Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Mistério das "C3 Tech"


spynosi

Posts recomendados

O problema pode estar no estabilizador, não é recomendavel usar este equipamento neste tipo de fonte, que tem uma correção muito mais eficaz, e com estabilizador acaba tendo que fazer este trabalho duas vez.

Comprei essa fonte DSA 5060V a um mês +ou-, e ela tava muito bem até eu levar o pc pra uma cidade do interior do RS, onde a tensão da rede é 220V. O pc estava ligado num estabilizador (saida 110v), e após um tempo rodadndo um jogo, o pc desligou sozinho. Achei que fosse problema do estabilizador que é velhinho, e liguei a fonte direto num régua, mas no que liguei a máquina começou um cheiro forte de algo queimado e desliguei. Coloquei novamente no estabilizador e liguei o pc... tudo parecia normal, mas percebi que o cooler da placa de vídeo (GF 9600GT) não estava rodando. Ele acabou girando depois de um "empurranzinho".

Conclui disso que não se deve ligar uma fonte em 220v, mesmo uma bi-volt.

Mas gostaria de saber se essa problema no cooler da placa de vídeo pode ter algo a ver com uma fonte que não fornece carga suficiente, ou é a GPU mesmo o caso.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A pouco tempo descobri a respeito do modelo DSA-5060V, e de fato a fabricante dela e mesmo a CWT, ou seja, o seu projeto passou pelas mãos da CWT que e uma otima fabricante de fontes. Mas a duvida esta no certificado 80plus ja que muitos alegam que ela não aparece no site da 80plus. E as unicas duas possiveis respostas seriam que a fonte esta no nome da CWT la no site da 80plus e de que o project original da DSA-5060V teria outro nome, e que mudaram somente o final ja que a sigla DSA e da CWT(fiquei descobrindo isso la no forum PCFOrum)

Claro agora so aguardo os testes, mas ja temos alguns pontos positivos a essa fonte.Agora e so aguardar os testes e esperar.

Para quem duvida a origem da sigla DSA se e da CWT. A fonte(da propria 80 plus)

http://www.80plus.org/manu/psu/psu_detail.aspx?id=18&type=2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O colega DouGFunnY139 do fórum Adrenaline estava trocando os cabos originais de uma fonte C3tech KMG-4050 para cabos com revestimento extraídos de uma fonte danificada. Aproveitamos a fonte aberta para levantar os componentes internos e fazer uma análise em parte objetiva e em parte "chutológica" da mesma. O levantamento foi feito pelo DouGFunnY139 e eu procurei encaixar as peças em um esquema que fizesse sentido, mas sem poder seguir as trilhas para conferir se está realmente correto (só vi as fotos abaixo).

Uma análise pelos componentes apenas dá uma indicação das características da fonte; sem um teste é impossível saber como ela realmente se comporta, mas pelo menos permite descobrir problemas óbvios e alguns dos pontes fortes e fracos.

Favor notar que os dados abaixo são da fonte do DouGFunnY139; parece existir mais de uma configuração dessa fonte, e as outras configurações podem ser completamente diferentes. A caixa desta fonte tem montagem invertida em relação à exposta no site da C3tech (foto do site C3tech) - a fonte do site abre por baixo e em um gabinete torre vai ficar com a chave liga-desliga para baixo. A presença da chave seletora de tensão (não usada na fonte analisada) também indica que há mais de um modelo dessa fonte.

Fotos tiradas com um celular Nokia pelo DouGFunnY139 (clique para ampliar):

balnerio2008077.th.jpg

Os cabos protegidos com nylon são de outra fonte; o colega estava trocando os originais.

balnerio2008078.th.jpgbalnerio2008088.th.jpgbalnerio2008080.th.jpgbalnerio2008081.th.jpg

balnerio2008082.th.jpgbalnerio2008084.th.jpgbalnerio2008086.th.jpgbalnerio2008085.th.jpg

Reparem a chave seletora sem fio nenhum soldado na última foto!

Lista dos componentes principais usados na fonte:

Retificador:

. . . 1 x KBU 8J

. . . Ponte retificadora 8A, 600V

PFC:

. . . 1 x L4981AD

. . . CI para controle do PFC, 20 pinos SO20

. . . 1 x STP14NK50Z

. . . MOSFET 500V, 14A @ 25°C / 7,6A @ 100°C, TO-220

. . . 1 x STTA506D

. . . Diodo ultra-rápido 600V, 5A, TO-220AC

. . . 1 x Rubycon 330 µF x 400V, 85°C

. . . Capacitor eletrolítico do primário

5VStb e alimentação interna:

. . . 1 x SSS4N60B

. . . MOSFET 600V, 4A @ 25°C / 2,5A @ 100°C, TO-220F

. . . 1 x L7818CV

. . . CI regulador 18V, 1A, TO-220

Inversor:

. . . 1 x UC3845BN

. . . CI para controle PWM, 8 pinos miniDIP

. . . 2 x IRFP450A

. . . MOSFETs 500V, 14A @ 25°C / 8,7A @ 100°C, TO-247AC

. . . 3 x PC817C

. . . Optoacopladores para isolação

Secundário 3,3V:

. . . 1 x STPS4045CW

. . . Diodo Schottky 2 x 20 A, 45V, TO-247

. . . 2 x JunFu 4700uf x 10V, 105°C

. . . Capacitores eletrolíticos de saída

Secundário 5V:

. . . 1 x STPS3045CW

. . . Diodo Schottky 2 x 15 A, 45V, TO-247

. . . 2 x JunFu 4700uf x 10V, 105°C

. . . Capacitores eletrolíticos de saída

Secundário 12V:

. . . 2 x BYW51-200

. . . Diodos rápidos 200V, 2 x 10A, TO-220AB

. . . 2 X JunFu 3300uf x 16V, 105°C

. . . Capacitores eletrolíticos de saída

Secundário -12V:

. . . 1 x L7812CV

. . . CI regulador negativo -12V, 1A, TO-220

etiquetakmg4050.th.jpg

Usando os dados da etiqueta acima e do site (link) a fonte deve ter as seguintes características:

Modelo: KMG 4050

Potência total: 400W (os 500 W são de pico)

Faixa de Temperatura Operacional: 0 a 50°C

Padrão: ATX 12V 2.0

Ventilador: 2 x 80mm

PFC Ativo: Sim

Eficiência: mínima de 70%

Entrada AC: 115~230V, 60Hz

Chave Seletora: Sim (????!)

Saída 3.3V: 30A

Saída 5V: 28A

Saída 12V V1: 16A

Saída 12V V2: 16A

Saída - 12V: 0,3A

Saída 5V VSB: 2A

Potência combinada +3,3 e +5V: 140W

Peso do Produto: 2,025kg

A potência combinada nos +12V não foi informada. No máximo seria 384W (32A); o resultado da soma das duas saídas, mas isso não está confirmado.

A ponte retificadora de entrada está montada sem dissipador, mas em uma fonte de 400W com ventilador isso não é problema.

Não há dúvida que essa fonte tem PFC ativo; o integrado L4981AD soldado embaixo da placa tem essa função. Esse integrado é relativamente antigo e junto com o uso de diodos rápidos na saída +12V indica que o projeto da fonte tem alguns anos, já que hoje existem integrados mais práticos para uso em fontes de PC e costumam-se usar diodos schottky nos +12V para reduzir as perdas. O MOSFET e o diodo empregados são um pouco pequenos; até acredito que atendam a especificação, mas gostaria de ver componentes no PFC maiores que os do inversor.

O integrado L4981AD também permite que a fonte opere em faixa larga (100...240Vca ±10%) sem o uso de chave seletora 115/220V. Isso explica porque a chave seletora da fonte está desconectada.

O capacitor de entrada é da marca japonesa Rubycon (excelente!), e o valor de 330 µF está folgado para uma fonte de 400W com PFC e eficiência de 70%.

O inversor usa dois transístores MOSFET IRFP450A. Sem seguir o circuito é difícil definir a topologia empregada, que deve ser forward simples ou forward com duas chaves. O integrado dessa etapa é um UC3845BN que se adapta bem as forward, e pela potência dos transístores a forward de duas chaves seria a mais provável. Esse tipo de circuito é comum em fontes de PC e permite boa eficiência nessa potência. Essa etapa está folgada.

Os retificadores de saída tem diodos de corrente adequada e capacitores de bom tamanho. Há três toróides na saída, talvez para regulação semi-independente das tensões principais, algo inesperado em uma fonte dessa faixa de custo. A tensão -12V tem um regulador independente e deve ser bem estável. Ficam como pontos negativos o uso de diodos não schottky nos +12V, comprometendo o rendimento, e a marca dos capacitores de saída (a JunFu tem má fama no mercado).

A plaquinha perto da saída tem um integrado desconhecido que deve ser o responsável pelas proteções da fonte.

Em suma: a fonte tem PFC, componentes adequados à uma fonte de 400W (tenho dúvidas apenas no MOSFET e no diodo do PFC) e deve atender as especificações indicadas no site da C3tech. Existe boa possibilidade das proteções serem completas e de ter boa regulação das tensões de saída. O projeto é algo antigo e isso deve implicar em rendimento menor que o de fontes mais atuais, mas a alguns anos fontes com circuito semelhante seriam consideradas muito boas.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Ughadoo, mas eu gostaria de saber o que leva um fabricante a colocar uma chave seletora de tensão, sem nenhum fio soldado, numa fonte com PFC ativo.....:tantan::muro:

É mesmo estranho. Aparentemente eles a usaram para tampar a furação em vez de colar uma etiqueta dizendo algo como 100...240 Vca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal.

Possuo uma C3TECH de 550w e recomendo a todos pelo custo beneficio e a qualidade desse produto.

configuração do meu PC:

Phenom II X3 710

GAM69VM-S2

ATI Radeon HD 4830

4 GB Kingston DDR2 800

1 HD Samsung 1TB

1 HD WD 80GB

Gravador de DVD Pioneer 212B

Rodo todos os jogos lançamentos ( GTA IV,DEAD SPACE,GRID,PROTOTYPE,TERMINATOR SALVATION,ETC) com gráficos no máximo sem problema de superaquecimento, travamentos,etc...

Realmente trata-se de um produto de excelente qualidade á preços acessíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ponte retificadora KBU8J de 8,0 A é boa, mas a falta de dissipador nela e também o pequeno disspador dos retificadores de saída implicam que o ventilador terá que manter uma velocidade mínima maior do que a necessária se a dissipação desses itens fosse mais bem cuidada.

Em um outro fórum um usuário que comprou uma fonte da C3Tech reclamou de barulho excessivo após 8 meses de uso (segundo parece era o cooler). Então o Faller disse que se a suspensão do cooler fosse por embuchamento, não aguentava mesmo. Como estou me decidindo por essa fonte e devo comprar amanhã, fiquei curioso e mandei um email para o fabricante, veio a resposta:

REZADO CLIENTE, BOM DIA. REFERENTE A FONTE DSA-5060V, O COOLER POSSUI SEU SISTEMA DE SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO. AGRADECEMOS SEU CONTATO.

A dúvida é: Se a falta de dissipadores nesses componentes realmente exigir mais do cooler, será que ele aguenta?

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, antes de mais nada é preciso diferenciar os modelos das fontes C3 Tech. Pois há mais de um fabricante.

Eu nunca usei outro modelo senão a DSA-5060V. Sinseramente eu não recomendo a compra de outro modelo que não esse. Pois o preço já está muito barato e acho que a compra de um mais barato ainda é pedir pra levar gato por lebre.

Lembrando que o referido modelo é fabricado de fato pela CWT, possui PFC ativo e pelo menos 500W reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mesmo estranho. Aparentemente eles a usaram para tampar a furação em vez de colar uma etiqueta dizendo algo como 100...240 Vca.

Poderia ser uma extratégia de vendas, para não afastar compradores leigos. Uma chavinha seletora visualmente dá a segurança de que aquela fonte se adaptará à sua necessidade (220 ou 110), enquanto que a falta da chave faria o comprador leigo ficar na dúvida na hora de ligar na tomada. Em primeiro lugar vem a questão do custo (concordo), aproveitando as carcaças que já existem no estoque, supondo... E em seguida vem essa saída de marketing, unindo o útil (redução de custos) ao agradável (vendas), como tudo na vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um outro fórum um usuário que comprou uma fonte da C3Tech reclamou de barulho excessivo após 8 meses de uso (segundo parece era o cooler). Então o Faller disse que se a suspensão do cooler fosse por embuchamento, não aguentava mesmo. Como estou me decidindo por essa fonte e devo comprar amanhã, fiquei curioso e mandei um email para o fabricante, veio a resposta:

REZADO CLIENTE, BOM DIA. REFERENTE A FONTE DSA-5060V, O COOLER POSSUI SEU SISTEMA DE SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO. AGRADECEMOS SEU CONTATO.

A dúvida é: Se a falta de dissipadores nesses componentes realmente exigir mais do cooler, será que ele aguenta?

A temperatura da ponte não é monitorada pela fonte. Normalmente se monitora a temperatura no dissipador do secundário.

Fontes com bom rendimento exigem menos do ventilador e com isso ele dura mais. Uma fonte com 70% de eficiência precisa remover muito mais calor que uma que tenha rendimento de 80%, como no exemplo abaixo:

Em um micro consumindo 300W na saída da fonte, teríamos:

Potência na entrada da fonte com ef. 80% = 300/0,8 = 375,0W

Tirando os 300W da saída temos 75W esquentando a fonte.

Potência na entrada da fonte com ef. 70% = 300/0,7 = 428,6W

Tirando os 300W da saída temos 128,6W esquentando a fonte.

Diferença = (128,6/75-1)*100 = 71,5% a mais!!

Ventiladores com rolamento tem maior durabilidade, mas ventiladores com bucha em fontes com bom rendimento e bom controle de rotação podem durar tanto que isso não seria um problema.

Além do esforço, também a posição de montagem, a temperatura e a qualidade do ventilador influem na durabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um outro fórum um usuário que comprou uma fonte da C3Tech reclamou de barulho excessivo após 8 meses de uso (segundo parece era o cooler). Então o Faller disse que se a suspensão do cooler fosse por embuchamento, não aguentava mesmo. Como estou me decidindo por essa fonte e devo comprar amanhã, fiquei curioso e mandei um email para o fabricante, veio a resposta:

REZADO CLIENTE, BOM DIA. REFERENTE A FONTE DSA-5060V, O COOLER POSSUI SEU SISTEMA DE SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO. AGRADECEMOS SEU CONTATO.

A dúvida é: Se a falta de dissipadores nesses componentes realmente exigir mais do cooler, será que ele aguenta?

abç

Não sei como é esse modelo que você vai levar, mas no meu caso, eu acoplei mais um fan na traseira dela junto com o fan original, no meu caso um da thermaltake que vai até 4500RPM controlado por um botão na frente do gabinete.

se você não se importa com o barulho, essa é uma ideia pra resolver o problema de aquecimento, que realmente nessa fonte das fotos era bem grande, mais do que o normal as vezes até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia ser uma extratégia de vendas, para não afastar compradores leigos. Uma chavinha seletora visualmente dá a segurança de que aquela fonte se adaptará à sua necessidade (220 ou 110), enquanto que a falta da chave faria o comprador leigo ficar na dúvida na hora de ligar na tomada. Em primeiro lugar vem a questão do custo (concordo), aproveitando as carcaças que já existem no estoque, supondo... E em seguida vem essa saída de marketing, unindo o útil (redução de custos) ao agradável (vendas), como tudo na vida.

Retirando a chave seletora e colocando uma pequena etiqueta informando os possíveis valores de entrada, do tipo "AC: 90-240V" já dá pra qualquer leigo entender que se pode ligar essa fonte em qualquer tomada residencial.

Quanto à redução de custos, aproveitando carcaças antigas, isso é irrisório e ridículo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O simples fato de possuir uma chave seletora virtual já é ridículo. Ou você está esperando uma justificativa plausível para um fato absurdo?

O que você chama de "chave seletora virtual"? Esse conceito aí leva a entender justamente uma das utilidades do PFC ativo, que é "selecionar" automaticamente a tensão de entrada.

Entendi sua colocação. Mas eu não me referia ao que você supôs, e sim a uma possível justificativa por parte da C3Tech. Você tem razão, qual justificativa plausível para se colocar uma chave seletora, sem nenhuma ligação com o circuito de uma fonte com PFC ativo?

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes com bom rendimento exigem menos do ventilador e com isso ele dura mais. Uma fonte com 70% de eficiência precisa remover muito mais calor que uma que tenha rendimento de 80%, como no exemplo abaixo:

Ventiladores com rolamento tem maior durabilidade, mas ventiladores combucha em fontes com bom rendimento e bom controle de rotação podem durar tanto que isso não seria um problema.

Além do esforço, também a posição de montagem, a temperatura e a qualidade do ventilador influem na durabilidade.

Muito bem esclarecido!

Obrigado

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua config ai não consome nem 350W, aliás, acho difícil chegar nos 300W de consumo total. Deve bater nos 280W a 300W no máx.

O fato da sua "C3Tech 550w" funcionar normalmente com a sua config não significa nada.

Desconheço o modelo dessa sua C3, sei q a C3 possui fontes de qualidade, mas chegar aqui e afirmar q a sua fonte é "BOA" só porque ela não dá pau no seu PC, sem nenhum embasamento técnico, é desnecessário e vago.

Pode até ser q ela seja boa, mas não vai ser o seu post q vai mudar a opinião de qualquer um com bom senso aqui.

Poste mais detalhes, fabricante real dela e especificações técnicas, esquema do projeto técnico dela e fabricante dos componentes tb ajuda muito.

Boa sorte com a sua C3TEch Mlovatto, Técnico de Informática.

falou

Pessoal.

Possuo uma C3TECH de 550w e recomendo a todos pelo custo beneficio e a qualidade desse produto.

configuração do meu PC:

Phenom II X3 710

GAM69VM-S2

ATI Radeon HD 4830

4 GB Kingston DDR2 800

1 HD Samsung 1TB

1 HD WD 80GB

Gravador de DVD Pioneer 212B

Rodo todos os jogos lançamentos ( GTA IV,DEAD SPACE,GRID,PROTOTYPE,TERMINATOR SALVATION,ETC) com gráficos no máximo sem problema de superaquecimento, travamentos,etc...

Realmente trata-se de um produto de excelente qualidade á preços acessíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou no juizado de pequenas causas abrir um processo contra a cooletek por causa da propaganda enganosa. Não custa nada ver o que posso ganhar. Estava conversando com o noivo da minha prima, que é advogado, e ele me disse que esses "pequenos deslizes" sempre rendem uma grana boa em processos. Aviso vocês se conseguir alguma coisa, para que os enganados façam o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vou no juizado de pequenas causas abrir um processo contra a cooletek por causa da propaganda enganosa. Não custa nada ver o que posso ganhar. Estava conversando com o noivo da minha prima, que é advogado, e ele me disse que esses "pequenos deslizes" sempre rendem uma grana boa em processos. Aviso vocês se conseguir alguma coisa, para que os enganados façam o mesmo.

Você só pode estar brincando... Vai reclamar o quê???

Que a fonte tem uma chave seletora no painel, dando a entender que a seleção de tensão seria manual, mas na verdade a fonte é melhor do que isso, não tem seleção de tensão, funciona em qualquer tensão, de 90 a 264 Volts??

Sinceramente, tem cada um que são dois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera lendo este tópico tive uma dúvida como eu posso saber se a fabrica que construiu a minha fonte e esse tal de CWT? a minha é uma C3 Tech PSN 455S2 de 430W reais podendo chegar até 455W!

A C3tech PSN 455S2 é uma fonte de 355W; os 455W são de pico (poucos segundos ou minutos). Isso está indicado, embora de modo não muito claro, no site da C3tech: http://www.c3technology.com.br/index.asp?id_parametro=detalhe_produto&id=77

O usuário drunks postou algumas fotos do interior de uma fonte dessas: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3467174&postcount=84

Ela deve ser uma fonte da linha básica PSN da CWT (já descontinuada). Pelas fotos dá para ver que ela não tem nenhum filtro de entrada, o circuito é antigo com transistores bipolares e sem PFC.

É uma fonte bem simples, equivalente as genéricas, mas de maior potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po então a minha fonte é pessima assim? preciso troca-la para ontem então né?

A fonte não é lá grande coisa, mas é de 355W e a sua configuração consome no máximo uns 230W.

Uma fonte melhor seria um bom investimento em um futuro upgrade. Isso não precisa ser para ontem; a fonte atual deve tocar a configuração atual sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...