Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de dissipador da placa mãe...


Fenril

Posts recomendados

Boa tarde, amigos. Estou com um problema. Hoje, ao abrir o meu computador para limpá-lo, percebi que o dissipador de calor que fica preso diretamente na placa mãe caiu. Ele era preso por dois anéis de metal, onde se encaixavam as extremidades de uma alavanca que ficava no centro do dissipador, e o dissipador simplesmente despencou.

Há algum problema nisso? Por hora, não notei nenhuma alteração na temperatura do sistema e do processador... continuam em 33º, 34º. Devo colar o dissipador com alguma coisa novamente, ou tudo bem?

Meu computador só tem um cooler enorme em cima do processador, que conta com a ajuda do da fonte de alimentação.

Meu computador irá sofrer algum revés, ou irá parar de funcionar por causa da queda desse dissipador?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, essas coisas não deveriam simplesmente cair, é bom ver o que levou a queda.

Limpe bem o dissipador e o chipset, reinstale com pasta térmica e faça alguns testes de estavabilidade, se passar é só usar sem preocupação.

Então... eu também não entendo como foi cair... embora eu tenha esse pc há 5 anos, então, pode ter sido o tempo excessivo, o calor que fazia antes, dentro da antiga torre, que era pequenininha, etc. Por enquanto, tudo está normal. O dissipador está na minha frente, porque eu não tenho pasta térmica, nem uma argolinha sobressalente que possa ser colocada no lugar da que caiu (porque tudo parecia chumbado à placa mãe, mas abri de novo e reparei que falta uma argolinha). Eu não sei quando o dissipador caiu... ou se descolou, sei lá. Pode ter caído há dias... a última vez que limpei a torre foi há quase 2 meses atrás. Nada deu errado até agora.

Sem uma segunda argolinha que eu possa chumbar de alguma forma, não vou conseguir recolocar o dissipador... minha placa mãe é uma pc chips fsb 533... uma vermelha... ;/

A temperatura permanece entre 32/33º, e quando abro algum jogo que requer o trabalho da placa de vídeo, vai pra 36º, 37º. o.o De dia, agora, que tá calor, né... moro em sampa, 30º aqui, meu quarto tá um forno.

Será que é bom eu já ir juntando grana e me despedir desse daqui? ;/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tirei uma foto do manual da placa mãe, para poder mostrar a vocês aonde exatamente ficava esse dissipador...

http://i83.photobucket.com/albums/j303/flamehare/barato.jpg

Poderiam me dizer se a ausência do dissipador é perigosa, através de uma análise da foto? Eu quase não tenho dinheiro para comprar outro pc, porque o orçamento aqui em casa é muito apertado... então... acho que se esse se for, vou ter que ficar uns bons anos sem... ;/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você deve saber o dissipador serve para absorver o calor e com a ajuda da ventoinha para refrigerar o dissipador, então é melhor usar o dissipador pois se queimar o processador o prejuízo vai ser maior. Só achei estranho o motivo do dissipador se soltar.

O dissipador que caiu aparentemente foi o da northbridge e não o do processador. O que pode acontecer é queimar o chipset, mas se tiver muito bem ventilado o gabinete(como parece ser o caso por não alterar a temperatura) o dissipador pode ser dispensavel, mesmo não sendo recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... agora, depois de ficar mais de 5 horas dentro de um jogo, com alguns amigos, a cpu está acusando 37º/38º, e, incrivelmente, o sistema, 30º, 31º.

Sei que a cpu esquenta mesmo, e o calor da placa de vídeo ajuda a deixar a torre um forno, quando me conecto em algum jogo, mas... devo me preocupar quando o sistema e o processador começarem a atingir que temperaturas (que possam prejudicar a northbridge)?

Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... agora, depois de ficar mais de 5 horas dentro de um jogo, com alguns amigos, a cpu está acusando 37º/38º, e, incrivelmente, o sistema, 30º, 31º.

Sei que a cpu esquenta mesmo, e o calor da placa de vídeo ajuda a deixar a torre um forno, quando me conecto em algum jogo, mas... devo me preocupar quando o sistema e o processador começarem a atingir que temperaturas (que possam prejudicar a northbridge)?

Obrigado novamente.

nem gato nem lebre amigo! teu processador pode ficar em 30° mas teu northbridge tar fritando ovo; faz assim oh, deixa o pc ligado umas meia hr e mete o dedo no chip do north só pra ver c ele ta quente:devil::devil::devil: .

cara faz uma gambiarra ai e poe esse dissipador de volta no lugar "de preferência com materiais não metalicos ^^ c tu não tem pasta termica ai compra um tubim em alguma eletronica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem gato nem lebre amigo! teu processador pode ficar em 30° mas teu northbridge tar fritando ovo; faz assim oh, deixa o pc ligado umas meia hr e mete o dedo no chip do north só pra ver c ele ta quente:devil::devil::devil: .

cara faz uma gambiarra ai e poe esse dissipador de volta no lugar "de preferência com materiais não metalicos ^^ c tu não tem pasta termica ai compra um tubim em alguma eletronica.

Cara, a "sistema" que ele citou que tava a 30°C é a NB...

Mas eu tb recomendo o teste do dedo, caso o sensor teja com defeito, ela n pode ficar muito quente n...

E tenta colocar de novo o dissipador, usa adesivo térmico, deve servir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas antes, com dissipador, as temperaturas eram as mesmas.

É isso o que eu não estou conseguindo entender. Antigamente, o sistema chegava a uns 36º... o processador, 39º, 40º... em dia de muito calor, 42º/43º.

Eu tenho uma tabelinha aqui, e vi que meu processador, pentium 4 1.7Ghz, atura até 90º, se não me engano. Portanto, não estou preocupado com o processador se ele nem chega a 40º mais (exceto no verão).

Agora, quanto ao sistema... li por aqui mesmo, nesse fórum, alguém falando que o sistema estava acusando uma temperatura muito alta, e que agora, está boa, em torno de 27, 28º. Diferença de 2-3 graus para meu sistema. Seres humanos toleram até 40º, sem começar a definhar. É de se esperar que um pc tolere mais do que isso, já que é algo que utiliza eletricidade, que, por sua vez, aquece muito, e não é um ser vivo.

E quanto ao teste do dedo... mesmo que eu desconecte todos os cabos da parte traseira do computador, não corro risco de tomar alguns choques, ou de queimar o chipset com eletricidade estática?

De qualquer forma... tudo aqui continua funcionando perfeitamente bem. Se o sistema estivesse sobrecarregado de calor, o computador não deveria apresentar alguma característica estranha? Desligamentos repentinos, etc?

Há algum software de confiança, avulso à BIOS, que eu possa usar para detectar a temperatura do sistema e a do processador? Assim, posso fazer uma comparação entre as temperaturas mostradas na Bios e no software independente.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

era uma brincadeira cara c você meter o dedo lá no chip do nort vai queimar o dedo com certeza, cara programas de temperatura não medem a temperatura do northbridge "bom pelo menos não que eu conheça" o north pode estar a 150° saindo fumaça que teu processador vai estar la sussegado com seus 30° entendeu agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, nesse caso, a temperatura do sistema, que pode ser checada na Bios, apresentaria alterações gigantescas, não? Acho pouco provável que esse medidor da bios esteja com defeito, ou não seja confiável... o que leva muitos técnicos em informática a crer que as temperaturas mostradas no setup da Bios não são "verdadeiras"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...