Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Naoacredito

Num HD SATAII, se trocar de AHCI para IDE na BIOS, perderei dados?

Recommended Posts

Fazendo isso, o HD continuará funcionando normalmente? o que mudará? apenas a velocidade de tranferência de dados?

(....e para quem quiser me ajudar mais...., leia a íntegra do problema abaixo, mas respondendo a pergunta de cima já é um baita avanço).

Vejam, tenho um HD500 maxtor, com VISTA 64, SATAII AHCI na bios, cheio de dados e não tenho como fazer backup.

Ao tentar instalar XP 64 nele, não rolou nem mesmo incorporando os drives da controladora (acreditem, esse meu HD em SATA, não tem suporte para o XP 64) no cd de instalação do XP 64.

Uma alternativa então foi conseguir um outro HD, dessa vez IDE, tanto nos cabos quanto na BIOS.

Ele até copiou os arquivos de instalação, porém após 5 minutos da mesma, aconteceu "DUMP PHYSICAL MEMORY". Não sei o que fazer. Será culpa dos 4G? todos dizem q ele gerencia numa boa. Pau nos módulos de RAM não pode ser pois elas funcionam a pleno no VISTA 64. O que vem a ser isso? ninguém sabe4 me responder isso... incrível.

Como isso não funcionou, minha outra alternativa é fazer o mesmo no meu HD do VISTA, mas daí tenho que antes de mais nada trocar de AHCI para IDE na BIOS, certo? então tentar copiar e instalar o XP 64 novamente e correr o mesmo risco de não dar certo.

Existe alguma diferença para o XP 64 formatar NTFS ou FAT? no HD que não instala formatei NTFS.

Outra, numa mesma máquina, um HD slave pode estar FAT ou NTFS e master no óutro? eles se "enxergam"?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dump Physical memory ocorre quando o programa instalador se perde, ou por causa de memórias incompativeis ou por falha no gerenciamento da memória (modulos muito diferentes ou tamanho excessivo).

O XP se não me engano, gerencia até 3 Gb de memoria RAM, quanto ao Vista não sei quanto, mas voce poderia tentar instalar deixando 1 ou 2 Gb de memória.

Só não entendo como voce vaui mudar a configuração do HD, se ele é SATA, nem teria como ele passar a ser IDE.

HD's SATA ficam melhores se formatados em NTFS, IDE pode até ser IDe ou NTFS. Já o caso de se enxergarem, mnão são os HD's que se "enxergam" mas sim o sistema operacional. No caso, o XP vê ambos tipos de formatação.

O windows 98 não tem suporte ao formato NTFS, então se voce conectasse um HD formatado em NTFS numa máquina cujo HD principal tem o windows 98, ele não seria visto.

Só não entendio que quis dizer que o HD não tem suporte para o XP64, quem tem que ter o suporte é o programa instalador, ele que tem que reconhecer o HD.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara você é o primeiro a tentar me ajudar. Parece que a galera vê 64 na pergunta e não tenta ajudar, sei lá.

Bom, começando pelo gerenciamento, o xp 32 não gerencia mesmo, como você fala, mas estou tentando o 64 e em todos os lugares li que ele gerencia mais de 4G.

Quanto a config do HD, na BIOS você habilita sim os 2 tipos. Pelo que já li, o SATA é mais rápido na "transf de dados", porém para efetivamente a tecnologia ser colocada na prática, ele deve estar setado como SATA/AHCI/RAID na BIOS.

Pelo que pude levantar de informações, para instalar XP 64 num HD SATA é necessário as tais controladoras, para que o HD seja "encontrado".

Fui no site da seagate/maxtor e li a respeito. Tem inclusive 2 arquivos com controladoras SATA para serem baixados. Fiz isso e incorporei no meu cd de instalação do XP, porém não adiantou, pois o meu modelo de HD não está dentro dessa linha. Incrivelmente existe uma informação de suporte onde não consta o XP 64 na lista.

A alternativa levantada em algum lugar que li, foi setar o HD SATAII como IDE na BIOS. Feito isso, o boot pelo xp 64 funcionaria.

A questão é que não tenho backup dos dados de meu HD SATAII, que utilizei até agora no VISTA 64 e por isso queria saber se modificando este cenário na BIOS, ocasionaria algum dano aos meus dados, já que até aqui ele esteve como AHCI.

Enfim, cara, é uma zona essa relação nova de Hds, MBs e OSs. Tá cada vez pior e mais difícil para um leigo como eu.

Veja bem, você pode pesquisar, ninguém parece ter conhecimento sobre este assunto. O que mais vejo é gente tentando achar o HD na maquina.

Parece que existem muitas incompatibilidades, muito mais do que no passado recente.

Em algum post eu li que pode ser sim o gerenciamento de memória relacionado ao tamanho do HD! o cara falava na criação de uma tal arquivo de paginação e tal, que tem a ver com a memória. O hd em questão, é de 40G. Imagino que isso seria muito estranho, o fato é que isso acontece no quinto minuto depois de inicializada a instalação do XP 64. Ele prevê 39 minutos. No 5 dá essa tela de despejo de memória.

Eu queria saber mais sobre aquele monte de letrinha que tem na BIOS, acho que lá está a solução. Já li bastante, mas é complicado....

Ah, esse HD de 40G, que pelo menos aceitou a passagem dos arquivos de instalação do XP 64, é IDE, devidamente setado como IDE também na BIOS. Só assim os arquivos passaram.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais