Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de volume com potenciometro


jefferson_oliver

Posts recomendados

Olá galera...!!!

Sou novo por aqui e não sei se estou no lugar certo, mais vamos lá...!!!

Não sou tecnico em eletronica, os meus conhecimentos são bem basicos, por isso peço respostas bem claras ok...

Bom toco em um ministerio de musica catolica e tenho um laptop, o que eu quero é gravar a gente cantando.

porém tenho um problema, o laptop só tem uma entrada e preciso de pelo menos 7.

Então estou querendo fazer um tipo de extenssão para microfones e instrumentos.

como seria isso:

Teria 7 entradas P10 que iria passar por um potenciomentro(cada entrada teria o seu potenciomentro) e depois ira para uma unica saida(que iria entrar no meu laptop).

eu montei um esqueminha do que já fiz porém não esta funcionando direito,

o que acontece:

partindo que o volume esteja no minimo, conforme eu vou aumentando o volume o som fica meio chiado e depois some, ai depois de aumentar mais um pouco ele aparece novamente sem chiado.

utilizei os seguintes potenciomentros, 200k lin e log, 100k lin e 10k lin,

todo deram o mesmo resultado.

como posso resolver isso ????

post-407684-13884948176487_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade, o que você precisa é de um mixer.

Fazer um, apenas utilizando potenciômetros, não vai ficar bom, pois os microfones possuem um nível de sinal muito baixo.

Entenda que o microfone transforma os sinais sonoros por ele captados em sinais elétricos. Só que a intensidade deste sinal é extremamente baixa. Então, se você jogar este sinal simplesmente num potenciômetro, ele vai diminuir mais ainda!

Já que você não possui conhecimentos de eletrônica suficientes pra montar um mixer, acho que a saída seria comprar um mixer pronto...

Existem umas mesas de som, com poucos canais, que não tem o preço tão elevado assim... Mas é claro, que cada um sabe o quanto pode ou não gastar.

O circuito que o colega te propôs utiliza um componente (amplificador operacional) que possibilita a mistura dos sinais sem que ocorra a perda de intensidade...

O termo "controle de volume", não é apropriado. Quando se usa o termo "volume", entende-se que estamos lidando com sinais já pré-amplificados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu isaias....

mais como havia falado no inicio deste topico...

Não sou tecnico em eletronica...por isso não consigui entender o que fez....

Queria que vocês comentasse o meu esquema, acho que seria mais fácil para minha compreenssão....

ok....!!!!

como nosso amigo acima ja explicou o seu objetivo de ligar so com potenciometro nao funciona nao !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só galera, eu realmente não tenho muito conhecimentro em eletronica, o meu forte é informatica....

mais tenho muita força de vontade e adoro desafios...

portanto, levei o esquema que o isaias me mandou para um amigo....

ele me explicou como funciona e agora eu vou tentar monta-lo...

depois posto o resultado...veleu...????

Agradeço a todos pela força...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um resistor.

O circuito que ele te mandou é uma aplicação bem típica de um amplificador operacional. É um somador.

op-amp6.gif

O que acontece é que o circuito vai somar (misturar) todos os sinais de entrada. A proporção em que cada sinal vai ser somado (misturado) na saída é dada pelos potenciômetros das entradas.

Você pode montar o circuito conforme o colega postou, ou pode pesquisar na net...

Esses circuitos eu achei no google:

opamp17b.gif

opamp-s3.gif

mixer_sc.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que a fonte é uma fonte simétrica, ou seja, ela possui duas tensões de saída, sendo uma positiva e uma negativa.

O ideal seria montar a fonte que está sugerida no esquema, mas se você preferir comprar pronto, deverá comprar duas fontes e interligar a saída de ambas de maneira que a tensão fique conforme o especificado no esquema... Por isso acho mais fácil (e barato) montar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola Isaias,

eu refiz o esqueme que postou acima, porém fiquei com algumas duvidas, pois tinha algumas nomeclaturas qua não tinham uma visibilidade clara.

Portanto estou postando o esquema para voce dar uma conferida e ver se esta tudo certinho.

Caso tenha algo para corrigir como por exemplo: ter colocado 100mF e na verdade era pra ser 100nF ou 100uF.

