Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rodrigo Lange

Transmissor (aumentar potência)

Recommended Posts

Olá pessoal!

Tenho uma dúvida:

Seria possível aumentar a potência do módulo RT4 da telecontrolli (Projeto postado na página http://www.rogercom.com/index.htm) sem interferir na sua freqüencia de trabalho (433,92MHz).

Básicamente queria uma espécie de amplificador de sinal RF.

Grato a todos que me ajudarem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, pelo que entendi, estes modulos, especialmente o transmissor, RT4, trabalha com uma grande tolerância de tensão! (2V a 14V), eu acredito que se você aumentar a tensão, automaticamente estará aumentando a potência de transmissão..., e na recepsão!, (modulo RR3), você aumenta a sensibilidade, aumentando a antena!!!...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver usando uma fonte mais baixa, até dá pra aumentar a potência aumtentando a fonte para uma tensão maior, dentro do permitido. Já aumentar a antena do receptor pode até diminuir o alcance, uma vez que a antena é calculada conforme a frequência e está diretamente relacionada com o comprimento da onda.

Ex: Uma frequencia de 300MHz equivale a um comprimento de 1 metro, portanto uma antena de 1/4 de comprimento de onda é de 25cm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então galéra.. Aumentei a tensão para ver como se comportava, mas ganhei poucos metros pelo que percebi..:huh:

Minha dúvida e se seria possível usar uma etapa amplificadora tipo umas bobinas e talvez um 2N2218/BF494 sei lá.. Algo que ocilase na mesma freqüencia e deixa-se o tranmissor mais potente!

E pelo que ví no site o comprimento ideal para freqüencia de trabalho é de 17,5 cm. Segundo o autor do projeto.

Desculpem mas ainda não tenho muito conhecimento na parte de radio frequencia. Vou dar uma pesquizada melhor e aprender um pouco!

Valeu por momento!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1-coloque um pequeno trimmer no lugar capacitor q acopla o emissor do transistor até a saida da antena, assim voce casa melhor a saida com a antena mesmo q ela seja muito simples.se nao resolver.

2- substitua o tr de saida por um q aguente mais tensão e corrente (com frequencia de trabalho de pelo menos 550mhz) diminua consideravelmente o resistor de emissor do transistor e se necessario o de base. nao mexa no valor dos capacitores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok meu amigo eliandrotc

porém tem um problema..

já deu uma olhada no módulo RT4

Ficaria bem difícil mexer nele! rsrs

Sera que eu poderia usar este como base para alguma coisa?

Sei lá operar em 433,92

Valeu galéra!

post-370240-13884948083683_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×