Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteger Reatores e Lâmpadas eletrônicas, isso é possível?


tedy006

Posts recomendados

Olá caros amigos do Fórum, desculpem se postei algo em duplicidade.

Deixe-me explicar minha situação.

Colequei em minha casa, uns interruptores da Siemens da marca Delta Mondo, (Interruptores com Led), e para minha tristeza, esses interruptores influenciam no funcionamento de lâmpadas eletrônicas e reatores.

Ja tentei entrar em contato com Siemens para ter uma solução, mas me informaram que componetes eletrônicos dentro do interruptor causam o problema e que eu deveria etaum utilizar lâmpada incadecentes ou substituir os interruptores para evitar a queima dos mesmos.

Só que estou inconformado, existem N circuitos para tudo. Com sucata o Home de Ferro fez um praticamente um coração para ele, hehehe. Agora pergunto para os experientes do fórum: Não existe a possibilidade de se colocar algum tipo de filtro, relê, capacitor, (Sei lá hein, sou leiguíssimo no assunto) antes da Lâmpada ou Reator para evitar que os compoentes do interruptor queimem os mesmos?

O interruptor: Quando a Lâmpada fica apagada o Led fica aceso e quando a Lâmpada se ascende o Led se apaga (Um dos eletricista que consultei me perguntou isso, achei interessante comentar.)

Quem puder me dar uma luz, uma que não se queime e nçao seja incandescente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A única questão que vejo de ruim em um interruptor desses dai é que, quando estão desligados um led + resistor é colocado em série com a carga que é um reator eletrônico + Lâmpada. Como o reator eletrônico pode operar com uma corrente muito mais baixa que uma lâmpada incandescente, é provável que ele, o reator, já oscile e comece a operar mesmo com essa corrente muito pequena do led (sei lá uns 10 a 15 mili Amperes talvez) Essa operação fora das características ideais de tensão em cima do reator, e somente em meia onda, se esse interruptor não houver providenciado retificação em ponte, ou colocação de diodo em contrafase com o led, pode certamente trazer problemas para o reator e/ou a sua lâmpada.

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

...esses interruptores influenciam no funcionamento de lâmpadas eletrônicas e reatores.

...me informaram que componetes eletrônicos dentro do interruptor causam o problema e que eu deveria etaum utilizar lâmpada incadecentes ou substituir os interruptores para evitar a queima dos mesmos.

Só se estes interruptores da siemens for de estado sólido, com triacs ou outros semicondutores e que por isso só podem ser usados em cargas resistivas (lampadas incandecentes) e não pode ser usados em série com reatores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só se estes interruptores da siemens for de estado sólido, com triacs ou outros semicondutores e que por isso só podem ser usados em cargas resistivas (lampadas incandecentes) e não pode ser usados em série com reatores.

São interruptores simples, com um led + resistor em paralelo com a chave principal. Ao fechar a chave, curto-circuita o conjunto led+resistor. Ao abrir a chave, o interruptor, o led se acende fechando a condução através do reator, que mesmo com uma baixa corrente de acendimento do led, passa a funcionar, oscilando e quem sabe tentando acender a lâmpada, mas estará operando totalmente fora das suas especificações, somente com a corrente de fuga, do acendimento do led..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única questão que vejo de ruim em um interruptor desses dai é que, quando estão desligados um led + resistor é colocado em série com a carga que é um reator eletrônico + Lâmpada. Como o reator eletrônico pode operar com uma corrente muito mais baixa que uma lâmpada incandescente, é provável que ele, o reator, já oscile e comece a operar mesmo com essa corrente muito pequena do led (sei lá uns 10 a 15 mili Amperes talvez) Essa operação fora das características ideais de tensão em cima do reator, e somente em meia onda, se esse interruptor não houver providenciado retificação em ponte, ou colocação de diodo em contrafase com o led, pode certamente trazer problemas para o reator e/ou a sua lâmpada.

Sei lá... Muito estranho isso.

Só se estes interruptores da siemens for de estado sólido, com triacs ou outros semicondutores e que por isso só podem ser usados em cargas resistivas (lampadas incandecentes) e não pode ser usados em série com reatores.

Mas pelo que o pessoal está dizendo, não é o caso...

São interruptores simples, com um led + resistor em paralelo com a chave principal. Ao fechar a chave, curto-circuita o conjunto led+resistor. Ao abrir a chave, o interruptor, o led se acende fechando a condução através do reator, que mesmo com uma baixa corrente de acendimento do led, passa a funcionar, oscilando e quem sabe tentando acender a lâmpada, mas estará operando totalmente fora das suas especificações, somente com a corrente de fuga, do acendimento do led..

Tá...

Agora, se este for realmente o problema, a solução sugerida do relé deve funcionar, embora ela seja um tanto cara.

Eu sugeriria também tentar colocar um resistor em paralelo com a lâmpada... Basta calcular um valor que drene uns 40 ou 50mA, de maneira que ele represente um caminho "mais fácil" pra corrente que vem do led...

Acredito que fique mais barato que a instalação dos relés. Por outro lado, vai aquecer bastante quando a lâmpada estiver acesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Cabteixeira, o problema de se colocar um resistor em paralelo com a lâmpada!, é que quando energizada!, o resistor receberá igual tensão! 110V ou 220V, e como as lâmpadas incadescentes possuem uma resistência Ohmica muito baixa?, o resistor em paralelo queimaria rapidamente! ou no minimo dobraria o consumo de energia!..., a solução do relê, como indiquei, pode não ser a mais barata!, mas como este "defeito" apresentado pelo interruptor, nem a siemens explicou?, não vi outra alternativa se não, "enganar", o interruptor!, com um relê!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos devagar...

Cabteixeira, o problema de se colocar um resistor em paralelo com a lâmpada!, é que quando energizada!, o resistor receberá igual tensão! 110V ou 220V

Sim.

e como as lâmpadas incadescentes possuem uma resistência Ohmica muito baixa?

Depende da potência da lâmpada. A resistência de uma lâmpada de 100W NÃO é a mesma que a de uma lâmpada de 40W.

o resistor em paralelo queimaria rapidamente! ou no minimo dobraria o consumo de energia!...,

Se você calculou a potência dissipada no resistor direito e comprou o resistor correto, ele não vai queimar.

A questão do consumo eu também não concordo, pois como eu disse, o resistor iria consumir algo em torno de 50mA, o que é MUITO MENOR QUE A CORRENTE DE UMA LÂMPADA...

Pra se ter uma ideia, uma lâmpada de 40W em 127V consome aproximadamente 315mA.

a solução do relê, como indiquei, pode não ser a mais barata!, mas como este "defeito" apresentado pelo interruptor, nem a siemens explicou?, não vi outra alternativa se não, "enganar", o interruptor!, com um relê!...

Com certeza colocar um relé deve contornar o problema da queima dos realtores... Mas será que o consumo da bobina do relé também não iria "dobrar" o consumo?

A resposta da siemens foi apenas para se esquivar de solucionar o problema.

Não me parece lógico a corrente que atravessa o LED no momento em que o interruptor está aberto, fazer queimar uma lâmpada ou reator.

Isso eu também acho.

Não me parece lógico que a corrente que circula pelo LED (15 ou 20mA) possa queimar o reator.

estranho mesmo

ja viu o que tem dentro desse interrutor

qual o modelo que está a usar

veja no pdf

Por isso eu pedi para que o autor do tópico fosse mais detalhista, explicando melhor a questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois mas como nada foi dito pode estar a usar dimmer e estar a chamar interrutor

e sendo assim a siemens tem razao

se alguem souber como estragar com um simples led seria bom exlicar

onde moro muitos são interutores (so interrutor com lampada sinalisadora) desse tipo e até agora nunca vi nenhuma lampada estragar por isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, não vou estar ajudando na solução do problema do amigo tedy006, já que não tenho conhecimento técnico que me permita apresentar uma solução para este problema. Mas eu achei uma vez na internet um circuito que tinha este mesmo fim: iluminar (com um led + resistor) a tomada quando a mesma está desligada. E a tomada onde eu liguei este circuito é a de uma lâmpada fluorescente com reator não-eletrônico. O que ocorre é que o led ao invés de ficar sempre aceso ele fica piscando (não de forma periódica) e eu não vejo nenhum defeito no circuito que possa fazer com que isto ocorra, uma vez que em tomadas que "alimentam" lâmpadas incandescentes eu não tenho este fenômeno.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colegas!, de qualquer forma! este problema apresentado pelo amigo Tedy006! é realmente, muito interessante!!!, pois foge da lógica comum da eletronica!!!, sugiro ao colega Tedy006 a postar algumas fotos deste interruptor, para poder analisar, que tipo de circuito, esta em questão!!! (lado interno deste!)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estou achando interessante as questões postadas até o momento. Fico grato com a ajuda.

Realmente a solução do relé não é barata, mas como já gatei com os interruptores que também não foram baratos, não queria jogar-los, mesmo porque, os interruptores da linha que não tem leds, com luzes apagadas não encontro eles no escuro, pois os mesmos nem se quer brilham, hehehe, mas vamos lá. Comprei o relé.

Admito que esses interruptores são coisa de fresco, mas agora quero que umas das soluções me dadas aqui funcionem.

Embora eu seja total leigo, com manuais e instrunções consigo ligar os aparelhos ou pelo menos tentar, mas este relé aqui me deixou com dúvida. Tentei ligar ele um uma carga baixa para testes junto com um multimetro em mãos a 6v e aparentemente estava tudo certo, quando o coloquei para funcionar no 110v medi a saída do relé, tudo OK, mas... ele começou a fazer um barulho como se fosse de cigarra e não acendeu a lâmpada quando conectado a ela. Temo que liguei algo errado.

Deixarei o esquema do relé em ftp://www.principalsp.com.br/rele.jpg, se puderem me dar um help para saber o que cometi de erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa pessoal! Estou vendo que muitos estão inconformados com o meu problema. Mesmo eu perguntando para 2 amigos meus eletricistas tmb me disseram estranho queimar os reatores e lâmpadas, mas o pior é que acontece. Como dito, mesmo a Siemens informa que devo ligar em lâmpadas incandescente. Detalhes mais específicos não poderei fornecer já que eu não entendo muito disso, só o que sei acho que foi o que já passei.

Tenho lâmpadas que funcionam em 110v de 25w em toda residência, apenas na cozinha uso o reator com lâmpadas tubulares 2x40w

O interruptores, marcas e modelos já mencionei, as características são aquelas fracas dos pdfs dos fabricantes.

Minah residência:

O circuito da iluminação está rodando um disjuntor de 10a.

O neutro não passa por disjuntores dentro do quadro.

Fotografar o interruptor internamente??? Bom, ele é blindado, acho que se eu tentar desmontar um ele vai despedaçar-se e acredito que as peças dele vão voar. Se conseguirmos solucionar com estas informações.

Essas são todas as informações que eu posso passar como leigo.

Ah!

Caso queiram saber o que acontece com o reator internamente.

Apenas um dos capacitores é prejudicado dentro do circuito. Acredito que sejam os capacitores de alta, já que são os maiores dentro do circuito.

Isso para os dois reatores que explodiram. Troquei esses capacitores e o reator voltou a funcionar aparentemente normalmente, pelo menos fora do interruptor com o Led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos devagar...

Sim.

Depende da potência da lâmpada. A resistência de uma lâmpada de 100W NÃO é a mesma que a de uma lâmpada de 40W.

Se você calculou a potência dissipada no resistor direito e comprou o resistor correto, ele não vai queimar.

A questão do consumo eu também não concordo, pois como eu disse, o resistor iria consumir algo em torno de 50mA, o que é MUITO MENOR QUE A CORRENTE DE UMA LÂMPADA...

Pra se ter uma ideia, uma lâmpada de 40W em 127V consome aproximadamente 315mA.

Com certeza colocar um relé deve contornar o problema da queima dos realtores... Mas será que o consumo da bobina do relé também não iria "dobrar" o consumo?

Isso eu também acho.

Não me parece lógico que a corrente que circula pelo LED (15 ou 20mA) possa queimar o reator.

Por isso eu pedi para que o autor do tópico fosse mais detalhista, explicando melhor a questão.

Em resposta a esses comentários.

Percebo que as lâmpadas eletrônicas (fluorescente) de 25w ficam piscando, não totalmente, apenas metade de um dos quatro tubinhos dela (deu para entender), quando ligadas a este interruptor. Com um multímetro, não sei se fiz corretamente. Liguei nos contatos do bocal (Fase e Neutro) e o multímetro mede 20v com a lâmpada apagada. Acesa mediu 123v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebo que as lâmpadas eletrônicas (fluorescente) de 25w ficam piscando, não totalmente, apenas metade de um dos quatro tubinhos dela (deu para entender), quando ligadas a este interruptor. Com um multímetro, não sei se fiz corretamente. Liguei nos contatos do bocal (Fase e Neutro) e o multímetro mede 20v com a lâmpada apagada. Acesa mediu 123v

Pelo valor da tensão, parece que realmente os teus interruptores estão provocando o defeito na lâmpada...

Se quiser utilizar o relé, basta ligar a bobina dele como se ela fosse a lâmpada (um lado vem do interruptor, o outro vai no neutro)... Os terminais referentes aos contatos serão ligados da mesma maneira que um interruptor comum (um lado vai na fase, o outro lado vai para a lâmpada)

Se quiser, pode também experimentar colocar um resistor, ligado no fase e no neutro do bocal da lâmpada, de 2,2K x 10W... Cuidado para NÃO encostar ele em nada inflamável (de plástico), pois ele vai esquentar bastante. Acredito que o resistor não seja caro...

Com o resistor no lugar, torne a medir a tensão sobre a lâmpada com ela apagada... Se o valor da tensão diminuir até níveis aceitáveis, você pode tentar aumentar o valor da resistência(para não provocar um aumento no consumo de energia muito grande).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...