Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Mistério das "C3 Tech"


spynosi

Posts recomendados

Galera vi uma coisa inacreditavel,acompanhando um amigo meu técnico de informatica numa chamada numa residencia cliente dele imaginei um computador velho dando zebra, dito e feito, tivemos que botar o jurassico no carro para levar para loja.

O impressionante é que o carinha aproveitando a visita pediu para o Marcos fazer uma limpeza (com o compressor pequeno que ainda bem que estava no porta malas ) no computados possante dele, olhando a fonte tava bem grande lá: c3tech puf-4050s até ai tudo bem se ele não fosse um core2duo-7200+mobo-ga31s2l+ati hd 4870+4gb ddr2+um disco sata de 250+grav de dvd e alguns cooler, minha duvida é: éssa fonte não é 405w reais com 500 de pico ?

A hd4870 não pede mais de 550w reais de minimo para não ter problemas, não tenho muito conhecimento tecnico como os amigos aqui do forum mais na minha opinião, com éssa configuração no minimo o computador deveria estar todo bugado e ele falou que ja tinha o comp. +/- uns 7 meses, deopis do susto o marcos aconselhou a ele adquerir uma fonte mais confiavel, comprando na loja dele é claro,resumindo eu tive uma puf-4050s numa configuração até mais parruda so que com uma agradavel e economica 9600gt (pv-t94p-zhfu).

Com os conselhos aqui do clube peguei rapidinho uma corsair parruda que to suando para pagar, desculpe pelas varias linhas pessoal, mais tem cada coisa que a gente ve, ainda mai rodando crysis com quase tudo no maximo, precisamos de testes concretos dos modelos da c3tech !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera vi uma coisa inacreditavel,acompanhando um amigo meu técnico de informatica numa chamada numa residencia cliente dele imaginei um computador velho dando zebra, dito e feito, tivemos que botar o jurassico no carro para levar para loja.

O impressionante é que o carinha aproveitando a visita pediu para o Marcos fazer uma limpeza (com o compressor pequeno que ainda bem que estava no porta malas ) no computados possante dele, olhando a fonte tava bem grande lá: c3tech puf-4050s até ai tudo bem se ele não fosse um core2duo-7200+mobo-ga31s2l+ati hd 4870+4gb ddr2+um disco sata de 250+grav de dvd e alguns cooler, minha duvida é: éssa fonte não é 405w reais com 500 de pico ?

A hd4870 não pede mais de 550w reais de minimo para não ter problemas, não tenho muito conhecimento tecnico como os amigos aqui do forum mais na minha opinião, com éssa configuração no minimo o computador deveria estar todo bugado e ele falou que ja tinha o comp. +/- uns 7 meses, deopis do susto o marcos aconselhou a ele adquerir uma fonte mais confiavel, comprando na loja dele é claro,resumindo eu tive uma puf-4050s numa configuração até mais parruda so que com uma agradavel e economica 9600gt (pv-t94p-zhfu).

Com os conselhos aqui do clube peguei rapidinho uma corsair parruda que to suando para pagar, desculpe pelas varias linhas pessoal, mais tem cada coisa que a gente ve, ainda mai rodando crysis com quase tudo no maximo, precisamos de testes concretos dos modelos da c3tech !!!!

Nenhuma surpresa, esse computador não deve consumir nem 300W da Fonte, desser modo essa fonte segura com um pouco de folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera vi uma coisa inacreditavel

c3tech puf-4050s

core2duo-7200

mobo-ga31s2l

ati hd 4870+4gb ddr2

um disco sata de 250

grav de dvd

alguns cooler,

essa fonte não é 405w reais com 500 de pico ?

A hd4870 não pede mais de 550w reais de minimo para não ter

Veja só como as aparências enganam:

Verifiquemos as demandas individuais:

core2duo-7200 => Demanda 65 Watts.. Veja ai a TDP máxima: http://ark.intel.com/Product.aspx?id=35348

mobo-ga31s2l+4gb ddr2 Demanda máxima de cerca de 40 Watts

ati hd 4870 Demanda de 130 Watts, no pico do pico, Veja ai: http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/radeon-hd4870-x2_6.html

um disco sata de 250 Máxima demanda 12 Watts

grav de dvd Demanda de 10 Watts

alguns cooler, Cerca de 3 Watts cada cooler, digamos 10 Watts

Alguns Watts adicionais, digamos uns 13 Watts para tensões extras

Somando: 65 + 40 + 130 + 12 + 10 + 10 + 13 = 280 Watts

Essa é a exigência máxima da máquina.. Uma boa fonte de 400 Watts seria uma recomendação completamente conservadora, com extrema folga, com segurança de que a máquina, no pico de sua exigência não conseguiria tomar nem 70% da capacidade de fornecimento de energia da fonte..

Desse modo não é nenhuma questão de inacreditável não. É uma questão de energia, de soma de demandas... Note que usei para cálculo as demandas de pico de cada elemento, situação essa impossível de acontecer na prática. Jamais você terá em um mesmo instante todos aqueles elementos em sua plena demanda, impossível...

Os PC's geralmente não demandam o que a gente pensa que eles demandam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, vendi éssa fonte pensando que a longo prazo éla iria dar problema, minha configuração é um core2quad 9400, xfx 9600 gt 1gb, asus p5q, hd 160 gb Samsung, corsair 500w reais,1 hd ide de 40gb, 4 fans de 80mm, 1 fan de 120mm na parte de tras, no extreme outer vision tudo isso dava 324w sera que ta certo, tirando a 9600gt e colocando a hd 4870 fica em 374w, talves minha breve futura placa, obrigado pelos esclarecimentos, vai ajudar muita gente que tem duvidas néssa fonte ou como eu pensando que so fontes da nasa rodam configurações legaisinhas como a minha, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma c3tech de 600w comprei semana passada quando chegou a minha placa de video.

achei uma fonte muito boa, mas como eu nao entendo nada disso, sei lá né. Muita gente dis que é ruim de mais, será que ela da mesmo 600w, estava jogando alguns jogos bem pesados, e no meio dele começo a dar leg, será que a fonte nao esta mandando energia suficiente para a placa de video?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo santos, qual o modelo da sua fonte ? voltando um pouco esse topico foram analisadas alguns modelos atraves de fotos, alguns bem comentados, o modelo que eu tinha éra o puf-4050-s que é de 405w reais segundo o pessoal é muito boa, pena que vendi pensando que éra muito generica, inclusive viela rodando uma hd 4870 numa configuração bacana, usa o site da extreme outer vision, os amigos aqui do clube é que me indicarão e o resultado ainda é com folga, falo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo santos, qual o modelo da sua fonte ? voltando um pouco esse topico foram analisadas alguns modelos atraves de fotos, alguns bem comentados, o modelo que eu tinha éra o puf-4050-s que é de 405w reais segundo o pessoal é muito boa, pena que vendi pensando que éra muito generica, inclusive viela rodando uma hd 4870 numa configuração bacana, usa o site da extreme outer vision, os amigos aqui do clube é que me indicarão e o resultado ainda é com folga, falo.

o modelo é uma dsa5060, seráque é ela que nao ta mandando energia suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao galera, bom vou postar aqui minha configuração, pode ser de ajuda para alguem q estiver indeciso sobre a c3tech DSA-5060v. Primeiramente possuo esse pc a 7 meses, só jogo coisa pesada: GTA IV, FARCRY 2, FEAR 2, CSS, STALKER.

Processador Core 2 Duo E8400 3.0 @ 4ghz

Mobo Asus P5QC

cooler Buffalo

2gb dual-channel DDR3 (com o over baixei pra 1069mhz)

1 HD 160gb

GeForce GTX260 216core BFG OC

1 gravador de dvd

Utilizo esse overclock diário desde a compra, sistema nunca apresentou falhas nem algo parecido, de qualquer maneira arrisquei de inicio colocando uma fonte num **** pc sem certeza de sua qualidade, mas por enquanto o pc está 100%. Se uma fonte dessa aguenta uma GTX260, com certeza é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ao galera, bom vou postar aqui minha configuração, pode ser de ajuda para alguem q estiver indeciso sobre a c3tech DSA-5060v. Primeiramente possuo esse pc a 7 meses, só jogo coisa pesada: GTA IV, FARCRY 2, FEAR 2, CSS, STALKER.

Processador Core 2 Duo E8400 3.0 @ 4ghz

Mobo Asus P5QC

cooler Buffalo

2gb dual-channel DDR3 (com o over baixei pra 1069mhz)

1 HD 160gb

GeForce GTX260 216core BFG OC

1 gravador de dvd

Utilizo esse overclock diário desde a compra, sistema nunca apresentou falhas nem algo parecido, de qualquer maneira arrisquei de inicio colocando uma fonte num **** pc sem certeza de sua qualidade, mas por enquanto o pc está 100%. Se uma fonte dessa aguenta uma GTX260, com certeza é boa.

Amigo, esse seu PC, mesmo com OC, fica com uma demanda de energia abaixo dos 260 Watts, o que bem poderia ser suportado com muita folga por uma ZM360B-APS ou alguma fonte de 350 a 400 Watts séria...

Não é uma demanda assustadora, pois a CPU 8400 é ultra-econômica, bem como também a placa de vídeo GTX260 demanda menos que uma HD4850, não passa de 105 Watts.

Essa DSA5060V da C3 Tech se não segurasse essa config então seria muito mas muito ruim mesmo, o que acredito que ela não seja...

Nota: Para simular o OC de sua config subi 0,1 Volts o Vcore. Se sobes mais do que isso, a potência demandada será maior, e se não subires o Vcore a demanda será ainda menor...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de confirmar o que eu mais temia!!! A minha fonte C3 Tech KMG5060 - 600W (reais) não vale nada!!!!, Fiz uma mudança na minha configuração trocando só a VGA e ela desliga o PC.

Agora mandei uma mesagem p o fabricante, não na esperança de q resolvam, mas só por curiosidade p ver o q eles dirão, caso me respondam eu posto aqui p todo mundo saber se a C3 Tech se trata de uma empresa séria ou é só mais uma oportunista no mercado.-_-

Segue uma cópia do email q mandei p eles.

Olá, estou enviando esta mensagem apenas para reclamar da qualidade de um de seus produtos!

Eu comprei uma Fonte C3 Tech KMG5060 - 600W (reais), +ou- à 6 meses e até hj tudo ia bem e ela funcionava perfeitamente na configuração do meu PC (Athlon 5600+, 4GB Ram DDR2 800Mhz, 1 HD Samsung 80GB e uma Gforce 8400GS), mas tudo mudou hj quando minha nova placa de vídeo (Nvídia GTS 250 Core Edition) foi instalada em meu computador! Para minha surpresa a fonte não aguenta a placa de vídeo ¬¬ e desliga o computador (o fabricante XFX da placa de vídeo recomenda uma fonte de no mínimo 450w reais)!

Agora eu lhes pergunto, como podemos resolver este meu problema, visto que não posso trocar a fonte por defeito (pois ela ainda funciona), mas também não posso continuar usando-a, já q ela não exerce a potência de 600w reais como vocês fabricantes anunciam?

Espero poder-mos resolver isso de forma simples e descomplicada, evitando transtornos e constrangimento para ambas as partes, gosto de acreditar que a C3 Tech se trata de uma empresa séria, que zela pela qualidade de seus produtos e satisfação de seus usuários.

Estarei aguardando um pronunciamento por parte de vocês o quanto antes. Muito obrigado ass: William M.S.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo conseguiu remover os drivers da placa anterior e após isto instalar a nova VGA e os drivers dela né, pois enquanto não faz isto não irá funcionar adequadamente.

Pode até ser que as fontes de 600W da C3tech não sejam tudo isto mesmo, mas para mim por enquanto está servindo. Acho que deve trabalhar em uns 450-500W reais.

Para ter um comparativo com a minha configuração (na assinatura), que é inferior a sua, veja:

A minha fonte DSA5060V 600W, 80% da C3tech tá segurando a GF9600GT, mas acho que no limite, pois quando fui instalar a 13 dias atrás reduzi só a velocidade do cooler da VGA pelo programa Firestorm (programa da Zotac que gerencia o overclock da placa e temperatura) para 40% velocidade mínima e apareceu uma mensagem da Nvidia dizendo que estava faltando energia ou que o cabo PCI-E estava desconectado. Lógico se a GPU estava muito quente e eu configurei para a velocidade mínima o cooler, certamente iria aparecer uma mensagem destas, creio eu, pois o cooler em modo automático acelera sozinho quando a GPU está ficando quente, depois voltei para o automático e voltou ao normal. Aqui até reinstalei o Windows XP SP3 novamente para evitar qualquer tipo de problema com os drivers anteriores.

Mais uma coisa eu optei por enquanto em utilizar um estabilizador de 1000VA com o devido aterramento que teoricamente não limita os 600W da fonte, se colocar um estabilizador inferior a 500VA irá perder rendimento foi o que eu andei lendo e o que alguns técnicos me informaram. Tem que utiliza a fonte num bom filtro com pelo menos 3 varistadores (acho que é isso) ou optar por um estabilizador de 600VA para cima que muitos consideram sem serventia, mas vai do gosto de cada um. Ex. Você usava uma 8400GS que junto com o resto da configuração suponhamos que chegava a um total de digamos 350W de consumo. Se você ta usando um estabilizador de uns 300VA dá tranqüilo, mas se coloca uma placa mais exigente que jogou sei lá o teu consumo para um 450-500W o estabilizador ao meu ver irá limitar a fonte que por sua vez irá limitar a VGA.

Estou tendo problema mesmo é de refrigeração e estou utilizando a máquina com a lateral do gabinete aberta e vou colocar um transformador 12V separado, por precaução e comodidade, só para suprir a energia dos fans que vou colocar, pois senão resolver o problema da temperatura com a 9600GT chegar a 45º com gabinete fechado e 35º com ele aberto, vou deixar assim mesmo e sem fans adicionais. Pelo menos com um transformador vou poder desligar os fans quando quiser para diminuir o ruído, vou ligar só quando estiver jogando e não vou precisar desmontar o gabinete.

O problema nestas fontes KMG e DSA 5060 está na linha 12V que supostamente trabalha a 20A, mas são duas linhas de 12V1=20A e 12V2=20A, enquanto que a de 750W recomenda pelo Clube do Hardware tem 4 de 18A cada. Não entendo muito bem, mas acho que a potência da linha de 12V deve ser calculada somando-se 12V1+12V2=40A que é mais do que suficiente para rodar a minha VGA e acho que tecnicamente até a sua GTS 250. Sei que a minha VGA trabalha a 26A, mas a possibilidade de utilizar isto é somente em jogos muito pesados, mas pelo menos aqui não tive até o momento problemas de ligar ou reiniciar o micro, já rodei os seguintes jogos:

NFS Carbon, NFS Most Wanted, NFSU2, Battlefield 2, Area 51, GTA San Andreas, Call of Duty 2, PES2009, Left 4 Dead e Race Driver GRID com gráficos de médio até máximo em alguns com uma resolução de 1024x768 ou mais e com este meu processador Celeron de 3,06GHz e não tive problemas. Rodei também o Splinter Cell Pandora Tomorrow, que foi o único jogo que informou que a fonte de energia não era suficiente e para evitar problemas reduzi o gráfico, mas também não confiei muito é Rip. O jogo Assassin´s Creed rodou, mas é muito pesado e como tenho o processador fraco para o mínimo recomendável deu muito lag e desisti por enquanto, pelo menos até quando eu fizer o próximo upgrade que será o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acabo de confirmar o que eu mais temia!!! A minha fonte C3 Tech KMG5060 - 600W (reais) não vale nada!!!!, Fiz uma mudança na minha configuração trocando só a VGA e ela desliga o PC.

Agora mandei uma mesagem p o fabricante, não na esperança de q resolvam, mas só por curiosidade p ver o q eles dirão, agora caso me respondam eu posto aqui p todo mundo saber se a C3 Tech se trata de uma empresa séria ou é só mais uma oportunista no mercado.-_-

Não vou defender aqui a C3 Tech, mas somente resgatar algumas verdades para auxiliar no teu problema:

Essa fonte não é uma fonte de 600 Watts reais e nominais como você diz a nem a C3 Tech diz isso. Ela claramente diz que a fonte possui nominais 500 Watts, o que é mais do que suficiente para tocar duas dessas suas configs com a placa de vídeo 8400 que demanda somente 30 Watts (menos de 3 Amperes nas linhas de 12 Volts, e também a GTS 250, que sobe essa demanda para 80 Watts , ou seja menos de 7 Amperes nas linhas de 12 Volts..)

Deve haver mais algum problema ai, e pode não ser a fonte seu problema.. A fonte não é nenhuma maravilha mas é uma fonte de entrada de linha, igual a uma ST500P-CG e outras tantas desse nível. Fontes baratas e antigas.. Não são fontes muito boas não, mas devem aguentar sua config.. Veja os drivers, veja compatibilidade etc..

A minha fonte DSA5060V 600W, 80% da C3tech tá segurando a GF9600GT, mas acho que no limite,

.......

Sei que a minha VGA trabalha a 26A,

Uma placa GF9600GT demanda somente 60 Watts, o que significa um consumo de somente 5 Amperes, isso no pico do pico de sua demanda. Essa fonte dai poderia tocar a sua config com SLI dessa placa e ainda sobraria muita, mas muita energia. Veja ai, direto do site xBitLabs:

477046704830485025098009600.jpg

Existe uma errada ideia de altíssima demanda das placas de vídeo e uma visão de parte dos usuários totalmente desfocada de suas demandas que até mesmo fiz um tópico a respeito. Está fixado lá no Adrenaline. É esse dai: Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas calabria08 e faller, mas ainda acho q o problema está na fonte! Vejam só...

Eu realmente não manjo nada de fontes então tentei fazer alguns testes aqui.

1) Eu desinstalei os drivers antigos e instalei os novos de acordo com a placa (já na colocação da mesma ^^).

2) Eu fui dar uma conferida na potência do meu estabilizador, só p saber se não estaria perdendo rendimento e ele é de 1000VA.

3) Mesmo tendo verificado q de acordo com as dicas passadas pelo colega calabria08 o meu estabilizador é de bom tamanho e não causa perda de rendimento, eu conectei o cabo de força da fonte em um filtro de linha sem mais nada p dividir energia com a fonte e o PC desligou quando comecei a jogar ¬¬.

4) Retirei o filtro de linha e pluguei o cabo direto na tomada e nada mudou (é só jogar e desliga).

5) Pudi observar q enquanto uso apenas o S.O. o PC aparenta estar estável e se coloco algum jogo com configurações bem baixas como eram com a 8400GS tb não tenho problemas.

Não creio q o problema esteja em nenhum dos outros componentes do conjunto, pois sempre funcionaram muito bem até a troca de VGA, tb não creio q seja a VGA, já q se configuro os jogos p resoluções baixas eles rodam sem problemas! O q me leva a continuar crendo q é a fonte quem não está aguentando o tranco quando a VGA realmente precisa de alimentação.

Caso tenha outras dicas p q eu possa testar aqui, ficarei muito feliz em realizá-las ^^.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser mesmo a fonte, mas nem sempre o quê parace é. Tá ligando o cabo PCI-E 6 pinos da fonte direto na placa de video ou está usando aquele cabo adaptador, tenta usar o adaptador e vice-versa. E se usar o adaptador pega de preferência para cada uma das duas pernas um cabo separado direto da fonte, não pode ter HD ou DVD juntos por exemplo. Este problema tá acontecendo em qualquer jogo em que jogava por exemplo com a 8400GS? Qual o sistema operacional e versão do directx, pois já andei lendo que tem sistemas e versões de drivers que tem um certo grau de bugs, etc. Outra coisa a temperatura da placa tá normal, verifique a ventilação. A fonte além do cabo de 24 pinos que está ligado tem um outro cabo que liga direto na placa mãe (12V) aqui na minha placa mãe é 4 pinos com 2 fios amarelos e 2 fios pretos tá conectado? verifica aí. Para tirar a dúvida se tua fonte tá boa seria bom pedir para alguém que tivesse um multímetro para ver se a linha 12V está estável.

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser mesmo a fonte, mas nem sempre o quê parace é. Tá ligando o cabo PCI-E 6 pinos da fonte direto na placa de video ou está usando aquele cabo adaptador, tenta usar o adaptador e vice-versa. E se usar o adaptador pega de preferência para cada uma das duas pernas um cabo separado direto da fonte, não pode ter HD ou DVD juntos por exemplo. Este problema tá acontecendo em qualquer jogo em que jogava por exemplo com a 8400GS? Qual o sistema operacional e versão do directx, pois já andei lendo que tem sistemas e versões de drivers que tem um certo grau de bugs, etc. Outra coisa a temperatura da placa tá normal, verifique a ventilação. A fonte além do cabo de 24 pinos que está ligado tem um outro cabo que liga direto na placa mãe (12V) aqui na minha placa mãe é 4 pinos com 2 fios amarelos e 2 fios pretos tá conectado? verifica aí. Para tirar a dúvida se tua fonte tá boa seria bom pedir para alguém que tivesse um multímetro para ver se a linha 12V está estável.

Boa Sorte!

Eu tb pensei nisso logo de cara, então testei com os 2 conectores de 6 (PCI-E) e tb com o adaptador q veio com a VGA, mas não adiantou.

Quanto ao S.O. eu uso o Vista Ultimate 64bits e os games q sempre joguei com a 8400GS são: GRID, CoD 4, Battlefield 2, Street Fighter IV e Gears of War. Agora consigo jogar apenas GRID (gráficos péssimos),Street Fighter IV e X-Man Wolverine com gráficos razoáveis porque só posso jogar-los se estiverem em janelas, se eu colocar em Full Screen aff... Q raiva!!!:angry:

Tb já fiz testes achando q talvez tivesse algo em relação ao DirectX, no caso do Gears of Wars q eu posso escolher entre o DX9c e o DX10 eu testei os 2 e não adiantou. Testei 2 drivers diferentes p a GTS 250 (o original q veio com a placa e depois um q baixei no site da Nvidia). O meu desespero foi tão grande q acabei testando os 2 pentes de memória e os 4 slots da mobo.

Meu gabinete eu até sei q não é adequado p PCs mais novos, então deixo ele sem a tampa lateral, mesmo assim tenho o cuidado de sempre fazer uma limpeza por dentro e trocar a pasta térmica do processador, sem contar q deixo o everest sempre ligado enquanto jogo p monitorar as temperaturas dos componentes.

Minha dúvida agora é, será q essa fonte pode prejudicar alguma peça do conjunto? porque eu não disponho de grana no momento p comprar uma fonte das boas e ainda pretendia trocar meu gabinete e fazer SLI. Já vi q foi tudo p ralo ¬¬.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo receber um email em resposta a minha reclamação à C3 Tech, esclarecendo o porquê da minha fonte não aguentar a minha nova VGA.

Segue cópia do email:

Caro William.

Em primeiro lugar, agradecemos muito a sua preferência por nossos produtos.

Com relação a sua dúvida, ela é bem comum e acontece com muitos usuários. Como você deve ter percebido, as fontes de alimentação possuem uma série de saídas, de 12V, 3.3V, 5V, etc.

Antes de prosseguirmos, cabe aqui um conceito técnico básico: a lei de Ohm. Ela diz que a potência é o resultado da tensão vezes a corrente, ou seja, P = V * I. Seguindo essa fórmula, uma bateria de carro de 12 Volts e de 60A teria uma potência de 720W. Uma fonte de celular de 5V e 0,9A teria uma potência de 4,5W. Perceba que apenas foi feita a conta de tensão vezes a corrente.

Vamos voltar à fonte de alimentação em questão. É prática do mercado nomear ou classificar as fontes seguindo sua “potência” máxima, como por exemplo 600W, 550W, etc. O que não fica muito claro é que essa potência é na verdade combinada. Ou seja, é a soma das potências de cada tensão individual da mesma. Para efeitos de exemplo, imagine a fonte abaixo:

12V = 15A

-12V = 0,8A

3.3V = 30A

5V = 25A

Essa fonte teria então (12V * 15A) + (3.3V * 30A) = 180 + 99 = 280W aproximadamente.

Mas se você conectar um equipamento nessa fonte que precise de 220W em 12V, ela não vai ligar mesmo tendo 280W porque NA LINHA DE 12, ela tem apenas 180W. Essa nomenclatura é normal em todas as fontes do mercado, quer seja Thermaltake, Seventeen, Upson, Corsair, etc.

E é o que aconteceu com seu equipamento. A sua placa de vídeo, GTS 250 Core Edition, requer 26A na linha de 12V (26 * 12 = 312W somente na linha de 12V), muito mais do que a fonte que você adquiriu. Na verdade, é um erro do fabricante da placa de vídeo não alertar que existe essa necessidade específica em 12V. A fonte KMG5060 tem 20A na linha V1 de 12V e 20A na linha V2. Nenhuma das linhas de 12V consegue suprir a corrente necessária para alimentar a placa. Você deve utilizar uma fonte que possa demandar pelo menos 28A em uma das saídas de 12V (a nossa fonte PSH850 fornece até 30A com folga em 12V). Portanto, você terá que adquirir outra fonte de alimentação para poder utilizar essa nova placa de vídeo adquirida.

Esperamos que a informação tenha sido satisfatória. Mas sinta-se a vontade de nos contatar se ainda tiver alguma dúvida a respeito.

Atenciosamente,

Depto. de Engenharia, Coletek.

Ou seja, eu que me vire e compre outra fonte rsrs.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho eles não terem feito o cálculo referente ao modelo KMG 600W, mas se for de acordo como eles apresentaram é assim:

(12V * 20A)=240W e (3.3 * 30A)=99W, Potência combinada=339W

Veja na etiqueta que tem direto na fonte se lá contém está informação, do tipo 12V * 20A=240W, se for apenas 180W significa que é 15A, aí sim eles estariam fazendo propaganda enganosa e você teria um bom motivo para trocar esta fonte.

Se eu fosse você mandava outro e-mail pedindo para fazer o cálculo da sua fonte e para que eles informem quanto ela atinge no máximo nesta linha 12V*20A= ????? Por este cálculo deles então nem a certificada fonte de 750W da C3tech rodaria uma 9600GT ou uma GTS 250, pois a linha de 12V * 18A=216W, seria inferior a de 600W? Tá na cara que este cálculo está errado, pois eles consideram somente 1 linha 12V das fontes de duas e 1 da fonte com 4?

No teste feito na fonte de 750W https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1580/8 conseguiram extrair 33A=396W da fonte de 750W enquanto pelo cálculo apresentado pela C3tech atingiria no máximo 216W.

Os sintomas da fonte não estar dando conta são simples, pois como a fonte KMG e DSA tem PFC ativo e trabalham na linha 12V em 20A quando a sua VGA requer estes supostos 26A a proteção é acionada a partir dos 20A e o micro é reiniciado. Mas com 20A era para funcionar pois de acordo com esta tabela comparativa https://www.clubedohardware.com.br/artigos/519/2 a GTS 250 consome no pior das hipóteses cerca de 12,5A=150W e a 9600GT 8A=96W no máximo. Será que está tua fonte já não tá com defeito na linha 12V e está fornecendo nem sequer 13A que seria suficiente para a tua placa de video, o bom seria se tivesse como alguém testar esta tua fonte de alguma forma para ver se o problema não é algum defeito.

O gozado é que a minha 9600GT também requer estes mesmos 26A em linha 12V, conforme indica na embalegem do produto, mas a minha fonte é a DSA5060V/80%, será que estes 10% de eficiência dão tanta diferença assim? Enquanto a minha VGA requer até 312W e está trabalhando em 240W conforme os cálculos da C3tech, como rodo o jogo GRID liso por mais de 4 horas em uma resolução não muito alta 1024x768, 2Xaa e sem Vsync e não reiniciou o PC, mas acho que depende da demanda de energia que a configuração da VGA irá exigir. Acho que 26A=312W é o máximo que a VGA irá consumir em full, se é que consome tudo isto mesmo, vai ver que neste cálculo absurdo eles incluem a placa de video e o resto da configuração, mas vai enteder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos... Nunca vi tanta baboseira escrita ao mesmo tempo, principalmente de nosso representante do Depto. de Engenharia, Coletek..

Ora, para demonstrar a potência da fonte ele usou a linha de 3,3 Volts e uma das linhas de 12 Volts e deu!!! mais nada!!!

Não é assim que se analisa potência útil de um fonte destinada às configurações modernas..

Dica para não esquecer: Uma config moderna toma das linhas de 12 Volts a maior parte da potência da fonte. Das outras linhas, e ai conta a de 3,3 a de 5 Volts e as linhas auxiliares por média, tipicamente serão exigidos basicamente uns 60 Watts (se quiser ponderar pode, colocando 40 Watts para configs extremamente simples e 80 Watts para máquinas realmente power), mas basicamente eu uso 60 Watts.. Desse modo para se saber qual é a potência real útil de uma fonte, tome a energia que ela é capaz de entregar em 12 Volts, de modo combinado em suas diversas saídas e some 60 Watts. De modo útil uma fonte não conseguirá entregar mais do que isso, nominalmente (claro que toda fonte que se diga boa entregará até mais do que isso, mas fora das especificações nominais)

Uma Corsair VX450, com 33 Amperes na linha de 12 Volts portanto poderá entregar úteis 33 x 12 + 60 = 456 watts Mais ou menos..

A primeira variável a saber portanto é a corrente combinada que a fonte tem, em 12 Volts.. Se o fabricante não der esse dado, sinceramente meu amigo, troque de fabricante... Isso dai é especificação mínima necessária para você decidir a escolha de uma fonte a comprar..

É igual a vender automóvel sem especificar o combustível com que ele roda..

Note que a corrente combinada das linhas de 12 Volts geralmente não é igual a soma das correntes limites das diversas linhas e sim menor que aquela soma. Exemplo veja essa fonte ai:

3 linhas de 12 Volts com limites de corrente de 16 Amperes

Veja também o fabricante dizendo que no máximo essas 3 linhas em conjunto, portanto combinadas, poderão somente oferecer 32 Amperes

Potência útil portanto de 12 x 32 + 60 = 444 Watts

AntecTP3-430.jpg

Veja outro exemplo:

ThermaltakeLitePower400W0162RU.jpg

Veja ai: se somares os limites de cada linha daria 14 Amperes + 16 Amperes = 30 Amperes, o que está errado, pois o próprio fabricante informa lá em baixo que a máxima corrente possível de sacar das linhas de 12 Volts será de 19 Amperes.

Potência útil dessa fonte portanto é de 12 x 19 + 60 = 288 Watts.. E ela é comprada por uma pá de gente pensando estar comprando uma fonte de 430 Watts... Doce ilusão. Era dessa potência quem sabe, para as configs com Athlon Xp e placas de vídeo antigas que demandavam quase que toda a energia das linhas de 3,3 e 5 Volts. Atualmente, nas configs modernas não é mais assim..

Resgatando outro absurdo dito acima, sobre demanda das placas de vídeo.

Vou direto no rim.. Vejam ai as demandas das placas citadas:

477046704830485025098009600.jpg

Viram lá... Uma 9600GT uma demanda de pico de somente 60 Watts, ou seja, 5 Amperes em 12 Volts

Uma GTS 250 somente 82 Watts, ou seja, corrente abaixo de 7 Amperes da linha de 12 Volts..

Se alguém quiser saber mais sobre esse paranóia de demanda das placas de vídeo, até escrevi um tópico de tão irritado que fiquei com essas errôneas interpretações nesse campo dai..

Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

É realmente impressionante o depoimento catastrófico do depto de engenharia da Coletek... Ainda bem que não são eles que projetam e fabricam as fontes..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho eles não terem feito o cálculo referente ao modelo KMG 600W, mas se for de acordo como eles apresentaram é assim:

(12V * 20A)=240W e (3.3 * 30A)=99W, Potência combinada=339W

Veja na etiqueta que tem direto na fonte se lá contém está informação, do tipo 12V * 20A=240W, se for apenas 180W significa que é 15A, aí sim eles estariam fazendo propaganda enganosa e você teria um bom motivo para trocar esta fonte.

É isso mesmo q você falou parceiro. Eu dei uma olhada na etiqueta e ela mostra os dados q você mencionou, ou seja:

(12V * 20A)=240W e (3.3 * 30A)=99W, Potência combinada=339W

Só q dêem uma olhada no detalhe logo abaixo - Carga máxima +5v & +3.3v, Potência combinada=160W

Bom agora é preparar o bolso p comprar uma fonte de verdade.

Só fico com uma dúvida, será q usar essa fonte com a VGA só p o SO pode prejudicar em alguma coisa no PC?

Se alguém puder me dizer eu ficarei agradecido, no mais valeu pela ajuda de todos ^_^.

PS: acabei de editar porque o faller postou junto comigo, é pra ver como nós consumidores somos tapeados né?, vou ler o outro tópico do faller só p ver se aprendo e deixo de ser besta rsrsrs. Valeu pela ajuda parceiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possuo o Modelo que dizem ser fabricado pela CWT (Ou é ctw*esqueci* =D), que é o "C3tech DSA-5060v 600w" com uma ventoinha grande de 14cm, minha config é um Pentium D 945, presler, de 3.4ghz, placa mãe asus p5ds2-vm e 4g memória xms2 corsair 800mhz, mais uma HD 4850 xfx, que dizem é uma placa de video que puxa bastante energia na linha de 12v da fonte, 2 hds, Um sata 2 320gb samsung, um IDE 80gb samsung e mais 4 fans, dois de 12cm e dois de 14cm e até agora ela está estavel, na minha configuração, ja joguei jogos pesados no maximo por horas seguidas e nunca reiniciou, fiz testes com o everest e se manteve estáveis todas as voltagens. Tomare que nao de problema e a longo prazo, pelo menos até agora ta tudo muito tranquilo.

Mas é de desconfiar mesmo, **** a c3tech nao informa a potencia combinada na linha de 12v, apenas diz no adesivo lateral, que possui 2 linhas de 12v ambas com 20 amperes cada, to sem digital aqui se nao mostrava SS do encarte, mais ta exatamente assim:

C3tech DSA-5060v 600w

bivolt automatico 60/50hz

+3.3v 30A

+5v 28A

+12v1 20A

+12v2 20A

+5VSB 2.0A

-12v 0.3A

Potencia maxima( carga combinada +5v e +3.3v)= 160W

potencia total de saida = 600W

Na epoca que fui comprar essa fonte eu nao entendia direito como media a carga real por tensão da fonte, ai segui pela logica( eu pensei assim) , "se tem dizendo que a carga total da linha de 3.3 + 5, é igual a 160w, então quer dizer que o resto praticamente ta na linha de 12v", Como a fonte é de 600w, deve da de boa pra minha placa de video HD 4850, como nao mostrava em canto nenhum a carga combinada total na linha de 12v, fiquei meio cabreiro mais se mostra 20A sem ser combinado, na carga combinada deve ter pelo menos uns 30A nessa linha de 12v. 30A é o que diz que minha placa de video recomenda. Ai fui e passei o cartão, uma barganha com PFC Atico por 150 Pila. kkkkkkkk Uma logica de leigo né, kkkkkk, sou consciente que foi um calculo errado mais era o que tinha na hora, hj eu ja sei que ta erradp, eu Li o topico lá do fallen, deu pra enteder direitinho. Então o encarte ta com propaganda enganosa, afirmando que potencia maxima combinada nas linhas de 3.3 e 5, sao apenas 160w, porque pelos calculos da 239w, onde ja dá uma bela diferença negativa para o que sobraria para a linha de 12v, que no caso seria 20A*12= 240w, que fica 240w+239w = 479w carga maxima combinada nas linhas de 3.3, 5v e 12v. porém como o rotulo mostra saida maxima de carga 600w, ainda sobra muito, no que da pra tentar imaginar que na linha de 12v seja superior aos 20A rotulados, quando a carga for combinada nessa minha linha de 12v, e é exatamente o ponto onde se da o misterio das fontes da C3tech. Me corrijam se eu estive errado?

No mais so recomendo fontes C3tech modelos nos Modelos DSA, que sao os fabricados pela cwt replicas de modelos de fontes da thermaltek. O resto dos modelos KGM, puf nao sei o que á, etc, sao fabricados pela propria c3tech, ai fica duvidosa a coisa, ehehe =D. Apesar de tudo pra quem vive com a corda no pescoço recomendo os modelos DSA das c3tech, dizem ser o Melhor custo benefico que existe atualmente se realmente ela fizer o que promete, aguardo a muito tempo o teste desta danada que esta vendendo horrores, justamente por isso. Claro que se você tiver grana sobrando pode pega uma marca de confiança, apesar de tudo para a minha config basica eu nao tenho do que reclamar.

Abração

edirado:

Os Modelos DSA tem o certificado 80plus de eficiencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No mais so recomendo fontes C3tech modelos nos Modelos DSA, que sao os fabricados pela cwt replicas de modelos de fontes da thermaltek. O resto dos modelos KGM, puf nao sei o que á, etc, sao fabricados pela propria c3tech, ai fica duvidosa a coisa, ehehe =D. Apesar de tudo pra quem vive com a corda no pescoço recomendo os modelos DSA das c3tech, dizem ser o Melhor custo benefico que existe atualmente se realmente ela fizer o que promete, aguardo a muito tempo o teste desta danada que esta vendendo horrores, justamente por isso. Claro que se você tiver grana sobrando pode pega uma marca de confiança, apesar de tudo para a minha config basica eu nao tenho do que reclamar.

Abração

edirado:

Os Modelos DSA tem o certificado 80plus de eficiencia.

E penso que você tem razão nessa sua recomendação. Também colocaria a mão no fogo por essa DSA5060V carimbada pela C3 Tech, e fabricada pela CWT, embora isso, "ser fabricada pela CWT" não possa garantir muita coisa..

Veja um exemplo ai gritante.. A Fonte PSH-750V da Mtek, é na verdade derivada do modelo PSH750 da CWT que exatamente o mesmo modelo da fonte C3Tech PSH750V, da Corsair TX750W e da Thermaltake Toughpower 750 W. Porém, um escorregão na escolha adequada de componentes dessa fonte faz da fonte da Mtek não conseguir parear seu desempenho com suas irmãs de sangue, mostrando que "parecer" igual não é "ser" igual..

Para quem quiser ver mais dê uma bela olhada ai: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1708/1

Falta então um bom teste dessas fontes da C3 Tech para podermos colocar a mão no fogo sem o menor risco de nos queimarmos.. Por enquanto só consigo fazer isso e com medo de me queimar com o modelo DSA5060V, nenhum outro..

Infelizmente a C3 Tech, esqueceu de colocar lá nos dados da fonte o seu compromisso de corrente mínima combinada nas linhas de 12 Volts, um doa dados mais importantes em uma fonte, decisão essa que me tiraria da lista de compra da mesma, pois se o fabricante não está a meu favor, estará contra mim. Tal qual a Huntkey e outras tantas por ai, passando pela Cooler Master, pela ThermalTake as falcatruas não me fazem bem, a começar por chamar essa DSA5060V de fonte de 600 Watts, como todo mundo o faz. Indução da C3 Tech, de modo enganoso, mesmo que cite ser essa a potência de pico..

Chama-se isso falta de posicionamento de mercado..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não costumo postar muito no forum, mas estou sempre por ai lendo os posts.

Tenho uma DSA 5060V, e acho que como todo mundo aqui, fui procurar saber mais sobre ela

Acabei chegando em uma review de uma "irmã", a Xigmatek NRP-PC501 500W, que também é DSA-500V

http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Story&reid=128

Fica aí o link pra quem interessar

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não costumo postar muito no forum, mas estou sempre por ai lendo os posts.

Tenho uma DSA 5060V, e acho que como todo mundo aqui, fui procurar saber mais sobre ela

Acabei chegando em uma review de uma "irmã", a Xigmatek NRP-PC501 500W, que também é DSA-500V

http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Story&reid=128

Fica aí o link pra quem interessar

Abraços

Sim o modelo externo( carcaça) é exatamente a mesmo, só falta saber por dentro se ela é tão boa quanto essa Xigmatek que pelo q vi é uma fonte muito boa, se ela oferecer de fato o que mostra no seu rotulo. Com até 36A na linha de 12v combinado, se a minha C3tech DSA5060 der conta de 30A combinado eu ja to feliz, imagine se for acima de 30, pelo preço dela, realmente vale a pena.

Ela esta na lista de fontes a serem testados aqui no Clube do Hardware, só falta esperar, quem nem o fallen disse, pra poder de fato poder garanti que é um bom produto mesmo. Espero que nao demore muito esse teste, pois só olhar em lojas de e-comerci, pela internet é a fonte que tem mais saida atualmente, porque é barata e varias informações espalhadas pela net que ela segura placas de video fortes.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...