Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por favor me indiquem um bom watercooler


Posts recomendados

Olá pessoal.

Estou montando um pc na semana que vem e a configuração seria a seguinte:

MOBO: ASUS P5KC

PROCESSADOR: INTEL Q9450

MEMÓRIAS: G.SKILL 4GB DDR2 800MHZ

PLACA DE VIDEO: GEFORCE GTX280 XFX XXX

FONTE: CORSAIR 550VX

GABINETE: ANTEC 900

Depois de ler alguns tópicos, eu comecei pegar gosto sobre overclock e quando tiver o pc montado vou levar o meu processador para 3.2.

Eu sei que usando apenas um air cooler de qualidade eu consigo fácil chegar aos 3.2, mas é que eu acho dahora os watercooler e estava pensando em comprar um.

Alguem poderia me indicar um bom watercooler que resfrie o processador e a placa de video que não seja muita caro? (custo/benefício)

Não pretendo fazer over na placa de video, mas já que vou comprar um watercooler, gostaria de um que eu possa resfria-la tb.

Aguardo Resposta.

Agradecido desde já. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem muitos kits de water cooler bons que você passa desse over fácil você so ia ter de comprar as partes para refrigerar a VGA.

um externo que eu recomendo é o Nautilus 500 da corsair: http://www.waz.com.br/cooler/corsair_nautilus500.php?codprod=88279

Ps: como você vai resfriar os componentes em volta do socket do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, não existe water cooler c/b todos os que prestam são caros, e os kits que custam por volta de R$200,00 são tão bons quanto um air cooler de qualidade... basicamente voce vai precisar:

1 water block para processador

2 water block para placa de vídeo

3 water block para placa mãe (dependendo da placa mãe)

4 Um bom jogo de fan de 120mm descentes, alto CFM e baixo dB, no mínimo 4 deles.

5 Bomba d'agua.

6 Reservatório

7 Jogo de mangueiras

8 2L de liquido refrigerador, isolante elétrico.

9 480mm de radiador, radiadores de qualidade possuem unidade de 120mm, ou seja, são feitos para se usar com um fan de 120mm, existem radiadores para 2 fans de 120mm, são radiadores de 240mm, se voce usa 2 radiadores de 120mm ou 1 de 240mm, voce tem um jogo de radiadores de 240mm, voce vai precisar de no mínimo 2 de 240mm na lateral do gabiente, assim o liquido que sai do 1º vai pro processador, que sai morno e vai para o segundo radiador, que esfria, e vai para a placa de vídeo, que sai morno, e vai para bomba/reservatória, que chega ao 1º radiador para ser resfriado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai anderson e que eu tenho essa mesma placa(P5KC) e queria fazer um water cooler só que eu nao sei se os componentes em volta do socket esquentam muito.

então eu queria saber o que você vai fazer para resfrialos?

na minha atual placa como ela nao esquenta muito eu nao me preocupo com isso.

mais essa eu nao sei.

valeu desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anderson, tem certeza que voce quer ir de water cooler, vai ficar 3x mais caro que um air cooler de processador top... eu particulamente recomendo voce a comprar no ebay... e não compre pacotes fechados, compre tudo separado:

1º voce deve comprar uma boa pasta termica de CERAMICA, para water coolers tem que ser de ceramica, uma artix silver ceramic é a boa e bararta, na WAZ tem baratinho...

2º Compre 2 radiadores 240mm da Hardware Labs ou Swiftech no Ebay, compre só radiador viu, tem modelos que são radiador e reservatório.

3º Blocks, para sua GTX280 pega KOOLANCE VID-428, para o Q9450 pega qualquer um para LGA775... o que voce achar mais custo benefício..., para a placa mãe voce não vai precisar não... compre no Ebay.

