Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RS485 entre dois PIC's (half-duplex) - dúvida no meu circuito

maskador

Posts recomendados

Olá.

Vou fazer uma prática sobre RS485 onde tenho que comunicar dois pics 16F628A em half-duplex usando 485 (usarei o CI MAX485 para isso), sendo um dos pics o mestre e o outro o escravo.

CIRCUITO QUE VOU MONTAR:

485ua9.png

Há um pino do pic que irá controlar o sentido dos dados no transceiver MAX485.

A dúvida é a seguinte: ainda não montei o circuito, mas venho aqui perguntar se a parte 485 está correta, digo em relação ao resistor de 120 ohms, pois vi uns esquemas 485 onde há mais dois resistores além desse de 120 ohms (de 560 ohms se não me engano).

E também não entendi como estas resistências de terminação "impedem a reflexão do sinal", não consegui uma explicação para isso.

Alguém poderia ajudar?

Há alguem material bem completo sobre 485 em portugues?

Obrigado!

EDIT: O professor trará um cabo longo de par trançado específico para 485 e então poderei testar a comunicação entre os pic para longas distâncias.

ninguém? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão da reflexão você vai encontrar em livros de eletromagnetismo, a questão é de casamento de impedântia.

Hmmmm valeu

Mas olha olha só, eu estava olhando uns circuitos parecidos com o que eu fiz, onde eles usam um resistor de pull-up e outro de pull-down no mestre, você sabe para que server estes resistores?

no circuito que eu vi estava assim:

+5V

|

|

/

\ <---resistor de pull-up

/

\

|

|

/

\ <---resistor de 120 ohms

/

\

|

|

/

\ <---resistor de pull-down

/

\

|

|

GND

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!