Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
vini_torres

gprs e gsm, qual eh a diferença?

Recommended Posts

alguem pode me ajudar respondendo qual é a diferença de gprs e gsm para mim configurar o meu mp7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GSM é a rede que seu aparelho usar para se comunicar. Algumas outras (CDMA, TDMA, AMPS);

GPRS é um protocolo de comunicação que permite que seu aparelho troque dados pela rede. Alguns outros (EDGE, 3G).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiro seja bem vindo ao cfh!!!!!!!!!!

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO GPRS

O GPRS (General Packet Radio Service) é um novo serviço de valor agregado não baseado em voz que permite o envio e recepção de informações através de uma rede telefônica móvel.

Ele suplementa as tecnologias atuais de CSD (Circuit Switched Data) e SMS (Short Message Service). GPRS NÃO É relacionado ao GPS (o Sistema de Posicionamento Global), um acrônimo semelhante que é frequentemente utilizado em contextos móveis.

GPRS tem várias características específicas que podem ser resumidas em:

VELOCIDADE

Taxas de transferência teóricas de até 171,2 kbps (kilobits por segundo) são possíveis com GPRS usando todos os oito timeslots ao mesmo tempo. Isso é uma taxa de transferência próxima de três vezes mais rápida do que as possíveis nas redes de telecomunicações fixas e dez vezes mais que os atuais serviços de CSD nas redes GSM.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA

GPRS facilita conexões instantâneas pois a informação pode ser enviada ou recebida imediatamente conforme a necessidade do usuário. Não há necessidade de conexões dial-up através de modems. Algumas vezes, diz-se que os usuários de GPRS estão “sempre conectados”. Disponibilidade imediata é uma das vantagens de GPRS (e SMS) quando comparado com CSD. Alta disponibilidade imediata é uma característica muito importante para aplicações críticas como autorização remota de lançamento em cartões de crédito, quando é inaceitável que o cliente seja mantido em estado de espera por mais de 30 segundos além do necessário.

NOVAS E MELHORES APLICAÇÕES

GPRS facilita muitas novas aplicações não disponíveis através das redes GSM, dadas as limitações na taxa de transferência dos CSDs (9,6 kbps) e do tamanho da mensagem no SMS (160 caracteres). Essas aplicações, descritas posteriormente nesse artigo, vão desde navegação na Web até transferência de arquivos para automação de residências - a habilidade de acessar e controlar remotamente os equipamentos e recursos disponíveis em uma casa.

ACESSO AO SERVIÇO

Para usar GPRS, os usuários precisam especificamente de:

- Um telefone móvel ou terminal que suporte GPRS (telefones GSM existentes NÃO suportam GPRS);

- Uma assinatura em uma rede de telefonia móvel que suporte GPRS;

- Ter o uso de GPRS habilitado. Acesso automático ao GPRS pode ser permitido por algumas operadoras; outras poderão requerer uma opção específica de adesão;

- Conhecimento de como enviar e receber informações através do GPRS usando seu aparelho telefônico, incluindo configurações de hardware e software, o que cria a necessidade de um serviço de atendimento ao cliente;

- Um destino para enviar ou um local de onde receber informações através do GPRS. Enquanto que com SMS esse destino ou origem era freqüentemente outro telefone móvel, com GPRS é mais provável que se pareça com um endereço Internet, já que GPRS foi projetado para tornar o acesso à Internet totalmente disponível aos usuários móveis desde o início. Desde a disponibilidade do serviço, os usuários do GPRS podem acessar qualquer página da Web ou outras aplicações Internet - fornecendo uma massa crítica inicial de uso.

Tendo visto as características principais do GPRS do ponto de vista do usuário, vejamos quais são essas características do ponto de vista de uma operadora da rede.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA REDE GPRS

COMUTAÇÃO DE PACOTES

Com o GPRS, a informação é dividida em “pacotes” relacionados entre si antes de ser transmitida e remontada no destinatário.

A comutação de pacotes é semelhante a um jogo de quebra-cabeças (puzzle) - a imagem que o quebra-cabeças representa é dividida em pequenas peças pelo fabricante e colocada em um saco plástico. Durante o transporte do quebra-cabeças entre a fábrica e o comprador, as peças são misturadas.

Quando o comprador do jogo retira as peças da embalagem ele as remonta, formando a imagem original. Todas as peças são relacionadas entre si e se encaixam, mas a forma como são transportadas e remontadas varia.

A Internet é um outro exemplo de rede de dados baseada em comutação de pacotes, o mais famoso de muitos tipos de rede.

EFICIÊNCIA DO ESPECTRO

Usar a comutação de pacotes no GPRS significa que os recursos de rádio serão utilizados apenas quando os usuários estiverem enviando ou recebendo dados.

Ao invés de dedicar um canal para um usuário por um determinado período de tempo, o recurso pode ser compartilhado concorrentemente entre vários usuários.

Esse uso eficiente de recursos significa que um grande número de usuários GPRS pode potencialmente compartilhar a mesma largura de banda e serem servidos de uma única célula.

O número atual de usuários suportados depende da aplicação em uso e de quanta informação está sendo transferida.

Dada a eficiência do GPRS, há menor necessidade de investir em recursos que serão somente utilizados em horários de pico.

Portanto, GPRS permite que as operadoras maximizem o uso de seus recursos de rede de uma forma dinâmica e flexível.

GPRS pode melhorar a capacidade de uma rede GSM pois, simultaneamente:

- Aloca recursos de rádio pouco abundantes de forma mais eficiente por suportar conectividade virtual;

- Migra tráfego anteriormente enviado através de CSDs para GPRS, e

- Reduz o uso de canais de sinalização através da migração de tráfego que anteriormente era enviado via SMS para GPRS ao invés de usar a conectividade GPRS / SMS suportada pelo padrão GPRS.

COMPATÍVEL COM A INTERNET

De início, GPRS permite uma funcionalidade completa no que se refere a Internet Móvel por disponibilizar interoperabilidade entre a Internet existente e as novas redes GPRS. Qualquer serviço atualmente utilizado na Internet - FTP, navegação na Web, chat, email, telnet - estará disponível através da rede móvel com o GPRS. Na verdade, muitas operadoras estão considerando a oportunidade de usar GPRS como forma de ajudar a se tornarem Provedores de Serviço Internet (ISP).

A World Wide Web está se tornando a primeira escolha das pessoas que desejam acessar a Internet para entretenimento e coleta de informações, a intranet para acessar informações da companhia e conexão com colegas de trabalho e a extranet para acessar clientes e fornecedores. Tudo isso deriva da World Wide Web com o intuito de conectar comunidades com interesses diversos. Há uma tendência em se armazenar informações localmente por meio de pacotes de software específicos e acessar essas informações remotamente, via Internet. Quando você quer checar sua programação de tarefas ou contatos, ao invés de usar algo semelhante ao software “Act!”, você pode ir a um site semelhante a um portal na Internet. Assim, navegação na Web é uma aplicação importante para GPRS.

Como os protocolos em uso são os mesmos, as redes GPRS podem ser encaradas como sub-redes da Internet e os telefones GPRS-compatíveis podem ser vistos como nós móveis dessa rede. Isso significa que cada terminal GPRS pode potencialmente ter seu próprio endereço IP e ser endereçável por isso.

SUPORTE A TDMA E GSM

Seria importante notar que o GPRS não é um serviço projetado para ser utilizado exclusivamente em redes móveis baseadas no padrão GSM. O padrão IS-136 TDMA (Time Division Multiple Access), popular nas Américas do Norte e do Sul, também suporta GPRS. Essa aceitação permite seguir um caminho evolutivo em direção às redes móveis de terceira geração, conforme acordado em 1999 pelas associações da indústria que suportam esses dois tipos de redes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua resposta está perfeita, mas tenho uma duvida no seguinte: O que é um GPRS classe 10 (3+2, 4+1)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como posso configurar gprs no meu mp7, pois não consigo conectar, não sei configurar. Omodelo é mp728 da Bak.Obrigada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de saber como posso configurar o gsm do aparelho mp7 porque quase consegui acessar wap o gprs nas configuraçoes do motorola deu certo so que tem que mudar o perfil de acesso de wap que você muda quando você escolhe o serviço wap n°3 do menu serviços depois escolhe o sim 1 da vivo, (bom no meu mp7 é o sim 1) depois escolhe opção 7 cenarios e opção 2 editar perfil, novamente sim 1, ai você escolhe um perfil e edita com as configuraçoes do vivo wap , pag. principal , conexao é http , nome do operador que é vivo e senha vivo .. ok ai parei por ai , ainda nao consegui totalmente mas aguardo mais ideias . ok e feliz 2009 ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora estou precisando de um nº DNS porque agora fica dando um erro de comunicaçao porque alterei o http. por wap ai pede o Dns usei um da Vivo mas nao deu certo quem tentar algum e conseguir me avise ok ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×