Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zumbido estranho na placa mãe...


samhcl

Posts recomendados

Finalmente tive um tempo para verificar todos os capacitores, e não achei nenhum diferente.

Talvez eu tenha que levar a algum técnico, para ver se ele identifica com olhos de quem conhece.

A dúvida que fica é a seguinte:

Depois de algumas tentativas o micro funciona normalmente.

Esse capacitor avariado, pode causar maiores complicações?

Ou seria somente na hora de ligar o micro?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente tive um tempo para verificar todos os capacitores, e não achei nenhum diferente.

Talvez eu tenha que levar a algum técnico, para ver se ele identifica com olhos de quem conhece.

A dúvida que fica é a seguinte:

Depois de algumas tentativas o micro funciona normalmente.

Esse capacitor avariado, pode causar maiores complicações?

Ou seria somente na hora de ligar o micro?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom, resolvi upar este tópico pois me parece que estou tendo o mesmo problema que relatei neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/zumbidos-agudos-quando/935917

O meu problema é muito parecido. Acontece quando eu executo alguns programas, como Firefox, Chrome e AIMP2 (até agora descobri só esses).

Ocorre também quando conecto meu HD externo na porta USB. Do momento que conecto té o momento que ele é devidamente reconhecido, acontece o mesmo barulho, porém de forma MUITO MAIS INTENSA de quando executo os programas.

Depois que reconhece, o barulho some.

Depois que fecho os programas, o barulho some também.

É abrir, começar o barulho. Fechar, o barulho acabar.

Minha placa de mãe é uma Gigabyte GA-P55A-UD3

Minha placa de vídeo é uma Radeon HD 5450 (básica ao extremo)

Processador Core i7 860

4 GB de memória RAM

ps: Alguém chegou em alguma conclusão em relação a este problema? O meu se enquadra no mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EirasMoon, fica tranquilo cara. O PC trava? Se não, fica tranquilo.

Se quiser ainda fazer um pente fino, monitore as tensões do seu PC e veja se elas variam quando esses eventos (HD, Firefox..) entram em cena. Duvido que vá dar alguma coisa.

Isso ai é a vibração de algum indutor no seu PC, provavelmente na fonte ou no filtro que tem na entrada de tensão antes do processador. Se quiser mais detalhes, dá uma lida ai por cima que eu citei isso algumas vezes, como acontece, etc. Mas é normal.

Isso acontece também com reatores de lâmpadas fluorescentes, por exemplo.

Quando seu HD entra em cena, o sistema (o hardware do PC) tem um perfil de consumo de energia que excita alguma frequência de ressonância. Isso acontece muito com o "scrool" do mouse.

Precisariamos de muito mais informação pra dizer o porque de um ou outro elemente excitar uma frequência ou outra, mas a ideia geral é essa. Fica tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Guido.

Sorte minha que o problema só acontece quando abro esses tais programas. Se fosse a cada mexida no scrool do mouse, eu ficaria louco!! hahaha

Mas será que não tem relação com o problema que sei que estou enfrentando com a placa de vídeo??

E como solucionar essa doidera do computador?

Obrigado e desculpe por upar este tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico bom de upar esse aqui.

Problemas com a placa de vídeo, quais?

Tente o que eu falei.. Monitore as tensões do seu computador. Tem uma porção de programas que fazem isso, inclusive plotam gráficos. Ai você compara com os valores nominais da sua placa mãe, processador e placa de vídeo. Monitore temperaturas também.

Eu acho que não tem relação não, mas só podemos ser mais precisos se você nos apresentar essas medidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, você disse que se o barulho não for constante, não tem problemas.

Porém, o barulho é CONSTANTE enquanto os programas que já citei estiverem abertos. Ou seja, é constante?

Vou tentar trocar a placa de vídeo por outra e testar. Se o barulho e o problema continuar, o que terei que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o rapaz comentou antes, ainda em 2009 também acontece comigo.

Quando eu abro a WEBCAM no MSN ou no programa dela, o barulho também aparece!

Gostaria de saber se esse problema que parece estar relacionado com o ambiente gráfico do computador, pois o Chrome e Firefox utilizou a Placa de Vídeo para abrir os sites (aceleração gráfica) + o problema de abrir a Webcam (também é relacionado com o poder gráfico do computador) pode estar relacionado com o problema que também estou enfrentando, porém com menos frequencia.

Segue prints do problema que acontece AS VEZES, quando eu inicio o computador e fica assim. Tenho que reiniciar para voltar ao normal.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOp8UlEUXlaCk1t-amzxzlnO7VQcqqvvQKSr1jJxflF-RvysdR6Run_W7xbXIy_OJOKSs0QWiD4eQL1QtDwxOhgAm1T1ULXYZH7aNv7Ts3kdKM4Mv4dE17j_.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACev5nX5e19oiN04_leurd_r1YZsZ0_rbH9GfvHZwznCEqzaPPpKrn0b_Ssn2cHl9_SkwjEpPPEy7UhapzKVRJIAm1T1UK7nd4yTkzmnrcdQOUNyhKZaZT1Z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GuidoEx.

Abri o gabinete e liguei o computador com a tampa aberta. Analisei e busquei todos os capacitadores da placa-mãe e não achei nenhum estufado.

Abri os programas e tentei analisar de onde vinha o barulho. Descobri que o zumbido está vindo da FONTE, que é uma ICEAGE 500, super nova que comprei junto com o computador.

O que eu posso fazer? Trocar a fonte ou abrir e buscar um capacitador estufado?

Lembrando que eu sou meio leigo no assunto...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com mesmo problema só que é em uma ASUS M2N-E tipo faz um zumbido quanto estou com internet aberta e rolo o scroll do mouse, paginas do explorer, abri o gabinete e me parece que vem daquelas caixinhas pretas igual das fotos já postadas aqui, mas meu maior problema é que tenha tela azul direto tipo ja troquei memórias, fonte, hd, placa de video, atualizei drivers, desativei placa de som, pois quando da tela azul o som da uma travada antes mas não adiantou, ja desativei placa de rede mas tambem não adiantou a unica coisa que não troquei foi o processador um athlon 6000+ 125watts, o mais engraçado é que as telas sempre dão quando estou na internet vendo algum video e quando vejo videos com média player, o problema começou a ocorrer quando peguei a VGA do meu primo emprestada uma 9800GT minha fonte é uma Dr. Hank 400 watts reais que sempre rodou uma XFX 6800 XTREME tipo a placa do meu primo veio com defeito estava dando lag, então fiquei com ela uns dois meses mas dava para jogar de boa só as vezes dava artefatos mas foi nessa época que minha placa mãe começou a fazer esse zumbido e começou as telas azuis....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com mesmo problema só que é em uma ASUS M2N-E tipo faz um zumbido quanto estou com internet aberta e rolo o scroll do mouse, paginas do explorer, abri o gabinete e me parece que vem daquelas caixinhas pretas igual das fotos já postadas aqui, mas meu maior problema é que tenha tela azul direto tipo ja troquei memórias, fonte, hd, placa de video, atualizei drivers, desativei placa de som, pois quando da tela azul o som da uma travada antes mas não adiantou, ja desativei placa de rede mas tambem não adiantou a unica coisa que não troquei foi o processador um athlon 6000+ 125watts, o mais engraçado é que as telas sempre dão quando estou na internet vendo algum video e quando vejo videos com média player, o problema começou a ocorrer quando peguei a VGA do meu primo emprestada uma 9800GT minha fonte é uma Dr. Hank 400 watts reais que sempre rodou uma XFX 6800 XTREME tipo a placa do meu primo veio com defeito estava dando lag, então fiquei com ela uns dois meses mas dava para jogar de boa só as vezes dava artefatos mas foi nessa época que minha placa mãe começou a fazer esse zumbido e começou as telas azuis....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, desculpem a ausência prolongada.. Coisas de fim de semestre, falta pouco pra eu me formar, por isso não posso vacilar.. Vida pessoal à parte, vamos ao que interessa..

Não vai adiantar nada alterar BIOS, limpar as memórias com borracha, nada disso.

O que está vibrando é o indutor que está dentro da sua fonte ou em volta do processador. Pra quem nunca viu um indutor, ai está:

FIT80-2.jpg

É algo mais ou menos assim que está dentro da fonte de vocês.

Relaxem caras, esse fenômeno é normal. Acontece no meu PC, no PC dos dois brothers que moram aqui comigo.. Acontece no transformador do poste, no reator da lâmpada do quartos de vocês, enfim, em praticamente tudo que tem um indutor.

