Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena trocar DDR2 533 por 800?


Netto-JP

Posts recomendados

Minha CPU c2d tem um FSB de 1066 Mhz e a placa-mãe suporta RAM de 533, 667 e 800 MHz.

Atualmente estou usando 2x1Gb de 533 Mhz Kingston e gostaria de saber se havaré um ganho de desempenho significativo trocando essa memória por 2x1Gb de 800 Mhz da mesma marca e com características semelhantes.

Tentei pesquisar mas só encontrei comparações entre 667 e 800 ou gente dizendo que pra FSB 1066 duas 533 resolvem, mas que eu saiba isso não corresponde à verdade, já que o clock real delas é 266 Mhz! -_-

O pior é que minha placa-mãe não aceita ram de 1066, impedindo que eu aproveite toda a capacidade do processador. Correto?

Mas enfim, com a troca de 533 para 800 eu terei uma mudança significativa em termos de desempenho? Irei perceber a melhora?

Pelos números isso iria me dar uma ram 50% mais rápida, o que seria um ótimo ganho. Mas preciso saber se na prática isso acontece mesmo.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a troca e o que percebi foi um ganho muito pequeno.

As memórias agora rodam a 400 MHz contra apenas 266 Mhz das antigas 533, mas em compensação notei que o FSB da CPU continua em 266 MHz só que agora em 6x 266 Mhz = 1600 Mhz, antes era 9x 266 Mhz = 2400 Mhz (clock real de cada núcleo), isso tudo segundo o programa Everest. Isso não teria que ser modificado para 6x 400 Mhz = 2400 Mhz para resultar num melhor desempenho?

O problema é que minha placa-mãe Intel DQ965GF pelo jeito não permite este tipo de configuração na BIOS.

Será que alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, em termos de desempenho a diferença será bem pequena mesmo... quando existir...

A internet tem vários testes que mostram isso. CPUs modernos tem cache, execução especulativa e fora de ordem justamente para minimizar o efeito da memória (que é bem mais lenta que o CPU) no desempenho geral.

No seu lugar não teria trocado, apenas acrescentado mais RAM caso fosse necessário.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiz a troca e o que percebi foi um ganho muito pequeno.

As memórias agora rodam a 400 MHz contra apenas 266 Mhz das antigas 533, mas em compensação notei que o FSB da CPU continua em 266 MHz só que agora em 6x 266 Mhz = 1600 Mhz, antes era 9x 266 Mhz = 2400 Mhz (clock real de cada núcleo), isso tudo segundo o programa Everest. Isso não teria que ser modificado para 6x 400 Mhz = 2400 Mhz para resultar num melhor desempenho?

O problema é que minha placa-mãe Intel DQ965GF pelo jeito não permite este tipo de configuração na BIOS.

Será que alguém pode me ajudar?

Não Netto-JP, a troca dos módulos de memória de 266(533DDR) para 400(800DDR) não iria de forma alguma alterar o FSB (base) do processador.

O processador continuará sempre com o clock externo de 266, independente do módulo que você instale.

Você pode colocar até um módulo 533(1066DDR) que o processador permanecerá em 266, mesmo que a placa mãe aceitasse memória dessa frequência.

Em poucas palavras, o processador nunca segue a memória, a memória sim pode e segue o processador.

Essa questão de o multiplicador estar abaixo do original, também é normal. Isso acontece quando o sistema está ocioso. Serve para economizar energia e poupar o equipamento quando não está em completo uso de processamento.

Se queres ver o multiplicador voltar para 9 e consecutivamente o clock voltar para 2400MHz, é só usar a calculadora. Abra no modo científico, digite nove vezes o dígito 9 e clique em N. Este pedido de cálculo fará seu processador usar todo o seu potencial para execução, o máximo da frequência, isto é: 9*266.66=~2400Mhz.

Verifique e nos diga o resultado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão de o multiplicador estar abaixo do original, também é normal. Isso acontece quando o sistema está ocioso. Serve para economizar energia e poupar o equipamento quando não está em completo uso de processamento.

Se queres ver o multiplicador voltar para 9 e consecutivamente o clock voltar para 2400MHz, é só usar a calculadora. Abra no modo científico, digite nove vezes o dígito 9 e clique em N. Este pedido de cálculo fará seu processador usar todo o seu potencial para execução, o máximo da frequência, isto é: 9*266.66=~2400Mhz.

Verifique e nos diga o resultado.

Abraço.

O que estou achando estranho é que antes dava 9x 266 Mhz = 2400 Mhz mesmo estando ocioso, e agora só dá 6x 266 Mhz = 1600 Mhz.

Fiz o que você disse da calculadora e não mudou nada, continua 6x 266 Mhz = 1600 Mhz.

Mais alguma ajuda?

cpuz1wx2.th.jpg

cpuz3fv3.th.jpg

cpuz5eo0.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a aba memory?

Caso esteja desconfiado, entre na BIOS e ajuste a configuração correta.

A SPD confirma o que a gente falou, as memórias rodam a 333 ( 667 MHz ) e 400 ( 800 MHz )

A aba "Memory" não tem nenhuma informação útil, apenas diz que a memória é DDR2 e tem 2GB. Todo o restante da aba está em branco, por isso não postei.

