Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

a7n8x-x vs sata


gersongarcia

Posts recomendados

Meu hd sata não é reconhecido. Está ligado em uma adaptadora pci. (a placa mãe não tem controladora sata).

Agadeço dicas. obrigado

Como você não esclarece em que situação seu HD não é reconhecido vou colocar as duas situações possíveis para o caso:

1 - Se você está esperando que seu HD SATA apareça no Setup pode esquecer, pois ali só aparece os HDs IDE, como você está usando uma controladora PCI ele só vai aparecer acessando a BIOS da controladora que normalmente é acessada apertando TAB ou uma das teclas de comando como F4, por exemplo,mas para saber direitinho qual tecla é tem que ler o manual da sua controlodora.

2 - Se o HD não está sendo reconhecido pelo windows você tem que fazer as seguintes verificações necessariamente nessa ordem:

a) Se você pretende instalar o windows você precisa criar um disquete com os drives da controladora de apertar F6 durante a inicialização do instalador do windows, seguir os passos para instalar os drives e colocar esse disquete somente quando ele for solicitado NUNCA antes, se este e seu caso ignore os passos seguientes;

B) Se você está com o windows instalado veja se os drives da controladora estão instalados corretamente e se a mesma está ativada e funcionando sem conflitos, caso haja conflito ou má instalação de drives resolva-os antes de seguir para o passo seguinte;

c) No gerenciador de dispositivos e no item discos rigidos veja se o modelo de seu HD está descrito lá, caso esteja e seu disco SATA seja um disco novo e zerado vá para o passo seguinte, do contrário é possível que sua controladora não seja capaz de reconhecer discos SATA II (padrão hoje) então coloque um jumper limitador de velocidade no HD, na etiqueta do mesmo mostra como fazer, e religue o sistema repetindo esse passo.

d)Sendo o seu HD novo, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e depois em gerenciar, no gerenciador do sistema clique em Gerenciador de disco e veja o seu disco lá. Ele estará destivado, então ativeo, particione-o atribuindo-lhe uma letra, formate-o e seja feliz. Se seu Hd já foi formatado, então ele pode estar com defeito... consulte seu revendedor.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você não esclarece em que situação seu HD não é reconhecido vou colocar as duas situações possíveis para o caso:

1 - Se você está esperando que seu HD SATA apareça no Setup pode esquecer,Tô sabendo pois ali só aparece os HDs IDE, como você está usando uma controladora PCI ele só vai aparecer acessando a BIOS da controladora que normalmente é acessada apertando TAB ou uma das teclas de comando como F4, por exemplo,mas para saber direitinho qual tecla é tem que ler o manual da sua controlodora.Na verdade, é uma placa adaptadora chinesa, que tem mais 4 portas usb, duas entradas sata e uma ide, e não tenho o manual... :(

2 - Se o HD não está sendo reconhecido pelo windows você tem que fazer as seguintes verificações necessariamente nessa ordem:

a) Se você pretende instalar o windows você precisa criar um disquete com os drives da controladora de apertar F6 durante a inicialização do instalador do windows, seguir os passos para instalar os drives e colocar esse disquete somente quando ele for solicitado NUNCA antes, se este e seu caso ignore os passos seguientes;Estes passos seguirei, certamente, quando ou se conseguir tornar o hg visível, valeu a dica!

B) Se você está com o windows instalado veja se os drives da controladora estão instalados corretamente e se a mesma está ativada e funcionando sem conflitos, (sim, parece que está tudo OK, pois as postas USB funcionam)caso haja conflito ou má instalação de drives resolva-os antes de seguir para o passo seguinte;não há conflitos, segunso o gerenciador de dispositivos

c) No gerenciador de dispositivos e no item discos rigidos veja se o modelo de seu HD está descrito lá, caso esteja e seu disco SATA seja um disco novo e zerado(é zero o hd, e não aparece nada no gerenciador de dispositivos) vá para o passo seguinte, do contrário é possível que sua controladora não seja capaz de reconhecer discos SATA II (padrão hoje)(é uma samsung hd250hj) então coloque um jumper limitador de velocidade no HD, na etiqueta do mesmo(não tem essa instrução na etiqueta, mas vi no site dasamsung, e tentei sem jumper e com jumper na terceira posição) mostra como fazer, e religue o sistema repetindo esse passo.

d)Sendo o seu HD novo, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e depois em gerenciar, no gerenciador do sistema clique em Gerenciador de disco e veja o seu disco lá. Ele estará destivado, então ativeo, particione-o atribuindo-lhe uma letra, formate-o e seja feliz.(vou tentar isto à noite, em casa) Se seu Hd já foi formatado, então ele pode estar com defeito... consulte seu revendedor.

inté+

Tenho outra situação: Ligando o hd no usb externo, ele aparece no gerenciador de dispositivos, mas não é visto pelo explorer, imagino que a sua dica do ponto d) possa resolver isto também,não?

mode dedos cruzados=on ;)

Muito obrigado.

Gerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho outra situação: Ligando o hd no usb externo, ele aparece no gerenciador de dispositivos, mas não é visto pelo explorer, imagino que a sua dica do ponto d) possa resolver isto também,não?

mode dedos cruzados=on ;)

Muito obrigado.

Gerson

Vamos por partes... Ter o manual é muito importante, mas se pode matar boa parte da charada através do chipset da controladora, ou seja, consultando o fabricante do chipset ao invés do fabricante da controladora. você pode postar a marca e o modelo do chipset da contrladora?

Controladoras USB são reconhecidas pelo windows (do Milenium em diante) sem a necessidade de instalação de drives, o que eu estou estranhando é que controladoras SATA precisam sim de drives para o XP. No gerenciador de dispositivos é reconhecido alguma controladora sata? (normalmente é reconhecido como um dispositivo SCSI) ou há alguma interrogação apontando para um dispositivo PCI não reconhecido?

Sendo o Hd zero não importa a maneira que ele está sendo ligado ao computador, a dica da letra 'd' resolve.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bingo!

A dica "d" foi beleza, para a conexão USB. Perfeito.

Quanto à controladora, a tua luz foi decisiva. Toda vez que ligava a máquina, era pedida a instalação de drivers para o Raid. Como eu não uso isso, deixei desativada no gerenciador de arquivos. Olhando o chip da controladora, encontrei no google os drivers, instalei, e bingo novamente! Tá lá!

Estou pensando em copiar o disco pelo partition Magic o meu sistema que está no hd IDE, que vai ser substituído pelo SATA. Vou tentar hoje à noite. Será que dá certo?

Cara, valeu, muito obrigado, tuas dicas foram decisivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bingo!

A dica "d" foi beleza, para a conexão USB. Perfeito.

Quanto à controladora, a tua luz foi decisiva. Toda vez que ligava a máquina, era pedida a instalação de drivers para o Raid. Como eu não uso isso, deixei desativada no gerenciador de arquivos. Olhando o chip da controladora, encontrei no google os drivers, instalei, e bingo novamente! Tá lá!

Estou pensando em copiar o disco pelo partition Magic o meu sistema que está no hd IDE, que vai ser substituído pelo SATA. Vou tentar hoje à noite. Será que dá certo?

Cara, valeu, muito obrigado, tuas dicas foram decisivas.

Estamos aqui para isso, quanto a questão da cópia do Hd, talvez você encontre dificuldade na inicialização do windows a partir do HD clonado por duas razões 1 - Alguns programas de clonagem não copiam a MBR, que é um local no HD que indica aonde está o arquivo de inicialização do Sistema Operacional; 2 - O windows XP é meio travadão, ele não é igual o Win98, que em situação igual simplesmente rodaria sem maiores questionamentos, o XP faz uma varredura nas configurações do sistema e não inicializa quando encontra algo diferente. Porém, isso quando a diferença é apenas um HD tem como resolver, mas nessa eu não vou poder te ajudar.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cópia não deu certo...

Instalando conforme você disse, F6 e disquete com os drivers, o hd foi reconhecido, foram copiados os arquivos, mas na segunda fase, depois do boot, nada...

E agora? mais alguma dica?

Nada? como assim? ele volta para a tela inicial de instalação pedindo para apertar F6 de novo, como se fosse fazer a instalação do zero? Se for isso basta você não apertar tecla nenhuma quando, na inicialização, aparece aquela mensagem dizendo:"Aperte qualquer tecla para começar pelo CD..." deixe rolar para que seja inicializado pelo HD.

Ah!, sim depois que você instala os drives pelo F6 é importante deixar o disquete no drive até o fim da instalação do XP.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, amigo, infelizmente, nada...

Volta para a situação inicial como se fosse do zero. Como eu disse, os drives da controladora funcionaram, no sentido do disco sata ser reconhecido durante o processo inicial da instalação, permitindo a cópia dos aquivos do cd, mas depios da reinicialização, se eu deixar rolar, se inicia de novo o processo de instalação. E se eu deixar o disquete, aí, nem boot dá, pois não tem sistema no disquete, só os drives. O disquete foi criado pelo programa que baixei do site, VIA n, se não me engano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, amigo, infelizmente, nada...

Volta para a situação inicial como se fosse do zero. Como eu disse, os drives da controladora funcionaram, no sentido do disco sata ser reconhecido durante o processo inicial da instalação, permitindo a cópia dos aquivos do cd, mas depios da reinicialização, se eu deixar rolar, se inicia de novo o processo de instalação. E se eu deixar o disquete, aí, nem boot dá, pois não tem sistema no disquete, só os drives. O disquete foi criado pelo programa que baixei do site, VIA n, se não me engano...

Tá agora entendi, seu problema deve estar na configuração do Setup, especificamente aonde a BIOS vai procurar o sistema operacional para dar o boot, isso é fácil de resolver basta você mudar o Setup para que a bios vá busca em sua controladora SATA o HD para dar o boot.

O Setup deve estar configurado para procurar o SO na seguinte order, disquete, CDROM, HD (em algumas BIOS vai estar IDE0), ou algo parecido. Assim ele não vai bootar nunca, pelo HD SATA e o WinXP vai sempre voltar para tela de instalação inicial.

Então você precisa reconfigurar essas opções no Setup, procure por uma tela aonde está escrito algo do tipo First boot device, Secound boot device e tal... seu disquete deve estar com o first boot device (deve estar algo como FDD ou Removable) coloque o CDROM; Como secound boot device coloque sua controladora SATA deve ter alguam opção do tipo SCSI ou RAID no Setup (ou qualquer outra opção que indique uma controladora externa, talvez algo como add on card), Third boot device coloque qualquer coisa menos o disquete; a última opção que, se não me engano, é other boot metod você coloca enable.

Se ao ser carregado o CD do windows não perguntar "Aperte qualquer tecla para começar do CD" e iniciar a instalação do sistema do zero novamente, de reset retire o CD do drive e somente recoloque quando aparecer a tela de inicialização do windows.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na configuração aparece SCSI, mas não funciona, o boot passa batido). A opção RAID não aparece no Setup.

O problema, ao meu ver, é q o SO é transferido pro sata durante o primeiro passso da instalação, mas só porque os drivers são carregados via F6. No segundo passo, como a bios não tem sata, com a sua configuração de ordem de boot sugerida, a coisa para, pedindo sistema. Antes que eu resolva comprar uma placa mãe que tenha sata, me diga uma coisa: você já viu uma placa sem sata, com controladora pci dar boot pelo sata?

O chipset é um VT6421A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na configuração aparece SCSI, mas não funciona, o boot passa batido). A opção RAID não aparece no Setup.

O problema, ao meu ver, é q o SO é transferido pro sata durante o primeiro passso da instalação, mas só porque os drivers são carregados via F6. No segundo passo, como a bios não tem sata, com a sua configuração de ordem de boot sugerida, a coisa para, pedindo sistema. Antes que eu resolva comprar uma placa mãe que tenha sata, me diga uma coisa: você já viu uma placa sem sata, com controladora pci dar boot pelo sata?

O chipset é um VT6421A

Cara isso é deficiência da BIOS de sua placa mãe, ela que não está achando a placa SATA para dar boot por ela, tenta atualizar a BIOS.

Cara isso acontece sim, na minha EPoX da assinatura tem uma controladora SATA PCI, controlada por um chip da Silicom Image e dá boot perfeitamente, ele é um chip soldado na placa-mãe, mas isso não faz diferença na pratica, pois funciona como se fosse uma controladora espetada em um slot PCI.

A A7N8X-Deluxe, que era a prima rica da sua placa tinha uma controladora SATA integrada, se não me engano era um chip da Texas Instruments, que funciona da mesma maneira que espetar uma placa SATA PCI e todo mundo conseguia instalar o XP nela, claro fazendo o F6, disquete de boot, aquelas coisas...

Como última tentativa veja se não tem na BIOS de sua placa mãe a opção de adon card ?? outra coisa é que em algumas BIOS além de se configurar o First boot device, por exemplo, é preciso configurar um tal de boot prioriti, ou seja, dentro da opção First boot device pode ter mais do que um dispositivo, por exemplo, se você colocar o HD como First e tiver dois HDs, você vai ter que escolher qual dos dois HDs vai dar boot. Verifique isso também... se isso não funcionar é na base da tentativa e erro... talvez se você mudar a posição da placa controladora isso faça alguma diferença, experimenta colocar no slot PCI mais próximo do chipset.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara isso é deficiência da BIOS de sua placa mãe, ela que não está achando a placa SATA para dar boot por ela, tenta atualizar a BIOS.

Cara isso acontece sim, na minha EPoX da assinatura tem uma controladora SATA PCI, controlada por um chip da Silicom Image e dá boot perfeitamente, ele é um chip soldado na placa-mãe, mas isso não faz diferença na pratica, pois funciona como se fosse uma controladora espetada em um slot PCI.(será? neste caso a controladora já está na placa mãe, e já é "familiar" à bios...)

A A7N8X-Deluxe, que era a prima rica da sua placa tinha uma controladora SATA integrada, se não me engano era um chip da Texas Instruments, que funciona da mesma maneira que espetar uma placa SATA PCI e todo mundo conseguia instalar o XP nela, claro fazendo o F6, disquete de boot, aquelas coisas...

Como última tentativa veja se não tem na BIOS de sua placa mãe a opção de adon card ?? outra coisa é que em algumas BIOS além de se configurar o First boot device, por exemplo, é preciso configurar um tal de boot prioriti, ou seja, dentro da opção First boot device pode ter mais do que um dispositivo, por exemplo, se você colocar o HD como First e tiver dois HDs, você vai ter que escolher qual dos dois HDs vai dar boot. Verifique isso também... se isso não funcionar é na base da tentativa e erro... talvez se você mudar a posição da placa controladora isso faça alguma diferença, experimenta colocar no slot PCI mais próximo do chipset.

inté+

Vou tentar tudo isto à noite, cruzemos os dedos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar tudo isto à noite, cruzemos os dedos...
Ok, vamos torcer para tudo dar certo. De qualquer maneira estava olhando nas especificações de sua controladora SATA e ví que ela é SATA I (150Mb/s) e não SATA II (300MB/s) então você tem que jumpear o HD para que ele funcione como SATA I, isto se seu HD for Samsung o Wdigitial, pois os HDs Seagate/Maxtor já vem jumpeado de fábrica.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tive tempo ontem de mexer com isso.

Pesquisando em outros forums, achei este link: http://save-privacy.de/tut/VT6410.html

O q você acha?

É por ai mesmo. Nesse processo ele editou a BIOS da placa mãe incluindo nela a bios da controladora sata e salvando a alteração como uma nova BIOS.

Este processo pode funcionar, mas também pode dar zica. É um risco que eu correria.

O problema que pode dar é a BIOS nova não funcionar e os sitema não carregar mais, mas ai tem gente que regrava o chip da BIOS, eu mesmo já fiz isso com um gravador de EPROM feito em casa.

Uma precaução que te sugiro é ver quem é o fabricante da BIOS de sua placa mãe, pois no caso do tutorial o fabricante era a AMI, mas tem também a Pheonix e a American Mega Trands. Te digo isso para você baixar o editor de BIOS correto.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, minha controladora parece que subiu no telhado...

Ela não está sendo reconhecida (e pedindo drivers) ao iniciar o WXP.

Estou pensando em comprar uma outra MB, usada, (a7n8x-XE) que já vem com controladora sata, e pelo preço, (110,00) pode ser mais negócio do que comprar outra controladora ( cerca de 50,00). Além disso a taxa de transferencia dessas controladoras é inferior á taxa dos sata.

Depois posto minha decisão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...