Alguma atitude excita o indutor na frequência de ressonância dele, como por exemplo o scroll do mouse ou abrir telas brancas. Cada caso é um caso, mas a ideia é sempre a mesma.

Caso esteja incomodando você, use uma braçadeira para prender o indutor junto à carcaça, fazendo uma espécie de mola. Isso vai mudar frequência de vibração e talvez fazer o fenômeno ficar menos usual.

Com relação ao capacitor, o barulho do capacitor estourado é um zumbido, "fiiiiiii". Ele é constante, não pára. O indutor é um barulho mais de vibração, um "péeeeeeeeeee" quase isso.. Entenderam? AHuahua..

O indutor uma hora pára de vibrar, o capacitor vazando faz barulho sempre.

CAPACITOR VAZANDO É BOM TROCAR!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Fala Rapaziada. Bom, está acontendo um problema similar comigo. Meu pc funciona normalmente, às vezes por mais de um dia ligado. Isso com aplicativos pesados (engines, conversores de video, games(Crysis, Bf3). Mas ele de vez em quando(Não tem uma frequência exata), fica com um zumbido vindo mais ou menos embaixo do cooler do processador. A intensidade do zumbido não é a mesma, quando aumenta o pc reinicia, por várias vezes aí vem aquela tela: "O pc não foi desligado..." até o zumbido parar e o pc normalizar. É um zumbido com barulho tipo curto circuito, elétrico(tztztzzzzz...)um chiado, algo torrando tipo assim...

PS: Já fiz vários testes de stress(aida, everest, pi com furmark e até OCCT), fora os games pesados que jogo durante horas, lógico, quando ele resolve funcionar sem o tal barulho e não reiniciar.

Não é a fonte(já tirei a mesma e coloquei fora do gabinete), memória, placa de vídeo(tirei e testei a onboard) nada disso.

Estou a 2 anos com esse pc assim. Tiveram vários intervalos sem aparecer o danado do barulho e sem reiniciar(7 meses, 2 meses, 3 meses...).

O GuidoEx sugeriu colocar o fundo da caneta nos quadradinhos pra testar, o zumbido vem justamente de baixo do cooler do processador:( Como posso fazer GuidoEx? Uma luz ae gente por favor... Se quiserem mais detalhes, só pedir. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phantoo, pode ficar tranquilo cara. O zumbido vem dos reguladores de tensão do seu processador. Isso não vai danificar o seu equipamento.

Se fosse fora, você poderia colocar uma cola quente em cima só pra amenizar o barulho, mas eu não aconselharia você a colocar cola quente muito perto do seu processador, devido às temperaturas locais.

O meu PC aqui também faz esse barulhinho às vezes.. Fica tranquilo cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GuidoEx, muito obrigado pela resposta em tempo hábil. Seguinte, se estivesse só com o zumbido, aceitaria sua sugestão ficando tranquilo, mas acontece que quando o zumbido fica intenso o pc reinicia. Ele fica reiniciando várias vezes cara...:mad: aí depois o zumbido vai diminuindo e encerra os reboots.

PS: Minha placa mãe tem um sistema que desliga a micro se não estiver com o cooler conectado, fiz o seguinte: deixei o cooler com o plug conectado mas não em cima da cpu e liguei o pc. O SO inicializou, abri o AIDA para monitorar as temperaturas, aí fiquei colocando e tirando o cooler(pra não superaquecer), não consegui identificar de onde vem o zumbido... não tem capacitores estufados, pressionei os quadradinhos não parou nem diminuiu o barulho, nada...

1.Esses reboots sucessivos podem danificar algo no meu Pc?(Está assim há mais de 1 ano com intervalos de bonança como já relatei)

2.Você acha que se eu trocar a Mobo, resolvo esse problema?

:confused:

Minha config é essa:

Hp Slimline 5120br

Mobo MSI (MS 7525 Boston)

Core2Duo E7300

4GB DDr2 800

Radeon HD5570 His

Fonte 220w reais (da HP)

Caso você não saiba, meu pc só aceita fontes mini ATX, placas de video low profile e Placas mãe Micro Atx. Estou de olho numa placa mãe aqui na minha cidade [Asus P5kplam-se(R$ 170,00)], mas gastar isso e depois acontecer a mesma coisa:(...

3. Existe a possibilidade de ser da fonte(sendo que o barulho não vem dela), mas digo algum fio, plug, sei lá...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...