Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Divisor de memória, clock de memória e processador, como tudo funciona?


Raimar Lunardi

Posts recomendados

Sei que essa dúvida é meio boba:

Sei que antigamente funcionava assim:

se a memo era 100 e o FSB 133, o proc funcionava a 100, certo? (ou não funcionava)

se a memo era 133, e o FSB era 100, a memo funcionava a 100. (esse é certo)

Mas e hoje?

Se o barramento de um processador AMD é 200(400Mhz DDR), por que as memos DDR2 são 400(800DDR)? Qual o gnaho em relação ás 533 se o processador não chega a 400?

Ou eu não entendi as novas tecnologias, ou ta tudo muito errado. (No caso, mesmo sendo Memos 533, 667 e 800, todas estariam limitadas a 400 certo?)

alguém pode esclarecer por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a Velocidade que é considerada 333 / 400/533 / 667 / 800 etc...

e a velocidade da memoria vezes a quantidade de bits que ela passa por vez.

ExempLO: Memoria DDR2 800 = Passa 4 bits por vez a velocidade de 200MHz.

4 x 200 = 800

O barramento de memoria ( nas maquinas Intel), é ligado com chipset e não com processador. Podendo a memoria ser acessada pelo processador, placa de video onboard ou ate mesmo offboard(turbo cache e hypermemory), caches, etc. Por isso é interessante que a memoria seja mais rapida.

Exemplo: Processador Core duo E8400 com barramento 1333

Caso voce tenha um processador que o barramento(comunicacao entre processador e chipset) seja de 1333, voce pode usar uma placa-mãe c/ DUAL CHANNEL , usando 2 pentes de memoria de 800 , resultando assim, em um barramento 1600. Ou seja a memorias, teriam velocidade maior que o barramento do processador, mais assim permite que deixe uma banda (velocidade) para que outros dispositovos acessem a memoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... c/ DUAL CHANNEL , usando 2 pentes de memoria de 800 , resultando assim, em um barramento 1600. ...

não é assim, não

2 de 800 é 800Mhz, só que a 128bits e não a 64b como single, isso ajuda o amigo acima?

é o que eu queria saber, se a frequencia com que o processador comunica com a ram é 200 (400DDR até onde sei) qual a diferença de ter 533, 667, 800, 1000, o que for... ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

$>processador comunica com a ram é 200 (400DDR até onde sei) qual a diferença de ter 533, 667, 800, 1000, o que for... ???

Amigo na plataforma amd64 não existe FSB, existe o hyper transporte, que se comunica com o chipset, já a comunicação com a memória é outro barramento (lembra alguns artigos, uns tempos atrás que, o atlhons 64 tem dois barramentos, um com o chipset e outro com a memória) esse 200 que você se refere é o clock base que dele temos o clock interno não tem nada a ver com 400DDR com FSB e memória, digamos que os atlhons64 tem um clock interno com a memória, TEORICAMENTE o processador vai se comunicar com a RAM na velocidade que ela for, seja 400; 533; 667; 800...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então o "fsb" da memória em procs AMD são reais? se for memo 533 o barramento será 533, e se for 800 será 800 mesmo?

("fsb") comunicaçao com a memória é isso ai

Os intel ainda tem o FSB, por isso que são ridiculamente altos? 1066, 1333?? no caso vale a regra do menor?

por enquanto usa FSB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas pra ser mais rápido só pela latencia, teria que ser a metade, ou quase, comparando uma de 5-5-5-15 800 e uma 3-3-3-10 667, ainda assim acho que a 800 fica melhor (ainda mais se fizer over, que na 667 iria ter que abaixar pra 533 muito antes que a 800 pra 667 e talvez aumentar a latencia.)

eu fiz o meu over e baixei a latencia das minhas memos, coisa que acho difícil se fosse 667

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais ai depende da latencia da memoria, 667 se tiver latencia bem menor que a 800 para os amds pode ser melhor

Negativo,

4-4-4-12 para por exemplo 5-5-5-15 que é a maioria das memórias, não tem muita diferença, a diferença maior é o clock da memória, 667Mhz para 800Mhz são 133Mhz a mais no clock, e isso ajuda e muito no desempenho.

Geralmente essas memórias que são 5-5-5-15 podem trabalhar normalmente a 4-5-5-12 ou 4-5-5-8 ou até 4-4-4-8, isso tudo depende de cada chip que cada memória usa.

Mais nunca se baseiem pela latência de memória, a diferença em $$ é enorme, não compensa gastar dinheiro por em uma memória só porque a latência dela é menor.

valeu, a minha maior dúvida foi sanada.

Conclusão de que RAM mais rápida = mais desempenho (ao contrário do que pregam que não precisa mais do que 667) E uns dizendo que eu botei fora R$5 a mais por memo por serem 800.

Quanto mais clock melhor, os processadores atuais estão pedindo no mínimo 1066Mhz de clock de memória, ou seja, se você for comprar uma memória de baixo custo, compre uma Kingston, corsair value de 800Mhz, está muito barata, mais procure pentes de 2GB, agora se tiver uns 300 reais sobrando existem 2x2GB Gskill 1066Mhz que são excelentes memórias para usar em um kit atualmente, As DDR3 estão caras, é uma pena, mais se não tiver dinheiro eu recomendo o que eu disse.

então o "fsb" da memória em procs AMD são reais? se for memo 533 o barramento será 533, e se for 800 será 800 mesmo?

Os intel ainda tem o FSB, por isso que são ridiculamente altos? 1066, 1333?? no caso vale a regra do menor?

Totalmente errado, leia o link abaixo que você vai entender mais ou menos como funciona, porque certo processador de altíssimo clock reconhece a memória de 1066Mhz como 800 ou 900Mhz, isso é chamado divisores de memória.

Divisor de memória, como vai ficar o clock de memória? é igual do processador? Leia aqui e entenda como funciona.

mas pra ser mais rápido só pela latencia, teria que ser a metade, ou quase, comparando uma de 5-5-5-15 800 e uma 3-3-3-10 667, ainda assim acho que a 800 fica melhor.

Até aqui correto.

(ainda mais se fizer over, que na 667 iria ter que abaixar pra 533 muito antes que a 800 pra 667 e talvez aumentar a latencia.)

eu fiz o meu over e baixei a latencia das minhas memos, coisa que acho difícil se fosse 667

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Porquê baixar o clock da memória no overclock?"

bom, eu nuca vi memo 667 ficar a 800Mhz, mas já vi memo 800 chegarem a 1000Mhz, por isso do "abaixar antes", no caso para ter um divisor maior. Quando a memo chega num limite, as vezes o rpoc ainda pode ir mais (o meu chega a 3.2Ghz, mas só se eu colocar a memo como 667 pra aumentar o divisor (de 7 vai pra 8) e a 3200Mhz a memo vai ficar 800DDR2.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Porquê baixar o clock da memória no overclock?"

bom, eu nuca vi memo 667 ficar a 800Mhz, mas já vi memo 800 chegarem a 1000Mhz, por isso do "abaixar antes", no caso para ter um divisor maior. Quando a memo chega num limite, as vezes o rpoc ainda pode ir mais (o meu chega a 3.2Ghz, mas só se eu colocar a memo como 667 pra aumentar o divisor (de 7 vai pra 8) e a 3200Mhz a memo vai ficar 800DDR2.)

Eu tive dois pentes DDR2 667Mhz e alcançavam 902Mhz em overclock.

Você pode tranquilamente aumentar a tensão dela até 2.1V no máximo, sem problema algum se o seu gabinete for bem ventilado.

Chegar com ela a 800Mhz é a coisa mais fácil que tem, claro, isso depende de memória para memória, pois se a sua memória for de chip diferente da que eu tinha, pode ser que não passe de 800Mhz, porém, praticamente qualquer memória hoje em dia chega a 800Mhz.

Pra ter uma ideia as minhas faziam 800Mhz a 4-5-5-8, com 2V.

Diariamente, normal que elas rodavam era 880Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aumentando o clock da memória junto com o clock do processador, você verá que em 3.2Ghz você vai ter um desempenho fantástico comparado a antes com a memória com clock baixo.

Bom, Não vamos desvirtualizar o tópico, assunto de overclock em memórias tem que ser discutido no tópico de overclock.

Caso a sua dúvida já foi exclarecida referente aos outros assuntos, solicite o bloqueio do seu tópico para maior organização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...