Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
clapinto1968

E8400 ou Q6600: Qual melhor para editar em FULL HD ?

Recommended Posts

Amigos,

Estou cogitando montar uma configuração visando num futuro próximo adquirir uma HC9 e fazer edições de vídeo em FULL HD. Primeiro, estou me centrando na definição do processador e da placa-mãe.

Em relação ao processador, encontrei as seguintes opções:

Core 2 Duo E8400

Core 2 Duo E8200

Core 2 Quad Q6600

O E8400 é um dos top dentro da sua categoria, com freqüência de 3.0 Ghz. Já o E8200 vem logo após sendo praticamente uma cópia do E8400 mas apenas com uma freqüência um pouco inferior: 2.4 Ghz, que é compensada por um preço um pouco melhor. Por fim o QUAD Q6600 tem o mesmo preço do E8400, mas vem com o dobro de núcleos.

Pergunto: Qual a melhor opção entre o E8400 e o Q6600 ? Teoricamente, QUAD deveriam seriam superiores aos DUOs por ter o dobro do núcleo. Mas o preço sugere que apresentam desempenhos semelhantes. Por outro lado, já me disseram que a maioria dos programas não foram feitos para aproveitar o benefício dos 4 núcleos, ficando assim com núcleos sub-utilizados e com desempenho inferior aos DUOs, pois parece que ao dividir seu poder de processamento por 4, os núcleos que realmente são usados acabam tendo desempenho inferior ao de um DUO. Há ainda a opção da E8200 que me parece ter um custo beneficio melhor, caso ela mantenha um ótimo poder de processamento para editar vídeos em alta definição.

Em relação a placa-mãe alguém saberia indicar uma placa mãe da INTEL (eu só compro INTEL pela garantia de 3 anos) que tenha suporte para que eu faça dual channel com 2 memórias de 2 Gb numa FSB de 1333, e ainda tenha conexão eSATA? Não precisa ter RAID que só encarece e eu não uso. Se tiver firewire melhor, se não tiver, eu compro uma placa PCI com conector firewire. Alguma boa indicação com esse perfil?

A propósito esse tipo de configuração é suficiente pra editar FULL HD sem problemas? E a placa de vídeo que costuma vir on-board nas placas da INTEL é suficiente para editar em alta definição?

[]s

Claudio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou cogitando montar uma configuração visando num futuro próximo adquirir uma HC9 e fazer edições de vídeo em FULL HD. Primeiro, estou me centrando na definição do processador e da placa-mãe.
Não precisa ter RAID que só encarece e eu não uso.
O que é "FULL HD"?

Se é vídeo HD 1080 inicialmente sem compressão você deveria estar perguntando sobre tamanho e velocidade dos HDs e sobre RAID...

Quanto à CPU, procure na internet por testes de CPUs dual e quad-cores com os programas que você vai usar para editar vídeo. Provalvemente o Quad será melhor.

[]'s

DT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×