Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
carlosch

Turion mk-36 em Toshiba, mudar para....

Recommended Posts

Moçada vou tentar explicar o meu problema para que possam me ajudar..

Tenho um note semptoshiba AS-1560g ( tem varios topicos deste note ak no clube) ele tem placa de video geforce Go 7400 com 128 dedicado e um processador turion 64 mk-36 com 2G de ram. Eu trabalho com sketchup para modelagem 3D. Qual o meu Problema?

Esta configuração é suficiente enquanto estou trabalhando com casas, mas quando vou modelar predios que exigem bem mais do computador o processador fica em 100% direto e o programa praticamente trava ( não chega a travar mas demora tento que dependendo do tamanho do prédio você pode ir tomar um café e nada acontece). segundo o manual do note posso fazer um UP para um Turion X2 TL-60(35w) socket S1. Pesquisando na internet tem turion X2 TL-68(35w) socket S1.

Perguntas:

01- É possivel fazer o Up com o TL-68, vale a pena a diferença de velocidade de processamento entre o TL-60 e o 68?

02- Vou ganhar muito em desempenho? quanto mais?

03- O melhor seria, no meu caso, desistir da ideia de fazer um UP e comprar um Core 2 Duo T9300 com placa de video Nvidia quadro FX? Se tivesse $$$$..ehehehe

Aguardo respostas e sugestões....

[]s anciosos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, sem responder muito bem sua pergunta.. ^_^

- Os programas que você usa sabem usar multi processamento ?

- Já ligou ou escreveu pra SempToshiba perguntando se pode fazer essa troca ?

- Os programas que você usa se beneficiam muito de uma quadro ou FireGL.

Caso sim, seu rim tá em bom estado ? :lol:

Voltando..

- Se a coisa apertar pro seu lado, o que acha de investir em um Desktop ? Pra você é viável ou você precisa meeesmo do note ?

Compartilhar este post

Link para o post
Bem, sem responder muito bem sua pergunta.. ^_^

- Os programas que você usa sabem usar multi processamento ?

- Já ligou ou escreveu pra SempToshiba perguntando se pode fazer essa troca ?

- Os programas que você usa se beneficiam muito de uma quadro ou FireGL.

Caso sim, seu rim tá em bom estado ? :lol:

Voltando..

- Se a coisa apertar pro seu lado, o que acha de investir em um Desktop ? Pra você é viável ou você precisa meeesmo do note ?

OBRIGADO PELO INTERESSE: respondendo:

- sim os programas trabalham bem com dois processadores.

- não liguei ainda, confio mais no forum do que neles

- autocad e sketchup pro - sim se beneficiariam mas não é obrigatorio serem estas placas de video pode ser outra, mas boas

- o note é fundamental pois tenho 02 locais para trabalhar e varios projetos e tenho q aproveitar todo o tempo tanto para um como para todos ( gregos e troianos). O note torna isso mais viável. Já tenho outros tres desk e preciso tambem de um note bom.

Obrigado

[]s aguardando resposta

Compartilhar este post

Link para o post

:)

- Legal, sendo assim o ganho de desempenho será bem expressivo.

- Hauhauhahauah boa, mas não custa tentar ^_^

- Legal, mas ainda bem que não te obrigam a usar uma "profissional", senão você tava no vinagre..

- Huum, bom saber também, achei que o note fosse sua única máquina.

Bem, eu acho melhor passarmos este tópico pra sessão de notebooks, lá tem uns caras muito feras e quem sabe eles saibam a resposta. O que acha ?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... eu ficaria no TL60 pelo custo benefíco.

Não posso afirmar que o AS1560 aceite o TL68, mas se as especificações elétricas dele forem as mesmas do TL60, talvez ele suporte sim.

Mas sinceramente, acho que para dar esse pulo, seria mais jogo investir num notebook novo.

Compartilhar este post

Link para o post
:)

Bem, eu acho melhor passarmos este tópico pra sessão de notebooks, lá tem uns caras muito feras e quem sabe eles saibam a resposta. O que acha ?

Xita

Eu agradeço o interesse mas minha duvida esta relacionada mais a troca do processador para poder aproveitar o resto do note que esta de bom tamanho.

Icefly

Já li em algum post desse forum você dizendo q se o cara quer um computador para trabalhar com imagens ou jogar tem que investir - você tem razão...

Vou comprar outro note no final do ano. A troca do processador e uma tentativa de melhorar um pouco este e ir quebrando um ganho - afinal vender ele pra quem?:confused:

Quanto as especificações do processador ai estão:

TL-68

Specification

Mfr Part Number: TMDTL68HAX5DM

Process Type: AMD Turion 64 X2 Mobile TL-68

Frequency: 2.4 GHz

FSB: 1600MHz HT Speed

Cache: 1 MB

Process: 65nm SOI

Socket: Socket S1

Power Consumption: 35 W

Package: OEM

preço: $260,00(dolar)

TL-60

Specifications

Mfr Part Number: TMDTL60HAX5DC ;TMDTL60HAX5DM

Process Type: AMD Turion 64 X2 Mobile TL-60

Frequency: 2.0 GHz

FSB: 1600MHz HT Speed

Cache: L1 2x 128KB / L2 2x 512KB

Process: 90nm SOI

Socket: Socket S1

Power Consumption: 35 W

Package: OEM

preço: $145,00

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

teoricamente tudo ai bate, vai la no site da AMD e da um look na documentaçao tecnica deles se o core trabalha com mesma tensão, se sim, manda ver.

e quanto a trocar o note inteiro so por causa de uma CPU é bestera, a desvalorizaçao do seu nao cobre o que você gasta nessa CPU, eu chuto uns 300 reais da AMD.

e da um look se nao ta lagando seu note falta de memoria e nao de processamento. memoria costuma trancar o note quando fica no limite.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Carlosch, só recomendo você não dar um pulo tão alto por questão de dissipação e de valor $$$. Por uns 200 - 300US$ você compra via ebay um Turion TL-64, que segundo os dados serve perfeito neste laptop. É rápido e tem bastante cache L2.

Só tome alguns cuidados antes e depois da troca:

ANTES:

Tente otimizar o sistema. Use o tema Windows Classic, desligue as firulas e serviços que você não usar, deixe bem espartano mesmo. O meu laptop, após o boot, tem em uso apenas 100Mb dos 1Gb disponíveis.

Coloque nele 2 x 2Gb DDR2 de marca boa (Kingston ou melhor), além de ativar o dual channel ainda desafoga todo o sistema que, com certeza, está engasgando por ter de fazer swap no disco.

Rode alguns aplicativos como REGTOY e TWEAK XP (da Microsoft), desligando serviços e porcarias que só consomem recursos. Tem dúzias de tutoriais sobre isso na NET.

Não esqueça de um bom defrag também, acelera o disco e o Windows.

DEPOIS:

A pessoa que fizer o serviço pra você deverá colocar pasta térmica no dissipador da CPU, de preferência aquelas Artic Silver com prata.

Depois recomendo você plugar um cooler externo no laptop, porque apesar de sissipar quase a mesma coisa do single core, esquentará bem mais pelo uso continuado. Com o cooler externo (seja uma base com 2 coolers ou mesmo um daqueles de espetar na grade lateral) o laptop esquenta muito menos, poupando todo o conjunto vga, cpu e HD.

Abraços eu iria de TL-64 apenas após a otimização do sistema,

Compartilhar este post

Link para o post
teoricamente tudo ai bate, vai la no site da AMD e da um look na documentaçao tecnica deles se o core trabalha com mesma tensão, se sim, manda ver.

e quanto a trocar o note inteiro so por causa de uma CPU é bestera, a desvalorizaçao do seu nao cobre o que você gasta nessa CPU, eu chuto uns 300 reais da AMD.

e da um look se nao ta lagando seu note falta de memoria e nao de processamento. memoria costuma trancar o note quando fica no limite.

[]'s

Ice,

Tambem acho que é melhor trocar a CPU no momento, depois pego um melhor. Quanto a memoria - achei a mesma coisa - coloquei mais 01 giga, estou com 02G e não adiantou nada. É bem nitido no medidor de desempenho. O processador está no toco , enquanto a memoria esta na boa. O pior é que não tenho a menor noção do quanto vai melhorar com a troca desse processador.

[]s e fico na curiosidade....

Compartilhar este post

Link para o post

ola, eu tenho um gateway com o turion tl-60 e achei ele animal... tenho um desk com atlhon 64 3200+ e o turion bate fácil ele... não conheço esse mk 36, mas rodo o cinema 4d da maxon sem problemas aqui mais rápido do que no desk...