Que confguração eu devo ajustar na BIOS?

A configuração das memórias está no modo automático e a configuração que aparece lá é exatamente a utilizada para a velocidade de 400 (800 Mhz). Portanto, acho que não adianta mexer nisso. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O que estou achando estranho é que antes dava 9x 266 Mhz = 2400 Mhz mesmo estando ocioso, e agora só dá 6x 266 Mhz = 1600 Mhz.

Fiz o que você disse da calculadora e não mudou nada, continua 6x 266 Mhz = 1600 Mhz.

É provável que antes de trocar as memórias, você estava com a opção desabilitada na bios e depois que trocou, inconscientemente, acabou ativando a opção. Provávelmente seja isso, e por isso, você achou estranho.

Se você fez como eu disse, da calculadora, deixou executando a tarefa e também ficou com o CPU-Z aberto, ao mesmo tempo, para visualizar a mudança do multiplicador e não mudou, é provável que na bios esteja setado multiplicador no valor de 6, caso contrário, teria que haver a mudança como foi dita. Verifique na bios.

PS: Eu não sei se seu conjunto permite setar um multiplicador a partir da bios, se sim, é muito provável que seja que eu disse acima.

Podem me corrigir:D.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entra na BIOS e mude todas as configurações de memória, CPU e overclocking para "Auto".

Obrigado pela dica mas, como eu já disse, as configurações na BIOS já estão e sempre estiveram no modo "Automático".

É provável que antes de trocar as memórias, você estava com a opção desabilitada na bios e depois que trocou, inconscientemente, acabou ativando a opção. Provávelmente seja isso, e por isso, você achou estranho.

PS: Eu não sei se seu conjunto permite setar um multiplicador a partir da bios, se sim, é muito provável que seja que eu disse acima.

Podem me corrigir:D.

Fiz exatamente como você descreveu (o procedimento da calculadora) e não houve nenhuma mudança.

Não mexi em nada na BIOS e inclusive meu conjunto não permite alterar o multiplicador pela BIOS.

E agora? Alguém tem mais alguma sugestão? :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Enquanto eu procuro o manual, faça o seguinte:

Atualize a BIOS. Feito isso, verifique se ele volta ao normal o multiplicado.

Tem certeza que não há como modificar o multiplicador?

E outra, se puderes, limpe a CMOS. Muitas vezes, é burrice da BIOS, limpando a CMOS, força ela reconhecer tudo de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiz exatamente como você descreveu (o procedimento da calculadora) e não houve nenhuma mudança.

Não mexi em nada na BIOS e inclusive meu conjunto não permite alterar o multiplicador pela BIOS.

E agora? Alguém tem mais alguma sugestão? :wacko:

Está estranho seu conjunto...

Faça isso que o anjoed disse.

A bios pode ter ficado "maluca" depois que você trocou os módulos, por um motivo ou outro, e uma atualização, principalmente no seu caso, é muito recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto eu procuro o manual, faça o seguinte:

Atualize a BIOS. Feito isso, verifique se ele volta ao normal o multiplicado.

Tem certeza que não há como modificar o multiplicador?

E outra, se puderes, limpe a CMOS. Muitas vezes, é burrice da BIOS, limpando a CMOS, força ela reconhecer tudo de novo.

A BIOS já está atualizada com a última versão.

Limpar a CMOS eu não tentei. Mas acho difícil funcionar, vamos ver...

Oi pessoal!

Utilizando o Internet Explorer percebi que o multiplicador volta pra 9x 266 Mhz.

Mas só pra fechar: isso quer dizer que meu CPU só trabalha com FSB de 266? Não é possível alterar para 400 Mhz para casar com a velocidade da RAM? -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não importa a memoria que tu colocar no teu sistema, o ganho vai ser quase nulo.

Tu só vai ter ganho se for fazer over no seu processador.

Em Stock teu processador com o multiplicador dele soma um FSB = 1066, logo as memorias que voce tinha de 533, fechariam perfeitamente com o processador 533x2 = FSB 1066

O FSB do processador que vai mandar nas memorias, e não as memorias que vai mudar algo.

Só pra tu ter um exemplo.

e8400 over de 3,6GHz 400x9 = FSB 1600

Memorias over de 480x2 = FSB 1920

over36ram960fbsxs0.jpg

e8400 over de 3,6GHz 400x9 = FSB 1600

Memorias over de 400x2 = FSB 1600

overclock36ram800fsbug4.jpg

e8400 over de 3,6GHz 450x8 = FSB 1800

Memorias over de 450x2 = FSB 1800

capturarig7.png

Como tu pode ver, qual foi o modo mais rápido?

e8400 over de 3,6GHz 450x8 = FSB 1800

Memorias over de 450x2 = FSB 1800

Com a memoria mais alta que o processador ganho foi quase nada, quanto maior o FSB do processador maior os ganhos com a memoria.

A BIOS já está atualizada com a última versão.

Limpar a CMOS eu não tentei. Mas acho difícil funcionar, vamos ver...

Oi pessoal!

Utilizando o Internet Explorer percebi que o multiplicador volta pra 9x 266 Mhz.

Mas só pra fechar: isso quer dizer que meu CPU só trabalha com FSB de 266? Não é possível alterar para 400 Mhz para casar com a velocidade da RAM? -_-

Cara isso de baixar o clock é uma opção que tem na bios, pra economizar energia quando voce não esta utilizando o processador, não sei que nome deve esta na sua bios mas é só desativar esta opção que fica sempre com 9x266.

voce não consegue aumentar o valor pra mais que 266?

Tenta conseguir uma foto da sua Bios, ai fica melhor de te da um help :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é bem assim...

Só porque o processador trabalha a 266, não significa que a memória tem que trabalhar a 266 também. Aliás, é um absurdo fazer esse tipo de comparação.

O certo é , se o fsb do processador é 1066, a memória acompanhe a frequência do barramento, ou seja, 1066 MHz...Isso é verídico, é só ir na sessão testes e ler, está tudo lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Utilizando o Internet Explorer percebi que o multiplicador volta pra 9x 266 Mhz.

Que coisa estranha neto, se no IE o multiplicador volta para o padrão, com aquele cálculo que eu disse certamente também voltaria, afinal, o IE é muito mais leve que aquele pedido da calculadora, enfim...

Mas só pra fechar: isso quer dizer que meu CPU só trabalha com FSB de 266? Não é possível alterar para 400 Mhz para casar com a velocidade da RAM? -_-

Se você colocar seu processador para trabalhar com FSB de 400 (caso vá) as memórias teriam que trabalhar em 1600Mhz para "casar" e isso só seria possível com algumas DDR3 que nem é seu caso.

Nem essas de 800Mhz, que você tem agora (400X2) estão acompanhando seu processador que é de 1066 (266*4) ainda "falta" MHZ, exatamente 266Mhz.

Não se deixe confundir... Memória para acompanhar seu processador (casar) da forma que está agora, padrão, tem que ser de 1066Mhz...

Boa sorte a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que coisa estranha neto, se no IE o multiplicador volta para o padrão, com aquele cálculo que eu disse certamente também voltaria, afinal, o IE é muito mais leve que aquele pedido da calculadora, enfim...

Se você colocar seu processador para trabalhar com FSB de 400 (caso vá) as memórias teriam que trabalhar em 1600Mhz para "casar" e isso só seria possível com algumas DDR3 que nem é seu caso.

Nem essas de 800Mhz, que você tem agora (400X2) estão acompanhando seu processador que é de 1066 (266*4) ainda "falta" MHZ, exatamente 266Mhz.

Não se deixe confundir... Memória para acompanhar seu processador (casar) da forma que está agora, padrão, tem que ser de 1066Mhz...

Boa sorte a todos.

DDR2 800 fica casado com o processador.

400x4= FSB 1600

DDR2 800 = 400x2 = 800 (DDR2) 800x2 (dual channel) = FSB 1600

Se tu conseguir colocar o seu processador com um multiplicador 400, ele vai ficar perfeito com suas DDR2 800, as memorias não vão estar em over, apenas o seu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que estou achando estranho é que antes dava 9x 266 Mhz = 2400 Mhz mesmo estando ocioso, e agora só dá 6x 266 Mhz = 1600 Mhz.

Fiz o que você disse da calculadora e não mudou nada, continua 6x 266 Mhz = 1600 Mhz.

Mais alguma ajuda?

cpuz1wx2.th.jpg

cpuz3fv3.th.jpg

cpuz5eo0.th.jpg

Neto, faça o seguinte.

Desabilite as seguintes opções abaixo no setup da sua placa mãe que esse problema de diminuir o clock vai resolver, eu não gosto dessas opções, sinceramente a gente comprar um processador que tem um alto clock, e geralmente ele trabalha com um clock muito baixo, pra que? Isso é opinião pessoal, mais eu sempre desabilito essas opções nas minhas maquinas.

Cpu Internal Thermal Control

Limit Cpuid Max Val

Enhanced c1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
DDR2 800 fica casado com o processador.

400x4= FSB 1600

DDR2 800 = 400x2 = 800 (DDR2) 800x2 (dual channel) = FSB 1600

Se tu conseguir colocar o seu processador com um multiplicador 400, ele vai ficar perfeito com suas DDR2 800, as memorias não vão estar em over, apenas o seu processador.

Só para te deixar informado.

Dual Channel não dobra a frequência de trabalho da memória. Dual Channel só dobra a banda da memória.

Boa sorte.

Pelo menos seja específico quanto ao você né. Sem grilo hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você está errado. DC não aumenta a frequência. E Outra coisa, DC não aumenta nem mesmo o desempenho, no máximo míseros 7 %, os quais você não percebe nem nos FPS do game...

Preste atenção no que você está postando, não poste informações sem ter certeza do que falas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para te deixar informado.

Dual Channel não dobra a frequência de trabalho da memória. Dual Channel só dobra a banda da memória.

Boa sorte.

E o que estamos querendo aqui? Frequencia ou banda?

Coloca um modulo de memoria DDR3 1600 então e veja se vai ter melhora melhor do que 2 de 800 em dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...