Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zumbido estranho na placa mãe...


samhcl

Posts recomendados

Galera, vou tentar ser o mais claro possível!!! hehehe

tenho várias duvidas e desde ja agradeço...

o meu pc é esse:

XFX GEFORCE 8800GT ALPHA DOG EDITION XXX 512M DDR3 @1950/670MHZ

INTEL Core 2 Quad Q6600 @2.4Ghz 8M 1066Mhz G0 (cooler box)

GIGABYTE GA-X38-DQ6

CORSAIR XMS2 DDR2 800MHZ 2X1GB

HD SAMSUNG SATA2 500GB 7200RPM/16M

CORSAIR VX550W

COOLERMASTER CENTURION 5 com 3 fans com led

esse pc foi comprado em janeiro/2008...

e agora em julho, após muita leitura e pesquisa e para aproveitar o frio do inverno, fiz overclock nele pela primeira vez, algo modesto, de 2.4Ghz para 3.0Ghz... 9x335

na bios a tensão normal (se eu deixar a tensão no valor "normal") é de 1.325, a minha está em 1.3000 (setado manualmente) completamente estável... no windows o cpu-z me mostra 1.28v idle e 1.264 em full load...

a tensão maxima especificada pela intel e que está na caixa do processador é de 1.35... ou seja, tudo dentro dos limites... (por favor me digam se as voltagens estão boas e se eu não fiz nada de errado)

agora vamos ao barulho... fiz o over e testei com o prime 95, na primeira vez após 20 minutos começou a fazer um barulho bem agudo na área do chipset/cpu... é um barulho bem notavel mesmo com os fans todos ligados... sei que é difícil descrever um barulho, mas ele parece o barulho daqueles carros que estão com a correia gasta, bem agudo mas não tão alto... e fica "chiando" enquanto o prime roda... de acordo com o q está sendo processado, se no prime muda o teste, o barulho da um "clique" (pára bem rapidinho e ja volta)... quando o barulho agudo vai embora fica um barulho que parece aqueles de quadro de energia... um zumbido mesmo, mais grave... e no exato momento que eu paro o teste no prime os barulhos todos vão embora...

se mexo no pc (minimizar ou maximizar a janela, abrir algum programa) isso altera o barulho...

e o barulho não é só com overclock não... tirei o over e rodei o prime de novo e deu o mesmo barulho...

as temperaturas tão um pouco altas (40 idle - 65 full, isso em 3.0, mas não é muito diferente de 2.4 que é o stock, praticamente as mesmas temperaturas, se aumentar é 1 ou 2 graus) mas creio que não seja esse o problema...

não acontece nada com o pc.... ele tá completamente normal, vendendo "saúde"... o barulho não faz ele travar, nao acontece nada, só o barulho!!! placa de vídeo não é, pois ja testei com outra, fan não é pois eu sei distinguir o barulho q eu to ouvindo do barulho de um fan, fonte também não é... to desconfiado mesmo que seja ou o circuito regulador de tensão ou o chipset da placa mãe...

queria saber se esse barulho é normal ou é algum defeito, e o q pode ta causando esse barulho... será q mando a placa-mãe pra RMA???

agradeço desde ja e aguardo resposta... qualquer dúvida perguntem... se eu conseguir gravar o tal barulho eu coloco aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

se for o barulho que estou pensando que é, é um zumbido muito estranho que não dá pra destinguir se vem da fonte, ou é placa de video, ou é processador, ou é chipset....enfim, fica nessa região, eu tb estou com o mesmo problema, acho muito estranho esse barulho, só que o meu...se to jogando um jogo muito pesado, o barulho vai ficando alto, então, eu sinto que tem alguns jogos como o rise & fall, tomb raider que dá o mesmo barulho e ele trava o jogo:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 meses depois...

Putz, estou com o mesmo problema!!!

Configuração de Hardware:

MB Gigabyte GA-MA69VM-S2

Processador AMD Athlon 64 X2 Dual 5000+

4Gb Ram Kingston

Vídeo Sapphire ATI Radeon X1650 Series 512Mb PCI Express X16

Fonte Thermaltake

Mouse e teclado wireless Microsoft

O barulho parece que vem da USB. Quando giro a roda do mouse o barulho para e volta. Ao clicar para minimizar janela o barulho para e volta rapidamente. O que pode ser?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é o seu barulho, um zumbido constante alto ou baixo?

Já li em vários fóruns sobre o assunto, o pessoal reclama mesmo desse fato do scroll do mouse.

Me descreva bem esse barulho ai. Comigo já aconteceu de eu rodar a página e ouvir um pequeno "ruido" no fone de ouvido. O meu zumbido não acontece toda hora, nem todo o tempo. Às vezes eu ligo o PC e ele aparece, fica por poucos minutos e some.

Como é o seu barulho ai?

Vamos descascar esse problema e ver se chegamos a uma conclusão decente. Muita gente precisa dessa resposta.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai galera... Eu também estou com um zumbido, mais o meu parte direto da fonte, se eu botar o ouvido atras da fonte, eu consigo ouvir um zumbido eletrico, ele n é contínuo, vem e volta e o mais engraçado, quando o meu priminho abre o jogo tibia, ele faz esse zumbido, mais ueh, tibia? Um jogo estão leve, pois é... Fora isso o pc ta bala, muito bom mesmo, n trava nada, roda tudo topado. Aí queria saber de vocês, é motivo pra se preocupar?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha fera, vi várias pessoas comentarem disso, ninguém falou que deu problema no PC.

Essas fontes são cheias de indutores, e que na fonte podem vibrar.. Elas têm núcleo rígido, o que deveria impedir elas de vibrar.

Eu uma vez montei na facul um indutor com núcleo, bem maior que esses de fonte. Eu vi ele vibrar (tá certo que bem mais judiado que esses das fontes) em 60Hz, que é a frequência da rede. Até ai um fenômeno totalmente explicável.. Seria mais explicável se só fizesse barulho quando exigisse muita carga do PC, tipo, só em jogos *****. Mas não, muita gente fala que vem e vai.

Eu coloco minhas fichas no circuito de regulação da mobo. Ele tem espiras pra vibrar, em muitos casos só capacitores sólidos, ou seja, não vaza por cima..

Você estar ouvindo da fonte pode ser o fato de na fonte ter mais espaço pra você ouvir o som saindo. Tenta abrir o gabinete da próxima vez..

Preencham a ficha ai do ruido:

1. Ocorre sempre, começa e pára, fica voltando com frequencia?

2. O som do zumbido é constante, fica variando, chega a incomodar muito?

3. O scroll do mouse colabora de alguma forma para esse zumbido/ruido?

4. Começou agora ou sempre aconteceu?

Respondam ai brevemente, vamos coletar uma informação resolver isso.

E por favor, coloquem a configuração do hardware de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ruídos e zumbidos modulados pela demanda de um PC tem muito a ver com a energia, nem sempre primária, nos 60 Hz, no indutor do PFC, embora ali também ocorra, mas geralmente em freqüências acima dos 60Hz mas mais baixas que aquela do chaveamento principal da fonte (PWM). Nas fontes tem muitos indutores que tem toda a capacidade de vibrar em harmônicos on sub-harmônicos das tensões de trabalho ou mesmo em frequências impostas pelo próprio jogo ou sw que estiver rodando no momento. Absolutamente não se pode fazer elações do tipo: no meu PC essa mesma fonte não dá ruído naquela etapa do tal game e na sua dá.. De nada vale essa afirmativa, não tem o menor sentido em se comparar desse modo.

Quando o ruído parece não vir da fonte (e para se definir isso nada melhor do que fazer essa fonte trabalhar fora do gabinete, para que nosso ouvido possa ter uma melhor resolução/definição espacial) ele, o ruído bem pode estar vindo pela modulação da corrente exigida da tensão de Vcore. Essa tensão de Vcore, em torno de 1,2 a 1,3 Volts, com alta corrente, é conseguida por um circuito conversor, os chamados CI PWM, no entorno da CPU. Esses CIs tem sua frequência de trabalho muito mais alta até que a frequência de trabalho das fontes, mas podem sim apresentar vibração em seus indutores (bem pequenos) ou em seus capacitores, modulado esse ruído muitas vezes pela própria demanda variável em determinada frequência, essa dentro da faixa audível, que passa a ser ouvida pois estará sendo transformada em variação de som (pressão acústica), por algum dos indutores desse circuíto...

Um dos bons modos de descobrir o elemento transdutor (alguém está servindo de alto falante nessa transformação) é usar as mãos, na verdade os dedos, simplesmente pinçando, com polegar e indicador, determinados componentes a fim de mudar sua característica mecânica, retirando-o de sua região de ressonância natural.

Desse modo, quando esse ruído tiver um padrão contínuo, ao ser pinçado como os dedos, muda substancialmente o ruído, ou até mesmo para de fazer esse ruído..

É um trabalho árduo e delicado. Cuide quando e se fizer isso dentro da fonte pois alguns locais dali se tem alta tensão. Já dentro do PC não é tão perigoso assim. Infelizmente esses testes devem ser feitos não só com o PC ligado, mas ligado e "surrado" a ponto de que o ruído apareça..