Eu coloquei uma numeração vermelha nos componentes que tive duvida, por favor coloque o numero que esta destacado e a correção logo a frente, para que eu possa saber o que corrigir ok....!!!!!

post-407684-13884948188232_thumb.jpg

post-407684-1388494818872_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola Isaias,

eu refiz o esqueme que postou acima, porém fiquei com algumas duvidas, pois tinha algumas nomeclaturas qua não tinham uma visibilidade clara.

Portanto estou postando o esquema para voce dar uma conferida e ver se esta tudo certinho.

Caso tenha algo para corrigir como por exemplo: ter colocado 100mF e na verdade era pra ser 100nF ou 100uF.

Eu coloquei uma numeração vermelha nos componentes que tive duvida, por favor coloque o numero que esta destacado e a correção logo a frente, para que eu possa saber o que corrigir ok....!!!!!

desculpem a demora pois hoje de manha nao estava consiquindo visualizar o post

mas vamos la

os capacitores descrito em mf e a mesma coisa de uf

pois microfarade e o mesmo que uf

todos da entrada sao de 100uF

os de perto do ci sao filtros de 100nF

na fonte os polarizados sao uF e os nao polarizados em nF .

Respondendo completamente

20=100uF

21e23=100nF

22=1000uF

1,5,6,7=diodos mesmo

2e8=1000uF

3e9=podem ser 100nF

4e10=1uF

Lembre-se para esta quantidade de canais utilize pelo menos um trafo de 800mA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Isaias....

Cara voce esta me ajudando muito, assim como todos que postaram aqui, já sou muito grato pelo que estão fazendo....

Mais ainda tenho duas duvidas....

a primeira é: na saida da fonte tem uns capacitores polarizados eles são de 1m mesmo???

a segunda é: Você fez esse circuto para 3 entradas, e eu vou fazer para 8, devo aumentar os 300mA desta fonte???? Para quanto...???? e como faço para aumentar os 300mA para o sugerido...????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Isaias....

Cara voce esta me ajudando muito, assim como todos que postaram aqui, já sou muito grato pelo que estão fazendo....

Mais ainda tenho duas duvidas....

a primeira é: na saida da fonte tem uns capacitores polarizados eles são de 1m mesmo???

a segunda é: Você fez esse circuto para 3 entradas, e eu vou fazer para 8, devo aumentar os 300mA desta fonte???? Para quanto...???? e como faço para aumentar os 300mA para o sugerido...????

1º sao de 1uF

2º aumentando o trafo que você ira comprar

os componentes da fonte ja suportam os 800mA também

a vontade prescisando estamos por ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus queridos, agora sim estou sem duvidas....

Realmente estou muito grato a todos que me ajudaram neste post....

Já estou até entendendo o que é um resistor e o que siginifica nf ou uf....kkkkk

mais falando serio.....

agradeço a todos que me ajudaram....

agora que já entendi o esquema, vou comprar os componetes e tentar monta-lo, se tiver alguma duvida volto a postar aqui....ok...!!!!

Caso alguem tenha alguma duvida em informatica e se tiver ao meu alcance é só entrar em contato certo....!!!

um abraço e muito obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

comecei a montagem e já começaram a aparecer as duvidas novamente, então vamos lá...

1º - Descobri que tenho um trafo em casa, mais a sua especificação é: 800mA 12v da marca Esteves, e como o que esta no esquema é de 10VAC e não sei qual a diferença entre VAC e V então gostaria de saber se o meu serve para o circuito...????

2º - tanto nas entradas de audio como em todo o circuito, inclusive da fonte, tenho que conectar um negativo, como pedem ver, destacado de vermelho, nas imagens abaixo, a minha duvida é, de onde vem esse negativo..????

do trafo? do cabo do microfone???

post-407684-13884948225034_thumb.jpg

post-407684-13884948225806_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

comecei a montagem e já começaram a aparecer as duvidas novamente, então vamos lá...

1º - Descobri que tenho um trafo em casa, mais a sua especificação é: 800mA 12v da marca Esteves, e como o que esta no esquema é de 10VAC e não sei qual a diferença entre VAC e V então gostaria de saber se o meu serve para o circuito...????

2º - tanto nas entradas de audio como em todo o circuito, inclusive da fonte, tenho que conectar um negativo, como pedem ver, destacado de vermelho, nas imagens abaixo, a minha duvida é, de onde vem esse negativo..????

do trafo? do cabo do microfone???

você tem que montar uma fonte simetrica ai você tera as voltagens + - e terra

este seu trafo so serve se for de 12 + 12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...