Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Resolvido]Pergunta relativa à No-Break + Fonte + Filtro de linha


Gardini

Posts recomendados

Olá, pessoal.

Bem, é o seguinte, eu pretendo adquirir a seguinte configuração:

Placa Mãe - ECS A780GM-A Black Series (Socket AM2) AMD 780G

Processador - AMD Athlon64 X2 Dual-Core 5200+ 2.6GHz (Socket AM2) HT 2000MHz 2x1MB

Placa de Vídeo - EVGA nVIDIA GeForce 8600GT 256MB GDDR3 128-bit PCI-E x16

Memória - Kingston ValueRAM 2GB DDR2 800MHz PC2-6400 (x2)

Disco Rigido - Seagate 250GB 7200 RPM 8MB SATA 3.0Gb/s ST3250310AS

Optical Drives - Sony NEC Optiarc DVD±R 20X (AD-7190A) IDE PRETO

Pra segurar isso, eu pretendia colocar uma Fonte OCZ 500W StealthXStream ATX12V V2.2 EPS12V OCZ500SXS. Aguenta essa configuração com tranquilidade (eu peço "com tranquilidade" porque eu pretendo colocar mais HDs futuramente)?

E, como No-Break, eu pretendia colocar um Enermax No-Break Yup-e 600VA Bivolt Preto. Considerando que eu tenho um monitor LCD de 22', o No-Break vai aguentar isso tudo?

Obrigado desde já pelas respostas.

Up!

(Não deve ser tão difícil responder essa.. =/ )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Gardine,sua fonte agüentaria sem problemas, mas como você mesmo disse “tranqüilo” eu recomendaria uma de 600Wats Reais já que pensas em fazer algumas expansões futuramente.

Eu uso uma fonte de 400Wats Reais da DR.Hank nestas configurações, mas já estou tendo problemas e terei que migrar para uma fonte mais potente.

Placa Mãe – Asus P5W DH Deluxe Digital Home Edition

Processador - Intel Core 2 Quad Q6600 2.4 GHZ 8MB

Placa de Vídeo – PowerColor ATI Radeon HD 3850 Pro Extreme 512MB 256 Bits PCI Express

Memória - Corsair X.M.S DDR2 800 4GB

Disco Rigido - Samsung 500 Gb SATA2 - 7200 Rpm 16Mb

Quanto ao No-Break sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gardini,

Dá uma lida nesse tópico aqui - http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/345017/173

A minha configuração é parecida com a sua, só que a minha placa de vídeo é a hd4850, e comprei a mesma fonte que você citou ,a OCZ 500 SxS. O pessoal tópico disse que essa fonte aguenta sem problemas e até com folgas.

Posta a tua config lá e pede uma ajuda.

Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte de 500w para um pc desses é um exagero, 350 já é o suficiente, mesmo com 2 hds.

Agora, você esta comprando uma ótima fonte, e um nobreak dos mais comuns. Já que esta disposto a pagar tanto pela fonte, é melhor comprar um nobreak senoidal.

E esse nobreak enermax ai suporta até 252W (de acordo com o fabricante), de que adianta uma fonte de 500W se você vai liga-la em um nobreak que vai fornecer no máximo 250. Considerando monitor e eficiência da fonte, ligada nesse nobreak ela não conseguirá fornecer mais que 150W (aproximadamente) para seu pc sem que o nobreak sobrecarregue.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dieter Knop, eu acho que por enquanto vou ficar com essa de 500w mesmo.. O upgrade será BEM futuro e, até lá, posso considerar comprar uma fonte nova, daí. Muito obrigado pela atenção!

pellissari, bom saber disso! Me deixa mais tranquilo. Muito obrigado pelo post!

leohartmann, quando o assunto é energia, eu até prefiro trabalhar com o "exagero".. Que daí, se ocorre algo fora do comum, eu tô preparado. =)

Quanto ao no-break, olha só o que o fabricante diz: Forma de onda do Inversor: Senoidal por aproximação - Isso não quer dizer que ele é senoidal?

Por fim, na loja que eu tô comprando essa configuração (tenho que pegar tudo do mesmo lugar), só vendem Enermax. Daí, minha próxima opção seria um Enermax No-Break YUP-E 1200va. O fabricante diz que ele pode fornecer 504W. Usando a configuração acima junto com, supondo, um monitor de 22' LCD, estaria eu em uma condição segura e confortável utilizando este no-break de 1200va? Grato novamente!

Edit: surgiu a oportunidade de talvez adquirir um APC BACK-UPS RS 1200VA BRAZIL 120V/230V . Seria uma melhor pedida que o Enermax ou é a mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leohartmann, quando o assunto é energia, eu até prefiro trabalhar com o "exagero".. Que daí, se ocorre algo fora do comum, eu tô preparado. =)

Quanto ao no-break, olha só o que o fabricante diz: Forma de onda do Inversor: Senoidal por aproximação - Isso não quer dizer que ele é senoidal?

Por fim, na loja que eu tô comprando essa configuração (tenho que pegar tudo do mesmo lugar), só vendem Enermax. Daí, minha próxima opção seria um Enermax No-Break YUP-E 1200va. O fabricante diz que ele pode fornecer 504W. Usando a configuração acima junto com, supondo, um monitor de 22' LCD, estaria eu em uma condição segura e confortável utilizando este no-break de 1200va? Grato novamente!

Edit: surgiu a oportunidade de talvez adquirir um APC BACK-UPS RS 1200VA BRAZIL 120V/230V . Seria uma melhor pedida que o Enermax ou é a mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leohartmann,

Eu estava pensando em comprar um no-break pra proteger o pc. Até abri um tópico novo pra pedir indicação.

Você acha que não precisa?

Atualmente uso um estabilizador que muda a tensão do pc para 110 (aqui é tudo 220). Moro no litoral e a luz aqui é complicada, apesar de que faz tempo que não ouço o estabilizador fazer aquela barulheira (tec-tec). Falta luz meio direto e normalmente o pc está ligado quando isso acontece (deixo ele ligado meio direto por causa da maresia).

O que você acha? Compro no-break ou um filtro de linha e aposento o estabilizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fabricante usa o nome Senoidal por Aproximação para "deixar mais bonito" já que esses nobreaks usam onda quadrada ou retangular. Se realmente é senoidal o fabricante vai destacar bastante isso, mas nesse caso o nobre é simplesmente Senoidal, ou em alguns casos Senoidal Pura.

Sobre o nobreak eu ficaria com o APC, pra ser sincero não conheço os enermax, mas não são bem falados não. Esse APC suporta 600W. Isso não significa que o pc não funcione com os outros, mas não confio nos enermax, e outra, de que adianta uma fonte de 500W se ela será limitada pra menos de 200w por conta do nobreak?:wacko:

Só um detalhe, nobreak não é fundamental, só use se você quer que seu pc fique ligado quando há "queda de luz". Se seu objetivo é apenas proteger o pc use um filtro de linha, nada de estabilizadores.

Abraço

Leonardo

Pois é, Leonardo.. Mas olha o que eu achei no site da APC!

http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BR1200BI%2DBR

Tipo de Forma de Onda: Senoidal aproximada

Tudo farinha do mesmo saco, hahahahahaha. xD

Mas bem, eu também acho a APC mais confiável e vou tentar pegar ela. No caso, com 600w, o estabilizador aguenta até DOIS monitores de 22" junto com o PC, né?

E impressoras? Ouvi falar que não é bom ligá-las, pois elas detonam o no-break.. Verdade?

Ah, ainda relacionado ao assunto acima, como eu faria pra ligar o PC e a impressora em uma só tomada? Posso ligar uma régua (ou filtro de linha) na tomada e ligar o no-break na mesma (Desse jeito, eu poderia ligar a impressora nas demais)?

Por fim, com esse APC, meu PC funcionaria com 100% "do gás"? E se eu tivesse escolhido aquela 1ª Enermax, qual seria o resultado quando eu ligasse o PC e o monitor naquele no-break e tivesse tentado ligar o PC?

Desculpa mais o tanto de pergunta, mas.. melhor esclarecer de uma vez. ^^'

Ah: aqui em casa falta luz sim.. Isso deve ter ferrado com meu HD, por sinal.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Leonardo.. Mas olha o que eu achei no site da APC!

http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BR1200BI%2DBR

Tipo de Forma de Onda: Senoidal aproximada

Tudo farinha do mesmo saco, hahahahahaha. xD

Embora também seja senoidal pro aproximação, parece mais confiável e ainda tem um filtro de linha razoável interno.

Mas bem, eu também acho a APC mais confiável e vou tentar pegar ela. No caso, com 600w, o estabilizador aguenta até DOIS monitores de 22" junto com o PC, né?

Estabilizador? Se esta falando do nobreak, acho que ele aguentaria o PC e dois monitores sim, principalmente se a fonte possuir PFC ativo.

E impressoras? Ouvi falar que não é bom ligá-las, pois elas detonam o no-break.. Verdade?

Se for impressora laser, quanto mais longe ficarem de nobreaks e de estabilizadores melhor, elas provocam muitos picos de consumo(corrente) o que faz os estabilizadores enlouquecerem e desestabilizar a tensão.

Ah, ainda relacionado ao assunto acima, como eu faria pra ligar o PC e a impressora em uma só tomada? Posso ligar uma régua (ou filtro de linha) na tomada e ligar o no-break na mesma (Desse jeito, eu poderia ligar a impressora nas demais)?

Sim.

Por fim, com esse APC, meu PC funcionaria com 100% "do gás"? E se eu tivesse escolhido aquela 1ª Enermax, qual seria o resultado quando eu ligasse o PC e o monitor naquele no-break e tivesse tentado ligar o PC?

600W é muita potencia, segura até dois pcs, mas recomendo só um;p.

Sobre o enermax de 600va, se seu pc demandasse mais potencia do que ele suporta ele super aqueceria e se ele precisasse entrar em modo de bateria, provavelmente desligaria.

Desculpa mais o tanto de pergunta, mas.. melhor esclarecer de uma vez. ^^'

Ah: aqui em casa falta luz sim.. Isso deve ter ferrado com meu HD, por sinal.

Então continue com o nobreak, também acho quedas de luz insuportáveis, mas ainda estou adiando a compra do meu nobreak, ultimamente a energia aqui esta bem comportada.

Muito obrigado!

De nada!

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wow, e responderam tudo! Fico MUITÍSSIMO grato.

Então, minhas conclusões: comprarei o APC 1200va, pra coisa ficar mais tranquila; e usarei a impressora fora do no-break, com o uso de um filtro de linha.

Ah: o no-break aguentaria dois monitores e o PC sim, então, pois a fonte tem PFC ativo.

Pergunta: me recomendaria alguns filtros de linha que suprissem minhas necessidades?

(Eu acho que tu já cansou de ouvir isso, mas..) Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wow, e responderam tudo! Fico MUITÍSSIMO grato.

Então, minhas conclusões: comprarei o APC 1200va, pra coisa ficar mais tranquila; e usarei a impressora fora do no-break, com o uso de um filtro de linha.

Ah: o no-break aguentaria dois monitores e o PC sim, então, pois a fonte tem PFC ativo.

Pergunta: me recomendaria alguns filtros de linha que suprissem minhas necessidades?

(Eu acho que tu já cansou de ouvir isso, mas..) Muito obrigado!

Filtro de linha bom para 220v é difícil de encontrar, praticamente não existem no brasil, os mais em conta são os da clamper.

Mas o nobreak já possui filtro de linha bom interno então o filtro de linha externo se torna desnecessário.

Claro, você precisa de mais tomadas, nesse caso acho que um filtro da SMS está de bom tamanho, não são uma maravilha, mas são "menos piores" que os outros da mesma faixa de preço.

Lembre-se, filtros de linha e nobraks não suportam a ação direta de um raio, então se o tempo estiver muito feio, o melhor que pode fazer e desligar tudo da tomada, desconectar cabos de telefone, antena, tv a cabo, etc, Só assim seus equipamentos estarão protegidos ;p

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha bom para 220v é difícil de encontrar, praticamente não existem no brasil, os mais em conta são os da clamper.

Mas o nobreak já possui filtro de linha bom interno então o filtro de linha externo se torna desnecessário.

Claro, você precisa de mais tomadas, nesse caso acho que um filtro da SMS está de bom tamanho, não são uma maravilha, mas são "menos piores" que os outros da mesma faixa de preço.

Lembre-se, filtros de linha e nobraks não suportam a ação direta de um raio, então se o tempo estiver muito feio, o melhor que pode fazer e desligar tudo da tomada, desconectar cabos de telefone, antena, tv a cabo, etc, Só assim seus equipamentos estarão protegidos ;p

Abraço

Leonardo

Hmmm..

Eu tava pensando.. Acho que vou ligar o filtro em uma tomada (não aterrada, mas tudo bem) e o no-break em outra (aterrada).. Pra evitar problemas.

Provavelmente vou pegar esse filtro: http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=F001

É um SMS de 8 entradas.. Como não ligarei equipamentos muito importantes nele, não tem problema em não ser aterrada.

E sim, quando os equipamentos não estão em uso, eles sempre ficam fora da tomada lá em casa. =)

Por fim, MUITO obrigado pelas respostas. Ajudaram pra caramba, e considera minhas dúvidas como sanadas. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm..

Eu tava pensando.. Acho que vou ligar o filtro em uma tomada (não aterrada, mas tudo bem) e o no-break em outra (aterrada).. Pra evitar problemas.

Provavelmente vou pegar esse filtro: http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=F001

É um SMS de 8 entradas.. Como não ligarei equipamentos muito importantes nele, não tem problema em não ser aterrada.

E sim, quando os equipamentos não estão em uso, eles sempre ficam fora da tomada lá em casa. =)

Por fim, MUITO obrigado pelas respostas. Ajudaram pra caramba, e considera minhas dúvidas como sanadas. ^^

Melhor ligar o filtro na tomada com aterramento e o nobreak no filtro, use, sempre que possível, um mesmo aterramento para equipamentos interconectados, isso inclui rede de computadores (claro que é uma tarefa bem difícil manter uma rede de computadores no mesmo aterramento, eu não consegui ;d), mas problemas só se apresentam em casos de real uso do aterramento, ou seja, em caso de surtos.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...