Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
DarkSchnneider

Abit an52 fritando o processador!!! 90ºc!!!

Recommended Posts

Galera, estou com um priblema estranhíssimo! Montei um Pc novo com uma ABIT AN52 e um AMD 5200+! De cara, quando foi entrar no Windows pela 1ª vez (logo depois de formatar), a Mobo disparou o alarme de temperatura! Achei estranho e fui checar a temperatura pela Bios tava marcando 53ºC! Setei o alarme e o shutdown para 70ºC (se não me engano era o máximo). Entrei no windows e instalei um jogo pra testar (Crysis), e com dois minutos de jogo o alarme disparou e desligou o Pc! Achei que poderia ser o cooler do processador mal encaixado, mas tava legal! Depois de ler alguns posts em foruns resolvi atualizar a Bios! Bingo!!! (Aparentemente)!!! A temperatura medida pela bios tava realmente errada, tanto que depois da atualização caiu pra 40ºC em espera! Uma queda de mais de 13ºc! Entrei no jogo de novo e com 10 minutos de jogo, soou novamente o alarme! Liguei o AbitEQ pra checar a temperatura durante o jogo! Chegou a marcar 80ºC!!! Como pode? já devia ter torrado a CPU! Setei em 90ºC o Alarme e Shutdown! E mesmo assim, tinha jogo que ativava o alarme! Coloquei 5 Coolers a mais no gabinete, sendo 1 de 12cm! Agora nenhum jogo tá acionando o alarme de temperatura, mas a temperatura em full load tá em torno de 70ºC! Isso é aceitável??? Alguém pode me dar uma luz?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Processadores não torram. Eles têm dispositivos de proteção para fazer o desligamento automático quando chegam próximo à temperatura máxima permitida.

2 - Bios não marca temperatura do processador (núcleo), apenas a temperatura externa. Portanto, mantenha desativada a configuração para desligamento e alarme. O programa da Abit apenas lê a temperatura errada do BIOS, portanto pode desinstalar.

3 - Retire todo o exagero de coolers, mantenha apenas o traseiro no gabinete.

4 - Instale o Core Temp e o deixe calibrado. Se o seu processador for Brisbane revisão G, a temperatura offset deve ficar em 20. Se for outro núcleo ou outra revisão, deve ficar em 0.

5 - Rode o Orthos e veja qual a temperatura máxima que vai atingir. Até 65º no verão está perfeitamente normal, até 70º está no limite do aceitável, mas é bom conferir se o cooler está bem assentado e se a pasta térmica está corretamente aplicada (apenas uma fina camada).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais