Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
P Mac

chipset esquentando

Recommended Posts

Esrou escrevendo para prevenir os futuros compradores de placa mãe, montei ultimamente os seguintes computadores que deram problema de aquecimento do cuipset:

1- asus P5NSLI com processador e2160, o dissipador existente ia a uns 70 graus, coloquei um ventilador fixado nele. A que mais esquentava.

2- ecs 671T-M com processador e2160 chipset a uns 60 graus coloquei ventilador nele

3- asus P5GC-MX/1333 os dois chip norte e sul esquentam demais, processador e2200. O cliente tinha pressa mandei original.

4- pcware PW-945GC com processador e2160 chip esquenta demais, coloquei ventilador sobre ele.

5- montei uma foxcom que não lembro o modelo, era barata, com processador LE1150 coloquei ventilador sobre o chipset.

6- gigabyte GA-M61SME-SL2 com processador LE1150 que não esquenta muito, a gigabyte está de parabéns.

Todas essas placas acima são de preço popular, por volta de R$150,00, reparei que nas mais caras vem um dissipador de cobre e grande sobre o chipset, fica até bonito, mas são placas de R$300,00 ou mais

Os processadores de todas as placas acima trabalham frios, melhoraram os processadores e pioraram as placas !

Me assusta a asus que tem tanto nome !

Se alguém quiser comentar agradeço, para troca de informação.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O importante é o conjunto do gabinete, não as placas individualmente. Claro que umas esquentam mais que outras, mas não devem ter tanta diferença, isso está mais para um problema de organização e projeto de refrigeração do que problemas com as placas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem gabinete esquenta mais mesmo, sem um fluxo de ar a tendencia é esquentar mesmo.

O meu com a lateral aberta sobe de 28-30 para 38-40º.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou montando um micro sem maiores pretensões para minha mãe, e optei por uma GA-M61PME-S2, com um A64-LE 1640, atraida pelos 45W e o GeForce6100 - mais do que suficiente para ela. Tudo novo, box e lacrado (pelo menos na loja ..).

Depois de instalar o XP/SP2, drivers, perfumaria e atualizar... por coincidência logo apos um ultimo pacote de atualizações antes do SP3 (nao instalado, nem chegou a oferecer a instalação) começou a dar a maldita tela azul ... STOP 0X050, no NTFS.SYS. Nem a console de recuperação entra, dá o mesmo erro.

No momento, estou passando o MEMTEST86+ e rezando para que seja problema no pente de memoria (Kingston DDR2800 1G BOX).

E ao verificar o hardware, vi que o dissipador do chipset esta FERVENDO, embora o processador esteja a 32-35 graus.

Pelo diagrama de blocos da placa, não deveria ter influencia, mas ... achei estranho que as outras 6100 que montei com chipsets mais antigos quase nao esquentavam. É normal o 430 esquentar tanto assim? Alguem sabe?

Aproveitando, alguem sabe como desabilitar o cache do processador nessa BIOS? A primeira passada do MEMTEST esta acabando e nada de erro ainda ... e nem da para deixar o dedo no dissipador do chipset, de estão quente... gabinete todo aberto, ventilador em cima...

Compartilhar este post

Link para o post

só com o ventilador da fonte voce consegue deixar assim : Parece que voce criou um túnel de vento dentro do gabinete, isso com um só ventilador ! Ahhh

Compartilhar este post

Link para o post
Estou montando um micro sem maiores pretensões para minha mãe, e optei por uma GA-M61PME-S2, com um A64-LE 1640, atraida pelos 45W e o GeForce6100 - mais do que suficiente para ela. Tudo novo, box e lacrado (pelo menos na loja ..).

Depois de instalar o XP/SP2, drivers, perfumaria e atualizar... por coincidência logo apos um ultimo pacote de atualizações antes do SP3 (nao instalado, nem chegou a oferecer a instalação) começou a dar a maldita tela azul ... STOP 0X050, no NTFS.SYS. Nem a console de recuperação entra, dá o mesmo erro.

No momento, estou passando o MEMTEST86+ e rezando para que seja problema no pente de memoria (Kingston DDR2800 1G BOX).

E ao verificar o hardware, vi que o dissipador do chipset esta FERVENDO, embora o processador esteja a 32-35 graus.

Pelo diagrama de blocos da placa, não deveria ter influencia, mas ... achei estranho que as outras 6100 que montei com chipsets mais antigos quase nao esquentavam. É normal o 430 esquentar tanto assim? Alguem sabe?

Aproveitando, alguem sabe como desabilitar o cache do processador nessa BIOS? A primeira passada do MEMTEST esta acabando e nada de erro ainda ... e nem da para deixar o dedo no dissipador do chipset, de estão quente... gabinete todo aberto, ventilador em cima...

Conseguiu instalar o win xp ? A sua placa pode estar com defeito, tenta trocar ela, pois minha gigabyte esquenta pouco. Instala o everest pois dá a temperatura do processdor e chipset.

Compartilhar este post

Link para o post
Sem gabinete esquenta mais mesmo, sem um fluxo de ar a tendencia é esquentar mesmo.

O meu com a lateral aberta sobe de 28-30 para 38-40º.

voce tem o primeiro computador que esquenta mais com o computador aberto que fechado, ou é burro e não sabe o que fala ou é mentiroso. !!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom primeiro o chipset não pode passar de 40ºC, e sim a asus é muito da abusada pois vende suas placas mãe de modelo custo benefício com uns mosfets/capacitores de baixíssima qualidade, assim como a ecs e pcchips da vida, até hoje só a gigabyte, DFI e Abit que colocam componentes nobres em TODAS OS MODELOS, dos mais baratos até os mais caros, e sem componentes nobres os circuitos esquentam mesmo. Segundo a maioria dessas marcas, inclusive a asus, tem a cara de pau de colocar adesivo térmico entre o chipset e o seu dissipador, que é grosso, cristalizado e não transfere calor de maneira correta, melhor seria se colocassem nada entre o chipset e o dissipador e ainda, o gabinete é essencial nesses casos, e a grande maioria dos gabinetes custo benefício no Brasil, ainda usam fans de 80mm de 20~30cfm, que era da época do 386, hoje voce precisa de gabinetes de que além de ter um FAN DE 120MM NA traseira RETIRANDO O AR QUENTE, TAMBÉM É NECESSÁRIO UM FAN NA LATERAL EM CIMA DO processador E CHIPSET DE 120MM SOPRANDO E VENTILANDO OS 2, o que vemos por ai sõa sempre umas porcarias de gabinete cm fans de 80mm para todos os lados...

Ai é juntar a fome com a vontade de comer e já era tudo mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais