Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
stephanokoppe

será que RAID0 me ferrou? :S

Recommended Posts

olá pessoal do Clube do Hardware

essa é meio inedita pra mim:

em 2007/1 eu comprei um micro novo. com uma mb asus m2n-e e 2x hds de 80gb sata2 da samsung. resolvi com os hds fazer raid0 pra particao do sistema / programas / jogos. ficow show de bola, usei durante um tempao sem grandes problemas, e com melhora visivel sobre usar hd ide (cheguei a testar o mesmo SO nesse micro novo com um ide 120gb. ficou nojento ;))

num belo dia, liguei o micro e usei ele um pouco. do nada ele travou e depois n quis ligar mais. já acostumado com esse tipo de coisa, já q fazia tempo q tava tudo estão bom, chequei tudo, fiz todos os diabos de testes possiveis e isolei o problema na mb. inclusive troca de bios (fisica). nda nda. troquei de placa-mãe e peguei uma m3a. micro de volta a ativa.

daih q veio a morta: como a controladora sata dessa placa-mãe vai ler o q a m2n-e determinou? claro q ela neim deu por conta dos hds na bios. perguntei pra um amigo meu se refazer a MBR pelo utilitario sata da bios faria com q eu perdesse os dados, e ele disse q nao. tomei coragem e refiz a MBR e tanto o utilitario quanto a bios acham os hds e consideram os mesmos como RAID0 e tudo mais. só que o windows (xp sp2) diz que o espaco de 160GB nao está formatado. no momento estou usando aquele nojento hd de 120ide no mesmo micro com a m3a. hds estão ligados aqui, mas neim sinal deles no explorer. só no utilitario do windows para gerenciamento de discos. e na bios, claro.

as minhas duvidas sao:

- meu amigo viajou? e eu me ferrei? :confused:

- só vou conseguir ter acesso aos dados do RAID0 se eu achar uma mb com a mesma controladora SATA?

- se nao é nenhuma das 2 alternativas acima citadas, o que eu faco para q o windows reconheca corretamente o meu RAID0 como antes, e usando a M3A?

obrigado deste então pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isso parece ser com relação a drivers do arranjo RAID. no site da placa mãe deve ter os drivers da controladora RAID q você precisa insalar pra o sistema operacional reconhecer o arranjo. qual era exatamente a controladora RAID da placa mãe aniga? e qual é a controladora RAID da placa nova?

eu passei por uma curiosidade parecida. Eu possuo uma placa mãe da ASUS modelo P5B Plus Vista Ed. q tem controladora RAID da Intel, ICH8R . Eu passei o arranjo pra outra placa, uma P5E, q tem controladora RAID ICH9R e o arranjo foi reconhecido pela placa mãe e pelo Windows normalmente. Isso aconteceu porque a Intel desenvolveu drivers unificados pra todas as suas controladoras RAID mais novas, então um pacote de drivers q instala uma controladora X, tambem pode ser usado pra instalar e usar uma controladora Y e aí assim que eu troquei de placa mãe, o Windows iniciou normalmente em modo segurança, carregou os drivers novamente e pediu pra reiniciar pra tudo voltar ao normal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu não me engano, no momento em que você refaz a MBR, os arquivos gravados no Disco Magnético em sí continuam intactos, mas o HD perde a tabela de arquivos e assim o Windows reconhece ele como um HD vazio ou não formatado.

Acredito que você talvez consiga recuperar os seus arquivos usando algum desses programas que fazem o un-delete, que no caso recuperam arquivos que foram deletados da MBR.

Uma vez um HD meu aqui fez algo parecido, perdeu a tabela de arquivos de uma das partições (justo a que guardava arquivos) e o Windows reconhecia ele como "HD não formatado". Formatei ele usando a formatação rápida (que só zera a MBR) e usei um tal de Easy Recovery. Conseguí recuperar aproximadamente 80% dos arquivos daquela partição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu prefiro pensar em incompatibilidade entre o q uma controladora determinou (no caso a m2n-e) e a m3a

qual outra placa da asus tem a mesma controladora sata da m2n-e seria um teste legal de se fazer. problema é algum amigo q tenha isso :S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×