Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas do desempenho do dual channel ? Memória x FSB ? Olhe aqui


Zaymms

Posts recomendados

É Anjoed, agora que eu achava que tinha entendido do assunto, volto a ficar em dúvidas.

E realmente a teoria é bem diferente da pratica. Pois pelo o que eu tinha entendido (na teoria) no caso de um processador de FSB 1.066MHz, uma memória DDR2 533 em dual, deveria ter um resultado melhor que qualquer DDR2 533, 667 e 800MHz em single, mas como os testes comprovaram, a pratica é diferente. O DDR2 800MHz em single, foi superior a 533 em dual, mas em contra partida a 667 em dual, foi superior a 800 em single. Podemos observar também que o dual channell, realmente funciona, pois se compararmos memórias de mesma frequência single x dual, as dual são mais eficientes. Outra teoria que pra mim também foi derrubada é de que, no caso do processador de FSB1066MHz, as memórias 533, 667 e 800MHz em dual, deveriam ter desempenho semelhante, mas os testes comprovaram que quanto maior a frequência, maior o desempenho. Espero estar certo desta vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Simples, o dual channel é um recurso que ganha destaque em uso constante da memória. Em placas mães que possuem video onboard, por exemplo, nota-se um ganho considerável em jogos, pois o uso da memória RAM é grande. ( lembrando que video onboard usa a memória principal )

Mesmo que o processador tenha um FSB 1066 MHz ( 4 * 266 MHz ) e a memória 533 MHz, a memória será bem mais lenta do que o FSB. A frequência do FSB é 533 MHz mais rápido do que a memória, tendo assim, um gargalo maior do que uma memória de 1066 MHz. No entanto, perceba que mesmo assim a memória já é um gargalo para todo o sistema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anjoed, vou aproveitar esta discussão, para lhe perguntar se o meu caso tem solução. Tenho um processador Celeron D FSB 533MHz e minha placa mãe só suporta DDR1. Tenho memórias DDR 400MHz. Você conhece alguma solução para este gargalo, ou realmente não há o que possa se fazer, para o meu processador "conversar" com a memória na mesma frequência, a não ser que existam memórias DDR1 533MHz, que eu desconheço. E também o quanto eu estou perdendo pelo fato do conjunto não estar na mesma frequência. Não sei se tem alguma relação, mais não uso meu PC para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que eu não necessite de desempenho, pois meu PC, destina-se basicamente ao uso de: Internet, e-mail, microsoft office, MSN, skype, youtube, windows media player, copiar/gravar cds e dvds. Você acha que meu conjunto é suficiente para estes aplicativos? Tenho pensado em fazer um up para um processador Pentium 4 (aproveitando o baixo preço destes processadores), tenho várias opções com FSB 533 e soquete 478, com núcleo Prescott (até 2,8GHz) ou Northwood (até 3,06 GHz HT), sera que vale a pena, ou o maldito gargalo processador/memória, não justificaria o up.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não justifica o UP. É melhor gastar com um PC novo, no que numa troca de processador/memória.

Como tu só usa para isso, não vejo porque mudar.

Mas caso tenha alguma grana sobrando, dá uma passada na seção recomendação de micros e dá uma olhada nos tópicos pinados...tem o custo de um pc novo e upgrades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que eu não necessite de desempenho, pois meu PC, destina-se basicamente ao uso de: Internet, e-mail, microsoft office, MSN, skype, youtube, windows media player, copiar/gravar cds e dvds. Você acha que meu conjunto é suficiente para estes aplicativos? Tenho pensado em fazer um up para um processador Pentium 4 (aproveitando o baixo preço destes processadores), tenho várias opções com FSB 533 e soquete 478, com núcleo Prescott (até 2,8GHz) ou Northwood (até 3,06 GHz HT), sera que vale a pena, ou o maldito gargalo processador/memória, não justificaria o up.

Se tuas aplicações são somente essas, economize teu dinheiro pra outra coisa, porque não é necessário o upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, eu já imaginava isto. Ganhei há algum tempo, um processador Pentium D/2,66GHz/FSB533MHz/Socket 775/2Mb de cahe L2, com cooler de um amigo que fez upgrade. Vou procurar uma mobo com FSB de 533~1066MHz e com DDR2 dual channell, já pensando em futuros ups.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá a todos

Ontem eu li esse tópico quase todo e fiquei com a pulga

atrás da orelha.

Resolvi testar meu PC (C2D 8200 -> 1.333mhz) mudando a mémoria de 800 para 667, afim de ver o desempenho.

Com 800, no auto, ela trabalha com 5-5-5-15 e eu já conheço bem o desempenho, tempo de boot e tempo para iniciar minhas aplicações (no cpuZ, o "FSB-DRAM" aparece como 5:6).

Quando mudei para 667, setei para 4-4-4-12 as minhas Kingstom Hyper X, testei rapidamente o pc, e percebi que ele passou longe de melhorar com o "FSB-DRAM" 1:1.

Ficou lento e não demorou nem um pouco para eu voltar à configuração anterior.

Se você não quiser ficar confuso, preste atenção nos posts do moderador. :hehehe:

Grande abraço a todos,

Luciano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Até onde entendo de dual, é que não duplica a frequência e sim os Bits, de 64 bits para 128 bits, que as memorias ficam como se fossem unificadas em umad e 4 gigas com 128 bits porém com a mesma frequencia, mais tem um aumento de banda de megas por segundos, portando quanto maior a frequência da memória amis rápido ela responde, não sou um expert, mais se eu estuiver errado alguém me corrija, eu consigo uma taxa de 7800 megas de taxa no teste com duas DDR2 800 XMS2 da Corsair no everest, vou ver se posto um print assim que possivel, mais essa de duplicar frequência não existe, nunca vi algo que se soma frequencia nem em memória nem em processador, alguém ja viu algo do tipo, acho que não, mais analisando custo benefico com certeza para DDR2 vale o investimento as DDr2 800 com crteza, amigo meu, mesmo processador, placa mãe superior a minha, investiu nas DDr2 1066 e fez overclock, não lembro a que clock o certo, mais nos testes dele ele chegou a 8900 megas no everest, resumindo, ele pagou muito caro nessas memórias e o desempenho nem foi tão significativo na minha opinião, mais essa é minha opinião e as disucções aqui são saudaveis ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
Uma dica compre uma memória com a mesma frequencia ou que chegue perto, parece besteira mas com relação ao desempenho do micro irá ter muita diferença, para jogos não terá muita como nosso amigo disse acima.

Tenho q discordar de você quando você disse q nos games nao se nota diferença pois tenho um C2D E7500 FSB 1066MHz e 1 pente de memoria de 2GB Kingston 667MHz DDR2,fiz uns testes e subi o clock do processador uns 2% e subi a frequêcnia da memoria um pouco mais acho q pra uns 700 e pouco ou 800 e pouco,daí fui fze o benchmark do GTA IV e percebi o ganho de 5 FPS, creio q esses 2% de OC no processador nao tenha causado isso,ai q percebi q a frequencia da memo segura sim o processador e se nota sim diferença nos jogos(talvz n se tenha notado em outros jogos porque n exigem tanto processador como o GTA IV q no caso usa muito do processador e nao vem dzer q 5 FPS e um ganho pequeno pois nesse game ate 1 de FPS e um bom ganho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho q discordar de você quando você disse q nos games nao se nota diferença pois tenho um C2D E7500 FSB 1066MHz e 1 pente de memoria de 2GB Kingston 667MHz DDR2,fiz uns testes e subi o clock do processador uns 2% e subi a frequêcnia da memoria um pouco mais acho q pra uns 700 e pouco ou 800 e pouco,daí fui fze o benchmark do GTA IV e percebi o ganho de 5 FPS, creio q esses 2% de OC no processador nao tenha causado isso,ai q percebi q a frequêcnia da memo segura sim o processador e se nota sim diferença nos jogos(talvz n se tenha notado em outros jogos porque n exigem tanto processador como o GTA IV q no caso usa muito do processador e nao vem dzer q 5 FPS e um ganho pequeno pois nesse game ate 1 de FPS e um bom ganho.

Sem testes, sua argumentação é fraca.

Todos sabem que a frequência da memória não é determinante para mais FPS. O que determina um desempenho melhor nos jogos é a VGA e o processador ( quando ele segura a VGA ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem testes, sua argumentação é fraca.

Todos sabem que a frequência da memória não é determinante para mais FPS. O que determina um desempenho melhor nos jogos é a VGA e o processador ( quando ele segura a VGA ).

Eu nao disse q a frequencia gerou mais FPS, eu disse q com a frequencia maior diminuiu o gargalo entre processador e memoria e ja disse q houve o teste sim eu fiz o benchmark do GTA IV,e quando tirei o OC caiu 5 FPS q antes eu tinha ganhado com o OC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente, sem as imagens, sem as descrições técnicas dos testes, sua argumentação é fraca.

Em jogos, o gargalo não é a frequência entre processador e a memória. Se tu perceber, a grande maioria da engine do jogo fica na memória da VGA.

Maioria da Engine do game na Memo da VGA?? kkkkkkkkk cara eu to flando de games atuais,como GTA IV,Crysis,etc,nao de NFS Undergroud 2,GTA III,etc.

Antigamente sim pros games o q importava era a memoria da VGA hj quase nao faz diferença,pode pega uns benchmark da net q compara uma GTS 250 512MB com uma 9600GT 1GB pra ve,coitada da 9600GT.

E qto a frequência da memo ram dar gargalo no processador,da sim e eu posso provar.

>> Processador e Frequência RAM Normal

http://img132.imageshack.us/img132/8271/benchmarkprocessadorefr.png

http://img101.imageshack.us/img101/9126/procesadorefrequenciara.png

http://img408.imageshack.us/img408/6981/processadorefrequenciar.png

>> Frequência da RAM menor e Clock do Processador Maior

http://img30.imageshack.us/img30/5407/benchmarkfrequenciaramm.png

http://img96.imageshack.us/img96/4394/frequenciadarammenoredo.png

http://img571.imageshack.us/img571/797/frequenciarammenoreproc.png

Eu já tinha falado q aumentei 2% o clock de processador e aumentei a frequência da memo ram um pouco mais e ganhei 5 FPS,agora fiz o contrario pois poderia acontecer q você falasse q esses 5 FPS eram dos 2% de OC no processador,então agora eu aumentei bastantin o clock do processador e diminui a frequência da memoria ram,para provar q existe um gargalo sim entre frequência da memoria ram e FSB do processador.

Agora sua argumentaçao é fraca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehehe, é muito simples a explicação do teu ganho. Teu processador é um E7500 e você tem somente 2 GB para um sistema operacional pesado...

Qualquer aumento que fizeres será bom, já que o GTA e outros jogos atuais estão necessitando de 4 núcleos ( que é o caso do crysis e GTA ) para auxilar a VGA no trabalho e o mínimo recomendado é 3 GB para esse tipo de qualidade que usaste. No teu caso, a VGA está sendo limitada pelo configuração do seu sistema. Por isso, ao aumentar 100 MHz na memória ( e olha, 100 MHz é bastante ) você possui um ganho de 10 %. É bom, né ?( isso mostra que seu sistema está quase esguelado ) Agora, no entanto, e se tu botar um Quad core, qual será o ganho ? Eu respondo:

http://www.anandtech.com/bench/CPU/49

Procure pelo Q6600. Ele possui uma frequência menor do que o seu, no entanto, possui quase 10 FPS a mais.

No entanto, overclock se consegue tudo. Eu posso fazer um over no meu sistema e conseguir mais FPS. No entanto, o foco desse tópico é evitar que as pessoas comprem memória de frequência absurda, não overclock. O que faz a diferença é na compra do processador e placa de video, o que tu fez certo na sua escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe, é muito simples a explicação do teu ganho. Teu processador é um E7500 e você tem somente 2 GB para um sistema operacional pesado...

Qualquer aumento que fizeres será bom, já que o GTA e outros jogos atuais estão necessitando de 4 núcleos ( que é o caso do crysis e GTA ) para auxilar a VGA no trabalho e o mínimo recomendado é 3 GB para esse tipo de qualidade que usaste. No teu caso, a VGA está sendo limitada pelo configuração do seu sistema. Por isso, ao aumentar 100 MHz na memória ( e olha, 100 MHz é bastante ) você possui um ganho de 10 %. É bom, né ?( isso mostra que seu sistema está quase esguelado ) Agora, no entanto, e se tu botar um Quad core, qual será o ganho ? Eu respondo:

http://www.anandtech.com/bench/CPU/49

Procure pelo Q6600. Ele possui uma frequência menor do que o seu, no entanto, possui quase 10 FPS a mais.

No entanto, overclock se consegue tudo. Eu posso fazer um over no meu sistema e conseguir mais FPS. No entanto, o foco desse tópico é evitar que as pessoas comprem memória de frequência absurda, não overclock. O que faz a diferença é na compra do processador e placa de video, o que tu fez certo na sua escolha.

Meu sistema operacional é o XP,é q eu uso o somente o skin do 7. xD

O GTA IV e o Crysis na verdade nao usam os 4 núcleos e sim somente 3,talvez em alguns games o Q6600 se saia melhor mas nao em todos,olha no Crysis Warhead nesse mesmo site q você me passou,o E7500 ganha do Q6600,é que nem você disse tem um gargalo aqui no PC,mas placa de video e processador nao é,como você viu nos meus testes é a memória por isso estou dizendo q a frequência da memo esta causando este gargalo,claro nao tenho uma grande quantidade de memória mas o caso é q acho q boa parte do gargalo esta na frequencia da memo ram como deu pra perceber nos meus testes,por isso acho q vou colocar mais 2gb em dual-channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É XP ? Interessante...E o uso está a quase 100 % da memória ? O teu ganho , como disse, é do teu sistema, que está amarrado.

Não se esquece que o Q6600 possui uma frequência menor do que o E7500. Por isso, ele não ganha em alguns testes. Tu pode ter certeza, colocar em dual channel o ganho não vai passar desses FPS. Vou te dar alguns bench que confirmam essa teoria ( nesses bench a VGA e o processador são top ):

http://www.modreactor.com/english/Reviews/A-Data-Vitesta-Extreme-Edition-DDR2-800MHz-review/Page-7-Performance-Crysis-World-in-Conflict.html

Comentário do analista:

Crysis became very popular, no matter what PC resource-eating monster it is. Crysis claims to have the most realistic graphics ever created and for smooth game experience at decent resolutions you'll need a high-end Dual or even Quad core CPU, modern VGA and lots of memory, else you'll be missing lots of eye-candy.

Outro teste, 1333 MHz vs 2000 MHz:

http://www.tweaktown.com/reviews/1729/csx_diablo_ddr3_2000mhz_3gb_triple_channel_memory_kit/index7.html

Ainda há dúvidas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É XP ? Interessante...E o uso está a quase 100 % da memória ? O teu ganho , como disse, é do teu sistema, que está amarrado.

Não se esquece que o Q6600 possui uma frequência menor do que o E7500. Por isso, ele não ganha em alguns testes. Tu pode ter certeza, colocar em dual channel o ganho não vai passar desses FPS. Vou te dar alguns bench que confirmam essa teoria ( nesses bench a VGA e o processador são top ):

http://www.modreactor.com/english/Reviews/A-Data-Vitesta-Extreme-Edition-DDR2-800MHz-review/Page-7-Performance-Crysis-World-in-Conflict.html

Comentário do analista:

Outro teste, 1333 MHz vs 2000 MHz:

http://www.tweaktown.com/reviews/1729/csx_diablo_ddr3_2000mhz_3gb_triple_channel_memory_kit/index7.html

Ainda há dúvidas ?

O uso fica na media de 90%, eu ainda nao entendi essa de meu sistema estar amarrada,mas eu creio q mais 2gb em dual-channel vai tirar o gargalo e acho q vai melhorar esses FPS,meus testes comprovaram isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sistema amarrado: Veja se sua CPU da gargalo na sua placa de vídeo

Dual channel não vai aumentar os FPS da tua máquina. Isso já foi mais do que debatido pelo fórum.

E de novo, teus testes não comprovam isso. Já leste o que significa dual channel ? Ele não aumenta a frequência, caso pense que é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sistema amarrado: Veja se sua CPU da gargalo na sua placa de vídeo

Dual channel não vai aumentar os FPS da tua máquina. Isso já foi mais do que debatido pelo fórum.

E de novo, teus testes não comprovam isso. Já leste o que significa dual channel ? Ele não aumenta a frequência, caso pense que é isso.

Nao há gargalo entre minha placa de video e processador,e eu ainda insisto q existe gargalo entre memoria ram e processador e q mais um pente de 2gb em dual-channel resolvera o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, isso fica pela sua decisão.

Já está explicado que o dual channel não irá te ajudar. Se quer comprar para fazê-lo, ok.

Para acrescentar ao tópico, coloco um artigo do GT sobre o dual channel:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/405/1

e para acrescentar ao assunto do gargalo, para aqueles que estão com dúvidas em relação a isso:

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/radeon-hd5870-cpu-scaling_5.html#sect1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...