4º Bomba e reservatório, aqui voce tem 2 opções, ou compra elas separadamente, fica mais barato e mais eficiente, só que ocupa mais espaça, ou compra essas que vem os 2 juntos e tem display, que ficam nas baias do gabiente e são mais bonitas, mas não tão eficientes que a primeira, e mais caras... pega da KOOLANCE, ou SWIFTECH. E compre no Ebay... lógico.

5º Tubos, tubos voce pode comprar aqui no Brasil mesmo, é barato...

6º Liquido, liquido é melhor voce pegar no ebay, pois aqui no Brasil vendo só os custo benefício... pega o Koolance, fluid xp, thermaltake, zalman, tem que ser anti corrosivo e isolante elétrico ok, da cor que voce quiser...

7º adaptadores dos tubos e fixadores, o pessoal prefere comprar em casas de material de encanamento, ao invés de pagar caro nos que são de marca para water coolers de computador mas voce é quem sabe, esse voce pode comprar aqui no Brasil mesmo.

8º Fans, compre 5 fans desses:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073

para por 1 na traeira do gabiente e 4 nos 2 radiadores. coloque os radiadores na lateral do seu gabiente, logo compre um gabinete sem ter acrílico, simples e barato, recomendo um coolermaster qualquer com 4 a 5 baias e cooler tranzeiro de 120mm e lateral padrão..., leve numa serralherie e pessa para eles fazerem os cortes para por os 4 fans já parafusados nos dissipadores, pode ser um do lado do outro...

sem mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistolao, muito obrigado pelas dicas e pelo que eu vi vai ficar um preço salgado, então vou mudar um pouco de pensamento.

Já que eu vou fazer apenas over no processador, eu não vou usar o watercooler pra refrigerar a placa de video. Como ela já vem com um bom over de fábrica, então eu continuo a usar o próprio cooler dela.

Eu estava dando uma olhada em outros tópicos e o pessoal chegou a comentar sobre o Thermaltake Bigwater 735 e o Corsair Nautilus500. Gostaria de saber a sua opinião sobre eles e qual seria a melhor opção, comprar as peças separadamente ou comprar um desses modelos.

Referente ao gabinete, eu possuo o Antec 900:

http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/gabinete-antec-900

Ele é bem ventilado, possui uma ventoinha de 200 teto, 1 ventoinha de 120 na traseira e 2 ventoinhas de 120 na parte frontal e ainda eu posso colocar uma ventoinha de 120 na lateral e na parte interior. Acho q problema com aquecimento dos componentes da placa mãe é nula. Posso até trocar todos as ventoinhas de 120 pelo os da coolermaster que você me indicou.

Finalizando: A minha grande dúvida seria comprar as peças no ebay ou comprar algum modelo pronto.

Sei que são várias perguntas, mas é bom tirar as dúvidas com quem entende do assunto.

Aguardo Resposta.

Obrigado desde já. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, não sei até quanto você vai conseguir de over no seu conjunto, vamos supor que vá até 4Ghz que daria em torno de 150W dissipado pela CPU (depende do Vcore). Os kits Thermaltake Bigwater 735 e o Corsair Nautilus500 ambas vem com um radiador de alumínio para fan de 120mm, tem artigo muito bom sobre a corrosão quando se misturam cobre com alumínio link http://translate.google.com.br/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.overclockers.com%2Findex.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D3928%26catid%3D52%3Acooling%26Itemid%3D4257&sl=en&tl=pt&hl=pt-BR&ie=UTF-8

Analisando o gráfico do radiador da Swiftech MCR120 (radiador para 1 fan de 120mm) deste link MCR120QP_CW_VS_FR.PNG

No gráfico (linha rosa) para fan com 7Vdc e 1gpm (3.78L/M = 226,8L/H de vazão) o C/W seria de 0,09 então 150W * 0,09 = 13,5 graus, e a temperatura que a água chegaria acima da temperatura ambiente em full.

Agora Analisando o gráfico do radiador da Swiftech MCR220 (radiador para 2 fan de 120mm) deste link MCR220QP_CW_VS_FR.PNG

No gráfico (linha rosa) para fan com 7Vdc e 1gpm (3.78L/M = 226,8L/H de vazão) o C/W seria de 0,05 então 150W * 0,05 = 7,5 graus, e a temperatura que a água chegaria acima da temperatura ambiente em full.

Bom com os exemplos acima você já tem uma ideia da influencia do tamanho do radiador no seu sistema.

Quanto ao water bloco, bem o assunto e bem polemico, mas, atualmente os blocos considerados tops são estes: http://www.dtekcustoms.com/index.asp?PageAction=VIEWPROD&ProdID=210&HS=1

http://www.swiftnets.com/products/APOGEE-GTZ.asp

http://ekwaterblocks.com/shop/product_info.php?cPath=21_30&products_id=211

Entre vários outros modelos, temos alguns nacionais, até eu estou me aventurando a fazer water block, figura abaixo.

Blockquad.jpg

A bomba eu uso este: http://www.martinsliquidlab.com/Danger-Den_CPX-Pro-Pump-Review.html que tem um (custo/benefício) razoável e uma bom coluna d’água e vazão.

Espero que tenha respondido algumas duvidas em relação aos componentes para o WC.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de um tempo pesquisando, eu cheguei a certa combinação:

BLOCK CPU: SWIFTECH APOGEE GTZ

BLOCK GPU: KOOLANCE VID-428

RADIADOR: SWIFTECH MCR-320

BOMBA: SWIFTECH MCP 655

RESERVATÓRIO: THERMALTAKE AQUABAY M1 CL-W0032

MANGUEIRA: TYGON

LIQUIDO: FESER

Eu pretendo montar esse kit, mas gostaria da opinião de vocês.

Eu estou montando esse kit de watercooler para levar meu processador até 4.0Ghz. Será que eu consigo alcançar a 4.0 sem dificuldades?

A configuração é essa:

MOBO: ASUS P5KC

PROCESSADOR: INTEL Q9450

MEMÓRIAS: G.SKILL 4GB DDR2 800MHZ

PLACA DE VIDEO: GEFORCE GTX280 XFX XXX

FONTE: CORSAIR 550VX

GABINETE: ANTEC 900

Um dos motivos que eu estou montando, é que no começo do ano, eu vou estar montando um pc mais potente, e a configuração em pensamento seria está:

PROCESSADOR: INTEL QX9775

MOBO: XFX 790I ULTRA

MEMÓRIAS: CRUCIAL BALLISTIX 4GB DDR3 2000MHZ

HD: WESTERN DIGITAL 300GB RAPTOR 10000RPM

FONTE: ???

PLACA DE VIDEO: GEFORCE GTX280 ou HD 4870 X2 (futuramente SLI ou CF)

MONITOR: ???

Eu gostaria de montar um wc para usar no pc que eu possuo agora e poder usa-lo quando montar o novo pc.

Por favor, a opiniões de vocês são de grande ajuda.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem escolhidos os componentes para o WC, só uma ressalva no reservatório.

O Aquabay e feita de alumínio anodizado e o indicador de fluxo restringem bem o fluxo, eu ficaria com este http://www.swiftnets.com/products/MCRES-MICRO.asp não e bonito quanto o Aquabay, mas, funciona muito bem.

Quanto a over chagar a 4Ghz, eu pessoalmente não tenho experiência e deixo para os que tem mais experiência com este processador para opinar a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Eu ainda não comecei a montar o meu watercooler, e um dia desses um amigo meu me ofereceu por R$800,00 (WC USADO) o modelo da Swiftech: H20-220-APEX ULTRA.

A descrição do wc seria:

Bomba Swiftech MCP655-B 1200LPH

Waterblock Swiftech Apogee GT

Reservatório Swiftech MCRES-Micro

Radiador duplo Swiftech MCR220 com 2 fans Delta 120mm 81CFM 36dbA

Radbox MCB-120

Mangueiras de PVC transparentes 7/16

Liquido aditivo especial Swiftech HydrX

Pasta Térmica Arctic Céramique

Presilhas e conectores 7/16

Como eu disse nos posts anteriores, eu pretendo refrigerar somente a cpu e fazer um over de 3.0 até 4.0.

Gostaria de opiniões sobre este wc.

E se ele seria uma ótima opção para a minha configuração:

MOBO: ASUS P5KC

PROCESSADOR: INTEL Q9450

MEMÓRIAS: G.SKILL 4GB DDR2 800MHZ

PLACA DE VIDEO: GEFORCE GTX280 XFX XXX

FONTE: CORSAIR 550VX

GABINETE: ANTEC 900

Aguardo Sugestões.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Eu ainda não comecei a montar o meu watercooler, e um dia desses um amigo meu me ofereceu por R$800,00 (WC USADO) o modelo da Swiftech: H20-220-APEX ULTRA.

A descrição do wc seria:

Bomba Swiftech MCP655-B 1200LPH

Waterblock Swiftech Apogee GT

Reservatório Swiftech MCRES-Micro

Radiador duplo Swiftech MCR220 com 2 fans Delta 120mm 81CFM 36dbA

Radbox MCB-120

Mangueiras de PVC transparentes 7/16

Liquido aditivo especial Swiftech HydrX

Pasta Térmica Arctic Céramique

Presilhas e conectores 7/16

Como eu disse nos posts anteriores, eu pretendo refrigerar somente a cpu e fazer um over de 3.0 até 4.0.

Gostaria de opiniões sobre este wc.

E se ele seria uma ótima opção para a minha configuração:

MOBO: ASUS P5KC

PROCESSADOR: INTEL Q9450

MEMÓRIAS: G.SKILL 4GB DDR2 800MHZ

PLACA DE VIDEO: GEFORCE GTX280 XFX XXX

FONTE: CORSAIR 550VX

GABINETE: ANTEC 900

Aguardo Sugestões.

Obrigado.

Anderson, antes de ficar falando “acho que é bom ou acho que é ruim” vamos ver os dados.

Estimativa de vazão do conjunto.

ApogeeGTMCP655-B.jpg

1,56 GPM = 5,91 LPM = 354,6 L/H e o mais que suficiente para este conjunto.

CPU block, estimativa de temperatura.

Dual-Die-TR_VS_FR-SMALL.PNG

Considerando a dissipação da CPU em 150W, temos em torno de 0,10 C/W para vazão de 1,50 GPM, então 0,10 x 150 = 15 graus acima do liquido refrigerante.

Radiador, se você olhar o gráfico do MCR220QP no post #9, para fan em 12V (linha azul escuro) com vazão de 1,5 GPM o C/W e de 0,034, teremos 0,034 x 150 = 5,1 graus acima da temperatura ambiente.

Em resumo a temperatura da CPU (Tcase) será 15 + 5,1 = 20,1 graus acima da temp. ambiente.

Bem, como estão escritos acima são estimativas, mas, os dados da Swiftech são bem mais confiáveis comparando com outros fabricantes de WC (quando tem algum dados).

Quanto ao preço, fica difícil opinar depende muito do estado de conservação, garantia e o tempo de uso do conjunto.

Espero ter ajudado a sanarem as suas duvidas :) e obrigado por citar meu nome para responder (tentar) as suas duvidas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive pesquisando na internet e este site: http://www.xbitlabs.com testa varios sistemas de watercooler comparando-os com os melhores air coolers e, eles não tem falado muiito bem do Bigwater da Thermaltake http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/thermaltake-pw850i-prowater.html e mais ou meonos bem do Nautilus da Corsair (depende do ponto de vista:)).

Este site menciona que apenas quatro kits de watercooler: o Resserator da Zalman, o Swiftech H2O 220 e dois outros cujos nomes não me lembro, conseguiram superar os melhores aircoolers.

Observe que estou falando de kits e não de sistemas montados com peças avulsas que, utilizando componentes de qualidade tem um desempenho bem melhor.

Acho um pouco questionável e, as vezes até mesmo contraditórias as afirmações que eles fazem do Bigwater da Thermaltake mas, parece que todos os outros sites e o pessoal aqui concordam que os componentes da Swiftech são melhores e, as próprias especificações (bomba com maior capacidade de circulação) e design (CPU block com "spikes" internos para melhorar a troca de calor, etc) dos componentes apreentados no site da empresa, me levam a crer que realmente os componentes da Swiftech são de fato mais eficientes.

Continuando o assunto anterior, as constatações acima fizeram com que eu saísse atras dos produtos da Swiftech (CPU block Apogee GTZ, bomba MCP 655, readiador MCP 220 QP 2x120, reservatório MCRES-Microres, todos da Swiftech). Não estou precisando de um cooler para o chipset porque estou utilizando a placa Maximus Extreme da Asus que já vem com um dissipador para watercooler sobre o chipset. Aliás, foi esse fato e a vontade de dar um overclock na CPU que me fizeram sair em busca desse sistema

Porém, só encontrei esse vendedor na internet: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80215624-water-cooler-swiftech-dtek-enzotech-a-partir-de-790-_JM e estou conversando com ele para verificar os prazos etc :)

Porém, antes de comprar, eu gostaria de saber se alguem conhece esse vendedor? ele é confiável?

O nome dele é RBUASS e diz na sua página que podemos consultar sobre ele nos fóruns portanto, espero que ele não se ofenda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando o assunto anterior, as constatações acima fizeram com que eu saísse atras dos produtos da Swiftech (CPU block Apogee GTZ, bomba MCP 655, readiador MCP 220 QP 2x120, reservatório MCRES-Microres, todos da Swiftech). Não estou precisando de um cooler para o chipset porque estou utilizando a placa Maximus Extreme da Asus que já vem com um dissipador para watercooler sobre o chipset. Aliás, foi esse fato e a vontade de dar um overclock na CPU que me fizeram sair em busca desse sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então micromouse, eu queria fazer exatamente isso, comprar as peças

separadamente, mas para comprar aqui no Brasil é meio salgado.

Por isso que um dos posts anteriores eu cheguei a citar o modelo da

Swiftech, o APEX ULTRA...

Eu tinha algumas dúvidas sobre ele, mas o lucas-10 ajudou BASTANTE, explicou tudo detalhadamente. Foi um excelente professor. :D

No momento, eu ainda estou pesquisando, pesquisando bastante o que comprar.

Já surgiram algumas dúvidas aqui mas vou deixa-las para depois. Estou meio ocupado agora.

Se alguem tiver alguma sugestão sobre wc, posta ai. Com certeza vai ser de grande ajuda.

Até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Depois de um tempo pesquisando, eu cheguei a certa combinação:

BLOCK CPU: SWIFTECH APOGEE GTZ

BLOCK GPU: KOOLANCE VID-428

RADIADOR: SWIFTECH MCR-320

BOMBA: SWIFTECH MCP 655

RESERVATÓRIO: THERMALTAKE AQUABAY M1 CL-W0032

MANGUEIRA: TYGON

LIQUIDO: FESER

Eu pretendo montar esse kit, mas gostaria da opinião de vocês.

Eu estou montando esse kit de watercooler para levar meu processador até 4.0Ghz. Será que eu consigo alcançar a 4.0 sem dificuldades?

A configuração é essa:

MOBO: ASUS P5KC

PROCESSADOR: INTEL Q9450

MEMÓRIAS: G.SKILL 4GB DDR2 800MHZ

PLACA DE VIDEO: GEFORCE GTX280 XFX XXX

FONTE: CORSAIR 550VX

GABINETE: ANTEC 900

Um dos motivos que eu estou montando, é que no começo do ano, eu vou estar montando um pc mais potente, e a configuração em pensamento seria está:

PROCESSADOR: INTEL QX9775

MOBO: XFX 790I ULTRA

MEMÓRIAS: CRUCIAL BALLISTIX 4GB DDR3 2000MHZ

HD: WESTERN DIGITAL 300GB RAPTOR 10000RPM

FONTE: ???