Compartilhar este post

Link para o post

elio_filho,

Valeu pela dica mas mais espartano do que ele está é impossivel - tem antivirus, office, autocad e sketchup, fora o windows. O problema realmente é falta de processador e somente quando uso o sketchup em modelos grandes, tipo prédios, eu deixo o gerenciador de desempenho no canto para acompanhar o processador e a memoria, que agora esta com 2G, é so carregar ou fazer qualquer movimento no modelo que o processador vai no top e fica até terminar. E com isso tudo fica parado até ele terminar o processamento, ai faço outro movimento e la vai o processador para o top e tudo parado ate resolver.... assim fica. A memoria é usada mas nem tanto. na verdade nem precisaria ter acrescentado os outros 1G.

[]s desapontado com o Turion mk-36...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Duas perguntas:

1 - você instalou todos os drivers atualizados daquele meu post? Todos mesmo, inclusive aqueles da AMD que cuidam do gerenciamento de energia e das otimizações do Turion para XP?

2 - Com quanto de RAM o seu laptop boota? Após o boot limpo, aperte control alt del e veja o uso de RAM.

Abraços curiosos porque achei bom o Turionzinho,

Compartilhar este post

Link para o post

Resposta da semptoshiba para que o pessoal saiba:

Agradecemos seu contato e informamos:

A placa mãe do equipamento é dotada da tecnologia 90nm, ou seja, não irá suportar o modelo TL-68, pois esse já usa 65nm.

O modelo de processador mais avançado que será possivel fazer o Up-Grade é o informado no manual: AMD Turion 64 X2 TL-60.

SILVIO CARLOS JUNIOR

Auxiliar de Suporte Tecnico

SEMP TOSHIBA INFORMÁTICA LTDA

TEL. (11) 5643-5000 FAX (11) 5643-5011

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Placa mãe com tecnologia 90nm? Q raio de resposta é essa? hahahah

Bem, eu recomendo você pegar o TL-64. O TL-68 é extremo, muito mais forte, então o máximo que um TL-64 poderia causar seria rodar com clock menor (do TL-60 ou 62). Assim, se não tem outro jeito, compre e você não vai querer outro laptop no final do ano.

Outra coisa: 2Gb de RAM é nada, coloque 2 x 2Gb DDR2 800 de marca boa, nada de Markvision e xing lings. Kingston ou Corsair no mínimo.

Com tudo isso você terá um laptop de 3000 reais gastando muito menos. Se eu fizesse esse upgrade ficaria com este note até ele pifar de velho.

Abraços de olho no TL-64 também,

Compartilhar este post

Link para o post
Placa mãe com tecnologia 90nm? Q raio de resposta é essa? hahahah

Bem, eu recomendo você pegar o TL-64. O TL-68 é extremo, muito mais forte, então o máximo que um TL-64 poderia causar seria rodar com clock menor (do TL-60 ou 62). Assim, se não tem outro jeito, compre e você não vai querer outro laptop no final do ano.

Outra coisa: 2Gb de RAM é nada, coloque 2 x 2Gb DDR2 800 de marca boa, nada de Markvision e xing lings. Kingston ou Corsair no mínimo.

Com tudo isso você terá um laptop de 3000 reais gastando muito menos. Se eu fizesse esse upgrade ficaria com este note até ele pifar de velho.

Abraços de olho no TL-64 também,

Elio, to na maior fissura de fazer exatamente o que você disse, mais gostaria de saber se alguem já fez isso. Não to afim de ser o primeiro...Já até andei cotando um TL-60. Mas gostaria mesmo e de "colocar tudo" e não só um pouquinho...se você me entende.

Postei a mensagem justamente por não achar uma resposta muito plausível. Desculpe a minha iguinorancia mas até onde sei 60nm e coisa interna do processador, o que a placa tem com isso????? Alimentação e socket é o mesmo. Onde os 60nm interferem na placa????

Aguardo Curioso...

Compartilhar este post

Link para o post
Elio, to na maior fissura de fazer exatamente o que você disse, mais gostaria de saber se alguem já fez isso. Não to afim de ser o primeiro...Já até andei cotando um TL-60. Mas gostaria mesmo e de "colocar tudo" e não só um pouquinho...se você me entende.

Postei a mensagem justamente por não achar uma resposta muito plausível. Desculpe a minha iguinorancia mas até onde sei 60nm e coisa interna do processador, o que a placa tem com isso????? Alimentação e socket é o mesmo. Onde os 60nm interferem na placa????

Aguardo Curioso...

Bastante gete, incluindo alguns aqui do forum. (trocar processador de note)

Os "nm" são a tecnologia de fabricação do processador. Não sei como funcionam as coisas nos notebooks, dae nem falo nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Carlosch, andei pesquisando sobre o tema.

É o seguinte: a BIOS teste laptop é a mesma do modelo AMILO PA 1538/1539, fabricado pela Fujitsu-Siemens. Essa BIOS é editada pela STI, conforme pude ler usando um Editor de Bios.

Assim sendo, como são as mesmas BIOS porém com pequenas diferenças de setup, o limite deste laptop é de fato o Turion TL-60.

Se você plugar nele um Turion TL-64 ou TL-68 por exemplo, é arriscado não reconhecer (o laptop ligará e desligará). Com muita sorte ele ligará e funcionará em downclock, o que seria um desperdício de dinheiro pagar caro num TL-68 para usar como TL-60.

Assim, pelo custo x benefício, recomendo pegar o TL-60. Na verdade podemos ver o preço com frete para o BR e eu divido a despesa com você, também tenho interesse em um desses. Meu laptop está com 4Gb de RAM, um TL-60 nele seria um aviãozinho!

Em tempo: olhando o laptop por dentro, temos o Turion e a VGA bem refrigerados com cooler e dissipador DE COBRE, nada de plástico como alguns malucos disseram. Pelo que notei a go7400 é soldada na motherboard, ou seja, nada de upgrade de VGA.

Por outro lado, meu Asus Z7100 (com Geforce go6600) tem a VGA em slot MxM tipo 2, ou seja, suporta até go7900! :D

Abraços esperando um contato seu no MSN ou no e-mail

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de ver no Mercado Livre o Processador Turion 64 X2 (TL-64) !!!, mas o preço esta meio salgado R$ 750,00. Tenho pretenção apos um upgrade de memoria( ja encomendada) , fazer tb no processador. Qual seria o melhor custo beneficio ?

Compartilhar este post

Link para o post

A questão aí não se resume apenas a tecnologia de fabricação dos Turion x2 (os tais nanômetros - 90nm dos TL-5x e 65nm nos mais novos TL6x); existem também especificações elétricas que devem ser mais altas no TL64 do que no TL60 e a placa-mãe do AS1560 não daria conta da demanda elétrica.

No seu caso, acho mais interessante, primeiro trocar o processador para um TL60 e depois, se achar que 2Gb não estão dando conta do que você precisa, ai sim partir pros 4Gb.... se bem que deve ser mais barato botar 4Gb (algo entre R$ 200 - R$ 250) do que comprar um TL60.

Compartilhar este post

Link para o post
No seu caso, acho mais interessante, primeiro trocar o processador para um TL60 e depois, se achar que 2Gb não estão dando conta do que você precisa, ai sim partir pros 4Gb.... se bem que deve ser mais barato botar 4Gb (algo entre R$ 200 - R$ 250) do que comprar um TL60.

Posso testemunhar que no meu caso que trabalho com 3D a monitorização lque faço durante o trabalho com o medidor de desempenho do window (não sei se é bom) mostra que pouco da memoria é ocupado durante o trabalho (tenho 2G e ocupo menos de 1G) enquanto que o processador ( atual turiom MK-36)está trabalhando no toco (100% direto). Não sei se quando trocar o processador p um TL-60 isso vai mudar. Se mudar mando dois pentes de 2G e depois.... só um computador novo. eheheheh . Chega de chover no molhado...

[]s esperançosos....

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Carlos, vamos conversando por e-mail.

Mas no seu caso, se 1Gb está ocupado, realmente falta RAM porque os outros 1Gb são parte de swap do XP. Tente também setar a sua MEMÓRIA VIRTUAL em 512Mb máximo e mínimo, isso limita aquele swap ridículo em disco uma vez que você tem memória ram de sobra.

Outra coisa, tente rodar o aplicativo MZ TWEAKER (link num outro post meu q não me lembro) e configurar a cache L2 do processador (256kb) e a cache do sistema de arquivos, isso deve melhorar uns 10% no desempenho.

