Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rampage Formula+Q9450 OC instável


Marcellus.X.

Posts recomendados

Galera,

Precisa de umas dicas para deixar meu OC estável, até agora não consegui.

Tenho pesquisado muito sobre overclock e coletei várias informações sobre a minha configuração para deixar rodando em 3.2Ghz.

Para um perfeito entendimento nada melhor do que a minha configuração, segue abaixo.

Mobo: Rampage Formula X48 ( Atualizado BIOS para 0410, ultima versão )

Proc: Q9450 / Cooler Typhoon + coolermaster 90CFM ( Troquei o fan padrão e coloquei o C.Master )

Memo: 4G DDR2 800 Geil Skill ( 4-4-4-12 / VOlt 2.1 )

VGA: Radeon 4870 ( Não farei over na vga )

Gabinete: CM690 + 6 coolers ( 1 na traseira e 2 no topo como exaustor, 1 na frente ao lado do HD, 1 ao lado da fonte e outro em cima da vga como ventilação )

Inicialmente deixei tudo em AUTO e notei que automaticamente teve um aumento nas voltagens, NB foi setado automaticamente para 1.6 e achei alto e a temperatuda ficou em 48 idle, mudei para 1.33 o NB ficando 43 idle, então aproveitei e fiz alguns ajustes como segue:

CPU Feature

Ai Overclock Tuner: Manual

OC From CPU Level Up: Auto

CPU Ratio Setting: 8

FSB Frequency: 400

FSB Strap to North Bridge: 400

PCI-E Frequency: 100

DRAM Settings

DRAM Frequency: DDR2-1066

DRAM Command Rate: 2N

DRAM Timing Control: Manual

CAS# Latency: 5

RAS# to CAS# Delay: 5

RAS# Precharge: 5

RAS# ActivateTime: 15

RAS# to RAS# Delay: Auto

Row Refresh Cycle Time: Auto

Write Recovery Time: Auto

Read to Precharge Time: Auto

Read to Write Delay (S/D) : Auto

Write to Read Delay (S): Auto

Write to Read Delay (D): Auto

Read to Read Delay (S): Auto

Read to Read Delay (D): Auto

Write to Write Delay (S): Auto

Write to Write Delay (D): Auto

DRAM Static Read Control: Disabled

Ai Clock Twister: Strong

Transaction Booster: Auto

Voltage Settings

CPU Voltage: 1.275 v ( Aumentei apenas + 0.05 )

CPU PLL Voltage: AUTO

North Bridge Voltage: 1.33 v

DRAM Voltage: 2.1 v

FSB Termination Voltage: AUTO

South Bridge Voltage: Auto

Loadline Calibration: Enabled

CPU GTL Reference: Auto

North Bridge GTL Reference: Auto

DDR2 Channel A REF Voltage: Auto

DDR2 Channel B REF Voltage: Auto

DDR2 Controller REF Voltage: Auto

SB 1.5V Voltage: Auto

NB LED Selection: NB Volt

SB LED Selection: SB Volt

CPU LED Selection: CPU Volt

Voltiminder LED: Disabled

CPU Spread Spectrum: Disabled

PCIE Spread Spectrum: Disabled

Advanced CPU Configuration

CPU Ratio Setting: 8

C1E Suppport: Disabled

CPU TM Function: Disabled

Vanderpool Technology: Disabled

Execute Disable Bit: Enabled

Max CPUID Value Limit: Disabled

Rodei o Prime 95 e deu erro no Thread 3 em apenas uma hora e 8 minutos, nem cheguei a testar com o Orthos.

A principio não mudei a tensão do soutbridge e FSB termination, Preciso aumentar alguma vontagem ou modificar algum outro parâmetro? O que pode estar dando errado não estabilizando no Prime95?

Segue imagem com o erro e o que acham da temp do NB?

overrf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Precisa de umas dicas para deixar meu OC estável, até agora não consegui.

Tenho pesquisado muito sobre overclock e coletei várias informações sobre a minha configuração para deixar rodando em 3.2Ghz.

Para um perfeito entendimento nada melhor do que a minha configuração, segue abaixo.

Mobo: Rampage Formula X48 ( Atualizado BIOS para 0410, ultima versão )

Proc: Q9450 / Cooler Typhoon + coolermaster 90CFM ( Troquei o fan padrão e coloquei o C.Master )

Memo: 4G DDR2 800 Geil Skill ( 4-4-4-12 / VOlt 2.1 )

VGA: Radeon 4870 ( Não farei over na vga )

Gabinete: CM690 + 6 coolers ( 1 na traseira e 2 no topo como exaustor, 1 na frente ao lado do HD, 1 ao lado da fonte e outro em cima da vga como ventilação )

Inicialmente deixei tudo em AUTO e notei que automaticamente teve um aumento nas voltagens, NB foi setado automaticamente para 1.6 e achei alto e a temperatuda ficou em 48 idle, mudei para 1.33 o NB ficando 43 idle, então aproveitei e fiz alguns ajustes como segue:

Rodei o Prime 95 e deu erro no Thread 3 em apenas uma hora e 8 minutos, nem cheguei a testar com o Orthos.

A principio não mudei a tensão do soutbridge e FSB termination, Preciso aumentar alguma vontagem ou modificar algum outro parâmetro? O que pode estar dando errado não estabilizando no Prime95?

Segue imagem com o erro e o que acham da temp do NB?

cara, até poucos dias eu estava com uma rampage formula + q9450 rodando no dia a dia a 3.86ghz.... estavel...

esse x48 (como o x38) esquenta demais mesmo, e você terá q colocar alguma ventoinha nele pra controlar, como eu fiz... mas a tensão q você colocou nele (1.33) é muito baixa... por isso o problema no prime, com certeza...

com facilidade eu deixava ele a 3.6, todo em auto, sem a necessidade de nenhum ajuste... desde q você controle a temperatura do NB com ventoinhas auxiliares....

só nos 3.86 é q tive q brincar com as tensões de FSB, NB e SB alem do CPU...

como você pretende deixá-lo a 3.2, imagino q não terah dificuldade nenhuma.... uma temperatura aceitável para o NB é de 50 a 60 graus nesse modelo.... c você conseguir deixar dentro desse intervalo, não terah problema... rodei ele por meses assim...

uma coisa q fiz e ajudou muito foi um pencil vdrop na placa mãe para estabilizar a tensão do cpu... se você puder, abra o cpu-z e rode um teste qquer q force o processador... você vai ver a tensão dele oscilar muito... isso vai desestabilizar o over... não pode...

veja a foto abaixo:

vdrooppencilmodzy7gq0.jpg

você tá vendo onde esta pintado de vermelho em cima de um componente? é um capacitorzinho q tem ali... se oriente pelo chip da EPU, perto dos bancos de RAM, para achá-lo....

pegue um lápis 2B e risque em cima dele até cobrir bem, deve ficar cinza..... não se preocupe, não ha risco... fiz isso em duas rampage formula e também em tres maximus formula de antes (sao iguais) e ajudo MUITO na estabilidade do overclock...

v aí o q você consegue depois disso e me conta...

se quiser, passa aqui pra ver como era o desempenho de meu pc com essas configs.... trata-se do tópico sobre a HD4870 q eu fiz, tornado oficial posteriormente:

http://forum.clubedohardware.com.br/hd4870-topico-oficial/565116

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo,

Rapaz, sinceramente isto eu não terei coragem ehehe

Conforme dito eu cheguei a deixar tudo em auto no primeiro teste, problema que no auto eu achei muito alto o valor de 1.61 que foi aplicado ao NB

Veja abaixo como estavam as voltagens originais e depois quando deixei em AUTO.

Voltagens originais:

- CPU Volt = 1.224

- FSB Termination Volt = 1.184

- CPU PLL Volt = 1.568

- DRAM Volt = 1.936

- NB Volt = 1.344

- SB Volt = 1.072

Voltagens após over 8X400

- CPU Volt = 1.288

- FSB Termination Volt = 1.328

- CPU PLL Volt = 1.568 ( Ficou igual )

- DRAM Volt = 1.936 ( Ficou igual )

- NB Volt = 1.616 ( Achei muito alto )

- SB Volt = 1.072 ( Ficou igual )

O que mudei manualmente foi o NB para 1.33, CPU 1.275 e a Dram 2.1

Vou fazer agora tudo em automatico mas não gostaria de deixar o NB nesse valor, será q 1.4 ou 1.45 segura?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo,

Rapaz, sinceramente isto eu não terei coragem ehehe

Conforme dito eu cheguei a deixar tudo em auto no primeiro teste, problema que no auto eu achei muito alto o valor de 1.61 que foi aplicado ao NB

Veja abaixo como estavam as voltagens originais e depois quando deixei em AUTO.

Voltagens originais:

- CPU Volt = 1.224

- FSB Termination Volt = 1.184

- CPU PLL Volt = 1.568

- DRAM Volt = 1.936

- NB Volt = 1.344

- SB Volt = 1.072

Voltagens após over 8X400

- CPU Volt = 1.288

- FSB Termination Volt = 1.328

- CPU PLL Volt = 1.568 ( Ficou igual )

- DRAM Volt = 1.936 ( Ficou igual )

- NB Volt = 1.616 ( Achei muito alto )

- SB Volt = 1.072 ( Ficou igual )

O que mudei manualmente foi o NB para 1.33, CPU 1.275 e a Dram 2.1

Vou fazer agora tudo em automatico mas não gostaria de deixar o NB nesse valor, será q 1.4 ou 1.45 segura?

Obrigado.

Oloco cara, não tem trabalho nenhum em passar um lapis ali... tá com medo do que? Eu sou técnico em eletrônica a 10 anos, posso te garantir q não haverá problemas... o grafite do lápis vai funcionar como uma resistência apenas...

Se esta com tanto medo, deixa o LoadLine Calibration em Enable então, ajuda um pouco...

Quanto a tensão do NB, deixa em 1,45V e do CPU a 1.3V pra 3.2 q vai fica estável...

Faça alguns testes para confirmar... depois disso, baxe a tensão do CPU para 1.27 pr ex... teste novamente... se ficar estável, baxe do NB para 1.42V... teste... se ficar estavel vah baxando... mas antes de baxar tenha certeza de estar estavel (entrar no windows não significa estabilidade).... e outra, nunca abaixe as tensões de dois dispositivos simultaneamente, porque se fizer isso não terah como saber ql deles causou a instabilidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pegue um lápis 2B e risque em cima dele até cobrir bem, deve ficar cinza..... não se preocupe, não ha risco... fiz isso em duas rampage formula e também em tres maximus formula de antes (sao iguais) e ajudo MUITO na estabilidade do overclock...

abraço

Eu gostei dessa dica Alonso, vou fazer na minha maximus quando for testar algo para ver o resultado.

Esse aumento na resistência é muito interessante e feito com lápis nem garantia perde né? Legal.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alonso, de forma alguma desconfio de sua competencia técnica hehe desculpe-me se me expressei mal, é que por ser medroso nestas coisas é natural ter receio de fazer, mas posso tentar sim.

Pode ser qualquer lapis ou tem que ser este 2B que você disse?

Olhando aqui pela laterao do gabinete já achei aonde fica o capacitor, tenho que pintar todo dele por cima e envolta?

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei dessa dica Alonso, vou fazer na minha maximus quando for testar algo para ver o resultado.

Esse aumento na resistência é muito interessante e feito com lápis nem garantia perde né? Legal.

Abraço.

eu fiz na maximus cara, estabiliza demais a tensão... o vdrop desaparece cara... show mesmo... na rampage dah o mesmo resultado

sim, e nem perde garantia... isso q é mais massa! hehehe

Olá Alonso, de forma alguma desconfio de sua competencia técnica hehe desculpe-me se me expressei mal, é que por ser medroso nestas coisas é natural ter receio de fazer, mas posso tentar sim.

Pode ser qualquer lapis ou tem que ser este 2B que você disse?

Olhando aqui pela laterao do gabinete já achei aonde fica o capacitor, tenho que pintar todo dele por cima e envolta?

Obrigado pela ajuda.

não levei a mal não, nem esquenta.... eu entendo esse receio seu, por isso deu aquela segunda opção do Loadline Calibration... mas o melhor resoltado é com o pencil vdrop mesmo...

é melhor usar o 2B cara, mas o 2HB também serve.... não use os comuns, o grafite é muito mais compacto e a resistência será menor... daí não garanto nada... hehehe...

qto a como riscar ali, sim, só na parte superior (ele é bem pequenininho)... não precisa preocupar-se com as laterais não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo Alonso, vou comprar um e riscar ali.

Diferente do primeiro teste que deu erro em apenas uma hora, já estou rodando o prime aqui 3hs e não deu erro ainda.

Por enquanto mudei isto:

- CPU Volt = 1.3

- DRAM Volt = 2.1 ( Igual primeiro teste )

- NB Volt = 1.39

- Ai Clock Twister: AUTO ( Estava como strong que era muito eu acho )

O restante da BIOS permanece igual.

Se não der erro no prime vou deixar assim e já pensar em 3.4 ou 3.6, agora se der erro vou meter o NB a 1.42, pelo visto com certeza era a tensão baixa do NB.

Quanto tempo mais posso deixar rodando o prime95? É bom testar com o Orthos tb?

As temps por enquanto estão assim, como você disse que entre 50 e 60 é aceitável acho q está bom, só achei os núcleos altos, eles esquentam assim mesmo?

Placa mãe 28 °C (82 °F)

Processador 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 59 °C (138 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 50 °C (122 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 52 °C (126 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 52 °C (126 °F)

North Bridge 50 °C (122 °F)

South Bridge 39 °C (102 °F)

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo Alonso, vou comprar um e riscar ali.

Diferente do primeiro teste que deu erro em apenas uma hora, já estou rodando o prime aqui 3hs e não deu erro ainda.

Por enquanto mudei isto:

- CPU Volt = 1.3

- DRAM Volt = 2.1 ( Igual primeiro teste )

- NB Volt = 1.39

- Ai Clock Twister: AUTO ( Estava como strong que era muito eu acho )

O restante da BIOS permanece igual.

Se não der erro no prime vou deixar assim e já pensar em 3.4 ou 3.6, agora se der erro vou meter o NB a 1.42, pelo visto com certeza era a tensão baixa do NB.

Quanto tempo mais posso deixar rodando o prime95? É bom testar com o Orthos tb?

As temps por enquanto estão assim, como você disse que entre 50 e 60 é aceitável acho q está bom, só achei os núcleos altos, eles esquentam assim mesmo?

Placa mãe 28 °C (82 °F)

Processador 42 °C (108 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 59 °C (138 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 50 °C (122 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 52 °C (126 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 52 °C (126 °F)

North Bridge 50 °C (122 °F)

South Bridge 39 °C (102 °F)

Obrigado

viu cara! era a tensão do nb mesmo.... legal, fico feliz em ter ajudado...

agora 3 hrs de prime já tá massa... pode prosseguir... mas saiba q a partir de agora, com o fsb subindo acima dos 1600 (se você aumentar o oc né) a temperatura do nb vai subir também.... agora sim vai precisar daquela ventoinha nele.... sobe um de cada vez... primeiro aumenta o clock de 400 para 425 (por ex)... vai pra 3.4ghz o interno do cpu e o fsb para 1700... não altere as tensões.... teste... se der pau, aumente um pouco a tensão do nb... teste... não funcionou... baixa do nb devolta e aumenta do cpu... teste.... assim você vai saber quem tá limitando... se não der certo... aumente os dois juntos... teste... pode ser q ambos estaun precisando d mais tensão.... se funcionar... já sabe o q fazer para aumentar mais....

eu rodava o meu a 3.6 com tensão de 1.35V e nb a 1.55V se não me engano... mas não tenho certeza da tensão do nb....

o negocio é ir testando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alonso, vou te incomodar novamente.

Deu erro no prime depois de 6hs30m, usando esta ultima tensão.

- CPU Volt = 1.3

- DRAM Volt = 2.1 ( Igual primeiro teste )

- NB Volt = 1.39

E agora, aumento mais o NB ou inverto a parada, exemplo aumentando agora o CPu volt e diminuindo o NB ou mantendo o NB, o que você sugere?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alonso, vou te incomodar novamente.

Deu erro no prime depois de 6hs30m, usando esta ultima tensão.

- CPU Volt = 1.3

- DRAM Volt = 2.1 ( Igual primeiro teste )

- NB Volt = 1.39

E agora, aumento mais o NB ou inverto a parada, exemplo aumentando agora o CPu volt e diminuindo o NB ou mantendo o NB, o que você sugere?

Obrigado.

tá a 3.2ghz ainda né? intaun... 6h de prime é um monte cara... é provável q você nunca terah problema se deixasse nessas configurações... já q nenhuma aplicação deixa o processador operando a 100% por tanto tempo...

d qquer forma, se quiser estabilizar... eu aumentaria a tensão do nb e rodaria o teste novamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite,

Possuo uma Rampage + Q9450... Estou com problemas em ter uma velocidade nas memórias ( G.Skill 1100 PI Serie 1.8v )

Tentei fazer oc aqui nas memorias.. elevando a tensão até 2.3v e nada!

Li em um review, que com 2.0v elas deveriam atingir ddr1200....

Alguem poderia me passar as confing com tensão e multiplicadores e tal? Nao consigo... ja fiz de tudo, de tanto tenta dexei elas em 800 só de cansa de ve tela azul hehe

Se possivel poderiam me auxiliar na confing aqui? Acredito que nao seja as memorias... talvez o que controla elas.. (nao sei o que é)

Estou no aguardo de respostas der

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A memória G. Skill não é muito amiga dos chipset X38 e X48, talvez seja esse seu problema.

Faça um teste.

Deixe só um módulo e teste, é muito provável que vai funcionar.

Na minha maximus X38, com a G. Skill, a memória só ia em 800MHz, acima de 800MHz dava tela azul quando montada em Dual Channel, em single não tinha problema.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória G. Skill não é muito amiga dos chipset X38 e X48, talvez seja esse seu problema.

Faça um teste.

Deixe só um módulo e teste, é muito provável que vai funcionar.

Na minha maximus X38, com a G. Skill, a memória só ia em 800MHz, acima de 800MHz dava tela azul quando montada em Dual Channel, em single não tinha problema.

Boa sorte.

Elas ja rodaram acima d 1050 aqui... mas eu queria coloca-las em ddr1200 com 2.0v ... mas acho que tem outra coisa limitando ou mal configurada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Overclock em memória não tem muito segredo...

No seu caso já que quer 1200MHz com 2v basta fixar como tal, é claro que a opção tem que estar disponível...

Se não funcionar vai relaxando os timings até funcionar; se mesmo assim não funcionar tem que dar mais tensão.

É assim que testa memória, simples né? Se não funcionar testa em outra mobo para ver.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
As minhas G.Skill rodam no meu X48 a 1800 MHz de boa...

Rodar roda sim Alonso, não são todos os módulos que ficam limitados mesmo, mas, alguns limitam.

Esse kit acima que eu disse ter testado no X38 deu problema, e como não era problema com a placa mãe e nem com as memórias e aliado ao fato da G. Skill ser uma marca não recomendada pelo fabricante dessas placas, deduz que PODE acontecer de ser incompatível.

De todo modo, não custa o amigo testar minha dica ou até, testar com outros módulos e verificar né:D?

Abraço colega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodar roda sim Alonso, não são todos os módulos que ficam limitados mesmo, mas, alguns limitam.

Esse kit acima que eu disse ter testado no X38 deu problema, e como não era problema com a placa mãe e nem com as memórias e aliado ao fato da G. Skill ser uma marca não recomendada pelo fabricante dessas placas, deduz que PODE acontecer de ser incompatível.

De todo modo, não custa o amigo testar minha dica ou até, testar com outros módulos e verificar né:D?

Abraço colega.

Ah sim, concordo....

já tive muitos problemas com incompatibilidade de memórias com determinadas mobos... ainda bem q não é meu caso hj...

Se o amigo ae seguir suas dicas, com certeza vai encontrar o problema...

Agora, não podemos descartar o fato de que as memórias são 1100MHz e nem todos os módulos são iguais, mesmo que do mesmo modelo... quero dizer q existe a possibilidade de que estes módulos dele não guentem mesmo subir até os 1200....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ah sim, concordo....

já tive muitos problemas com incompatibilidade de memórias com determinadas mobos... ainda bem q não é meu caso hj...

Se o amigo ae seguir suas dicas, com certeza vai encontrar o problema...

Agora, não podemos descartar o fato de que as memórias são 1100MHz e nem todos os módulos são iguais, mesmo que do mesmo modelo... quero dizer q existe a possibilidade de que estes módulos dele não guentem mesmo subir até os 1200....

Certo e concordo com você, pode ser isso também, com exceção se o par de memórias do colega veio em kit próprio para Dual ai, teoricamente, é descartada essa hipótese.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, concordo....

já tive muitos problemas com incompatibilidade de memórias com determinadas mobos... ainda bem q não é meu caso hj...

Se o amigo ae seguir suas dicas, com certeza vai encontrar o problema...

Agora, não podemos descartar o fato de que as memórias são 1100MHz e nem todos os módulos são iguais, mesmo que do mesmo modelo... quero dizer q existe a possibilidade de que estes módulos dele não guentem mesmo subir até os 1200....

Tem na Net, reviews de que com 2.0V elas atingiram 1200MHz... porém acima disso, nem com 2.4 V ultrapassaram 1300MHz... E aqui com 1150 já fica instavel, até mesmo com 2.3V chegando a nem ligar o pc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...