Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acessando remotamente o servidor de arquivos da empresa


kalvin_smith

Posts recomendados

Olá a todos!

Temos uma pequena rede na empresa com 4 PCs e 3 Laptops ligados através de cabo e Wireless a um roteador D-Link. Um desses PCs é um pequenos servidor de arquivos, onde guardamos os dados importantes da empresa. Cada funcionário tem um login e uma senha e podem acessar através da rede local os arquivos armazenados no servidor.

O que quero agora é que as pastas compartilhadas no servidor possam ser acessadas por outros computadores fora da rede local através da internet (por Exemplo: Com o PC de casa acessar os arquivos no servidor da empresa.).

Se for possível, preferiria fazer isso usando os próprios recursos do Windows e não através de programas como LogMeIn, etc...

Desejo apenas que, de uma forma segura, os funcionários tenham acesso aos arquivos do servidor usando a internet disponível onde quer que eles estejam, tanto através de computadores específicos (os celulares da empresa) como através de computadores diversos (PC do Hotel, Lan-House, etc).

De preferência, seria bom se os funcionários pudessem não apenas visualizar, mas também pudessem copiar para seu Desktop algum arquivo no servidor.

A minha situação é a seguinte:

- O servidor é um Windows 2003 Server.

- Os computadores da rede na empresa estão ligados a um roteador D-Link DI-524. (Todos acessam a internet através dele, incluindo o servidor).

- A internet é Velox (e acho que Velox usa IP dinâmico).

- Os PC que precisarão acessar o servidor possuem Windows Xp e Windows Vista.

- Os computadores na rede local trabalham num mesmo "Grupo de Trabalho", não há um "domínio".

- Os PCs na rede local, incluindo o servidor, estão configurados para obter um endereço IP automaticamente - o que controla tudo é o Roteador D-Link.

Por favor dêem suas idéias e se precisarem de mais informações não deixem de me perguntar.

Desde já obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Victor,

muito obrigado pelas informações.

Realmente o No-IP é muito bom e funciona certinho.

Um amigo me deu a ideia de usar o programa Hamachi, vou fazer uns testes e verificar principalmente a segurança.

O que você acha dessa solução? Será que é boa? É insegura?

Muito obrigado por sua boa vontade em ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kalvin, boa tarde!

A ideia que seu amigo deu é muito boa! Vou te dar o meu exemplo: Moro em Recife-Pe e minha família é de Caruaru-PE que fica uns 135Km de distância. Daqui do meu apartamento, acesso as pastas compartilhadas dos PCs dos meus irmãos e da minha mãe. Consigo copiar e até enviar arquivos para eles(lógico que numa velocidade um pouco baixa, não se pode comparar com uma rede local). No seu caso, como será uma empresa, você deve tomar alguns cuidados. Instalar e configurar um firewall muito bom e que dê permissão somente a pasta compartilhada e um ótimo antivírus. Feito isso, configure o Hamachi(existem milhares de tutoriais na net) e compartilhe as pastas que deseja.

Espero ter ajudado!

Allan Dayvis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...