Antes do TL-60, que eu recomendo no seu caso, pegue 2 x 2Gb DDR2 da Kingston, nada de marca fuleira mais lenta. Custará uns 220 reais e mantém ativado o dual channel. Coloquei 4Gb no meu e posso dizer que, comparado com o 1Gb original, o laptop é outro.

Eu carrego uns jogos que usam 1Gb ou mais de RAM. Quando saía deles o laptop processava um tempão apagando os dados da cache de disco. Agora, com a config da memória virtual setada em 512Mb e os 4Gb de RAM, quando saio do jogo o HD nem pisca! :D

Abraços ajudando e torcendo para dar certo,

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Carlos, vamos conversando por e-mail.

Mas no seu caso, se 1Gb está ocupado, realmente falta RAM porque os outros 1Gb são parte de swap do XP. Tente também setar a sua MEMÓRIA VIRTUAL em 512Mb máximo e mínimo, isso limita aquele swap ridículo em disco uma vez que você tem memória ram de sobra.

Outra coisa, tente rodar o aplicativo MZ TWEAKER (link num outro post meu q não me lembro) e configurar a cache L2 do processador (256kb) e a cache do sistema de arquivos, isso deve melhorar uns 10% no desempenho.

Antes do TL-60, que eu recomendo no seu caso, pegue 2 x 2Gb DDR2 da Kingston, nada de marca fuleira mais lenta. Custará uns 220 reais e mantém ativado o dual channel. Coloquei 4Gb no meu e posso dizer que, comparado com o 1Gb original, o laptop é outro.

Eu carrego uns jogos que usam 1Gb ou mais de RAM. Quando saía deles o laptop processava um tempão apagando os dados da cache de disco. Agora, com a config da memória virtual setada em 512Mb e os 4Gb de RAM, quando saio do jogo o HD nem pisca! :D

Abraços ajudando e torcendo para dar certo,

Esse intereese todo, porque tem um igualzinho hein Elio. Bom cara eu acho o seguinte, tem que ver mesmo se isso ocorre por causa só de hardware, qual plataforma de software você usa. Pela descrição tem que ser outro Notebook ou Pc mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Esse programas de renderização 3D consomem muita CPU mesmo, mas eu ainda acho (palpite, porque não conheço o programa quer ele usa) que falta alguma otimização para o Turion OU tem alguma coisa errada com o notebook, ou falta de drivers, ou está ativado errado o gerenciador de energia e desempenho da cpu e da vga.

Carlosch, um ultime teste:

1 - Baixe o programa NOTEBOOK HARDWARE CONTROL (freeware) e sete as configs para MÁXIMO DESEMPENHO.

2 - Depois, no driver da VGA, coloque o POWERMIZER da Nvidia em MÁXIMO DESEMPENHO.

Aí use o note no seu programa de 3D, tenho certeza que você terá uma grata surpresa. Daí pense nesse mesmo danado com 4Gb de RAM e até com um TL-60 bem espetado... ;)

Abraços esqueci de dizer isso antes!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Esse programas de renderização 3D consomem muita CPU mesmo, mas eu ainda acho (palpite, porque não conheço o programa quer ele usa) que falta alguma otimização para o Turion OU tem alguma coisa errada com o notebook, ou falta de drivers, ou está ativado errado o gerenciador de energia e desempenho da cpu e da vga.

1 - Baixe o programa NOTEBOOK HARDWARE CONTROL (freeware) e sete as configs para MÁXIMO DESEMPENHO.

2 - Depois, no driver da VGA, coloque o POWERMIZER da Nvidia em MÁXIMO DESEMPENHO.

Aí use o note no seu programa de 3D, tenho certeza que você terá uma grata surpresa. Daí pense nesse mesmo danado com 4Gb de RAM e até com um TL-60 bem espetado... ;)

Grande elio é isso mesmo. Agora acho que tem que partir para processador maior e mais potente... ou seja outro notebook....

Compartilhar este post

Link para o post

Grande elio,

Fiz conforme você especificou acima, porém lamento informar que foi quase imperceptível a mudança. O processador continua trabalhando no toco(100%) e tornando-se o gargalo. Enquanto a memoria RAM fica lá com 63% free. acho q meu problema não se resolvera com RAM. O precessador realmente é muito exigido e se torna o limitante para o desempenho. Pode ser que quando tiver um processador maior a memoria se torne insuficiente, mas, no momento, não me parece que ela esta limitando.

[]s sem esperança no processador....Vou ter gastar $$$$

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais