Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transmissor (aumentar potência)


Rodrigo Lange

Posts recomendados

Olá pessoal!

Tenho uma dúvida:

Seria possível aumentar a potência do módulo RT4 da telecontrolli (Projeto postado na página http://www.rogercom.com/index.htm) sem interferir na sua freqüencia de trabalho (433,92MHz).

Básicamente queria uma espécie de amplificador de sinal RF.

Grato a todos que me ajudarem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Rodrigo, pelo que entendi, estes modulos, especialmente o transmissor, RT4, trabalha com uma grande tolerância de tensão! (2V a 14V), eu acredito que se você aumentar a tensão, automaticamente estará aumentando a potência de transmissão..., e na recepsão!, (modulo RR3), você aumenta a sensibilidade, aumentando a antena!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se tiver usando uma fonte mais baixa, até dá pra aumentar a potência aumtentando a fonte para uma tensão maior, dentro do permitido. Já aumentar a antena do receptor pode até diminuir o alcance, uma vez que a antena é calculada conforme a frequência e está diretamente relacionada com o comprimento da onda.

Ex: Uma frequencia de 300MHz equivale a um comprimento de 1 metro, portanto uma antena de 1/4 de comprimento de onda é de 25cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galéra.. Aumentei a tensão para ver como se comportava, mas ganhei poucos metros pelo que percebi..:huh:

Minha dúvida e se seria possível usar uma etapa amplificadora tipo umas bobinas e talvez um 2N2218/BF494 sei lá.. Algo que ocilase na mesma freqüencia e deixa-se o tranmissor mais potente!

E pelo que ví no site o comprimento ideal para freqüencia de trabalho é de 17,5 cm. Segundo o autor do projeto.

Desculpem mas ainda não tenho muito conhecimento na parte de radio frequencia. Vou dar uma pesquizada melhor e aprender um pouco!

Valeu por momento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-coloque um pequeno trimmer no lugar capacitor q acopla o emissor do transistor até a saida da antena, assim voce casa melhor a saida com a antena mesmo q ela seja muito simples.se nao resolver.

2- substitua o tr de saida por um q aguente mais tensão e corrente (com frequencia de trabalho de pelo menos 550mhz) diminua consideravelmente o resistor de emissor do transistor e se necessario o de base. nao mexa no valor dos capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...