Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung ou Seagate ou Maxtor pra 500MB ou 1TB - o que seria mais indicado


RainBica

Posts recomendados

Ei pessoal!

Olha só, estou precisando ampliar a capacidade de armazenamento aqui, porque vou começar a mexer com LP´s, além de vídeos. Tenho algumas dúvidas, então lembrei daqui! Já fui muito ajudado, gosto bastante do Clube!

É assim, estou pensando em 1TB, deixando o q eu tenho pra backup.

Minha placa-mãe permite o Raid 0, mas não sei se seria melhor 2 HD´s de 500 ou 1 só, com o TB. Esse Raid é bom mesmo, ou melhor 1 HD grande? Nesse caso, qual desses 3 vocês pegariam:

HD SATA II 1000GB SAMSUNG 32MB

HD SATA II 1000GB SEAGATE 32MB

HD SATA II 1000GB MAXTOR 32MB

E a opção de 500MB, seria viável Raid0? Quer dizer, acesso mais rápido? Preciso de rapidez, além de estocagem. Se o Raid for melhor, aí eu arrumava 2 HD´s, em vez de 1. Ou esse Raid só ajuda se precisar de 2 HD´s?

Então, vocês indicariam qual Raid ou um HD só? E a marca tem muita diferença, ou vai mais o preço?

Valeu demais pela atenção, brigadão mesmo e um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você precisa de velocidade, pegue 2 hds de 500GB, coloque eles em RAID0 e pronto. Terá um HD de 1TB e, a grosso modo, com o dobro de velocidade de acesso aos arquivos.

O melhor HD, na minha opinião, é Seagate. Pela qualidade do produto, e principalmente pela QUALIDADE DA GARANTIA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah então o Raid ajuda mesmo no acesso aos arquivos.

Estou vendo q tem duas opções, de 16 e 32 MB, é memória, ou o que é isso? É claro q ia preferir mais capacidade, no caso 32, mas vale o$ a mais?

Cara vou continuar com a Seagate mesmo então...mas acho q vai ter q ser 2x400GB, não estou vendo Seagate 500 não.

Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

raid é bom você ganha em desempenho só isso mas se der algum problema você perde seus arquivos você quer trabalhar com edição eu pegava 1tb a máquina vai ficar leve e hd eu já tive problemas com maxtor não aconselho essa marca não seagate é a mesma fabricante seagate não tenho o que falar dela não nunca tive essa marca mais na minha opinião rapidez pegue seagate durabilidade samsung, nunca tive problemas com samsumg eu botava 1tb !!!!!!!!!!!!

asus p5gc-mx/1333/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/c3tech de 500w reais/genius 5.1/lcd aoc 712sa windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive probleminhas mas agora é só curti ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ei rafael, não tem problema com backup não, faço a parte.

Mas estou contando q o Raid0 não dá problema pra salvar normalmente arquivos em hd externo (copiar os arquivos diretamente pro backup).

Se der problema nem pensar, tenho q ver meus arquivos no backup, e não códigos, pra ficar seguro - uso o Second Copy.

Se o Raid0 não for bem melhor, fico com 1 hd grandão, claro - mas só Seagate! |você viu q o amigo lmello aqui falou q o Raid0 dobra a velô de acesso aos dados? Parece valer a pena tendo problema de backup já resolvido, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá RainBica,

Tenho constamente problema com BACKUP – tenho muita coisa importe pra mim e se eu perder.. putz não quero nem pensar.....

A MELHOR solução ( na minha opinião) : è o RAID 1 com certeza. Já com dois HD´s em mirror (espelho) a segurança e maior , com 3 melhor ainda (porém mais caro) :cool:

Tem um tutorial de um dos nossos amigos, que é nota 10 – explica bem sem enrolação. ;)

Tutorial completo sobre RAID 0, RAID 1,RAID 0+1 e RAID 5

http://www.guiadohardware.net/comunidade/raid-tutorial/665151/

O Aumento de desempenho que o amigo acima (“só isso mas se der algum problema você perde seus arquivos “ )

RAID 0

Vantagens: Aumento considerável de desempenho.

Desvantagens: Se um dos discos falhar o sistema para.

Da uma olhada no Tutorial – Abraços! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Mercha - o jeito q você falou realmente é de longe a melhor opção pra backup-mas tem considerar tb a necessidade de ter os arquivos guardados em segurança LONGE do micro, por causa -q Deus nos ouça e nos livre para o sempre- por causa de roubos e acidentes, naturais ou não, com nossa máquina.

Tenho certeza de q você já pensou nisso ali, e é essa a razão q não tenho dois hd´s rodando com metade de sua capacidade de armazenar. Eu até optei aqui por um hd apenas, grandão, q pretendo particionar - agora preciso aprender como aproveitar mais um hd a ser particionado. É só o windows q a gente instala em uma partição, deixando o resto pros programas e docs, ou tem um jeito melhor de melhorar o rendimento? Obrigado, e desculpe o desenvolvimento da minha dúvida aqui!

um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi RainBica,

Não sei se é exatamente isso que você quer, mas vamos lá,

Ex: Com um HD 1TB - você faz duas partições, uma para o Sistema Operacional (S.O) e outra para os dados. Ou divide mais algumas partições para os mesmos. Para que num futuro próximo a desfragmentação seja menor, afim de ganhar tempo e desempenho.

Um HD de 1TB deixe para S.O uns 160GB já esta bom. Exp: Crie uma outra partição com 200GB para Edição de dvd, outra de 100GB de Only Games, outra de 400GB de Animação gráfica , 50GB de Only Photos .... e por ai vai – divida ela em quantas partes você achar necessário –... pois na hora de desfragmentar é mais rápido por partição.

No micro do meu irmão tem um HD de 500GB – uma partição de 100GB para o S.O e outra para o resto. o HD quando esta muito lotado e todo bagunçado o desempenho cai consideravelmente, sendo necessário a desfragmentação que demorou mais de 14 horas pra ele se organizar....

A desvantagem de um único HD é que não interessa quantas partições você crie para backup se o HD der problema você perde tudo (claro, tem programas que recuperam boa parte), mas se o problema for físico, ai já era . (da pra recuperar tb, mas custa uma boa grana).

Independente dos dois hds que tenho em Espelho, tenho um ( HD pendrive de 250GB) que cabe no meu bolso da camisa, que coloco as coisas mais valiosas pra mim , onde posso transportá-las para todo o lado comigo sem chamar a atenção, quando quero algum dado, conecto em qq porta USB para visualizá-los em qq micro.

Esse meu HD pendrive de 250Gb paguei R$230,00 na Santa Ifigênia aqui em são Paulo.

Mas no mercadolivre.com.br você pode achar – o mesmo ou com capacidade maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...