Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Evandro

Super Acelerador de Partículas (LHC) - Tópico informativo

Recommended Posts

O superacelerador de partículas LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons) da Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (CERN) foi testado com sucesso nesta quarta-feira, mas ainda não recriou as condições do Big Bang. O feito tão esperado não aconteceu pois não houve colisões de partículas, uma vez que não foram feitos lançamentos simultâneos em direções opostas e nem se chegou à velocidade próxima a da luz.

Os cientistas lançaram um segundo feixe de milhões de protóns às 12h30 (7h30 de Brasília) em sentido anti-horário, contrário ao primeiro que foi colocado hoje e que conseguiu com sucesso dar uma volta completa nos 27 quilômetros do anel circular subterrâneo que forma o LHC. O primeiro feixe, que é do tamanho de um fio de cabelo, circulou pelo LHC no sentido horário e levou cerca de uma hora para percorrê-lo.

O anel é dividido em oito partes, e o primeiro teste de hoje consistiu em lançar o feixe e conseguir que passasse pela primeira. Em seguida, foi lançado novamente e o feixe atravessou a primeira e a segunda, no terceiro lançamento correu pela primeira, a segunda e a terceira partes, e assim sucessivamente. A ideia era comprovar que todo o sistema funciona, que cada peça fez o que tinha de fazer, e indicar que tudo ocorreu como programado.

"Se conseguirmos que este segundo feixe faça um círculo completo no sentido contrário, teremos conseguido mais do que tínhamos previsto para o dia de hoje", disse à Agência Efe a física espanhola Teresa Rodrigo, que trabalha no experimento CMS do acelerador, um dos quatro detectores gigantes do LHC, situado na fronteira entre Suíça e França.

A princípio, o objetivo para hoje era conseguir que os prótons circulassem de maneira estável pelo acelerador, o mais potente já construído, a uma velocidade muito menor da que terão nos próximos meses, quando a máquina funcionar a "pleno vapor" e houver a tentativa da colisão frontal de partículas.

Rodrigo disse que, após ter circulado ao longo de todo o túnel do acelerador, oprimeiro feixe de prótons já foi extraído da máquina.

O sucesso da primeira prova do funcionamento do LHC, após conseguir que o primeiro feixe desse uma volta completa, foi recebido com aplausos pelas dezenas de cientistas presentes na sala de controle do organismo.

"Hoje é um dia histórico. Pela primeira vez se conseguiu que, em uma hora, o acelerador aceitasse as partículas e estas circulassem", disse, em entrevista coletiva, o diretor-geral do CERN, Robert Aymar, após o sucesso do primeiro lançamento.

O choque de prótons deve ocorrer em alguns meses, depois da realização de todos os testes necessários. Com isso, os cientistas esperam recriar as condições no Universo pouco depois do "Big Bang" e identificar novas partículas elementares que revelem dados muito importantes sobre a natureza do cosmos.

Fonte: UOL

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o/

Já tem um tempo que estão falando nesse acelerador de partículas. Estão esperando um bocado de coisa dele.

Parece que o "bichinho" vai começar a entrar em operação então :}

Bacana! Vamos ver quais descobertas e avanços vão ser possíveis com ele, e que essas descobertas tragam efetivas melhoras para a vida do ser humano, e não sejam apenas coisas sem aplicação prática.

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvi dizer que o 1º experimento em "full speed" vai ser dia 21 de outubro. Faz uns dois anos que tô esperando esse experimento, quem sabe daqui a dois anos se Deus quiser tô começando meu doutorado e indo praquelas bandas, tomara que o CNPQ não deixe a gente na mão.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava super ansioso para ver mais detalhes sobre isso também, confesso que quando vi fotos e a ideia pela primeira vez, pensei que o projeto não fosse adiante.

Agora vamos esperar o funcionamento com choque de prótons.

Compartilhar este post

Link para o post
Ouvi dizer que o 1º experimento em "full speed" vai ser dia 21 de outubro. Faz uns dois anos que tô esperando esse experimento, quem sabe daqui a dois anos se Deus quiser tô começando meu doutorado e indo praquelas bandas, tomara que o CNPQ não deixe a gente na mão.

Vai ter uma fila.. espero que você consiga uma brecha, e que não abra um buraco negro na europa :D

Estava super ansioso para ver mais detalhes sobre isso também, confesso que quando vi fotos e a ideia pela primeira vez, pensei que o projeto não fosse adiante.

Quando se tem vontade e verba as coisas vão adiante, como é um centro de pesquisa muito avançado eles não tem burocracia como em outros lugares.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza, o CERN já é uma instituição de renome há décadas, e o LHC certamente vai voltar a atenção da física teórica no mundo todo pra lá. As coisas estão melhorando aqui no Brasil em relação ao desenvolvimento científico, estamos devagar, mas indo finalmente, talvez teremos vários brasileiros trabalhando por lá.

Bem, eu não sei se vocês ouviram falar e também não sei mais de onde eu ouvi, provavelmente de um professor meu, que o esforço computacional pra captar e triar os dados gerados por cada evento é descomunal, que cada colisão geraria terabytes de informações, e que vão ter supercomputadores para ajudar a separar eventos "estranhos" de "comuns" para análise e é claro, equipes enormes de cientistas analisando as duas outputs com outros supercomputadores fazendo os montecarlo da vida, hehe. Esses milhares de gigabytes de dados vão ser distribuídos para as universidades conveniadas com o LHC em todo o mundo, daí já não sei como, provavelmente com conexões ópticas dedicadas.

Compartilhar este post

Link para o post

1) bom, pelo menos o mundo não foi chupado por um vórtex negativo infinito gerado pelo deslocamento de massa de um bóson perdido... né?

2) Sério... sei que o CERN está implementando uma "autobahn" óptica do LHC para instalações de aferição e controle na frança e alemanha... realmente, toda a estrutura é interligada poir redes e mais redes ópticas - não se usa metal nas ligações dos sensores, por motivos óbvios...

3) isso que stá acontecendo com o LHC é que é FUTURO, no maiúsculo, forte, pois todo salto tecnológico começa assim, com um bando de loucos varridos tentando destruir a Terra para ver se uma luzinha pisca no meio de teralhões de megawatts (não é brincadeira: Todos sabem aqui como começou a loucura nuclear, né? assim mesmo, um monte do melhor da ciência enfurnada em um buracão de concreto fazendo coisas inexplicáveis que os jornais só complicam na hora de explicar -hehe-...)

4) eu queria ver a cara dos técnicos quando eles ligaram a ultima etapa da máquina :(:o

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eles ainda não criaram uma colisão forte, só balançaram uns prótons folgados numa rede magnética :D

Mas eu concordo com o que falaram, se não fossem os ousados a ciência não teria avançado.

Compartilhar este post

Link para o post

Me faz lembrar as notícias que andei vendo "cientista do CERN ameaçados de morte por fanáticos", "igreja X acredita que haverá o fim do mundo", etc.

As tecnologias avançam, a ciência avança, mas o ser humano ainda é o mesmo ser primitivo que queimou vivo Giordano Bruno por dizer que a Terra não era o centro do universo ou trancafiou Galileu em casa pelo resto da vida por dizer que a Terra era redonda, hehehe.

É engraçado como muda-se os personagens e os fatos, mas a moral da história é sempre a mesma...

Compartilhar este post

Link para o post
Me faz lembrar as notícias que andei vendo "cientista do CERN ameaçados de morte por fanáticos", "igreja X acredita que haverá o fim do mundo", etc.

As tecnologias avançam, a ciência avança, mas o ser humano ainda é o mesmo ser primitivo que queimou vivo Giordano Bruno por dizer que a Terra não era o centro do universo ou trancafiou Galileu em casa pelo resto da vida por dizer que a Terra era redonda, hehehe.

É engraçado como muda-se os personagens e os fatos, mas a moral da história é sempre a mesma...

Eu diria que esses são os çeres umanos..

Parece que as pessoas tem medo de avançar..

Mas essa aqui foi de doer..

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=244022

Compartilhar este post

Link para o post

Eca.

Parece que imbecilidade pega, sei lá... Mas era certo q o spore ia dar ****** nos EUA, com Jonny-O mandando lá, não se deiva esperar menos que protestos, né?

(engraçado que GTA sempre teve *******, sacanagem e nunca foi boicotado...)

(off: Poxa, Lê lá o NT, jesus nenhuma vez parou os apóstolos e disse "depois que eu for embora, façam uma igreja para mim..." e aí, ó? Paulo de Tarso inventa a coisa...)

Resumo: Ah, se o LHC desembestasse mesmo, né??? (O Cerumano involui para melhorar- ENEM...)

Compartilhar este post

Link para o post
3) isso que stá acontecendo com o LHC é que é FUTURO, no maiúsculo, forte, pois todo salto tecnológico começa assim, com um bando de loucos varridos tentando destruir a Terra para ver se uma luzinha pisca no meio de teralhões de megawatts (não é brincadeira: Todos sabem aqui como começou a loucura nuclear, né? assim mesmo, um monte do melhor da ciência enfurnada em um buracão de concreto fazendo coisas inexplicáveis que os jornais só complicam na hora de explicar -hehe-...)

Concordo plenamente, se não fosse por esses pioneiros hoje estariamos ainda estagnados na antiguidade. O Homem tem um pequeno problema com coisas novas, mas, graças a Deus, alguns de nós conseguem burlar esse medo do novo e inovar... Citaria além desses Kepler, Copérnico e Babage (o nosso inventor do computador :D), todos eles foram execrados no seu tempo, mas atualmente são considerados heróis...

Com 13 Bilhões de Dolares, supercondutores e magnetos hiperpotentes até eu fazia um acelerador desses...

1) bom, pelo menos o mundo não foi chupado por um vórtex negativo infinito gerado pelo deslocamento de massa de um bóson perdido... né?

O pior é que alguns professores repassam essas ideias aos alunos, atrasando ainda mais o nosso já atrasado desenvolvimento cientifico... Isso me lembra uma frase: "A América latina é um cemitério de idéias" infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com quase tudo o que já disseram, com algumas ressalvas.

Vocês sabiam que tem gente que já suicidou por causa do LHC ? Ainda bem, um estúpido a menos no mundo!

O pior é que alguns professores repassam essas ideias aos alunos, atrasando ainda mais o nosso já atrasado desenvolvimento cientifico... Isso me lembra uma frase: "A América latina é um cemitério de idéias" infelizmente.

Depende, na maiora das escolas até o segundo grau sim. Os professores mal tem formação acadêmia :|

Nas "faculdades" aquelas que você só tem quer pagar é assim também.

Porém nas Universidades respeitadas não é assim não. Pelo menos onde eu estudo eu não tenho professores com idéias atrasadas não, alguns são picaretas sim, mas no geral somos estimulados a raciocinar.

Cara, o Brasil é indiscutivelmente atrasado, mas esta melhorando aos poucos, mas sabe qual é o mais importante? O conhecimento deve ser passado adiante.

"A América latina é um cemitério de idéias"

Eu não posso deixar de comentar isso. Eu penso o contrário.

Existe um pensador argentino que disse o seguinte: "Nas entranhas da América gesta-se o futuro da humanidade." O nome dele é Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche, e é o criador de uma ciência chamada Logosofia. É muito interessante.

Todo mundo olha baixo quando fala de Brasil e America Latina, até mesmo nós, isso é errado :\

Compartilhar este post

Link para o post

A ciência infelizmente, não como a matemática, tem que se fazer certas experiências para se saber o resultado de outra coisa, por isso adoro ela. Ainda bem que tem cientistas capazes de encarar tudo e todos para defender sua ideia, para que se consigua algo realmente de concreto sobre o universo, não um monte de teria que se existe hj, pois fazer teoria e fácil, difícil e provar na pratica que a teoria funciona.

Santons Dumont, poderia ter morrido no seu avião, mas o cara ficou vivo, graças a ele temos jatos, até espaço naves. Tem que arriscar, mesmo.....

Em relação ao Brasil, quando o governo para de se intimidar com os grandes países, começar a encarar de frente, que ele manda na Ámerica, pois sem nós ninguem come neste continete veio..............

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês sabiam que tem gente que já suicidou por causa do LHC ? Ainda bem, um estúpido a menos no mundo!

Tinha gente que se matava quando inventaram a locomotiva à vapor, diziam que elas iriam incendiar o mundo..

Ok, o aquecimento global está vindo uns séculos depois :D

Depende, na maiora das escolas até o segundo grau sim. Os professores mal tem formação acadêmia :|

Porém nas Universidades respeitadas não é assim não. Pelo menos onde eu estudo eu não tenho professores com idéias atrasadas não, alguns são picaretas sim, mas no geral somos estimulados a raciocinar.

Ae discordo, eu e você estudamos em faculdades de alto nível e ao menos eu tenho uns professores pra lá de debilóides.

Os caras podem ser cientistas bons, com currículo extenso, mas na hora de ensinar os alunos a pensar como um profissional de alto nível, que é o que esperamos quando estudamos em uma boa faculdade, eles pecam, e pecam feio. Eu acho que isso é mais importante que o cara ter idéias boas, pois uma só mente pensante não move o mundo, mas várias delas fazem uma grande diferença.

Não são todos, ainda bem.

Cara, o Brasil é indiscutivelmente atrasado, mas esta melhorando aos poucos, mas sabe qual é o mais importante? O conhecimento deve ser passado adiante.

Não anda muito por não ter verba, e a que tem não ser utilizada como deveria, mas potencial eu sei que temos.

Existe um pensador argentino que disse o seguinte: "Nas entranhas da América gesta-se o futuro da humanidade." O nome dele é Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche, e é o criador de uma ciência chamada Logosofia. É muito interessante.

Todo mundo olha baixo quando fala de Brasil e America Latina, até mesmo nós, isso é errado :\

Logosofia ?

Teressante ! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro a quem puder, pegar na internet um documentário da BBC (BBC - Horizon - The Six Billion Dollar Experiment), mostrando detalhes muito interessantes sobre o projeto, assim como entrevistas com os idealizadores. O video é de 2007, mas mesmo assim vale a pena assistir.

Quanto ao Brazil e que ciência, não consigo ver nenhum otimismo quanto ao futuro, principalmente com o nível rídiculo das instituições de ensino (mais ainda, com a mentalidade dos professores e doutores destas instituições, tratando alunos como seus fantoches ideológicos).

Compartilhar este post

Link para o post
Tinha gente que se matava quando inventaram a locomotiva à vapor, diziam que elas iriam incendiar o mundo..

Ok, o aquecimento global está vindo uns séculos depois :D

hauihaiuahiuahuiahauh

Cada época com sua invenção, mas uma coisa sempre é a mesma, alguns acham que a invenção vai destruir o mundo e acabam suicidando =P

Ae discordo, eu e você estudamos em faculdades de alto nível e ao menos eu tenho uns professores pra lá de debilóides.

Os caras podem ser cientistas bons, com currículo extenso, mas na hora de ensinar os alunos a pensar como um profissional de alto nível, que é o que esperamos quando estudamos em uma boa faculdade, eles pecam, e pecam feio. Eu acho que isso é mais importante que o cara ter idéias boas, pois uma só mente pensante não move o mundo, mas várias delas fazem uma grande diferença.

Não são todos, ainda bem.

Sim, XITA, eu concordo com você, eu falei que tem picaretas onde eu estudo também, mas não deixo que eles me influenciem. Eu tento sempre seguir o exemplo positivo daquele professor bom e não daquele cara tosco que apesar de ter o mundo todo no curriculo não consegue manter um debate com um aluno.

Não anda muito por não ter verba, e a que tem não ser utilizada como deveria, mas potencial eu sei que temos.

Opa, não ter verba?! Lógico que o Brasil tem verba, o problema é o que você disse, os $#%#$ não utilizam ela como deveriam.

[OFF-TOPIC COMPLETAMENTE : Sabia que eu pensei em candidatar para vereador da minha cidade? Tentar fazer a diferença sabe. Tem que tentar fazer alguma coisa, tô muito p*** com as coisas do jeito que elas estão. Mas quando eu descobri que tenho que filiar a algum partido para canditadar perdi toda a vontade, não quero começar carreira política já amarrado]

Logosofia ?

Teressante

Interessante d+! Procura ler sobre essa ciência depois, tem o site deles que você cadastra para receber um livro gratuitamente.

E o livro tem muitos aspectos que valem a pena serem pensados.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu vivo em um mundo de segundo grau (estou no terceiro ano) e já tive varios professores que defendem teorias ridiculas, que só sobrevivem em grotões... Também conheço professores universitarios, e até doutores, com pensamentos retrogrados e unilaterais, o que, principalmente no nicho de ensino é horrivel. O ensino, fundamental, médio e superior, deve ser imparcial!!

Países com educação de ponta adotaram o regime da imparcialidade, e até hoje, se prova que esse é o melhor método de ensino. Utilizar-se de estratégias Stalinistas e Hittleristas (queimar livros, impor teorias e etc) não podem ser aplicadas de jeito nenhum.

Por sorte temos varios professores bons, não discordo e nunca discordarei disso :D.

Opa aqui concordamos :D. O Brasil é atrasado indiscutivelmente, mas temos um grande potencial intelectual. Grandes mentes brasileiras participam de projetos fora do país pois não tem apoio do governo (cito um caso clssico que conheço: Um dos maiores neucientistas do mundo é brasileiro, mas esta fazendo pesquisa nos EUA...). Sabemos que sem investimento (e quando digo investimento falo de algo substancial) a pesquisa não anda. Se o estado diminuisse seu peso, a economia, e consequentemente a pesquisa, se autoregulariam. Nem só de financiamento estatal vivem as pesquisas, muito pelo contrario, empresas privadas são responsaveis por grande parte de nosso desenvolvimento.

Também não posso deixar de comentar isso :D. Acredito piamente no potencial de nossas mentes nacionais (como já afirmei acima), mas dai a querer esconder o nosso subdesenvolvimento... Esse é um caso classico do Brasil, é praticamente o mesmo que outra praga cultural nossa: dizer que se é o melhor no que se faz é arrogancia e não mérito...

Odeio falar mal de meu país, isso é horrível para qualquer cidadão, mas infelizmente é a verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

poxa, gente, a coisa mais fantástica que aprendi na faculdade - Olha que fiz História, hein? - foi a ideia de que nós podemos gerar por si só o conhecimento, que este conhecimento não é nosso, mas de todos os que o geraram antes de mim e daqueles que virão depois da gente. Assim, tanto faz se são os cabeças do CERN, ou um moleque com uma ideia não tão estúpida assim, a coisa é: Só evoluímos pelo esforço, tipo poema do João cabral de melo neto, "educamo-nos pela pedra", com esforço e desafio. não tem jeito.

Ouvi falar de um moleque que tomou veneno, sei lá, por causa do LHC. HEHE. no ano de 999, milhares de pessoas na europa se mataram, por causa do medo do fim do mundo. Por essas e outras fico com a frase do albert Einstein, que nem era bom assim de matemática :)

" nós (o homem) não vimos o mundo nascer nem vamos ver ele se extinguir. Estamos só de passagem."

E o povo da COPPE - é, sou da UFRJ tb- está lá por mérito. Não por pena, coisa ssim. Temos tecnologia, talentos, capacidades. Não somos coitados. Pararam prapensar que só aqui no fórum temos mais de 150 mil pessoas que sacam de informática e se der mole talvez nem nos EUA hajam grupos solidários difundindo conhecimento assim?

E aprendi o mundo com a Filosofia. E sou professor, e juro, não tento emburrecer meus alunos. OK? HEHEHE!!!

ó, em novembro vão ligar a rosquinha do mal em potência máxima, aguardem o JF!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, to vindo direto aqui pra tentar obter novas informações sobre o LHC e o povo ta discutindo sobre política e geografia... :huh:

As melhores informações que obtive até agora foi sobre o garoto que se matou envenenado por conta do LHC e que ele irá funcionar em full speed no dia 21/10 (isso depois da matéria que o XITA postou) :goff:

Hackers invadem o site da CERN

http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=300&id=32923

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao Brazil e que ciência, não consigo ver nenhum otimismo quanto ao futuro, principalmente com o nível rídiculo das instituições de ensino (mais ainda, com a mentalidade dos professores e doutores destas instituições, tratando alunos como seus fantoches ideológicos).
Amigo, existem departamentos de respeito aqui no Brasil sim, onde grande maioria dos professores são pessoas preparadas e possuem ferramentas para trabalhar, e com isso competem mundialmente em pesquisa, ensino com as universidades do 1º mundo. Mas são ilhas em um mar de picaretagem.

Falando de pós-graduação em física, a impressão que eu tenho é que de um modo geral as coisas estão caminhando num sentido positivo, investimentos em infra-estrutura e incentivo a formação e contratação de mais doutores.

Mas tudo demora porque é Brasil, é fato, você investe 100 milhões para construir um instituto em dois anos. Sobra, quando muito, 10 milhões não-desviados e o instituto sai do alicerce em 5-6 anos.

Ah, já ia esquecendo, tem um site com uma câmera ao vivo do CERN:

http://www.lhc-live.com/

:lol: :lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest jaderheleno

Galera, disseram q isso pode abrir um buraco negro...

isso eu não sei, mas pensa bem, big-bang, pode explodir a terra!

e nós, como ficamos, q tecnologia q nada, porque estes cientistas não procuram a cura do câncer ou da aids?

bom, minha opinião é essa!

Compartilhar este post

Link para o post

Historiador ?? Legal, é o primeiro que eu vejo por aqui ^_^

Concordo com essa frase do lord_paladin:

Amigo, existem departamentos de respeito aqui no Brasil sim, onde grande maioria dos professores são pessoas preparadas e possuem ferramentas para trabalhar, e com isso competem mundialmente em pesquisa, ensino com as universidades do 1º mundo. Mas são ilhas em um mar de picaretagem.

Temos potencial, mas falta verba, a que tem é muitas vezes mal distribuída e há excesso de burocracia.

Galera, disseram q isso pode abrir um buraco negro...

isso eu não sei, mas pensa bem, big-bang, pode explodir a terra!

e nós, como ficamos, q tecnologia q nada, porque estes cientistas não procuram a cura do câncer ou da aids?

bom, minha opinião é essa!

Como se fosse fácil achar a cura pro câncer e pra AIDS.. e outra, físicos não procuram a cura do câncer a da AIDS, isso não compete a eles assim como não compete a mim exándir os domínios da física quântica.

É o velho "cada macaco no seu galho".

E, se os caras conseguirem entender bem mais a fundo o comportamento da matéria isso vai beneficiar diversos campos da ciência, incluindo a área de saúde.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais