Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tacômetro ótico para sistema de aquisição com saída TTL


lucas_coser

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

Preciso de um tacômetro ótico que será conectado num sistema de aquisição de sinais que aceita pulsos TTL. Como o preço de uma solução comercial é um tanto qto excessivo e o circuito não é lá tão complicado, gostaria de saber se alguém poderia me dar uma dica de onde encontrar isso. Pode ser com PIC e até sem display, mas o mais importante é que ele coloque na saída pulsos TTL que possam ser lidos pelo sistema de aquisição.

Obrigado desde já pela ajuda!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo,

Desculpe senão fui claro. Vou tentar explicar melhor o que eu preciso para ver se você consegue me ajudar.

Trabalho com um sistema de aquisição de dados que tem uma entrada específica para um sinal de tacômetro, ou seja, como faço medições com acelerômetros e microfones, muitas vezes precisamos monitorar a rotação e gravá-la junto com os dados dos outros sensores para fazer os processamentos posteriores. No momento preciso de um tacômetro ótico para monitorar a rotação de um motor de corrente contínua no qual vou colar uma fita reflexiva que irá refletir o sinal emitido pelo tacômetro uma vez por volta.

Eu encontrei várias soluções para ver a rotação num display, porém isso não me ajuda uma vez que preciso realmente fazer a aquisição do sinal de rpm junto com os outros dados captados pelo meu sistema. Logo, o que realmente preciso é de um circuito que emita o sinal ótico, receba-o de volta uma vez por volta e forneça um pulso de 5V compatível com o nível TTL, de maneira que se estivesse vendo o sinal com um osciloscópio, haveria uma onda quadrada cuja freqüência seria proporcional à velocidade de rotação.

Não sei se ficou mais claro agora, porém caso o pessoal ainda não entenda por favor entre em contato novamente.

Abraço e obrigado pela força,

Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal

Estou precisando de um conta "voltas"

Ou seja..

Imaginem um garfo de bicicleta e sua roda..

cada vez que um determinado raio passar pelo garfo

conta "1" no display ...

Ou seja 1,2,3,4,5 etc..

sabendo que a circunferencia da roda tem 1,80 m

e so multiplicar a quantidade que marcou (x) vezes 1,80 SIMPLES não? :P

alguem poderia ajudar?

nao sei se algum projeto de tacometro de contato ajudaria..

se alguem souber algo que ajudaria estou grato!

ps: se estiver saindo do contexto do tópico por favor ignorem :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Olá pessoal, eu estou com uma dúvida, como eu faço para saber quantas voltas por minuto(rpm) o meu motor de passo está dando, ou a velocidade dele, isso é algo que gostaria de fazer sem pic

Quais são as características desse motor? Quantos passos por volta ele tem?

Isso que você deseja pode ser feito de forma relativamente simples... O motor de passo gira controlado por pulsos em suas bobinas, tende a ser simples obter essa informação: basta monitorar o circuito de acionamento do motor.

Quanto a fazer sem pic, é possível, embora o hardware neste caso acabe sendo mais complexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...