Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
stephanokoppe

será que RAID0 me ferrou? :S

Recommended Posts

olá pessoal do Clube do Hardware

essa é meio inedita pra mim:

em 2007/1 eu comprei um micro novo. com uma mb asus m2n-e e 2x hds de 80gb sata2 da samsung. resolvi com os hds fazer raid0 pra particao do sistema / programas / jogos. ficow show de bola, usei durante um tempao sem grandes problemas, e com melhora visivel sobre usar hd ide (cheguei a testar o mesmo SO nesse micro novo com um ide 120gb. ficou nojento ;))

num belo dia, liguei o micro e usei ele um pouco. do nada ele travou e depois n quis ligar mais. já acostumado com esse tipo de coisa, já q fazia tempo q tava tudo estão bom, chequei tudo, fiz todos os diabos de testes possiveis e isolei o problema na mb. inclusive troca de bios (fisica). nda nda. troquei de placa-mãe e peguei uma m3a. micro de volta a ativa.

daih q veio a morta: como a controladora sata dessa placa-mãe vai ler o q a m2n-e determinou? claro q ela neim deu por conta dos hds na bios. perguntei pra um amigo meu se refazer a MBR pelo utilitario sata da bios faria com q eu perdesse os dados, e ele disse q nao. tomei coragem e refiz a MBR e tanto o utilitario quanto a bios acham os hds e consideram os mesmos como RAID0 e tudo mais. só que o windows (xp sp2) diz que o espaco de 160GB nao está formatado. no momento estou usando aquele nojento hd de 120ide no mesmo micro com a m3a. hds estão ligados aqui, mas neim sinal deles no explorer. só no utilitario do windows para gerenciamento de discos. e na bios, claro.

as minhas duvidas sao:

- meu amigo viajou? e eu me ferrei? :confused:

- só vou conseguir ter acesso aos dados do RAID0 se eu achar uma mb com a mesma controladora SATA?

- se nao é nenhuma das 2 alternativas acima citadas, o que eu faco para q o windows reconheca corretamente o meu RAID0 como antes, e usando a M3A?

obrigado deste então pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isso parece ser com relação a drivers do arranjo RAID. no site da placa mãe deve ter os drivers da controladora RAID q você precisa insalar pra o sistema operacional reconhecer o arranjo. qual era exatamente a controladora RAID da placa mãe aniga? e qual é a controladora RAID da placa nova?

eu passei por uma curiosidade parecida. Eu possuo uma placa mãe da ASUS modelo P5B Plus Vista Ed. q tem controladora RAID da Intel, ICH8R . Eu passei o arranjo pra outra placa, uma P5E, q tem controladora RAID ICH9R e o arranjo foi reconhecido pela placa mãe e pelo Windows normalmente. Isso aconteceu porque a Intel desenvolveu drivers unificados pra todas as suas controladoras RAID mais novas, então um pacote de drivers q instala uma controladora X, tambem pode ser usado pra instalar e usar uma controladora Y e aí assim que eu troquei de placa mãe, o Windows iniciou normalmente em modo segurança, carregou os drivers novamente e pediu pra reiniciar pra tudo voltar ao normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu não me engano, no momento em que você refaz a MBR, os arquivos gravados no Disco Magnético em sí continuam intactos, mas o HD perde a tabela de arquivos e assim o Windows reconhece ele como um HD vazio ou não formatado.

Acredito que você talvez consiga recuperar os seus arquivos usando algum desses programas que fazem o un-delete, que no caso recuperam arquivos que foram deletados da MBR.

Uma vez um HD meu aqui fez algo parecido, perdeu a tabela de arquivos de uma das partições (justo a que guardava arquivos) e o Windows reconhecia ele como "HD não formatado". Formatei ele usando a formatação rápida (que só zera a MBR) e usei um tal de Easy Recovery. Conseguí recuperar aproximadamente 80% dos arquivos daquela partição.

Compartilhar este post

Link para o post

eu prefiro pensar em incompatibilidade entre o q uma controladora determinou (no caso a m2n-e) e a m3a

qual outra placa da asus tem a mesma controladora sata da m2n-e seria um teste legal de se fazer. problema é algum amigo q tenha isso :S

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais