Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração adequada e/ou melhor para SLI/CROSSFIRE.


Posts recomendados

Enfim pessoal, é chegada a época para trocar meu PC, então, estou procurando ajuda do pessoal bem atualizado e que entenda do assunto ^_^. Por hora só preciso montar o gabinete, e o valor pode ser em média de R$1800 até R$3000 (mas menor, melhor), mas não abro mão de pagar um pouco mais para ganhar mais vantages!

Vamos aos detalhes:

- Placa-mãe: Qual seria o melhor chipset? nvidia 780i, x48, P45??

Placas como P5KC da ASUS aparentam um ótimo c.benefício, e ainda suportam DDR2/3. Irei usar provavelmente o Core 2 QUAD Q9450+, então, preciso de FSB 1333, e suporte a SLI/Crossfire, claro.

Também dei uma olhada em várias outras placas, como as P7N da MSI, mas o chipset é só o antigo 750i (pelo menos as que achei na WAZ).

Enfim, também vi placas com o x48 que suportam DDR2/3, e não passando de R$1000,00, seria uma boa, eu quero mesmo é o melhor chipset.

Ah! Lembrando que o PCI-E deve ser 2 x 16x, e não 8x.

- Placa de Vídeo: Bem, após muita pesquisa, vi que a ATI está muito bem com as HD. Mas, vejo também que as Geforces estão com ótimo c.benefício, por exemplo, acha-se uma GeForce 9600 512mb (com cooler Accelero S2), por menos de R$400: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80961937-placa-de-video-geforce-9600gt-512mb-sli-gddr3-pci-e-_JM

Ou então várias outras, como da PNY, ou MSI com OC, sempre na faixa de R$400,00. Mas então, temos as HD, custando mais, o problema é se o maior preço maior vale por um pouco mais de FPS, sendo que farei SLI/Crossf.

Meu foco é o seguinte: Pegaremos o Crysis de exemplo.

- Essa 9600 que citei, ou então um XFX XXX, em SLI, suportaria o Crysis com as configs FULL, mantendo os 60 fps?

- Caso não suporte, qual placa suportaria?

- Ou ainda, estou realmente achando uma boa comprar um HD4850 ou 4870, e mais para frente fazer o Crossfire! Uma 4870 da Sapphire, por exemplo, mantém quantos FPS no Crysis com config. FULL?

Enfim, estou aberto a bastante opções, mas se duas 9600 fizer o trabalho tranquilamente, será uma ótima.

- Processador: Como citado, será provavelmente o Q9450, sendo que é o dobro de Cache L2 para os dois antecessores, (2 x 6), por uma diferença de R$100,00 :D

- RAM: Será a Dominator, Reaper, ou qualquer uma destas famosas. Quem quiser dar uma dica, fico grato.

- FONTE: Bem, terei que me preocupar com o SLI/Crosf, então, preciso de uma fonte que aguente bem... Estou aberto a dicas.

Então, é basicamente isso, fico grato desde já com todas ajudas!

Atenciosamente,

Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa vida, acabaste com minhas esperanças :P, mas valeu por me lembrar do review. Enfim, ao menos jogarei Rainbow Six Vegas ou outros menos exigentes bem, haha.

Olhe só o que achei, uma HD 3650 da Sapphire por R$199,00 :o

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79409575--placa-de-video-ati-radeon-hd-3650-512-mb-128bit-hdcp-vga-_JM

Seria um ótimo crossfire, levando em conta o custo benefício em?

Mas enfim, estou pesquisando ainda as Geforces...

Estou na espera de ajudas, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa vida, acabaste com minhas esperanças :P, mas valeu por me lembrar do review. Enfim, ao menos jogarei Rainbow Six Vegas ou outros menos exigentes bem, haha.

Olhe só o que achei, uma HD 3650 da Sapphire por R$199,00 :o

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79409575--placa-de-video-ati-radeon-hd-3650-512-mb-128bit-hdcp-vga-_JM

Seria um ótimo crossfire, levando em conta o custo benefício em?

Mas enfim, estou pesquisando ainda as Geforces...

Estou na espera de ajudas, abraços.

HD3650 tem desempenho sofrível. Nem se compara com uma 9600GT. Aliás, ela perde até de uma 8600GT, se duvidar (mas deve estar muito próxima). custo/benefício pra HD3650 é um LIXO. CrossFire é para placas de alto desempenho apenas, não pra placas "non-gamer".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um SLi de 9600GT tú vai gastar em torno de R$750-800.

Então acho que é mais negócio comprar uma HD4850 por R$520-600.

Ou se puder gastar um pouco mais comprar uma HD4870 por cerca de R$900. Que certamente terá um desempenho bem superior a duas 9600GT.

Se for fazer SLi a fonte tem que ser de Corsair550VX pra cima.

Se for uma HD4850 a Zalman360 já segura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SLI só vale a pena se for de GTX 260/280, pra o custo/benefício ser decente. E Crossfire só se for 4850/4870. Fazer SLI de 9600GT só se o preço da placa tiver na casa de R$ 300, mas onde você encontra uma 9600GT nesse preço, encontra uma 4850 por menos de 400 e aí o custo/benefício das 9600GT SLI se acaba de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente amigos, andei lendo o desempenho dos SLI e Cf, realmente, tá ridículo. Melhor comprar uma bruta de uma vez e ser feliz.

Mas sobre a placa mãe, ninguém pode me ajudar com o melhor chipset?

X48, 780i, P45, e aí??

X48 é igualzinho ao X38. Esses chipsets são os melhores pra CF e overclock.

P45. Chipset muito bom, o melhor custo/benefício muitas vezes, bom de oc e bom de CF.

780i. Chipset nVidia pra quem não dispensa um SLI. Fora a isso, é MUITO caro e não é tão bom em OC quanto os outros.

Agora pergunto eu: E aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí que, como vou dispensar um SLI pelo custo/benefício ser ridículo, focarei o X48 ou P45.

Mas me surgiu um outro pensamento nesta semana.

Este meu PC atual, ficará só para trabalho, apesar de na época comprada ter sido o top de linha, (é um 640J, 3.0 64 bits com HT), e tinha só 512 de ram.

Só que comprei um dual 2x1GB só pra testar o bichinho, e realmente, a diferença foi brutal... Ficou com 3GB, 4 pentes em Dual - 533mhz (sim é possível).

Mas se eu comprar uma placa tipo uma, 9800GT pra ele ou superior, acontecerá o famoso "gargalo", será?

Estou procurando um benchmark para ver a diferença do 2 duo para este, mas não acho um específico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o seu processador não é de 3.2 GHz? O Intel Pentium 4 640J é 3.2GHz, pelo menos.

Tem aqui um benchmark comparando 3 processadores: E8400, E6400 e Pentium 640: AQUI

Eu acho q vai dar gargalo sim... Uma pena...

Sim, falei errado, o meu é o 630J, mas vai até uns 3.5 fácil com over.

--

Valeu pelo bench, muito bom.

Realmente, mas a diferença não é tão gritante quanto achava o_o.

Tava analisando o 8400 pros Quad, ele faz um trabalho muito bom e com a instrução SSE4 melhor ainda. O 9450 tem SSE4?

Pois fico entre o 9450 e o 8400, apesar de que este 9450 seria bom para designer gráficos, ou programas que realmente utilizariam sua potência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, falei errado, o meu é o 630J, mas vai até uns 3.5 fácil com over.

--

Valeu pelo bench, muito bom.

Realmente, mas a diferença não é tão gritante quanto achava o_o.

Tava analisando o 8400 pros Quad, ele faz um trabalho muito bom e com a instrução SSE4 melhor ainda. O 9450 tem SSE4?

Pois fico entre o 9450 e o 8400, apesar de que este 9450 seria bom para designer gráficos, ou programas que realmente utilizariam sua potência...

Eu acho q o Q9450 ainda tá muito caro e tu nem vai usar todo o potencial dele... Se o lance é um processador generalista, pega o Q6600. Se é um processador pra jogos, E8400. Se quer economizar, pega o E7200 (deve chegar a uns 3.6GHz sem muita dificuldade:devil:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo... eis seu próximo PC...

MB: Asus Rampage Formula - X48 - FSB1600_____R$ 750,00 (Pichau)

Proc: Intel Q9450____________________________R$ 977,50 (Dhcp)

Memória: OCZ Reaper DDR2 1066Mhz 4gb(2x2)____R$ 395,00 (Hardstore)

VGA: ATI Radeon HD 4870 Sapphire_____________R$ 800,00 (Pichau)

Fonte: Corsair 650W__________________________R$ 345,00 (ML)

TOTAL:__________________________________R$ 3.267,50

Essa configuração é SHOW !!! só que passou um pouco. Para adequar ao seu orçamento, eu sugiro economizar no processador... pega um Q6600 e faz um over nele que não vai perder nada para o Q9450 stok.

Obs1: Esquece essa ideia de fazer CF/SLI com placa meia boca. A melhor placa single do mercado hoje é a HD4870. Com ela você não precisa fazer CF por um bom tempo... Outra ideia (que eu até prefiro) seria pegar uma HD4850 agora... vai rodar liso a maioria dos jogos (a menos que você tenha um monitor de mais de 22"). Depois de um tempo você compra outra e faz CF de 4850... que ja é bem melhor que uma 4870 single. ==> ou seja... fazendo isso você economiza mais uns R$ 280,00 na VGA.

Obs2: Escolhi a Rampage por causa do chipset X48... que é melhor que os outros para fazer CF. Já que as placas ATI estão melhores que as Nvidia... melhor pegar uma MB que suporte CF e não SLI. Se você achar a Maximus Formula por um preço menor que R$750 pode comprar... a final ela e a Rampage são praticamente iguais.

Obs3: Se você escolher pegar a HD4870, pode economizar na fonte... por que a corsair 650w é fonte pra CF, a menos que queira investir para a longo prazo para fazer la na frente um CF de 4870 (exagero eu acho);

Obs4: Tem muita gente falando que as melhores memórias em desempenho hoje são as G.Skill... mas eu não achei em nenhum lugar Kit de 4Gb com preço legal... se achar pode trocar essa OCZ sem pensar.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, essa configuração está dentro mesmo do que eu ande pesquisando/analisando.

O processador realmente fiquei fã dele por causa do alto cache L2!

Em relação à placa mãe, não acha bom pegar um x48 que aceite DDR3 também não? Pois já têm modelos aí que suportam as duas memórias 2/3.

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, essa configuração está dentro mesmo do que eu ande pesquisando/analisando.

O processador realmente fiquei fã dele por causa do alto cache L2!

Em relação à placa mãe, não acha bom pegar um x48 que aceite DDR3 também não? Pois já têm modelos aí que suportam as duas memórias 2/3.

Obrigado desde já!

o problema é que uma x48 que leve ddr3 estão a preços bemmm elevados! acho que não compensa, pelo alto preço das ddr3 também. acaba elevando d+ o preço do pc... porém, se você não tiver pensando em quanto vai gastar, mas quer o maximo do pc... vai com tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, essa configuração está dentro mesmo do que eu ande pesquisando/analisando.

O processador realmente fiquei fã dele por causa do alto cache L2!

Em relação à placa mãe, não acha bom pegar um x48 que aceite DDR3 também não? Pois já têm modelos aí que suportam as duas memórias 2/3.

Então cara, eu não sei te dizer exatamente. No meu ponto de vista, tudo vai depender de quanto você quer gastar com memórias. Eu ouvi dizer que as memórias DD3 só apresentam desempenho significantemente superior com velocidade acima de 1600mhz. Só que o preços dessas belezinhas estão absurdamente caros. Então... pra mim não compensaria.

É claro que uma placa-mãe que suporte as duas memórias é melhor que uma que suporte apenas a DD2, mas tem que ver a diferença de preço e principalmente se elas oferecem as mesmas vantagens. (a vantagem da rampage, é a placa de som, o potencial para overclock, etc)

No meu caso, eu comprei, por R$ 400,00, um Kit de 4Gb da OCZ Reaper PC2-8500 - 1066mhz, e pretendo fazer um over nelas, deixando com 1200mhz. Que, segundo especificação da Rampage, é o máximo que ela suporta. Para mim ja tá ótimo. Quano o preço das DDR3 baratearem, já vai estar na hora de trocar tudo de novo mesmo. hehehehe

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas nem tão caro, dê uma olhada na MSI x48 Platinum:

http://www.waz.com.br/placa_mae/msi_x48cplatinum7353.php?codprod=92270

Muito boa a placa, não? Ou recomendas outra que suportam as duas DDR?

Aí eu poderia usar um kit DDR2800 mesmo, depois pegava 3...

O que achas? Sou fã de MSI, ainda mais depois que a minha atual MSI Neo 2 Platinum aceitou dual channel com 4 pentes diferentes (kingston 553 2x512mb, e corsair 667 2x1gb, 3GB dual): http://forum.clubedohardware.com.br/possivel-esse-tipo/580372

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...