Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux Fenix Revolution (como remover ou fazer o dual-boot??)


rc.maccord

Posts recomendados

Opa, pessoal espero que vocês possam me ajudar. É a primeira vez qu estou postando aqui, e só eestou fazendo porque já tentei de tudo para resolver o meu problema e não consigo (inclusive já segui várias dicas aqui do fórum mesmo).

Como muitos, comprei um desses "computadores do povo" (só que na verdade comprei 2), e só o fiz porque estava muito barato e porque não é para mim, é para minhas irmãs.

Detalhes técnicos: Celeron D420 1.6 Ghz, 1 Gb DDR2, 80 Gb de HD (Sata)

Pois bem, ai começa o meu problema, como é para minhas irmãs e eu queria que elas aprendessem a usar o Linux, achei ótima a ideia de usar um Dual boot, mas esse Linux Fenix Revolution eu achei muito ruim, e queria colocar o Ubuntu ou pelo menos o Kurumin.

Seguindo o conselho de um tópico no forum, eu achei melhor eu formatar toda a máquina, retirando o Fenix, e instalar o Windows, criando as partições necessárias, após eu apenas teria que instalar o Ubuntu ou o Kurumin. Fiz isso porque em vários tópicos já me disseram q para dar o Dual boot, o ideal é instalar primeiro o Windows e depois o Linux.

Então seguindo esse conselho, eu dei o boot pelo CD do Windows e deletei as partições, criei uma nova e mandei formatar em NTFS, instalando o Windows logo em seguida. Fiz tudo isso, mas durante o processo de instalação do Windows, ele trava bem no começo, dizendo que não é possível copiar alguns arquivos .DLL. Eu fico mandando repetir, e alguns ele até consegue copiar, mas chega em um momento q ele não copia mais nada, e são vários .DLL que dão problema (eu sei porque apertei Ignorar em alguns, e vi que o erro dava em mais de 15 DLL, quando chegou nesse ponto, eu apenas cancelei a instalação).

O CD do Windows que eu estou usando, é uma cópia do Windows XP com o SP3 que baixei em um blog, onde o CD era uma cópia de um original e sem modificações.

http://www.softfacil.net/2008/05/windows-xp-sp3-oficial-integrada-sem.html

Imaginei que fosse um problema no CD, então eu comprei 2 CD's virgens e fiz uma cópia e tentei de novo, quando deu erro, eu fiz uma outra cópia no outro CD e tentei novamente, mas continua dando erro. Nisso imagino que não seja problema do CD, e sim de configuração do boot ou seja lá o que for, pois não entendo muito dessa parte. Esse mesmo CD (o primeiro) eu havia usado para instalar o Windows em uma máquina que eu comprei a 1 mês atrás, o que elimina a possibilidade de a imagem que eu baixei do blog, ter vindo com erro.

Depois de todo esse problema, eu não consigo instalar mais nenhum outro SO no PC, já tentei instalar e iniciar o computador pelo CD que veio do Fenix e também por um CD que eu tenho do Kurumin e do Ubuntu (Hardy Heron). Não consigo instalar nenhum deles, ela para no começo ou na metade e simplesmente para de processar. Eu não entendo quase nada de Linux, mas deu para ver que ele dá diversos erros durante a instalação.

Depois disso tudo, eu ainda tentei fazer o Memtest do Ubuntu, que normalmente ajuda a resolver esses problemas, mas não deu em nada. Tentei também refazer a instalação do Windows, mas sem sucesso, e ainda resolvi tentar usar o comando de Reparação do Windows, entrando pelo DOS e mandando dar o CHKDSK, assim como BOOTCFG /LST e /REBUILD. Como também não deu certo, deu a entender que era um problema de total desconfiguração do boot, que não aceitava o Windows e depois de tantos problemas, passou a não aceitar o Linux também.

Por último eu resolvi tentar a última carta, que era dar o velho FORMAT C: pelo DOS, porque pelo que me disseram, isso deveria resetar por completo o HD, mas isso também não deu certo.

Eu até tinha mais uma opção que me disseram em um fórum, que era abrir a CPU e retirar e recolocar o Jumper do HD (mas pelo que sei, HD Sata não tem jumper, pelo menos o da máquina qeu eu comprei a 1 mês atrás não tinha), mas não cheguei a fazer isso, porque se não eu iria perder a garantia. Portanto o PC está na assistência técnica nesse momento, mas o problema é que eles só cobrem a parte de Hardware, e não de Software, portanto se não for alguma problema dos componentes, eles vão me cobrar uma nota para resolver o problema, caso eu queira que eles o façam.

Com o pacote não veio o CD de Recuperação do Sistema, como estava escrito no manual que viria, e portanto eu não sei mais o que fazer, e eu não estava afim de pagar 80 reais para um cara resolver um problema que não parece ser tão complicado.

Se alguém tiver alguma ideia do que eu posso fazer, por favor me ajude. Não sei mais o que fazer.

E se possível me ajudem a instalar direto o Dual boot do Windows com o Ubuntu ou o Kurumin, porque eu meio que criei raiva já desse Fenix.

Obrigado pela atenção, estarei esperando alguma ajuda.

Ricardo MacCord

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, gostaria de perguntar outra coisa relacionada. Além desse eu comprei um segundo computador igualzinho (como dito acima), mas nesse eu não fiz nada ainda. Ele está funcionando direitinho, e no próprio SO do Fenix, vem um manual dizendo como instalar para dar o Dual-boot do Windows com o Fenix, o manual é bem explicado e vem dizendo o passo-a-passo direitinho, inclusive eu achei a mesma cópia desse manual no fórum oficial do Fenix. Como visto no link abaixo.

http://200.250.222.91/forum/viewtopic.php?t=2&start=0

Eu fui tentar seguir esse passo-a-passo para não fazer besteira, que nem eu fiz no outro, mas quando chega no passo 11, ele diz para eu ir no Linux mesmo em: Iniciar >> Programas >> Acessórios >> Ferramentas do Sistema >> Instalar Windows.

Mas o grande problema é que esse botão não existe, já procurei o sistema inteiro atrás dessa opção, mas ela simplesmente não existe. Tiveram até algumas pessoas com o mesmo problema que eu, e fizeram essa pergunta lá, mas o suporte simplesmente não respondeu (as perguntas foram feitas em Out do 2007).

Eu até dei o boot pelo CD do Windows para tentar instalar ele em um espaço não particionado. O HD estava particionado em 3 partes (1 de 8 Mb, outra de 270 Mb e outra de 15 GB, que é aonde está o Linux), e restava 60~63 GB de espaço não particionado, que eu suponho que seria o espaço do Windows. Mas eu não consigo criar e nem mandar instalar o Windows direto nessa partição.

Nesse caso eu resolvi não tentar fazer mais nada, antes que eu fizesse ***** de novo, e por isso que estou aqui perguntando a vocês, para ver se alguém pode me ajudar.

Aliaís se alguém souber como eu removo essa praga do meu PC para colocar um dual boot do Windows com o Ubuntu ou o Kurumin, eu já agradeço. Mas se possível, eu gostaria de primeiro instalar o Windows em dual boot com o Fenix, e depois remover o Fenix e colocar outro Linux.

Comigo eu tenho os CDs do Kurumin, Ubuntu Hardy Heron, Windows XP SP3 32 Bits e Windows XP SP2 64 Bits.

Se algúem puder ajudar, eu já agradeço.

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O problema deve estar no hd, como na grande maioria desses pcs baratinhos que vendem por aí.

você terá que saber qual é a marca e o modelo do seu Hd, ir no site do fabricante e baixar o driver para ele (pois é, comecei tendo este problema em Laptops) referente ao seu sistema operacional (xp ou vista) e depois tentar instalar o Linux.

Tive vários problemas com o Fenix (maioria relacionado a net) mas hj eu uso o Ubuntu e vejo que é um SO estável e bom. Só não possui muita beleza.

Enfim, eu tive este tipo de problema, espero que consiga resolver. Tb sou novato no mundo do Linux, mas vou tentando aprender.

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, só para avisar, eu já consegui resolver o problema. Depois de levar na assistência técnica duas vezes, eles finalmente conseguiram ver q era um problema de hardware. A memória era incompatível com a placa mãe, e por isso quando eu tentei formatar direto, deu todo esse problema.

Peguei o PC esses dias, e com a memória correta eu apenas formatei direto pelo CD do windows e o resto foi tranquilo. Já está instalado o dual boot do windows com o ubuntu.

Obrigado aos que tentaram ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Tente formatar o hd usando o Paragon Partition Manager. Acho que o gerenciador de partições que vem no disco de instalação do Windows não apaga direito todas as partições Linux, o que vem ocasionar problemas posteriores. Instale o programa no Windows e faça um CD de recuperação. Dê o boot por este cd e veja como estão as suas partições. Delete tudo e crie uma nova partição NTFS. Para instalar o Windows num HD Sata, tem que ser no mínimo o Windows XP Profissional SP2. Senão veja o Tópico referente a Windows em HD SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Caro colega VagDatta,

um amigo comprou um notebook com o sitema Fenix -linux instalado, quer remover e instalar o XP pois, para instalar o XP ou dar dualboot tem que entrar em ferramenta de sistema e após em Instalar Windows só q não existe isso no Fenix. Já tentamos instalar o XP porém não é reconhecido o HD. Peço a gentileza de possa nos ajudar ?

notebook Intelbras

Dual core T2390 - 1,86Ghz

2 giga de memoria

HD Samsung HM251JI - sata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...