Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
McHawk

Dúvidas tecnicas sobre Dual Channel

Recommended Posts

Ae gurizada, estou com algumas dúvidas sobre essa tecnologia... :unsure:

Antes q digam algo, sim eu li o artigo do site sobre Dual Channel ;)

Tb já procurei em outros tópicos mas n encontrei as respostas pras minhas perguntas... então vá lá :D

Consegui entender que, com esse recurso ativado, o barramento de dados da memória passa a ser de 128 bits. Mas:

-Duas memórias DDR2-400 em dual channel terão o mesmo desempenho que uma memória DDR2-800? (Considerando a mesma quantidade de memória final)

Sei também que o processador, pelo fato do FSB ser menor q a velocidade nominal, limita a frequência em alguns casos. Vamos supor que eu tenho um processador com FSB 1066, uma placa mãe q suporte DC e dois módulos de memória DDR2-800 (N sei exatamente a taxa de tranferência de cada tipo, então vou usar a própria frêquencia pra descrever a situação). Se eu ativar o DC, teoricamente eu teria uma DDR 1600, mas como o FSB é de 1066, então o conjunto vai trabalhar a 1066. Minha dúvida é:

-As memórias vão continuar trabalhando a 800 (individualmente) para ter uma performance de 1600 e serão limitadas a 1066? OU

-As memórias baixam o clock pra 533 pra conseguir os 1066?

Qual dos dois casos é verdade? Se os 2 forem possíveis, qual teria vantagem? Se, com um clock menor, uma DDR-800 consegue lantências menores (*verdade isso? :mellow:) então não seria melhor reduzir o clock pra 533 pra ter uma vantagem nas latências?

*Um dos meus 2 módulos de memória Samsung DDR-400 trabalha da seguinte forma:

@ 200 Mhz (400) 3-4-4-8 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 166 Mhz (333) 2,5-4-4-7 (CL-RCD-RP-RAS)

o outro:

@ 200 Mhz (400) 3-4-4-8 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 166 Mhz (333) 2,5-3-3-7 (CL-RCD-RP-RAS)

Dados fornecidos pelo Everest

E por último

-O q é uma memória com buffer? Qual a diferença pras "unbuffered"?

Grato pela ajuda ^_^

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Não, só pela frequência , ser o dobro, a ddr2 800 é mais rápida.

2 e 3 - Ativar o dual channel, não terá a taxa de transferência ao dobro. No máximo, 7 % a mais de desempenho. E outra, dual channel (sugiro ler novamente o artigo) não aumenta a frequência da memória, elas vão continuar trabalhando a 800 MHz.

Você pode baixar a latência da memória para obter um desempenho maior, mas depende da memória. Isso chama-se overclock

Memória com buffer -> Buffer é uma "memória" menor, de pequena capacidade, mas ultra rápida. Ela tem a função de tornar mais rápida a entrega do dado, ou aguardar um dado que será usado para gravar ou até mesmo guardar uma informação importante .Exemplo, A memória , sabendo que precisa entregar para o processador um dado X, busca o dado, deixa nesse buffer e volta a buscar outro dado. Assim, o processador busca o dado nesse buffer, não precisando aguardar a lenta memória entregar o dado para ele.

Editado por anjoed

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais