Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas tecnicas sobre Dual Channel


McHawk

Posts recomendados

Ae gurizada, estou com algumas dúvidas sobre essa tecnologia... :unsure:

Antes q digam algo, sim eu li o artigo do site sobre Dual Channel ;)

Tb já procurei em outros tópicos mas n encontrei as respostas pras minhas perguntas... então vá lá :D

Consegui entender que, com esse recurso ativado, o barramento de dados da memória passa a ser de 128 bits. Mas:

-Duas memórias DDR2-400 em dual channel terão o mesmo desempenho que uma memória DDR2-800? (Considerando a mesma quantidade de memória final)

Sei também que o processador, pelo fato do FSB ser menor q a velocidade nominal, limita a frequência em alguns casos. Vamos supor que eu tenho um processador com FSB 1066, uma placa mãe q suporte DC e dois módulos de memória DDR2-800 (N sei exatamente a taxa de tranferência de cada tipo, então vou usar a própria frêquencia pra descrever a situação). Se eu ativar o DC, teoricamente eu teria uma DDR 1600, mas como o FSB é de 1066, então o conjunto vai trabalhar a 1066. Minha dúvida é:

-As memórias vão continuar trabalhando a 800 (individualmente) para ter uma performance de 1600 e serão limitadas a 1066? OU

-As memórias baixam o clock pra 533 pra conseguir os 1066?

Qual dos dois casos é verdade? Se os 2 forem possíveis, qual teria vantagem? Se, com um clock menor, uma DDR-800 consegue lantências menores (*verdade isso? :mellow:) então não seria melhor reduzir o clock pra 533 pra ter uma vantagem nas latências?

*Um dos meus 2 módulos de memória Samsung DDR-400 trabalha da seguinte forma:

@ 200 Mhz (400) 3-4-4-8 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 166 Mhz (333) 2,5-4-4-7 (CL-RCD-RP-RAS)

o outro:

@ 200 Mhz (400) 3-4-4-8 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 166 Mhz (333) 2,5-3-3-7 (CL-RCD-RP-RAS)

Dados fornecidos pelo Everest

E por último

-O q é uma memória com buffer? Qual a diferença pras "unbuffered"?

Grato pela ajuda ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1 - Não, só pela frequência , ser o dobro, a ddr2 800 é mais rápida.

2 e 3 - Ativar o dual channel, não terá a taxa de transferência ao dobro. No máximo, 7 % a mais de desempenho. E outra, dual channel (sugiro ler novamente o artigo) não aumenta a frequência da memória, elas vão continuar trabalhando a 800 MHz.

Você pode baixar a latência da memória para obter um desempenho maior, mas depende da memória. Isso chama-se overclock

Memória com buffer -> Buffer é uma "memória" menor, de pequena capacidade, mas ultra rápida. Ela tem a função de tornar mais rápida a entrega do dado, ou aguardar um dado que será usado para gravar ou até mesmo guardar uma informação importante .Exemplo, A memória , sabendo que precisa entregar para o processador um dado X, busca o dado, deixa nesse buffer e volta a buscar outro dado. Assim, o processador busca o dado nesse buffer, não precisando aguardar a lenta memória entregar o dado para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...