Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção contra picos


AlexSandroJAP

Posts recomendados

OlA _rau_, estou de volta. É que estive fora por alguns dias.. seguinte, estou fazendo o teste da lampada, mas na hora que coloquei a lampada (fase + terra) caiu a chave interna do apto (tem um quadro de energia e a chave geral caiu [padrão DR]) ai por causa disso a lampada só começou a acender e nada..

Isso significa alguma coisa ou ter que comprar esse multimetro mesmo?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AH, você tem DR?? Então esquece esse teste, o DR vai cair toda vez, ja q isso é considerado uma fuga pra terra.

O DR desarma toda vez que a diferença da corrente entrando pela Fase e saindo pelo neutro, não dá zero. Se você força algo ir pra terra, q não seja pelo neutro (que está ligado no DR), isso é considerado uma falta ou um risco ao usuário, então o DR na hora cai pra proteger a pessoa.

A instalação do seu prédio parece ser nova e moderna, com DR, aterramento. Eu se fosse você nem esquentava a cabeça com isso mais, só com os protetores. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É dito que DR's são inimigos de uma instalação mal feita, ja que qualquer fuga pra terra que não seja do proprio consumo dos aparelhos, pode fazer o DR se desarmarem. Até condições transitórias provocadas por raios, pode fazer com que o DR se desarme, mas nesse caso não pra proteger, mas sim por fuga de corrente, induções ou coisas do tipo que vai confundir o DR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, mas o DR protege a entrada de energia "errada" (tipo raio)? Ou apenas na instalação interna da minha residencia? Outra coisa, com esse cenário ainda é necessário aquele filtro da APC (lá da Atera) ou apenas um filtro de linha convencional já fica bala? ...Lembrando os equipamentos que estarão ligados.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe vários tipos de DR ou melhor, sensibilidades diferentes.

O DR ou mais corretamente dizendo DDR ou IDR, Disjuntor Diferencial Residual ou Interruptor Diferencial Residual são basicamente a mesma coisa, a diferença é que o primeiro é um disjuntor integrado com DR e o segundo funciona em conjunto com um disjuntor comum.

Enfim, um DR foi feito em princípio pra proteção de pessoas. DRs de sensibilidade menor protegem tb contra incêndios causados pela fiação, geralmente DRs de 500ma são exclusivamente pra proteção contra incêndios, mas em todo caso pode ainda proteger uma pessoa de choque. Os DR feito pra protegerem uma pessoa de choque são de 30ma.

O que significa esses ma? São miliamperes. Estudos mostraram que uma simples fuga de 30miliamperes pelo corpo de uma pessoa, passando pelo peito, é o suficiente pra matar. O que faz um DR de 30ma? Ele fica ali na dele, "calculando" toda energia que entra por aquele circuito e retorna pelo neutro da rede. Num uso normal, tudo que entra sai ou seja, entra digamos 2Amperes e sai 2Amperes. Dai uma pessoa vai encaixar um plugue na tomada e mete o dedão na parte metalica, 2A não será mais 2A na saida do DR, mas sim 1,960A e instantaneamente ele comanda o desligamento daquele circuito porque houve uma fuga de 30ma pra terra pelo corpo da pessoa.

Novamente, DR não foi feito pra proteger equipamentos, nem a fiação, mas sim pessoas e o imóvel evitando incêndios causados pela fiação. Uma fiação derretida, vai gerar fuga de corrente e logo o DR desligará aquele circuito. Mas de qualquer forma, numa instalação bem feita, o disjuntor se desarmará antes da fiação chegar a esse ponto, então o DR nesse caso fica mais como uma segunda linha de defesa.

Sobre o protetor, de qualquer jeito, como o APC, nenhum desses convencionais é melhor que ele e como eu disse, não tem nada a ver com o DR!

Quem sabe tua instalação tenha até protetores anti-surto na entrada do predio, por ser uma instalação relativamente nova... Mas nao elimina a necessidade de um protetor local pros eletronicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_rau_, estou quase comprando esse aqui: "Nobreak APC BE500-BR 500VA (300W), 120V, 12 minutos" (R$166,00), queria saber a sua opinião. É que o outro (parecido com filtro de linha - Surge Protect) esta quase no mesmo preço e aqui eu ganho a função bateria. A dúvida é: este também protegeria meus equipamentos numa descarga por raio, por exemplo?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque não pega logo o modelo 600VA? Ele tem comunicação com o PC via cabo USB e software da APC, esse ai não tem. Pega logo porque os preços tão subindo rapidamente com essa crise econoômica. Tava menos de 200 reais o 600VA, ja ta perto de 220reais. A versao bi-volt pulou em uma semana de 227 pra 260 reais. Os filtros APC tão subindo de preço tb.

Mas à sua questão:

Os nobreaks APC todos vêm com proteção anti-surtos ou seja, protege contra a ação de raios, mas dentro do limite dele. Os protetores dedicados APC têm um nível de proteção mais elevada, mas os nobreaks deles possuem proteção anti-surtos mais alta que os nobreaks nacionais e perfazem todas as linhas, Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra. O filtro de linha tb é bem construido pra o que ele se propõe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...