Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Athlon X2 6000+ TDP = 125W


Derdrake

Posts recomendados

Olá a todos! Bom minha dúvida é a seguinte, estou montando um PC e queria saber se daria algum problema com o funcionamento da MOBO : Asus M3A , com o Processador

Athlon 64 X2 6000. Sendo que a placa mãe é compatível com o soquete AM2 do processador, mas suporta uma frequência máxima de TCP = 95w e o processador possue uma frequência de 125w. No caso o que poderia acontecer seria um aquecimento da placa? Mas e se o gabinete tivesse uma otima refrigeração eliminando esse aquecimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o valor é o TDP 125W, e não TCP...

Esse valor é correspondente ao aquecimento máximo gerado pelo processador quando em uso completo de 100% dos núcleos. Esse valor também possui total relação quanto ao consumo de energia do processador.

Muitas placas mãe soquete AM2+, foram lançadas contendo apenas 4 fases do reguladore de tensão (motivo de corte de custos de produção), e com isso gerou certas incompatibilidades com processadores (tanto Dual Core quanto Quad Core) com TDP acima de 125W, pois as 4 fases do regulador não conseguem "aguentar o tranco" e podem vir a queimar, inutilizando assim a placa-mãe.

Tem gente que se arrisca e usa essas placas-mãe com suporte a TDP máximo de 95W em conjunto de processadores com TDP 125W, como no caso o X2 6000+, X2 6400+ e alguns modelos de Phenom.

EU particularmente não recomendo, já que você pode vir a sofrer perda de equipamento. Vale mais a pena comprar uma placa soquete AM2, ou então gastar um pouco mais e comprar uma boa placa mãe soquete AM2+ com suporte a processadores com TDP maior que 125W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ocorré é o seguinte: apesar de baixar custos no caso dessa placa-mãe em questao ela até então suportava processadores com TDP de 95w. Provavelmente como esse regulador está nas instruções da BIOS, provavelmente deve ter sido corrigido para suportar processadores de TDP125w. Isso não quer dizer que suporta mas que monitora para evitar problemas. Mesmo assim essa placa provavelmente não deve utilizar todo o "poder de fogo" do processador, mas pelo menos segura o tranco do mesmo.

abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Child of Sin, você sabe me dizer se a Gigabyte GA-MA69VM-S2 suporta processadores com TDP acima de 125 watts?!?

abraço

Sim, sem problemas.

Esse problema da incompatibilidade com valores altos de TDP ocorre somente nas placas soquete AM2+.

Nas placas soquete AM2, desde que o a Bios em sí tenha suporte para o modelo de processador, não há necessidade de se preocupar com o valor do TDP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que nem vale a pena comprar um 6000+ ele é cerca de 100,00 mais caro que um 5600+ 2,9ghz brisbane box. O 5600+ alem de ter um TDP bem menor 65w ainda tem um poder bem maior de over.

To querendo comprar a 6000+, alguém tem algo a falar sobre o q o TheBombBR falou?? Não vale a pena mesmo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já existe o Athlon X2 6000+ de 65nm que possui TDP de 89W (OPN ADV6000IAA5DO), suportado plenamente pela ASUS M3A e M2N SLI Deluxe. Tem desempenho mais que satisfatório em praticamente todas as aplicações.

Bom... vai de cada um de qualquer forma eu não acho que vale a pena, você consegue um 5600+ brisbane por uns 212,00 e o 6000+ está acima de 300,00 (todos dois box). Pagar 100 ou quase 100 reais por 100mhz não acho q vale a pena. Mas se dinheiro não é problema essa nova revisão do 6000+ (que não vi a venda ainda) é a melhor opção.

http://www.boadica.com.br/query04.asp?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=27&XT=8&XG=1

http://www.boadica.com.br/query04.asp?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=27&XT=8&XG=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara u melhor negocio é pegar u 5200 de 2.6 com 2x1mb porque o de 2.7 2x512kb nao compensa..ja q 100mhz nao compensa a perda de 1mb de cache porque você pode bota um over basicao q nem é necessario trocar o cooler e tira ele de 2.6 pra 2.8 e ai fica um 5600 parrudo

é so ter um gabinete bem ventilado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara u melhor negocio é pegar u 5200 de 2.6 com 2x1mb porque o de 2.7 2x512kb nao compensa..ja q 100mhz nao compensa a perda de 1mb de cache porque você pode bota um over basicao q nem é necessario trocar o cooler e tira ele de 2.6 pra 2.8 e ai fica um 5600 parrudo

é so ter um gabinete bem ventilado

Não manjo muito de PC...

então não quero tentar fazer algo q possa me prejudicar posteriormente.

Prefiro contar o PC, deixá-lo sem alterações e sem preocupações.

Mas valeu a dica, é que eu não manjo mesmo senão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Athlon X2 6000+ de 65nm que possui TDP de 89W ???

preciso de um destes ... ja tem venda ???

o poder de overclock dele deve ser bem maior...

vou procurar ele...

eita pessoal nao é que tem mesmo e ainda porcima com 100mhz de clock a mais..

só quue apenas 512 de cache L2 ao invés de 2x 1024 ...

de uma olhada no site: http://products.amd.com/pt-br/DesktopCPUFilter.aspx

coloquem o processador em AMD Athlon 64 X2 Dual Core e vai no 6000+ e escolha a frequencia de 3100mhz ai pronto vai aparecer todos os dados do cpu ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente nada disso resolve!(Na primeira mensagem,ja na asus deluxe pega)

Pode até ser que você consiga,más apos umas 3 hs de uso,daria pau,30 TDP acima poderia queimar a placa-mãe e talvez até o processador e fonte!

Logica:Para que pessoad estudam mais de 6 anos,trabalham em laboratorios analisam,passam quase 6 meses desenvolvendo um processador para dar informações incorretas aos seus consumidores?

valeu,espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu vi este tópico e me identifico perfeitamente com ele. Tenho uma M3A sem atualizar BIOS nenhuma vez, rodo o sistema com o 6000+ e uma placa de vídeo HD 3870, 4 GB de ram ddr2 800, com uma fonte de 450 watts reais, rodo os jogos mais pesados que existem por horas a fio e até agora o sistema funciona que é uma maravilha. Tenho a máquina há 6 meses. Só recentemente fiquei sabendo dessa limitação de TDP da minha MOBO. Se eu atualizar para o BIOS 0902, será que poderei usar o PHENOM 9850 nela? No site da ASUS nao consta suporte pra esse processador, só vai até o 9750. Engraçado que consta suporte para o X2 6000+, mas com TDP de 95 W. O meu é o ADA6000CZ BOX, e nunca deu problema. Qual o TDP dele afinal??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Eduardo obrigado pela resposta, então nao posso nem pensar em colocar um Phenom 9850 nessa mobo não é? Pois esse processador é de 125W, e não consta suporte no site da ASUS, correto? E se eu atualizar o BIOS para a última versão? E quanto aos futuros lançamentos, se eles tiverem TDP mais baixo, e eu atualizar o BIOS, será que vão servir na M3A? Já com tecnologia de 45nm talvez o TDP baixe...Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ok, Eduardo obrigado pela resposta, então nao posso nem pensar em colocar um Phenom 9850 nessa mobo não é? Pois esse processador é de 125W, e não consta suporte no site da ASUS, correto? E se eu atualizar o BIOS para a última versão? E quanto aos futuros lançamentos, se eles tiverem TDP mais baixo, e eu atualizar o BIOS, será que vão servir na M3A? Já com tecnologia de 45nm talvez o TDP baixe...Obrigado...

O problema não é a BIOS, são os reguladores de tensão da placa que não aguentam essa potência, o máximo que você consegue colocar nela é um Phenom 9750 de 95W.

Ah sim, com os 45nm talvez tenha opção melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...