Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
joaowendel

RAID-0: preciso de 2 hd's pequenos e velozes

Recommended Posts

Pessoal,

Tenho há quase 2 anos meu sistema rodando em RAID-0 com 2 HD's seagate barracuda 7200rpm de 320GB cada.

Com a unidade raid de 640GB (320+320) fiz duas partições, uma de 160GB pro sistema [C:] e o resto pra guardar arquivos [D:].

Tudo sempre rodou bem, mas levei um susto semana passada... as partições raid não queriam funcionar. Por sorte o problema estava em um cabo sata com mal contato.

Passado o susto, me preocupo com meus arquivos que estão no D. Como raid-0 não é nem um pouco seguro, quero vender meus dois hd's de 320gb e comprar um de 500gb + 2 pequenos (pode ser 80gb) pra rodar SOMENTE O SISTEMA em raid-0, em uma partição de 160gb (80+80) por exemplo.

Os HD's de tamanho menor, além de serem mais baratos, possuem tempo de acesso menor que os hds grandes, e não vai ficar sobrando espaço pra eu cair na tentação de guardar arquivos preciosos :D

Sendo assim, gostaria de saber o que os experts em RAID me recomendariam para comprar... Quais são atualmente os campeões em velocidade de transferência e acesso?? Os hd's de 10.000 rpm dão bons resultados?

Abraços!

ps. ouvi falar muito bem desses hd's Raptor, da western... o que vocês me dizem deles?

Editado por joaowendel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

João, eu não sou expert em raid, mas os hd´s de 7200 atenderiam suas necessidades ja que com a divisão dos dados a um aumento significativo no desempenho do disco,agora se o seu uso e muito elevado, o recomendado e mesmo os hd´s de 10000 rpm´s.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja bem, voce vai colocar 2 HD's pequenos em RAID-0, e um de 500 Gb para armazenar os arquivos...aí o seu RAID só terá vantagem quando for ler arquivos dos HD's do RAID, como na carga do sistema operacional.

Se precisar ler arquivos do HD de 500 Gb aí a velocidade cairá.

Compartilhar este post

Link para o post
Veja bem, voce vai colocar 2 HD's pequenos em RAID-0, e um de 500 Gb para armazenar os arquivos...aí o seu RAID só terá vantagem quando for ler arquivos dos HD's do RAID, como na carga do sistema operacional.

Se precisar ler arquivos do HD de 500 Gb aí a velocidade cairá.

É exatamente disso que eu preciso! =)

E quando eu for trabalhar com edição de vídeos grandes ou imagens, a própria partição raid terá espaço de sobra pra armazenar temporariamente (160gb pro sistema é coisa!!). Depois de finalizado o trampo eu jogo pro de 500gb ;)

O que eu preciso saber são os modelos de HD mais indicados pra RAID... Já viram aqueles velociraptor, da WD, de 10k rpm? O grande problema é o custo, tá uns 90 mangosa o de 300gb :/

Valeu, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais