Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Naoacredito

Num HD SATAII, se trocar de AHCI para IDE na BIOS, perderei dados?

Recommended Posts

Fazendo isso, o HD continuará funcionando normalmente? o que mudará? apenas a velocidade de tranferência de dados?

(....e para quem quiser me ajudar mais...., leia a íntegra do problema abaixo, mas respondendo a pergunta de cima já é um baita avanço).

Vejam, tenho um HD500 maxtor, com VISTA 64, SATAII AHCI na bios, cheio de dados e não tenho como fazer backup.

Ao tentar instalar XP 64 nele, não rolou nem mesmo incorporando os drives da controladora (acreditem, esse meu HD em SATA, não tem suporte para o XP 64) no cd de instalação do XP 64.

Uma alternativa então foi conseguir um outro HD, dessa vez IDE, tanto nos cabos quanto na BIOS.

Ele até copiou os arquivos de instalação, porém após 5 minutos da mesma, aconteceu "DUMP PHYSICAL MEMORY". Não sei o que fazer. Será culpa dos 4G? todos dizem q ele gerencia numa boa. Pau nos módulos de RAM não pode ser pois elas funcionam a pleno no VISTA 64. O que vem a ser isso? ninguém sabe4 me responder isso... incrível.

Como isso não funcionou, minha outra alternativa é fazer o mesmo no meu HD do VISTA, mas daí tenho que antes de mais nada trocar de AHCI para IDE na BIOS, certo? então tentar copiar e instalar o XP 64 novamente e correr o mesmo risco de não dar certo.

Existe alguma diferença para o XP 64 formatar NTFS ou FAT? no HD que não instala formatei NTFS.

Outra, numa mesma máquina, um HD slave pode estar FAT ou NTFS e master no óutro? eles se "enxergam"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dump Physical memory ocorre quando o programa instalador se perde, ou por causa de memórias incompativeis ou por falha no gerenciamento da memória (modulos muito diferentes ou tamanho excessivo).

O XP se não me engano, gerencia até 3 Gb de memoria RAM, quanto ao Vista não sei quanto, mas voce poderia tentar instalar deixando 1 ou 2 Gb de memória.

Só não entendo como voce vaui mudar a configuração do HD, se ele é SATA, nem teria como ele passar a ser IDE.

HD's SATA ficam melhores se formatados em NTFS, IDE pode até ser IDe ou NTFS. Já o caso de se enxergarem, mnão são os HD's que se "enxergam" mas sim o sistema operacional. No caso, o XP vê ambos tipos de formatação.

O windows 98 não tem suporte ao formato NTFS, então se voce conectasse um HD formatado em NTFS numa máquina cujo HD principal tem o windows 98, ele não seria visto.

Só não entendio que quis dizer que o HD não tem suporte para o XP64, quem tem que ter o suporte é o programa instalador, ele que tem que reconhecer o HD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara você é o primeiro a tentar me ajudar. Parece que a galera vê 64 na pergunta e não tenta ajudar, sei lá.

Bom, começando pelo gerenciamento, o xp 32 não gerencia mesmo, como você fala, mas estou tentando o 64 e em todos os lugares li que ele gerencia mais de 4G.

Quanto a config do HD, na BIOS você habilita sim os 2 tipos. Pelo que já li, o SATA é mais rápido na "transf de dados", porém para efetivamente a tecnologia ser colocada na prática, ele deve estar setado como SATA/AHCI/RAID na BIOS.

Pelo que pude levantar de informações, para instalar XP 64 num HD SATA é necessário as tais controladoras, para que o HD seja "encontrado".

Fui no site da seagate/maxtor e li a respeito. Tem inclusive 2 arquivos com controladoras SATA para serem baixados. Fiz isso e incorporei no meu cd de instalação do XP, porém não adiantou, pois o meu modelo de HD não está dentro dessa linha. Incrivelmente existe uma informação de suporte onde não consta o XP 64 na lista.

A alternativa levantada em algum lugar que li, foi setar o HD SATAII como IDE na BIOS. Feito isso, o boot pelo xp 64 funcionaria.

A questão é que não tenho backup dos dados de meu HD SATAII, que utilizei até agora no VISTA 64 e por isso queria saber se modificando este cenário na BIOS, ocasionaria algum dano aos meus dados, já que até aqui ele esteve como AHCI.

Enfim, cara, é uma zona essa relação nova de Hds, MBs e OSs. Tá cada vez pior e mais difícil para um leigo como eu.

Veja bem, você pode pesquisar, ninguém parece ter conhecimento sobre este assunto. O que mais vejo é gente tentando achar o HD na maquina.

Parece que existem muitas incompatibilidades, muito mais do que no passado recente.

Em algum post eu li que pode ser sim o gerenciamento de memória relacionado ao tamanho do HD! o cara falava na criação de uma tal arquivo de paginação e tal, que tem a ver com a memória. O hd em questão, é de 40G. Imagino que isso seria muito estranho, o fato é que isso acontece no quinto minuto depois de inicializada a instalação do XP 64. Ele prevê 39 minutos. No 5 dá essa tela de despejo de memória.

Eu queria saber mais sobre aquele monte de letrinha que tem na BIOS, acho que lá está a solução. Já li bastante, mas é complicado....

Ah, esse HD de 40G, que pelo menos aceitou a passagem dos arquivos de instalação do XP 64, é IDE, devidamente setado como IDE também na BIOS. Só assim os arquivos passaram.

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×