Uma vez descoberto o maldito transdutor (geralmente um indutor) que está "cantando", na maioria das vezes ao se quebrar a sua geometria mecânica se faz parar o ruído. Imagine uma corda de violão a vibrar em sua frequência de ressonância. Coloque um pingo grosso de cola no centro dessa corda e ela vibrará em outra frequência. Faça isso com o indutor, com o capacitor, com o elemento que for. "Pasteie" o mesmo. Faça como o fabricante faz. Coloque alguma "gororoba" que possa retirar esse cidadão dessa frequência de ressonância. Veja ai a "gororoba" que o fabricante colocou ai:

DuploTrafoSilverstoneOP1000-E1kWPSU.jpg

Certamente não vamos conseguir essa mesma "gororoba" que o fabricante usa.. Uma gororoba bem caseira que pode dar certo é a cola quente, em bastão.

Só testando para ver..

Uma config que tenha esses ruídos é na verdade um grande laboratório de pesquisa. Vista seu uniforme de pesquisador, seu jaleco de "caçador de fonte de ruído", e mãos a obra.. Diria "dedos a obra"..

Não vejo outro modo de solucionar..

Deixe de acreditar em soluções do tipo.. Mudei de fonte, coloquei a XYZ e o problema parou.. Isso pode e vai ser coincidência... Não tire conclusões sem base estatística alguma. É bem provável que de 5 diferentes configs com esse problema, nas 5 se tenha 5 diferentes soluções, diferentes elementos estarão servindo de transdutores ai..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, pedi pro Faller dar a opinião dele aqui. Vejam que não foi por menos..

O esquema então é pressionar os elementos pra ver se o ruido pára.. Alguma coisa no PC pode estar ressonando, pressionando vamos mudar a frequência e o ruido tende a parar. Se for isso é mandar uma cola quente ou em cima ou entre ele e algo muito perto.. Acho que colar o "cantor" com algum componente do lado (por favor, ago robusto e bem preso, nada que seja muito delicado ou esquente muito) deve resolver melhor ainda.

Quem testar isso pela primeira vez, por favor tire foto e poste aqui...

1- Sendo esse o problema não há risco à integridade do seu PC. Existem várias e várias frequências dentro do seu PC sendo propagadas.. Inclusive fora do PC. O azar é que algo físico (um indutor, um invólucro) está vibrando a uma frequência audível para nós (20Hz até 20kHz), o que incomoda um pouco. As frequências dentro do PC variam nos elementos que o Faller citou, o azar é que a frequência do momento acertou a ressonância de algum invólucro ou estruturazinha e essa frequência é audível, ou seja, zumbido xarope.

Se você já ouviu falar que ressonância destrói prédio, é verdade, mas fique tranquilo. Lembro você que seu PC foi projetado com decência (espero que você compre coisas boas) e ele está preparado para isso. Por isso ele não vai esfarelar.

2- Cuidado, seu ruido pode ser um cooler ou um capacitor vazando na fonte.. Isso é mais suspeito se o zumbido acontece SEMPRE e SEM PARAR. Não que seu PC vá ir pro saco por causa disso, porém a forma de resolver será outra.

3- Como o Faller disse, mesmo PCs com a mesma configuração em aplicações semelhantes não necessariamente zumbiram juntos. Existem variáveis muito diversas ai (rede de energia, fabricação dos componentes, etc..) que variam muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

é capacitor vazado... se tem que ligar varias vezes... é isso mesmo...

pode trocar a placa mãe... se for asus modelo barato dura no maximo 1 ano! depois já era!

esqueci de dizer... or problema pode ser na fonte... se o sistema de resfriamento tiver comprimetido os capacitores esquentam e ficam secos...

Quanto Mais cara a fonte mais caro os capacitores...

experimenta pega uma fonte pararela pra vê se resolve...

fonte com capacitor seco tem costume de extragar HD´s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas!

O zumbido é de avião decolando, e quanto mais tempo o micro fica desligado, maior e mais intenso é o zumbido quando liga, mas não passa de 5 ou 6s.

Se for capacitor, teria que trocar, ou tem alguma "gambiarra" pra fazer?

O micro é esse:

Proc: Intel Core 2 Quad Q6600

MB: D975XBX2 – Intel Bad Axe2

4 x 1Gb DDR2 Kingston

2 x Samsung SATA 2 - 250 Gb (RAID0) + Samsung 500 Gb

Radeon HD 2900 XT

Cooler Zalman CNPS 7700

Fonte Zalman 750 W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...