PLACA DE VIDEO: GEFORCE GTX280 ou HD 4870 X2 (futuramente SLI ou CF)

MONITOR: ???

Eu gostaria de montar um wc para usar no pc que eu possuo agora e poder usa-lo quando montar o novo pc.

Por favor, a opiniões de vocês são de grande ajuda.

valeu!

Eu fiz um tópico sobre montagem de watercooler aqui no CdH, um kit muito semelhante a esse que você quer montar.

Veja:

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mãe-evga/548405/2

Em relação às peças que você quer comprar:

1 - hoje, o Apogee GTZ é o melhor cpu waterblock do mundo. Ótima escolha.

2 - Nunca usei nada Koolance, mas tem um ditado americano, que traduzido, significa: "amigos não deixam amigos usar Koolance". Serve de alerta.

3 - compre o radiador TRIPLO, a diferença de preço para o duplo é minima, e a performance é muito superior. Meu kit veio o duplo, e estou trocando.

4 - O kit Swiftech Apex Ultra vem com fans do radiador de 70CFM. São muuuuito fracas, troque por uns de 90CFM pra cima.

5 - bomba Swiftech é uma das melhores também, ótimo...

6 - reservatório Thermaltake: aqui o bicho pegou: incompatibilidade!! As entradas do reservatório são pra mangueiras de no máximo 3/8', muito finas. As do kit Swiftech (e as Tygon, se você for usá-las, que também são as melhores, devido sua resistência e flexibilidade) são 7/16' (ou 11,1mm), muito mais grossas que a boca do reservatório thermaltake. você pode usar um adaptador 3/8 - 7/16, mas vai virar um gargalo no desempenho do seu sistema.

7 - líquido fazer one tbém é top...excelente.

Em relação aos 4ghz estáveis....só com processador c2duo E8500 pra cima ou quad da série série QX...acho difícil você estabilizar um Q9450 em 4ghz...o Q9550 ou o Q9650 quem sabe....

E por último, corrigindo sua config mais Top lá, a CPU QX9775 é soquete 771, incompatível com a placa 790i que você citou, que é soquete 775.

QX9775 só pra placa de servidor, tipo a Intel Skulltrail DX5400.

Talvez você queira ter dito QX9770 (que é 3,2ghz e fsb 1600mhz). Particularmente, acho desnecessário os US$ 300.00 a mais que você vai pagar pelo QX9770, se ao invés disso, comprasse um QX9650 (3.0ghz e fsb 1333mhz). O over de ambos é bruto, com a vantagem do fsb menor do QX9650, o que te dá uma margem maior pra subir o fsb sem chegar no limite da sua placa-mãe.

A melhor fonte em custo x benefício do mercado hoje, pra garantia de não se preocupar com isso durante muitos anos, é a Thermaltake Toughpower 1200W. Tem 6 conectores pci-e, sendo 3 de 6 pinos e 3 de 8 pinos...dá pra ligar o que você imaginar, de 3-Way SLI de GTX280, a Crossfire X de HD4870X2. Porém custa US$ 320.00 nos EUA. Mas é um investimento que vale a pena, mais que qualquer outro!

Monitor, eu acho qquer coisa acima de 22" também desnecessário...a diferença de preço do 22" pro 24" é absurdamente alta. Escolha um de 22" com o menor tempo de resposta possível (2ms - evitando o chamado "efeito sombra") e maior contraste dinâmico o possível (5000:1 pra mais...hoje tem 8000:1 e por aí vai). Qto maior o contraste, mais vai parecer que a imagem quer saltar da tela. É show!!!

Espero ter ajudado..

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...