Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 4870x2 -- Escolha de fonte.


Nyarlathotep

Posts recomendados

Olá, primeiramente obrigado a todos que estão lendo este post.

Bom, eu estava pra comprar uma fonte mais cara OCZ de 700W, quando um amigo meu disse que talvéz não fosse um bom custo/beneficio, e me sugeriu uma da coolermaster: "eXtreme Power 600W".

Eu lí um pouco sobre ela, eu estou meio receoso por ser apenas 600W, e se ela pode me causar algum problema futuro.

Dados talvez úteis: Meu pc não possui Neon ou nada que coma muita energia, 2 HDs sendo uma SATA2, 2 Gravadores[cd/dvd], e possuo umas 5 conexões USB em uso constante.

Essa fonte realmente me é suficiente considerando a 4870x2?

Essa OCZ até onde eu lí é ótima, alguem a possui e pode garantir isso?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh, ok, então essa fonte da coolermaster não serve mesmo então.

Seria tão bom economizar, rsrsrs.

Mas tudo bem, melhor que comprar algo ruim, né?

Grato.

Ela pode até servir, mas é uma fonte simples, sem PFC ativo e com rendimento baixo. A potência nominal dela é de 500W, os 600W são de pico. Aplicações que precisem de fontes acima de 450W já merecem uma fonte mais moderna, com PFC ativo e bom rendimento.

No teste do site Matbe essa fonte, assim como Spire Rocketeer 600W e Zeno 650W, as LC Power 550W fabricadas pela HuntKey e outras fontes tiveram resultados esperadamente muito inferiores aos das fontes mais modernas. A OCZ GameXtream de 700W também está lá e você. pode comparar a diferença. Está em francês, mas as figuras são auto-explicativas; quanto mais para a direita e para baixo, pior o desempenho da fonte.

Resultados do Matbe: http://www.matbe.com/articles/lire/342/comparatif-de-105-alimentations/page134.php

A OCZ é uma boa fonte e você. estará bem servido, mas talvez seja possível usar uma fonte de potência um pouco menor e mais barata. Qual seria a configuração completa do seu micro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possuo, um Core 2 duo de 2.4, uma placa mãe P5VD2-X, 2 gb de ram e atualmente uma fonte genérica que veio com meu micro.

Eu havia visto muitos reviews bons da OCZ por isso tava optando por ela, mas aqui onde eu moro eu não estou achando ela em 600W, e um outro modelo que me foi sugerido um da Seventeam 620[algo assim], eu também não acho em lugar algum, esse lugar que eu vou comprar a 4870x2 é meio limitado em fontes, mas o preço deles é bom.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possuo, um Core 2 duo de 2.4, uma placa mãe P5VD2-X, 2 gb de ram e atualmente uma fonte genérica que veio com meu micro.

Eu havia visto muitos reviews bons da OCZ por isso tava optando por ela, mas aqui onde eu moro eu não estou achando ela em 600W, e um outro modelo que me foi sugerido um da Seventeam 620[algo assim], eu também não acho em lugar algum, esse lugar que eu vou comprar a 4870x2 é meio limitado em fontes, mas o preço deles é bom.

Grato.

Uma corsair é de difícil acesso pra você ? :)

Se não tenta arranjar ela, ótima fonte ! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você entrar no site da cooler master... www.coolermaster.com (site americano) terá uma versão de 620w sendo um fonte modular e ai sim de qualidade. Essa Cooler Master de 600w é muito duvidosa... vou te dizer porque:

Comparando com uma Corsair que tem 33A (sendo uma de 450w) na linha de 12v que seria para os computadores atuais, veja bem... 450w porém uma fonte com eficiencia muito boa acima de 80%. Essa cooler master de 600w tem 2 linhas de 12v com 18A cada uma. Pensando em potencioa combinada que nao seria a soma das duas e sim de cada um dos estagios certamente é muito pior que a Corsair de 450w. (não tem pfc ativo, sua eficiencia é baixa e é um produto mentiroso e nem potencia de pico atingiiria 600w).

O modelo de 620w da Cooler Master tem selo 80 plus o mesmo da Corsair que diz querealmente entrega uma boa eficiencia, no caso dessa de 620w ela ainda é modular o que é otimo.

Se você achar uma Corsair de 550w modelo VX pode comprar que segura sua configuração. Das demais marcas exceto OCZ e Zalman sugiro uma fonte de pelo menos 650w (fique atento a fontes genericas e nos questione antes de comprar se encontrar algo assim). Mas se quer uma placa de video boa tem que ter perifericos a altura certo?

É a mesma coisa que comprar um Fusion da Ford e querer consumo de Uno 1.0...

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, nesse caso realmente desisto da compra dessa Coolermaster extreme power, vou ficar com a OCZ, sobre comprar uma corsair ou Zalman, eu pensei nisso, mas a OCZ além de custar bem mais barato, tem reviews ótimos, e é considerada tão boa quanto os modelos de marcas mais famosas.

Muito obrigado a todos que me ajudaram, vou ver se compro pra esses dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha....estamos dizendo de Corisar e Zalman porque nao encontrou a OCZ. Saiba que a Zalman 460w APS é a irmã "gemea" da OCZ de 500w. Não espere preços muito mais baixos... sefor a diferença é minima e tentamos lhe dar escolhas que você pode por no lugar da OCZ...

Agora Zalman 600w, Corsair 750w ou modelo de 620HX (modular) são bem mais caras pelo material utilizado na fonte... mesmo assim a OCZ realmente tem um bom c x b.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possuo, um Core 2 duo de 2.4, uma placa mãe P5VD2-X, 2 gb de ram e atualmente uma fonte genérica que veio com meu micro.

Eu havia visto muitos reviews bons da OCZ por isso tava optando por ela, mas aqui onde eu moro eu não estou achando ela em 600W, e um outro modelo que me foi sugerido um da Seventeam 620[algo assim], eu também não acho em lugar algum, esse lugar que eu vou comprar a 4870x2 é meio limitado em fontes, mas o preço deles é bom.

Nyarlathotep, segue uma simulação da sua configuração, com alguns extras:

System Type: Single Processor

Motherboard: Regular - Desktop

CPU: Intel Core 2 Duo E6600 2400 MHz Conroe

CPU Utilization (TDP): 85% TDP

RAM: 2 Sticks DDR2 SDRAM

Video Card 1: ATI Radeon HD 4870

Video Card 2: ATI Radeon HD 4870

Video Type: Crossfire

SATA HDD: 1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive: 1 Drive

USB: 2 Devices

Fans LED: 2 Fans 92mm; 1 Fan 120mm

Keyboard and mouse: Yes

System Load: 90 %

==============================

Recommended Wattage: 426 Watts

Recommended +3.3V Amperage: 4.8 A

Recommended +5V Amperage: 8.2 A

Recommended +12V Amperage: 30.8 A

Considerando uso máximo de 70% para aumentar a durabilidade e permitir upgrades: 426 / 0,7 = 609W e 30,8 / 0,7 = 44A nos +12V.

Fontes nessa faixa seriam a Corsair CMPSU-620HX (620W, 50A nos +12V) e CMPSU-650TX (650W, 52A nos +12V), Seventeam ST-620PAF (620W, 48A nos +12V) e ST-750Z-AF (750W, 60A nos +12V), OCZ 600GXSSLI, 600SXS (600W, 48A nos +12V) e 700GXSSLI (700W, 57A nos +12V).

São todas fontes excelentes; as Seventeam e OCZ tem melhor preço:

ST-620PAF - http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=154_291&products_id=2877

ST-750Z-AF - http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=154_292&products_id=3442

OCZ 600SXS - http://www.noli.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1235&Y=10000542751425&Det=True&IDProduto=1335098

Observe que a HD 4870X2 necessita de um conector PCI-E de 8 pinos e mais um de 6 pinos (conectores 6+2 atendem aos dois casos); nem todas as fontes citadas tem esses conectores, então podem ser necessários adaptadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico gostaria de saber se eu preciso trocar minha fonte, acabei de comprar uma HD4870 X2, tenho uma Seventeam ST-600EAD, pelos calculos que realizei no Extreme Power Supply Calculator eu preciso de 572 watts conforme meu sistema abaixo, lembrando que a curto prazo não pretendo fazer nem outro upgrade, eu utilizei no calculo abaixo 100% de uso do sistema, pra não ter dúvida que nem no seu pico vou ficar sem energia, gostaria também de saber se faltar a potência necessária esta placa tem algum recurso de proteção própria. Obrigado.

System Type:

Single Processor

Motherboard:

High End - Desktop

CPU:

AMD Athlon 64 X2 6400+ 3200 MHz AM2 Windsor

CPU Utilization (TDP):

100% TDP

RAM:

2 Sticks DDR2 SDRAM

Video Card:

ATI Radeon HD 4870

Video Type:

Crossfire

SATA HDD:

1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive:

1 Drive

Floppy Drive:

1 Drive

USB:

2 Devices

Fans

High Performance:

3 Fans 120mm;

Keyboard and mouse:

Yes

System Load:

100 %

Recommended Wattage:

572 Watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nyarlathotep, segue uma simulação da sua configuração, com alguns extras:

Video Card 1: ATI Radeon HD 4870

Video Card 2: ATI Radeon HD 4870

Observe que a HD 4870X2 necessita de um conector PCI-E de 8 pinos e mais um de 6 pinos (conectores 6+2 atendem aos dois casos); nem todas as fontes citadas tem esses conectores, então podem ser necessários adaptadores.

Desculpe-me resumir o quote, eu ahcei o mais correto a se fazer, mas todos podem ver a íntrega algumas msgens acima.

Bom, pra considerar o consumo, não se deve pensar na 3870x2? E ainda diminuir um pouco? Essas placas que já vem com crossfireX prontos de fábrica pedem menos energia do que 2 placas de mesmo tipo separadas, e até onde eu ví, eu posso estar enganado, mas a 4870x2 consome menos energia que a 3870x2.

Muitissimo obrigado pela resposta, eu estou procurando preço realmente, saber o que é bom também é util, mas gastar muito dinheiro nem sempre é bom[Fala quem vai comprar a 4870x2], boum você entendeu, brigado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

550VX, 600OCZ, 600HP todas suportam ?

Sim.

Mas eu pegaria uma fonte com mais folga tipo 650TX, 750TX, 750HP para ter uma folga muito boa.

Essas eu ficaria.

Mas eu colocaria sim em uma 550VX, mas sim na hora do aperto.

Vejam vocês mesmos na quantidade de testes de comida de energia que postei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pra considerar o consumo, não se deve pensar na 3870x2? E ainda diminuir um pouco? Essas placas que já vem com crossfireX prontos de fábrica pedem menos energia do que 2 placas de mesmo tipo separadas, e até onde eu ví, eu posso estar enganado, mas a 4870x2 consome menos energia que a 3870x2.

Muitissimo obrigado pela resposta, eu estou procurando preço realmente, saber o que é bom também é util, mas gastar muito dinheiro nem sempre é bom[Fala quem vai comprar a 4870x2], boum você entendeu, brigado mesmo.

Como a 4870x2 ainda não foi incluída no eXtreme Outer Vision, preferi usar duas 4870 em crossfire para simular o consumo. Usar uma HD 3870x2 seria outra possibilidade. O consumo deve ser um pouco menor quando duas placas são integradas, mas podem haver excessões, como no teste feito abaixo com uma HD 3870x2:

bench5-1.jpg

De qualquer modo o erro não é grande; você. pode usar o cálculo anterior como referência para escolher uma fonte com boa relação preço/qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Ughadoo, passei pra deixar um sincero obrigado pelas informações que postou neste tópico ! :)

Estava na dúvida sobre qual fonte indicar à uma pessoa que pretende usar CF de 4850 e um phenom 9850, pensei que 40/42 A seriam o mínimo, e agora confirmei.

Indiquei estas como opões:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817104015

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817139005

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817341002

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817341010

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817703005

Com ênfase na última. ^_^

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vou aproveitar e pedir também uma dica, estou com duas fontes em vista pra seuinte configuração

hd4870x2

q9450

4gb ddr2 1066

2hds sata2 em raid-0

E com isso veio minha dúvida entre qual fonte escolher, e estava entre duas

eXtream Aurora 700W ATX 12V EPS V2.91 FEX-A7RT14

ou

Corsair 650W TX Power Supply ATX12V v2.02 Series CMPSU-650TX

Ambas com preços parecidos em torno de 450 reais, enfim a configuração pode variar mas a base é essa. Obrigado galera. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vou aproveitar e pedir também uma dica, estou com duas fontes em vista pra seuinte configuração

hd4870x2

q9450

4gb ddr2 1066

2hds sata2 em raid-0

E com isso veio minha dúvida entre qual fonte escolher, e estava entre duas

eXtream Aurora 700W ATX 12V EPS V2.91 FEX-A7RT14

ou

Corsair 650W TX Power Supply ATX12V v2.02 Series CMPSU-650TX

Ambas com preços parecidos em torno de 450 reais, enfim a configuração pode variar mas a base é essa. Obrigado galera. :)

Com certeza a Corsair 650TX.

Vai ficar muito bom.

Respondendo o de cima, uns 80% de uso total da fonte. (é uma folga não muito daquelas...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vou aproveitar e pedir também uma dica, estou com duas fontes em vista pra seuinte configuração

hd4870x2

q9450

4gb ddr2 1066

2hds sata2 em raid-0

E com isso veio minha dúvida entre qual fonte escolher, e estava entre duas

eXtream Aurora 700W ATX 12V EPS V2.91 FEX-A7RT14

ou

Corsair 650W TX Power Supply ATX12V v2.02 Series CMPSU-650TX

Ambas com preços parecidos em torno de 450 reais, enfim a configuração pode variar mas a base é essa. Obrigado galera. :)

Concordo com o João Gorilão; a Corsair é sem dúvida a melhor opção e está bem dimensionada para essa configuração.

A fonte Aurora também suporta, mas tem um projeto bem mais antigo, sem PFC ativo. Não vale a pena usar uma fonte dessas numa configuração como a sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...