Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel em DFI LanParty UT nF4 Ultra-D


d2sonamoral

Posts recomendados

Olá a todos.

Sou novo aqui e estou prescizando de ajuda..

antes que me critiquem, procurei aqui no forum que nem louco e no forum pc também, e toda informação que consegui absorver usei aqui e nada!

Bom vamos lá!

Meu PC:

Athlon 64 3200+ Venice

2x1 GB Corsair Value Select

DFI LanParty UT nF4 Ultra-D

160 GB Sata

Fonte 700W

Sapphire Radeon HD 4850

Meu PC é meio antigo e tal..

as peças novas são a placa de video e as memórias, pois bem,

comprei um kit Dual Channel e tal...

Itaum vai Diogo feliz da vida, e "incarca" os dois pentes na DFI, como de lei nos 2 slots laranja,,

não fiz configuração nenhuma..

liguei, e.. não deu boot, resetei e deu boot, ai travou na tela do win carregando...

resetei e não deu boot, reseitei de novo e deu boot, ai travou na hora de fazer o backup da CMOS, que é de lei a DFI fazer isso, eu acho...

ai testei os dois separadamente en todos os slots e tudo funfando perfeitamente,

espetei nos amarelos e nem sinal de vida.. coloquei dos 2 primeiros laranja e amarelo e funcionou em single, mas não quero isso, quero duaaallll

espetei um pente só e fui na bios e aumentei a tensão das memos para 2,7 e coloquei o outro pente, não sei onde li isso mas com o cara funcionou mas comigo não,,, voltei ao normal logo em seguida..

ativei o memotest da dfi e deu uns infinitos erros....

ai li aqui que era só atualizar a bios,,,,

vixii meu terror é isso,, medo pa danaaaar,

criei coragem e fui, atualizei a bios no winflash com a ultima bios disponivel no site da DFI...

e... nada!! a unica melhora com essa bios é que não prescizava reiniciar para dar boot, mas nada,, ai liguei nos slots laranja e sabe uq apareceu??? fez o backup do CMOS ai apareceu uma mensagem bem assim,,,,

_NÃO FOI POSSIVEL ENCONTRAR NTLDR PRESCIONE CTRL + ALT + DEL PARA REINICIAR.._

isso mesmo em portugues!!!

vai entender...

galera, eu prescizo de ajuda para deixar isso em DUAL...

uq eu posso fazer para conseguir essa façanha?

help please...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é eu estou com um problema bem parecido..

to procurando na net que nem doido...

um amigo falou que tenho q formatar e instalar o vista com dual ja..

mas nao queria foramatar nao...

meu pc é:

amd athlonx2 64bits

placa-mãe da gigabyte (ga-m61sme-s2l)

placa de video gforce 8600

hd sata de 250gb

tinha um pente de 2 gb ja rodando no pc

e comprei outro pra colocar dual..

mas nao vai...

achei que o problema fosse com a memoria, troquei..

e nada...

a memória é da markyvision

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, é esse erro mesmo, mas o meu windows é o XP SP3. Mas o erro é esse.

O meu windows inicia normalmente somente com 1 pente ou com os 2 pentes em modo single, neste momento eu to com 2x1 GB só que está em single. Mas quando coloquei em modo Dual, nos laranjas, o pc deu boot mas parou nesse erro. Testei as memorias individualmente com o memtest e deixei 20 minutos cada e depois coloquei as duas memorias em single e coloquei o memtest para rodar novamente, e nada de erro.

esse erro só aparece quando coloco em Dual Channel. Creio eu que não seja problema da memoria pois o memtest não acusa erro algum, chegando em casa eu vou tentar essa maneira da Microsoft para ver o que vai dar. Será que essa solução que o site da Microsoft deu resolve o problema?? Pode ser também as configurações de timmings??

aqui estão as minhas configurações:

imagemav8.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, eu coloquei as memorias nos laranjas, e coloquei as latencias, ai deu esse problema do NTLDR, ai coloquei o cd do WinXP para resolver e travava.

sempre travava na parte de verificando hardware.

Ai tirei o pente de memoria do 1° slot laranja, e deixei 1 pente no segundo laranja, e ele não deu boot, como se não tivesse memoria, e fiz o mesmo procedimento com os amarelos, e obtive o mesmo problema.

1 - Será que tem algum jumper na placa mãe, bloqueando o uso dos 2 slots debaixo?

2 - E será tambem que pode ser a BIOS? Atualizei ela com a ultima versão que tinha no site da DFI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo_SC, eu queria agradecer por estar me ajudando. Fico muito grato.

bom, eu testei nas outras portas sata e o problema persistiu, e aumentei a tensão tambem.

Ai tirei o pente de memoria do 1° slot laranja, e deixei 1 pente no segundo laranja, e ele não deu boot, como se não tivesse memoria, e fiz o mesmo procedimento com os amarelos, e obtive o mesmo problema.

1 - Será que tem algum jumper na placa mãe, bloqueando o uso dos 2 slots debaixo?

2 - E será tambem que pode ser a BIOS? Atualizei ela com a ultima versão que tinha no site da DFI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Porque você tira a memória do primeiro slot ? É visível que ela não inicia se o primeiro banco de memória não for populado.

Um teste que você pode fazer. Baixe ou ,caso tenhas, um Linux Live CD ( Pode ser da distribuição ubuntu, kurumin...etc). Inicie por ele e verifique se terás problemas.

Recapitulando, se você colocar 2 x 1 GB, funciona? e 4 x 1 GB ( foi o que você fez, certo? ) é que dá o problema ? 1 x 1 GB , funciona ? se você testar todas as combinações ( testar as memórias individualmente ), todas funcionam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque você tira a memória do primeiro slot ? É visível que ela não inicia se o primeiro banco de memória não for populado.

Não tiro o primeiro slot, eu só tirei uma unica vez para ver se ele dava boot. Mas como não deu, pensei que estivesse estragado. Eu não sabia esse detalhe que você disse acima.

Tenhum um Kurumin Linux que roda pelo CD, mas é meio antigo, será que serve? De qualquer maneira farei esse teste que você disse.

Recapitulando, se você colocar 2 x 1 GB, funciona? e 4 x 1 GB ( foi o que você fez, certo? ) é que dá o problema ? 1 x 1 GB , funciona ? se você testar todas as combinações ( testar as memórias individualmente ), todas funcionam?

Não, eu só tenho 2 x 1 GB. Colocando 1 pente individualmente funciona corretamente, os dois pentes funcionam individualmente.

Se eu colocar os dois pentes nos slot amarelo e laranja (em modo single) funciona corretamente, mas em modo single. O problema é que quando coloco em dual (nos laranjas) ele não funciona, da esse erro de NTLDR, e quando coloco o CD do Windows XP ele trava na parte de verificando hardware, e as vezes, tambem, trava dentro do SETUP.

Farei os testes com o Linux. Bom espero que seja problema no meu Windows.

Será que deu para ter alguma ideia sobre o meu problema??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, agora sim, ficou bem mais claro.

Tá me parecendo um BUG da placa mãe. Só por curiosidade, coloque essas memórias em dual channel e teste elas usando o programa memtest ( deve ter nesse CD do linux ou no menu ou no S.O., senão, baixa ele )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, isso foi uma das primeiras coisas que fiz.

Quando fiz os testes com o memtest (O memtest que já vem na BIOS da DFI), em dual channel, apareceu infinitos erros. No modo single e individualmente, apos 40 minutos de testes cada, não acusou erro algum.

Essa hipótese de BUG, que você citou acima, é o que me preocupa.

No caso de ser BUG da minha mobo, será que tem alguma maneira para corrigir esse BUG? (A minha BIOS está atualizada com a ultima versão que consta no site da DFI.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se já está atualizada, não vejo outra solução.

Fazendo uma rápida busca, vi que essa placa tem algumas reclamações em relação a compatibilidade com certas memórias, ao se colocar em dual channel.

Há como trocar essas memórias por outras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual você me aconselharia?

Uma outra dúvida.

Quando configurei a BIOS em default, (Lembrando que os dois modulos estão em single) a latencia das memorias (pelo backmarch do Everest) ficou em 82ns, só que a frequencia estava a 100MHz. Ai coloquei as latencias 3-3-3-8, 2.7v e coloquei manualmente em 200MHz 1:1, para elas trabalharem em DDR400, só que a latencia caiu para 32ns. E o command rate esta em 2T em ambos os casos, pois se estiver em 1T e alterar a frequência, o PC não inicia.

a minha pergunta é, qual das duas configurações ficará melhor, a com a frequencia baixa e alta latencia ou frequencia alta e baixa latencia??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vou tentar arrumar outro par de memorias, mas creio eu que não consiguirei. Acredito que o problema seja a minha mobo, pois coloquei dois modulos de memoria da kingston e o mesmo problema.

Eu tambem estou com umas duvidas.

1 - Será que eu posso melhorar mais, para obter um melhor desempenho??

2 - Qual seira o beneficio do Dual Channel?? pois li em aguns forum que no WinXP o Dual Channel não apresenta tanta melhora assim. é verdade?

3 - Colocando essa segunda opção eu posso aumentar a frequencia do meu Athlon 64?? na BIOS, tem uma opção que diz "MAX 550 e MIN 200" e ela esta configurada em 200 e quando entro nela pede pra min digitar um valor. Eu posso aumentar esse falor da frequência do processador??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1 - Caso queiras melhorar, será através do overclock. Vá na sessão overclock e leia alguns artigos.

2 - O dual channel é um recurso que oferece uma vantagem de leitura simultânea em duas memórias. No entanto, esse recurso é pouco aproveitado tanto pelo S.O. como por outros programas e jogos. O ganho é desprezível em jogos...

3 - Não vou saber te dizer, já que não faço overclock. É bom você dar uma lida antes em vários reviews que tem espalhados pela internet sobre esse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, queria agradecer ao anjoed e ao Eduardo_SC, por me dar essa força.

overclockov3.jpg

w1280.png

Nessa foto acima eu fiz as configurações da segunda opção, a que vocês me aconselharam. Resolvi então aumentar o FSB do processador, que estava a 200MHz para 220MHz. (Antes de tudo, já tinha lindo muitas reviews e muitos topicos sobre overclock, antes mesmo de ter criado esse tópico.)

Acima a foto mostra os resultados. As memorias estão configuradas com 200MHz, mas quando aumentei o FSB do processador a frequencia da memoria aumentou tambem, mas a latencia diminuiu um pouco.

Eu senti, consideravelmente, uma performance nos meus aplicativos (CorelDraw, Photoshop e entre outros.) e nos meus games tambem.

Mas tem um problema. A temperatura do processador. Nos testes do Everest a temperatura variou de 65º a 72º.

templk1.jpg

Na minha opnião, essa temperatura está um pouco alta, correto?

Vai prejudicar o meu processador? Qual a temperatuda média que meu processador aguenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A intel não recomenda trabalhar com temperaturas superiores a 38 graus ( tá no manualzinho que vem dentro do BOX do processador ). Tu vai ter que melhorar bastante a refrigeração do teu gabinete e o cooler, também...

Eu não lembro qual é a temperatura operacional máxima desse processador...Mas tem que certeza que chegou a 117 graus o.O ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...