Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
lucas150

[Resolvido] P5KPL + Q6600 Over limitado?

Recommended Posts

Boa tarde ai galera!!!

É o seguinte gente, to com 1 problema aqui, que me parece nao ter solução....

Ao tentar fazer over no meu proc pelo setup, verifiquei q nao tem como eu mudar o vcore do processador, dai quando eu tento fazer overclock, so aceita o limite q ta na minha assinatura....

porque quando tento dar mais over, o pc simplesmenta nao da boot, acredito que provavelmente nao está gerando a tensão necessaria.

Minha placa mãe é essa da assinatura, uma P5KPL, de over mesmo so tem como mudar o FSB, meu Q6600 é o G0, e o cooler do meu proc é um NH-U12P da Noctua... e as outras conf. estão na assinatura...

Dai c vocês soubererem se tem como eu "destravar" o vcore... Desde já eu agradeço ai... valeu gente....

Talvez a imagem do CPU Z pode ajudar, valeu

imagemgl3.th.jpg

PS: Primeira vez que posto aqui no forum, nao sei c a imagem vai dar certo... valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai vai as imagens...

Latencia e frequencia das memorias:

latenciamemoriaom3.th.jpgthpix.gif

As prequencias da memoria disponiveis no setup:

clockmemoriawf1.th.jpgthpix.gif

Frequencia da CPU:

cpuia1.th.jpgthpix.gif

Voltagens:

voltagenszf2.jpg

O que ocorre e o seguinte, pelo menos o q eu acho porque ta acontecendo isso (acho que é, porque eu to começando a fazer over agora... iniciante ainda, mas li sobre o assunto antes de começar), quando tento fazer o over dentro do setup, a unica coisa q da pra mudar e o FSB, as voltagens so tem 2 opções, essas que estão na imagem e "ignored" (esse ignored acho q e pra nao mostrar as voltagens, mas nao muda ne?). :tantan:

Procurei no setup mas nao achei as latencias da memoria... nota-se q tive q usar o CPUZ...

Acho q o problema do over mesmo, estar se limitando a 2.52 é o fato da minha mobo nao ser "boa para overclock", nao tendo muitas opções de alteração, mas dêem uma olhada ai, e vejam o que acham... (_(

valeu ai ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... também sou iniciante na arte do overclock, mas pela imagem que você postou aí, nota-se que não há nenhuma opção para mudar o VCore, então ele deve tá em "Auto". No meu caso aqui na minha P5K SE, o VCore em "Auto" regula automaticamente a tensão quando o processador precisa.

Faça um teste, use o CPU-Z ou o Probe para ver a VCore quando seu processador está em idle (repouso), depois use um programa que ocupe o processador full 100%, como o Orthos por exemplo. E seja se o VCore aumenta automaticamente.

Estou deixando aqui o VCore em "Auto", porque quando eu altero o valor manualmente acontece o chamado Vdrop, que o VCore cai quando o processador está em full, caí de 1.28V para 1.25V, e o processador precisa de VCore, isso atrapalha o overclock. Deixando em "Auto" acontece o oposto, o VCore aumenta, de 1.19V em idle para 1.27V full.

Uma dica que recebi do Eduardo é diminuir a frequência da memória e ir aumentando a frequência do processador, assim você vai perceber se não são suas memórias que estão limitando seu overclock.

Vi que as suas estão a 840MHz. E mesmo que você diminua a frequência delas, não perderá em desempenho, já que elas estão em dual channel, pelo contrário, você vai ganhar desempenho se conseguir aumentar o FSB, porque está faltando FSB do processador para acompanhar as memórias mesmo com frequência abaixo de 800MHz. Eu tive a prova disso testando aqui.

Espero não ter atrapalhado. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Oh velho, deu certim aqui,:aplausos: agora consegui colocar ele em 2.7 diminuindo a frequencia das memorias pra 667

agora ficou assim

CPU de 2.4 pra 2.7

Memorias com 750 mhz

Agora acho q da pra aumentar mais 1 pouco o FSB... so vou com calma pra n fikr muito "animado" com o over...

Agora pra otimizar o resto mesmo, so trocando minha mobo... isso por agora nao da, dai por eqto vou "equilibrando" as frequencias la....

Vou passar o prime95 aqui, valeu ai velho :D

PS: As voltagens estavam em AUTO mesmo

Editado por lucas150

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que deu certo! ^_^

Aqui estou rodando elas a 750MHz também, embora elas funcionaram perfeitamente a 852MHz quando coloquei 280x10 e FSB 1120.

O processador está 300x9 com isso o FSB tá em 1200, estou obtendo melhor desempenho com elas a 750Mhz e FSB 1200 do que com memórias a 852MHz e FSB 1120.

Compartilhar este post

Link para o post
Oh velho, deu certim aqui,:aplausos: agora consegui colocar ele em 2.7 diminuindo a frequencia das memorias pra 667

agora ficou assim

CPU de 2.4 pra 2.7

Memorias com 750 mhz

Agora acho q da pra aumentar mais 1 pouco o FSB... so vou com calma pra n fikr muito "animado" com o over...

Agora pra otimizar o resto mesmo, so trocando minha mobo... isso por agora nao da, dai por eqto vou "equilibrando" as frequencias la....

Vou passar o prime95 aqui, valeu ai velho :D

PS: As voltagens estavam em AUTO mesmo

Coloque o pci Express frequency em 100mhz.

A sua placa mãe tem opção de aumentar as latências? Se tiver coloque as latências em 5-5-5-15.

Aí depois é só aumentar o fsb do processador e ver até onde você consegue chegar, pelo que eu vi a sua placa mãe não aumenta vcore nem tensão da memória, isso é ruim, aí não tem muito o que fazer.

Nessa imagem

http://img217.imageshack.us/my.php?image=cpuia1.jpg

Desabilite C1E support

Desabilite cpu CM function

isso também ajuda a aumentar o overclock.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, Eduardo mudando as opções que voce me pediu, e a frequencia do PCI EXPRESS pra 100, o pc nao boot. Mas ja esta otimo, eu estava conseguindo chegar aos 2.52 agora ja ta em 3.0.

Acredito que mais do q isso so usando uma mobo q de mais opções mesmo.

valeu ai pela ajuda.. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais