Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amperímetro


leo.raist

Posts recomendados

Boa tarde amigos,

Eu estou precisando de um circuito tipo um medidor VU só que para medir correntes, é possível desenvolver um ? Ou seria melhor procurar um circuito no qual eu tenha o controle da tensão no VU variando a corrente ?

Não sei se consegui me explicar direito, mas desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo,

o resistor é fixo e de valor conhecido e o que varia é a corrente que você está medindo.

Se esse resistor for de 1R, e por ele passa uma corrente de 500mA, então a tensão sobre ele é de 0,5V. É essa tensão que vai entrar no pino 5 para indicar a corrente que atravessa o resistor.

Mas neste circuito não se pode inverter as pontas de prova, e a corente medida é sempre do comum com o GND do LM3914. O correto seria usar um amplificados operacional diferencial.

Veja um exemplo de amperímetro digital com o 7107.

http://electronics-diy.com/ICL7107_digital_ammeter.php

ICL7107_ampere_meter.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por ser um medidor, entende-se que sua entrada varie e para isso decidi variar a resistência através de um potenciômetro, mas isso faz variar a tensão de entrada no pino 5 já que a corrente que entra no CI é fixa, isso que eu quis dizer. Porém meu circuito precisa de variação de corrente, eu pensei que fosse possível projetar um circuito que faça o meu circuito (variando a corrente interagir com o VU (variando a tensão de entrada no pino 5).

Mas o que eu realmente procurava é um circuito tipo esse que você me passou, testarei aqui e falo mais depois.

Obrigado :]

Edit: Não achei o ICL7107, nem o display MAN6910 no proteus. E agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por ser um medidor, entende-se que sua entrada varie e para isso decidi variar a resistência através de um potenciômetro

A entrada (no caso, a corrente a ser medida) pode variar a vontade... Só que se você variar a resistência, vai estar introduzindo uma segunda variável na tua fórmula V = R x I, o que torna o problema insolúvel!

mas isso faz variar a tensão de entrada no pino 5 já que a corrente que entra no CI é fixa, isso que eu quis dizer. Porém meu circuito precisa de variação de corrente, eu pensei que fosse possível projetar um circuito que faça o meu circuito (variando a corrente interagir com o VU (variando a tensão de entrada no pino 5).

Não entendi nadinha...

Amigo,

o resistor é fixo e de valor conhecido e o que varia é a corrente que você está medindo.

Se esse resistor for de 1R, e por ele passa uma corrente de 500mA, então a tensão sobre ele é de 0,5V. É essa tensão que vai entrar no pino 5 para indicar a corrente que atravessa o resistor.

Mas neste circuito não se pode inverter as pontas de prova, e a corente medida é sempre do comum com o GND do LM3914. O correto seria usar um amplificados operacional diferencial.

O soschip já explicou tudo. O mesmo princípio pode ser aplicado num circuito com um VU sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A entrada (no caso, a corrente a ser medida) pode variar a vontade... Só que se você variar a resistência, vai estar introduzindo uma segunda variável na tua fórmula V = R x I, o que torna o problema insolúvel!

I = V/R sendo V constante, variando R você varia a corrente, entendeu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
I = V/R sendo V constante, variando R você varia a corrente, entendeu ?

Pense somente um pouquinho diferente e serás mais feliz...

I=V/R..

I é o que se deseja medir..

Faça R = constante e terás V= I/R, ou seja a tensão V = I/Constante, ou seja a tensão V será proporcional a corrente I que se quer medir.

Meça a tensão V (queda sobre o resistor R) e se tera o reflexo ou a medida da corrente I, Se I crescer, V também crescerá... e assim por diante..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu preciso de V constante pois ele alimentará 5 'circuitos' iguais porém com valores de corrente diferentes.

Segue o esquema. Eu preciso de um circuito faça o trabalho do amperímetro, medindo a corrente de acordo com a variação da resistência do potenciômetro. Não consegui testar o circuito do soschips por que não encontrei os CI's no proteus, estou procurando alguma library com os componentes.

post-397403-13884948095558_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...