore como no FSB termination voltage

Prontim, vou mimir agora que tenho paciente amanhã de manhã, bom overclock :D

Compartilhar este post

Link para o post
1. seguinte, voce não pode passar de 1200, as voltagens funcionam da seguinte forma com as memórias em 800mhz=1.8V~1.9V 900mhz=1.9V~2.0V 1000mhz=2.0V~2.1V 1100Mhz=2.1V~2.2V 1200mhz=2.2V~2.4V

Logo veja se quando voce mantem o FSB freq em 400mhz qual o valor de Dram freq que voce consegue mais próximo de 1200mhz sem ultrapassar 1200mhz

2. CPU voltage=Vcore voltage, seu processador está em 1.225V coloque mais 0.05V em 1.275V entendeu...

3. sim é isso mesmo, a tensão padrão é 1.25V voce vai por só mais 0.05V para dar mais estabilidade para o overclock pois o chipset x38 por padrão somente vai até FSB 1333mhz ou seja CPU host de 333 e voce está usando 400. logo coloque algo entre 1.3V a 1.32V, o que no monitor conseguir ficar 1,3V cravado...

4 CPU PPL VOLTAGE, aff maria deixa ele em 1.5V

Essa sua asus muda as voltagens todas em auto... vixi... vamos configurar uma a uma ok:

Vcore voltage padrão 1.225v é a tensão do seu processador, qualquer aumento de clock nele deve ser feito com aumento do vcore, o ideal é voce depois de overclockar testar qual a menor tensão que voce consegue usando o prime95 sem erros depois de 3 horas...

O limite do seu processador é 1.3625V

OK

CPU PLL voltage padrão 1.5V (esse valor não pode ser modificado)

OK

NB voltage padrão 1.25V se refere a tensão do seu chipset X38 toda modificação nos clocks de memória e processador deve ser acrescentado pelo menos 0.05V, e se voce usar um FSB maior que 400 (ou seja 1600mhz real), voce deve aumentar o NB voltage para valores acima de 1.3V para sua placa mãe aguentar passar do limite dela de 400mhz de FSB.

Limite para seu chipset é 1.5V, nunca coloque mais que isso em hipótese nenhuma...

Pois é cara, eu tava querendo saber se o fato de a minha ta com 1.360 sem over pode ser um fator provocante desse aquecimento dela. vou reduzir pra 1.320 como você ta dizendo, por padrão a minha nao ta em 1.25, se for esse o causador talvez a temp do NB diminua:D.

DRAM voltage depende do clock em que voce está usando sua memória 800mhz=1.8V~1.9V 900mhz=1.9V~2.0V 1000mhz=2.0V~2.1V 1100Mhz=2.1V~2.2V 1200mhz=2.2V~2.4V

Por padrão ta 1.968 a 1066MHZ, tento 2.2 ou 2.3 ou 2.4 pra deixar a 1200MHZ.

FSB termination voltage padrão 1.2V se refere a tensão do FSB no processador, com 1.2V é o suficiente para voce usar 400mhz (1600mhz real), acima disso voce deve aumentar a tensão dele... basicamente fica assim 200-400=1.2V 400-450=1.3V 450-500=1.4V 500+=1.5V mas depende da temperatura do processador...

OK

SB voltage padrão 1.05V se refere a tensão do PCI express e outras funções... para garantir um overclock estável sempre coloque em 1.1V para valores até 400mhz de FSB e 1.15V para valores maiores, não é necessário por mais que 1.15V...

OK

GTL reference bom isso é bem complicadinho, mas em termos práticos deixe no padrão para qualquer valor de FSB até 400mhz (1600mhz real) e somente se voce for usar valores maiores, voce deve usar uma porcentagem maior ou menor para estabilizar a tensão do FSB termination voltage e assim conseguir um overclock mais estável com menos tensão tanto no Vcore como no FSB termination voltage

OK

Prontim, vou mimir agora que tenho paciente amanhã de manhã, bom overclock :D

valeu cara, eu coloquei umas observações ai q se referem mais a duvidas minhas. Assim q chegar em casa vou tentar esse over.

Compartilhar este post

Link para o post

quanto a tensão do nb não precisa de 1.32V NECESSÁRIAMENTE, o que voce precisa é de 1.3V no monitor de tensão, se sua asus não tem perda, ou coloca mais tensão, coloque 1º em 1.3V e depois veja no monitor o quanto fica..., se ficar mais de 1.3V diminua até conseguir cravado 1.3V

E sobre a memória, se voce rodar ela em 1200mhz como ela é naturalmente 1066 coloque em 2.2V voce PODE tentar além de colocar com clock 1200mhz diminuir os tempos de resposta dela, AI SIM voce COLOCA, nesse caso de o.c. e diminuição de tempo de resposta, 2.4V... se voce for somente por em 1200mhz sem mexer nos tempos de resposta, 2.2V já são suficientes...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, vamos ao OVER:

como sou marinheiro de primeira viagem tomei um susto quando cliquei em save shanges and exit e ao reiniciar o pc nao fez boot. Reiniciei o pc novamente, dessa vez manualmente e apareceu uma mensagem de erro de overclock. Desconfiei logo do clock das memorias q foi a unica coisa q você falou mas q eu nao achei no setup. No setup da minha mobo constam alguns valores fixos de clock e o mais proximo do 1200 era o 1203 (OBS: só ao fazer esse over q percebi q minhas memorias ddr2 1066 tavam operando na verdade a 800mhz). Ao reduzir pra 1066 o pc ligou normalmente mas como eu ia deixar em 1066 até você me dar as dicas decidi reduzir a DRAM voltage pra 2.1v. aguardo dicas dos gurus:D.

Meu segundo susto foi ao ver o processador com 30°, estranhei subir tanto mas dai lembrei q eu tava com o 3°fan do ICE AGE no minimo, foi só colocar no maximo q a temp voltou aos 20°C-22°C( isso apenas com o win aberto sem executar aplicativos mais pesados)

O NB aparentemente subiu 1°C e agora fica com 45°C apenas com o win funcionando.

Vou colocar o prime pra rodar e daqui umas 3 horas posto os resultados.

EDIT> Quando o prime fecha dizendo q encontrou um erro e precisa ser fechado é porque ta com problema o over ou é problema nele mesmo?

EDIT 2 > Com 20 min de teste deu erro, o que devo fazer agora?

EDIT 3 > Reduzi o a frequencia pra 3.0GHZ, deixei a memoria a 2.2 no setup e agora ta passando nos testes.Ficou assim:

sc536hg6.th.jpg

a DRAM voltage real ficou maior q no setup mas ela nao fica a 1200mhz nem chorando, sempre q tento nao entra o setup, agora ta a mil cento e alguma coisa coisa. resumindo, com 2.2 nao to conseguindo fazer 1200mhz, e por algum motivo nao consigo fazer o vcore subir, creio q por isso nao consigo ter estabilidade em 3.2GHZ.

EDIT 4 > Aguentou as 3 horas de prime a 3.0, assim eu tiver um sinal do q fazer pra deixar 3.2 o farei, po hoje chega de testes:p

Compartilhar este post

Link para o post

amaral, faz o seguinte, tenta um clock menor para mas memórias, algo maior que 1066mhz mas que não ultrapasse 1200mhz, e ainda coloque o FSB termination voltage em exatamente 1.27V

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais