Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Triac e SCR


Pastore

Posts recomendados

Salve, povo dos elétron...

Sou novo no fórum, e andei acompanhando alguns tópicos e gostei muito, parabéns a todos! Muito boa a forma de dos participantes de fazer pensar e não entregar mastigado, é uma ótima forma de se ensinar!

Quero aprender algumas coisas para uso próprio e passa temo, sempre achei interresante e me viro quando posso num projetinho simples mas é pouco!

Estou precisando de um SCR de 200 volts e 6 ampéres, com a net é tudo simples e é farta a literatura e datasheet encontrados hoje em dia, mas surgiram as dúvidas!

SCR e triac são a mesma coisa?

Estive buscando um SCR e encontrei algúns TRIACS com as características do SCR que preciso, buscando as funções do SCR ví que são as mesmas do TRIAC daí a dúvida, a informação está correta?

No caso este SCR pode ser qualquer um destes?

Acredito que possa usar um de 4 amp no lugar!

2N6071A 200 Volt 4 Amp Sensitive Gate Triac

2N6070 100VOLTS 4AMP

L2006L5 200V 6A OU L2006L6 TRIAC SENSÍVEL

Q2006 (L,R OU N) 4

T2500B (MOTOROLA) 6A 200VOLTS

Por último tenho grande interesse em ferromodelismo! Se algúm colega tiver projetos que possa compartilhar ou indicar eu agradeço!!

Obrigado!

Pastore

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigao triac=triodo corrente alternada scr=retificador controlado silicio.O triac e usado em corrente alternada e o scr em continua.Outra diferenca e que o triac necessita de uma tensão maior que 30v para disparar o gate

onde viu isso dos 30v

o 2N6071A precisa de Vgt max 2,5V

pode ver no datasheet

--------------

Pastore

pode ver aqui muitos triacs

http://www.datasheetcatalog.org/cgi-bin/helo.pl?field=Nume&type=C&text=triac&action=Search

e scr

http://www.datasheetcatalog.net/cgi-bin/helo.pl?text=scr&action=Search

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos, o SCR também pode ser usado em CA, porém quando disparado, só comduz num semiciclo, como se fosse um diodo. Já o triac conduz nos dois sentidos, pois quando disparado é como se fosse dois diodos ligados em sentido oposto. Aliás, um triac não passa de dois SCRs ligados em antiparalelo e com um gate em comum. Basta verificar os síbolos, que não são assim por acaso.

TRIAC e SCR respectivamente:

180px-Triac.svg.png120px-Thyristor_circuit_symbol.svg.png

Claro que esta é uma explicação bem simples, pois existem muitos parâmetros na escolha do SCR ou TRIAC.

http://pt.wikipedia.org/wiki/TRIAC

http://en.wikipedia.org/wiki/Thyristor

http://pt.wikipedia.org/wiki/SCR

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/Electronic/diac.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Valeu pela aula!

Jorge, você nem imagina o quanto ajudou! o trabalho é mesmo com cc

Oceno, valeu!

Soschip, eu havia lido justamente estas definições da wikipedia, em algúm lugar eu me enrolei todo.

ontem eu busquei scr e não achei o que procurava, talvez tenha buscado por triac!

Busquei novamente e achei o que queria parce que deu cria...

Vou dar mais uma estudada pra assimilar melhor, mas se entendí bem o triac pode dar curto em CC? vou na Santa buscar as peças...

Obrigado à todos!

algum destes vou ter que achar!

MCR506-4 SCR 6A 200V

S2006L

S2006F1

C106B SCR 200V 4A

S2006LS2

S2006LS3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
se usar cc quer o triac quer o scr vão permanecer em conducao depois de disparado

veja bem se e isso que quer

pode ter que usar outro componente

depende do circuito

Depende!

Se usar corrente contínua pulsante, não ficará travado.

CC pulsante é a tensão retificada, porém não filtrada obtida após a ponte de diodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oceano,

Realmente, o que pretendo é ter um disparo e depois tem que desligar.

Fiz um tete com o TIC106 e não disparou. Testei 3 TIC106 no meu multi e nenhum disparou tb, aí comprei outro multi vagaba, desta vez digital, aí parece que estou testando um bloco de izopor! rsrs Vou devolver o mult vagaba!

Com um TRIAC BT134 600V dispara e não desliga.

O Esqueminha é este aqui!

circ9.jpg

Semana que vem estarei viajando, mas qd voltar quero estudar muito bem este esquema e entender exatamente como ele funciona, faço uma noção por causa do funcionamento do SCR, algo como perda de tensão e descarga do gate e o disparo ´solta carga do capacitor de 4700uF...

Obrigado!!

Depende!

Se usar corrente contínua pulsante, não ficará travado.

CC pulsante é a tensão retificada, porém não filtrada obtida após a ponte de diodos.

SOS!

Pode ser isso sim! tenho um capacitor de 10.000uF na minha fonte!

Por que isso acontece?

Por outro lado tem a situação muito estranha dos SCRS não dispararem no teste de multimetro....

Vou testar sem o capacitor depois te digo!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Existe um outro componente chamado GTO (Gate Turn-OFF) que é semelhante ao SCR, mas a diferença é que quando se cessa a corrente no GATE ele para de liberar a passagem de corrente de um terminal ao outro,

diferente do SCR, que se dá um pulso e este por si só continua pasando corrente sendo necessário cortar a corrente do circuito(como se fosse um RESET)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

olá.sou novo no fórum e tenho algumas duvidas em relaçao a meu eletrificador de cerca, bem simplesinho (dois resistores de 5W, 1 resistor pequeno, 1 eletrolitico, 2 diodos, 1 capacitor grande) .Ele está disparando o choque mas quando coloca na cerca, fica muito fraco. O que será que houve? O TIC 106 tá com problema ou de repente os capacitores??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

bem tratando de cerca eletrica se a faisca tem um tamanho bom entre 1cm e 2cm o problema n é no aparelho e menos no tic 106

se o tic 106 estivesse com problema ela n iria funcionar (n iria pulsar)

o mais provavel é a perda de tensão pelo caminho ou pelo tipo de aterramento

perdas no caminho podem ser causadas por alguns fatores como : umidade nos condutores; condutores q n seja adequados p/ alta tençao; objetos tocando a cerca EX: mato, galhos etc.. outra causa podem ser os isoladores eles com o tempo rececam e racha e isso faz com que a umidade entre nessas fissuras e cunduza a eletricidade para o terra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Gente, sou novo aqui se alguém puder me ajudar ficarei grato ! Estou com uma placa aqui que informa a presença de um SCR, mas quando fui buscar informações na net pela descrição do componente (WOS 108W6E), eu tenho o retorno de um TRIAC W28 108W6E, sei que SCR é diferente de TRIAC, mas porquê possuem descrições tão parecidas? Posso usar esse TRIAC como um SCR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...