Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Marcos_Correia

Cientistas criam chip que isola bugs em processadores

Recommended Posts

Pesquisadores na Universidade de Michigan desenvolveram uma tecnologia que pode isolar bugs em microprocessadores, impedindo-os de causarem problemas nos PCs.

Nos últimos dois anos, os pesquisadores tem trabalhado no que chamam de "guardião semântico". Ele é um pequeno monitor localizado no processador, que monitora o chip para ver se ele está executando algo que seus designers não previram em seus testes de qualidade.

Empresas como a Intel e AMD testam seus produtos rigorosamente, mas no mundo real os chips geralmente são pedidos para que façam coisas que podem potencialmente causar algum problema. O guardião semântico pode identificar estes estados não testados e reduz a velocidade do processador colocando-o em um "modo de segurança", onde muitas das tecnologias responsáveis pela performance do chip são desativadas.

Isto reduz a velocidade do computador durante uma pequena fração de segundo, mas também diminui as chances de que problemas ocorram, disse Valeria Bertacco, do departamento de ciências da computação na universidade.

Sua equipe integrou o guardião semântico em um simulador de chips baseado em software e agora está tentando executá-lo em um microchip programável chamado 'field-programmable gate array'.

Em seu design atual, o monitor lida com cerca de 3% do estado real do chip, mas eles esperam que este número seja muito menor caso seja desenvolvido em escala comercial.

Fonte: Baboo

Fonte do Baboo: InfoWorld

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×