Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abit an52 fritando o processador!!! 90ºc!!!


DarkSchnneider

Posts recomendados

Galera, estou com um priblema estranhíssimo! Montei um Pc novo com uma ABIT AN52 e um AMD 5200+! De cara, quando foi entrar no Windows pela 1ª vez (logo depois de formatar), a Mobo disparou o alarme de temperatura! Achei estranho e fui checar a temperatura pela Bios tava marcando 53ºC! Setei o alarme e o shutdown para 70ºC (se não me engano era o máximo). Entrei no windows e instalei um jogo pra testar (Crysis), e com dois minutos de jogo o alarme disparou e desligou o Pc! Achei que poderia ser o cooler do processador mal encaixado, mas tava legal! Depois de ler alguns posts em foruns resolvi atualizar a Bios! Bingo!!! (Aparentemente)!!! A temperatura medida pela bios tava realmente errada, tanto que depois da atualização caiu pra 40ºC em espera! Uma queda de mais de 13ºc! Entrei no jogo de novo e com 10 minutos de jogo, soou novamente o alarme! Liguei o AbitEQ pra checar a temperatura durante o jogo! Chegou a marcar 80ºC!!! Como pode? já devia ter torrado a CPU! Setei em 90ºC o Alarme e Shutdown! E mesmo assim, tinha jogo que ativava o alarme! Coloquei 5 Coolers a mais no gabinete, sendo 1 de 12cm! Agora nenhum jogo tá acionando o alarme de temperatura, mas a temperatura em full load tá em torno de 70ºC! Isso é aceitável??? Alguém pode me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Processadores não torram. Eles têm dispositivos de proteção para fazer o desligamento automático quando chegam próximo à temperatura máxima permitida.

2 - Bios não marca temperatura do processador (núcleo), apenas a temperatura externa. Portanto, mantenha desativada a configuração para desligamento e alarme. O programa da Abit apenas lê a temperatura errada do BIOS, portanto pode desinstalar.

3 - Retire todo o exagero de coolers, mantenha apenas o traseiro no gabinete.

4 - Instale o Core Temp e o deixe calibrado. Se o seu processador for Brisbane revisão G, a temperatura offset deve ficar em 20. Se for outro núcleo ou outra revisão, deve ficar em 0.

5 - Rode o Orthos e veja qual a temperatura máxima que vai atingir. Até 65º no verão está perfeitamente normal, até 70º está no limite do aceitável, mas é bom conferir se o cooler está bem assentado e se a pasta térmica está corretamente aplicada (apenas uma fina camada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...