Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chave com LDR


Velho Hippie

Posts recomendados

Boa tarde pessoal

Montei na proto o circuito demonstrado, cuja função é ligar o led 1 quando houver incidência de luz no LDR e ligar o led2 (desligando o led 1) quando escurecer. O circuito está funcionando, porém tenho uma dúvida.

Quando a incidência de luz é zero (escuridão total) no LDR o led 2 se mantém aceso, porém o led 1 acende também, bem fraco. Como devo posicionar os diodos (4148) para evitar este vazamento de corrente ao led 1?

Obrigado!

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A razão disso é simples:

O 555 bipolar não fornece uma saída de nível 1 igual a sua tensão de alimentação, ou seja, mesmo quando a saída estiver disparada, ele não fornece a tensão com que é alimentado. Se essa diferença for maior que 2V, um led vermelho que está com o katodo no pino 3 e anodo no vcc pode acender. Para solucionar isto, coloque um resistor de pull-up na saída (puno 3 ao 8), de 2K2 ou ligue um zener de 3v3 em série com este led (em sentido contrário).

Isto também é válido quando for ligar transistores PNP na saída de um 555 bipolar. Tem que haver pull-up.

Já os 555 CMOS tem excursão maior de nível de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...