Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon am2 5600x2 ou phenom 8400 x3


mitoafricano

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Segundo Feral:

Pegar um 8450 ao invés de um 8400 lhe custará pelo menos 70 reais a mais. Qual o benefício? Ele é revisado (B3), sem o bug da TLB. Diferença de desempenho? Na prática, nenhuma.

O bug da TLB é raríssimo de acontecer em aplicações comuns para desktop (embora haja a mínima possibilidade). Existe ainda um fix oficial para solucioná-lo, que sacrifica de 10 a 20% do desempenho bruto do processador, dependendo da aplicação. Vale salientar que, mesmo com a perda, o 8450 é bem mais do que "20% mais caro". E eu particularmente prefiriria usar sem o fix mesmo. Assumo o risco de 0,0000000000000000001% de ocorrer um deadlock. Corre-se riscos bem maiores e sérios usando-se fontes genéricas e placas-mãe de má qualidade, e alguém liga?

Perguntas: O que é o bug da TLB? Como fazer esse Fix Oficial (o que é ele tambem?) O que é um Deadlock?

Comprei esse X3 8400, mais depois que alguns postaram aqui estou com receio e pensei em trocá-lo pelo 5600+. Usarei ele para jogos (leves e intermediários) e converto muito videos usando o winavi e gravando DVD com o nero, fora isso é tudo normal.

Obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perguntas: O que é o bug da TLB?

É o bug que não fica na TLB...

O famoso bug é o fato da invalidação das linhas do cache do L3 e a atualização das flags D e A quando ocorrem juntas não serem atômicas, o que pode causar corrupção de dados (e não deadlock) caso um núcleo precise atualizar essas flags (evento relaticamente raro) e um outro "vitime" (nem tão raro, mas nem tão comum) a mesma linha (das 32768) do L3 nos, mais ou menos, 20ns de duração dessa operação.

Os números que eu postei explicam porque os danos do bug são tão raros...

Como fazer esse Fix Oficial (o que é ele tambem?)

O FIX consista em uma atualização da BIOS que desativa o "cacheamento" das tabelas da memoria virtual, impedindo que a atualização das flags acima cause corrupção de dados, no caso do Linux existe uma alternativa de FIX via SO que emula os flags, reduzindo a perda de performace.

O que é um Deadlock?

Deadlock é quando duas unidade de execução qualquer possuem acesso exclusivo dois recursos distintos e precisam conseguir acesso exclusivo ao recurso da outra para continuar a execução, não tem como continuar sem que uma das unidades "morra".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, pessoal!

Comprei mesmo um X2 5600+, e estou usando ele como 2800Mhz, devido ao multiplicador quebrado (14,5)

Estou muito satisfeito com a CPU. Obtive uma melhora considerável em relação ao meu venice guerreiro (1.8Ghz), alem das memos serem 800 Mhz.

Só não estou conseguindo usar o cool n quiet da CPU, mesmo com ele ativado na BIOS (placa mãe foxconn A6VMX) ele não dimunui... apesar de não gostar de ver o processado rmais lento rsrs, vale um pouquinho a economia quando ocioso . Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...