Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
longuete

Ajuda com equipamento

Recommended Posts

Pessoal, trabalho em um setor do Bombeiro onde fazemos cartilhas, folders, banners, faixas, etc. Como não sei desenhar, deixo esse trabalho para uma parceira de trabalho (ela é desenhista), que faz os desenhos em nanquin. Daí eu importo a imagem através do scanner e vetorizo os desenhos por ela criados. Dá um trabalhão danado, mas o resultado fica aceitável. Entretanto, como é raro encontrar gente pra trabalhar com corel aqui no Bombeiro, eu acabo fazendo tudo quanto é trabalho nesse sentido, o que me sobrecarrega, haja vista minha parceira fazer um desenho em 20 minutos e eu demorar 1 ou 2 dias para vetórizá-lo.

Ouvi dizer que existe um equipamento (um tal de tablet) onde os desenhos são feitos diretamente nele. Conversamos com nosso chefe e ele se dispôs a comprá-lo, mas pediu para termos certeza se o tablet iria nos ajudar, haja vista ser um equipamento bem caro.

Vocês conhecem esse tal de tablet? Ele trabalha em conjunto com o Corel X4? Será que agilizaria nosso trabalho? Obigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tablet funciona como um mouse, em formato de caneta. No caso de vetores ele não ajuda muito. E é difícil se acostumar, principalmente para a moça que está habituada ao nanquim. Não aconselho a compra.

Não entendi o motivo de você estar vetorizando os desenhos. O ideal seria trabalhar com a imagem direto, podendo até colorir, retocar etc. Faço isso com o photoshop, mas o Corel também pode fazer. Imagino que no caso de banners há a necessidade de vetor, pela ampliação, imagino. O resto, não.

Compartilhar este post

Link para o post
Não entendi o motivo de você estar vetorizando os desenhos. O ideal seria trabalhar com a imagem direto, podendo até colorir, retocar etc. Faço isso com o photoshop, mas o Corel também pode fazer. Imagino que no caso de banners há a necessidade de vetor, pela ampliação, imagino. O resto, não.

Obrigado pela opinião. Vamos levá-la em consideração. Quanto ao fato de vetorizar as imagens, faço assim pois acredito que seja mais fácil por esse processo, sem falar que a qualidade fica mais apresentável, pois estamos falando de vetor. Esses desenhos são geralmente utilizados em cartilhas para distribução gratiuta em eventos públicos. A última que fizemos foi uma cartilha do idoso, alertando sobre os perigos de acidentes domésticos e como evitá-los. Foram quase 15 desenhos diferentes: tinha velinha caindo de escada, escorregando, caindo de banco, etc. A Tenente (desenhista) faz o desenho sem preenchimento (apenas contorno) em nanquim e eu, já no Corel, refaço o contorno, o que me dá apossibilidade de preenchê-lo, utilizar sombras e demais efeitos. Acontece também de alguns desses desenhos serem utilizados em banners de 1,2 X 0,9 m e, por isso, serem ampliados. Enfim, nesse tipo de trabalho, você acha que utilizando outro método de tratamento de imagem eu vou poder agilizar os desenhos? Eu não saco de Photoshop, mas faço umas "saliências" no Photopaint. Dá pra fazer no Photo paint também? Mais uma vez obrigado pela orientação.

Editado por longuete

Compartilhar este post

Link para o post

SEm dúvida acredito que outro processo agilizaria sua produção. Para as cartilhas, folhetos, o ideal é trabalhar com o Photopaint. Retoque as linhas, faça os preenchimentos, use sobras se for o caso. O processo é muito mais rápido. Inclusive, só para constar, é o processo mais padrão para a produção de histórias em quadrinhos, em grandes editoras. Apenas o Photoshop é mais usado.

Claro que para banners, faixas, o vetor leva vantagem. Mas acredito que esta não é sua produção principal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais