Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Velho Hippie

Chave com LDR

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

Montei na proto o circuito demonstrado, cuja função é ligar o led 1 quando houver incidência de luz no LDR e ligar o led2 (desligando o led 1) quando escurecer. O circuito está funcionando, porém tenho uma dúvida.

Quando a incidência de luz é zero (escuridão total) no LDR o led 2 se mantém aceso, porém o led 1 acende também, bem fraco. Como devo posicionar os diodos (4148) para evitar este vazamento de corrente ao led 1?

Obrigado!

Velho Hippie

Editado por Velho Hippie

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A razão disso é simples:

O 555 bipolar não fornece uma saída de nível 1 igual a sua tensão de alimentação, ou seja, mesmo quando a saída estiver disparada, ele não fornece a tensão com que é alimentado. Se essa diferença for maior que 2V, um led vermelho que está com o katodo no pino 3 e anodo no vcc pode acender. Para solucionar isto, coloque um resistor de pull-up na saída (puno 3 ao 8), de 2K2 ou ligue um zener de 3v3 em série com este led (em sentido contrário).

Isto também é válido quando for ligar transistores PNP na saída de um 555 bipolar. Tem que haver pull-up.

Já os 555 CMOS tem excursão maior de nível de saída.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve, Hippie.

Essa configuração sua aí, é de astável, ou seja, oscilador. É isso mesmo que você queria?

Como oscilador, quando o 555 for acionado, os dois LEDs irão piscar. Ou acender, dependendo da frequência.

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você montou o circuito do primeiro post,

Ele tem tudo para não funcionar, já que está tentando usar o pino 4 como entrada do LDR. O pino 4 só aceita níveis lógicos definidos, e não variações de tesão, como ocorre neste caso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×