Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ZALMAN explodiu!!!


Shinoba

Posts recomendados

Olá pessoal! Hoje as 10:00 da manha minha fonte foi para o céu... Motivo:Simplesmente explodiu... Estou disisperado pois ela nunca me deu problema,comprei ela em dezembro passado... É uma das melhores marcas para fonte e tal e do nada ela explode? Desde ontem de noite ela vinha apresentando um cheiro de queimado,porém continuava normal.... Alguem sabe como funciona a garantia da zalman? o que eu tenho que fazer para entrar em contato? A principio minha mobo,processador,memos e vga se salvaram ilesas (liguei em uma fonte genérica para testar),Liguei meu HD no PC 2 e não obtive exito... Porém isso eu não tenho medo pois a garantia de fabrica vai até 2013,e do vendedor até o final do ano...

Alguem sabe o que pode ter motivado a explosão? O sistema é da assinatura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shinoba, também me decepcionei com a Zalman, a minha 360W não chegou a explodir mas começou a cheirar queimado após +/- 4 meses de uso e depois queimou de vez, no meu caso, foi a bobina da circuito PFC que queimou, chegou a soltar da placa de tão quente. Fica ai o alerta para quem tem a fonte, ao começar a soltar cheiro estranho, pare a máquina e troque a fonte. É triste isso acontecer com uma marca e modelo tão conceituados. A minha comprei em Novembro passado.

Postei o fato no tópico oficial da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra minha "estatística", ela tava ligada como? 220, 110V e estabilizador, filtro ou direto na tomada?

Sei não, não é querendo dizer nada, mas muitas Zalman estão dando defeito ou é impressão minha? Já vi pelo menos uns 5 topicos em foruns diferentes e aqui de gente com defeito. Se bem que hj mesmo vi alguem dizendo que uma Corsair ou uma OCZ de 750W foi pro pau... mas as Zalman estão batendo o recorde...

A minha ta com 8 meses e ainda to pagando, espero q nao pife!

Olha, difícil dizer o que houve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então,Uma bobina pelo que eu vi está bem em cima do cooler... Imagino como foi o que aconteceu para ela parar lá... Aqui em SP é tudo 110... Estava ligada em um estabilizador... Será que a garantia cobre,Eu digo a garantia internacional.... Talvez meu HD tenha ido embora também,porém confio muito no RMA da seagate e ainda tem a garantia da loja...

Alguem sabe se a garantia cobre isso que ocorreou? tem uma bobina carbonizada na fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por "bobina" você quis dizer o que, um treco roliço e gordo? Não pense besteira! :D

ou uma rodela com fio cobreado enrrolado nela??

A segunda opção é uma bobina indutora, a primeira se chama capacitor.

A garantia internacional troca ela com até 3 anos de uso, mas dependendo do estrago, nao sei nao, podem alegar que foi um raio ou coisa do tipo, danos "naturais".

Essa fonte não tem necessidade de estar ligada num estabilizador, mas isso nao invalidaria a garantia nao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zalman é uma marcaq conceituada ocorrendo problemas com datas de compras parecidos pode ser lote de fabricação com defeito e o hd tu vai na loja e diz que ele tava bom e simplesmente parou eles ganham muito dinheiro com a gente isso é algo de menor prejuízo pra eles e quando sentir cheiro de queimado deslihue logo e os níveis da fonte estava alto sua configuração teoricamente a zalman suportava acho que temos que parar de indicar zalman eu acho corsair mas confiável!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sobre se era a bobina ou capacitor, no meu caso sei bem a diferença, foi a bobina do circuito do PFC. Sobre a garantia internacional, já entrei em contato com a Zalman nos EUA e no começo disseram para entrar em contato com o setor de RMA que iriam substituir mas o setor de RMA disse que só fazem isso para EUA e Canadá, resumindo fiquei no prejuizo.

No meu caso a queima não afetou outros componentes, pelo menos até agora tá tudo funcionando com a fonte Fan Hung. Estou pensando em pegar uma akasa mesmo, vi esse review e achei legal: http://www.driverheaven.net/reviews.php?reviewid=627&pageid=1 ; ela custa perto de R$ 100.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentaram ai de generica queimando por ventilador parado dai to pensando aqui, sera que a Zalman do Shinoba nao ta com o ventilador parado tb?? Ele tinha dito que ela tava cheirando a queimado ja tinha um tempo, isso pode tb ser causado pelos componentes se aquecendo muito, mas nao sei se leva a "explodir" alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, o cheiro de queimado vinha do superaquecimento da bobina, tanto é que a mesma ficou torrada. O superaquecimento foi gerado por algum problema no circuito da fonte, talvez do circuito do PFC, não foi problema de ventilador, o ventilador da Zalman é excelente (duplo rolamento) e acredito que rode umas 100.000hs tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se foi o indutor do PFC então o transistor do PFC também deve ter ido. Em fontes com PFC ativo esse transistor é o componente mais sensível, porque ele é quem recebe o impacto de picos de tensão na rede e toda a potência da fonte passa por ele. Já nas fontes sem PFC geralmente são os capacitores eletrolíticos do dobrador de tensão que sofrem com influências externas.

A Zalman está vendendo bastante, então é normal que comecem a aparecer vários relatos de fontes falhando. Isso vai acontecer com qualquer fonte que comece a vender bem; não existe equipamento à prova de falha, ainda mais na faixa de preço das fontes ATX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aqui está,Foi uma dessas pe*s*as que ficou torrada,desculpe a falta de cedilha e assento,num acostumei a mexer em note ainda...

fontexl4.jpg

AAjuda alguma coisa? ela foi parar para cima do cooler...

Foi uma dessas ou foi essa dai???

Existe muita diferença..

Essa dai são os indutores de filtragem da rede elétrica, dois indutores no mesmo núcleo, de difícil queima. A mais provável seria aquela lá de cima, bem ao alto na foto, perto do Capacitor da fonte. Aquela é a bobina do PFC.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentaram ai de generica queimando por ventilador parado dai to pensando aqui, sera que a Zalman do Shinoba nao ta com o ventilador parado tb?? Ele tinha dito que ela tava cheirando a queimado ja tinha um tempo, isso pode tb ser causado pelos componentes se aquecendo muito, mas nao sei se leva a "explodir" alguma coisa.

Pois é, quando eu leio de fonte queimando por superaquecimento, essa é a primeira causa que me vem à mente.

O ventilador nem precisa parar não:

- dependendo da disposição das placas no gabinete, você pode estar jogando ar quente no ventilador da fonte, fazendo com que ele fique bem menos eficiente. Assim que alguma peça começa a superaquecer, é bola de neve.

- poeira em excesso pode estar se instalando, diminuindo a rotação do ventilador (aí é difícil descobrir né, quem fica monitorando os rpm do cooler de fonte?) ou grudando nos componentes internos, dificultando a dissipação de calor (uma vez um chumaço de poeira se instalou em cima do dissipador de uma das pontes da minha placa mãe. Até eu abrir, dar um assopro meio que por instinto e ver o treco saindo do outro lado, não fazia ideia do porque a temperatura estava passando do limite de um dia pro outro).

E ** galera, impressão minha ou em 100% dos casos relatados o povo já tava sentindo um cheiro de queimado alguns dias antes de acontecer? Fala sério né? Isso não é sinal suficiente pra galera ligar o alerta e dar uma geral não?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha Zalman a bobina que torrou foi aquela maior, ao lado do maior capacitor da fonte. Pelo que vi no artigo sobre anatomia das fontes de alimentação, aquela bobina pertence ao circuito de controle do fato de potência. Um pouco antes de torrar a bobina, cheguei a medir a tensão de 12V e estava dentro dos padrões em 12,29Vcc. A bobina foi torrando aos poucos, ficou vários dias soltando cheiro, tirei a fonte do pc e ela ficou uns dois meses parada, foi quando entrei em contato com a Zalman, como não obtive resultado resolvi liga-la de novo para queimar logo o que estava cheirando e foi o que aconteceu.

Não sei com certeza mas parece que nos estágios de saída nada foi afetado, gostaria de tentar consertar a fonte, mas não sei se compensa.

Quanto a uma possível falha de refrigeração, acredito que não foi a causa, pois a fonte era nova, +/- 5 meses de uso e por dentro esta impecável, sem nada de poeira, e o ventilador funcionando (verifiquei um pouco antes de queimar), além do que o ventilador da Zalman é excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... Vamos pensar em qual fonte cobrar... Meu sistema é esse da assinatura,porém quero uma apenas para segurar o sistema,tendo em vista que tendo marca ou não queima que é uma beleza,e se queimar de novo sai + barato... Quais são as opções de no maximo 200 reais? Se alguem quiser calcular quanto meu sistema consome eu agradeceria....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... Vamos pensar em qual fonte cobrar... Meu sistema é esse da assinatura,porém quero uma apenas para segurar o sistema,tendo em vista que tendo marca ou não queima que é uma beleza,e se queimar de novo sai + barato... Quais são as opções de no maximo 200 reais? Se alguem quiser calcular quanto meu sistema consome eu agradeceria....

Segue abaixo a simulação:

System Type: Single Processor

Motherboard: Regular - Desktop

CPU: Intel Core 2 Duo E7200 2533 MHz Wolfdale-3M

CPU Utilization (TDP): 85% TDP

RAM: 2 Sticks DDR2 SDRAM

Video Card 1: NVIDIA GeForce 8800 GS 384MB

IDE HDD 7200 rpm: 1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive: 1 Drive

USB: 2 Devices

Fans LED: 2 Fans 80mm; 1 Fan 92mm

Keyboard and mouse: Yes

System Load: 90 %

====================================

Recommended Wattage: 199 Watts

Recommended +3.3V Amperage: 4.0 A

Recommended +5V Amperage: 8.0 A

Recommended +12V Amperage: 12.1 A

Qualquer fonte CoolerMaster, Seventeam, eXtream e akasa de 350 W ou mais seria suficiente. Se você. não tiver um adaptador, procure as que tenham pelo menos um conector PCI-E de 6 pinos. Por R$ 200,00 também dá para pegar outra ZM360B-APS ou uma Satellite SL-8600EPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá... Tenho até 150,00 reais para gastar na nova fonte... Por enquanto eu reativei meu PC antigo enquanto estou sem o meu principal... Algumas sugestões e LINK'S para compra? Eu achei uma Akasa 350 com um preço bem legal,certeza que aguenta?

No centro de São Paulo a Seventeam ST-350BKV custa menos de R$ 100,00. A CoolerMaster 460 (420W contínuos) está em oferta nesta loja:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_94_126&products_id=323&osCsid=o3cl1m2rh1fg5vsqq8k6f050d0

A akasa aguenta, mas tem saída +12V um pouco fraca. A segurança é menor que nos modelos de 350W dos outros fabricantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...