Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reconhecer/instalar HD SATA sem instalar Win.(F6)? Placa Controladora PCI-Sata..


Daimar

Posts recomendados

Amigos,

Meu HD Sata parou de funcionar, não reconhece mais na BIOS. Isso aconteceu sem motivo algum, de uma hora para outra. Fiz alguns testes...

Primeiro verifiquei que o HD reconhece em outra máquina (menos mal, não perdi tudo, hehe). Após trocar cabos e tudo mais que tem direito, cheguei a conclusão que a controladora Sata da minha placa-mãe foi p/ espaço!

Fiz o seguinte, comprei uma Placa Controladora Raid PCI com 3 entradas Sata e uma porta IDE que tem no Mercado Livre.

Agora a minha dúvida: Como faço para instalar o driver da placa PCI, para reconhecer o meu HD Sata, sem precisar formatar o HD??? Preciso obrigatoriamente instalar o Windows (aperta F6)?

Estou um pouco confuso com isso... :confused:

Também há diversas pastas no cd de driver dessa placa, se tiver que usar não saberei qual vai ser... :(

Se alguém puder ajudar e tiver alguma dica....

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º - olhe na placa o chip da controladora ou pergunte ao vendedor eu comprei no mercado livre uma controladora SATAII , e o chip e sil3132.

2º - creio que tenha que formatar

3º - voce vai ter que ver o jumpers pra ver se estão configurados certinhos (se tiver)

4º - depois no boot vai aparecer uma tela apertar control+s ou f4 aqui é assim

5º - se o hd nao for visto pela bios do sistema , entra na bios da plaquinah

6º - na bios da plaquinha fazer concatenacao

7º - a partir dai o hd aparece para formatacao

8º - winxp -> f6 -> faca um disquete o cd nao funciona so ser for vista

9º - é instalar e correr para o abraço

10º - de uma olhada no meu topico que pode esclarecer sua duvidas!

flwz!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando inicializar o seu micro veja qual a opção esta aparecendo para acessar o setup da sua controladora(alt+s, f alguma coisa), quando acessa-la procure uma opção parecida com viem configuration), deixe a controladora acessar o seu hd, e depois tente inicializar a maquina.

Não consigo de jeito nenhum acessar a BIOS dessa placa controladora PCI. Como faço??? Não consigo ler nada quando está carregando a memória (logo que ligo o pc), pois a tela só pisca, cerca de 1 segundo.

Fiz o seguinte:

1) Copiei os arquivos do driver, que veio junto com a placa, para um disquete.

2) Com o disquete pronto, eu reiniciei o computador e dei boot pelo cd do WINDOWS XP SP3, e logo em seguida pressionei F6.

3) Depois apareceu uma tela pedindo para eu pressionar a tecla “E” para instalar alguma SCSSI, CD ROM, ou RAID terceiros e colocar o disquete pressionando ENTER para instalar.

4) Depois que eu fiz isso, apareceu uma outra tela pedindo para eu escolher uma das opções (RAID controladora (Windows 2003IE, XP, 2000, NT64) ou ATA/.... controladora (Windows 2003IE, XP, 2000, NT64)).

5) Escolhi a RAID controladora (Windows XP), e tecle ENTER.

6) FINALMENTE apareceu as partições do meu disco Sata (reconheceu) :). Excluí e crie as partições novamente, selecionando para instalar o Windows na C:

7) Ok, a partir daí a instalação do XP prosseguiu (formatou e começou a copiar os arquivos do cd para instalação do XP).

6) Quando acabou de copiar apareceu mensagem dizendo "verificando unidade C:" (ia começar a instalar o Win), porém, ocorreu a mensagem de que o arquivo VIAMRAID.SYS não foi encontrado (ou algo parecido). (_(

7) Pressionando ESC ele ignora e tenta seguir adiante, mas pede mais dois arquivos com o mesmo nome, porém com extensões diferentes.

8) Mas verifiquei que esses arquivos estão sim presentes no disquete!!! Isso que não entendo!

9) Depois dá erro "A linha 0 de HIVEDEF.INF está corrompida. O programa de instalação não pode prosseguir.

O que eu faço??? Não consigo instalar o Windows! :(

Mais alguma dica?

Obrigado pela atenção.

Há, me esqueci de um detalhe importante:

O chipset da placa é VIA VT6421A.

O link da placa onde comprei é: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80817469-placa-controladora-raid-pci-com-3-portas-sata-e-1-porta-ide-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae galera, vocês poderiam me ajudar, eu comprei um HD de 500Gb Maxtor Sata 2, e estou tendo dificuldades de instala-lo em meu pc, eu fiz a instalação, liguei ele, ate ai tudo bem, o problema é depois da formatação, quando ele termina a formatação ele reinicia para fazer a instalação do Windows ae aparece a mensagem, "Erro de Disco", e para nesse ponto. Eu olhei o setup da bios e ele reconhece o HD, aparece o nome dele lá Maxtor, eu queria saber o que pode ser esse problema, me ajudem por favor. Eu andei lendo varios topicos aqui no Clube do Hardware, e vi que para um hd sata precisa de um arquivo raid alguma coisa do genero, quando o Windows manda aperta F6 eu aperto para fazer a instalação do tal arquivo, e ele me informa q não encontrou o arquivo e pede para lhe mostra o caminho, e como eu não tenho o driver de diskete ele me notica que não encontrou o driver e manda aperta para cancela a instalação, Tem como eu colocar esse arquivo sem ser por diskete? e como eu faço isso. Me ajudem por favor, se estiver faltando alguma informação me avisem...brigado galera

:confused::( :(

minha placa Mãe é uma ECS P4M800Pro-M

processador Pentium 4

1,5Gb de memoria,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça outro disquete que vai funcionar!

Aqui tb deu esses erros faça o seguinte :

- antes de apertar f6 n coloque o disquete

- quando der a mensagem , aperte E , insira o disquete

- depois de copiado os drivers , retire-o.

- quando ele for copiar os arquivos de instalacao vai pedir de novo , ai é colocar + 1 vez!

obs: Aqueles arquivos tem que ser obrigatoriamente copiados , ignorei eles e depois do reset deu

"Disk Boot Failure , ...."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então plankzao, o problema é que eu nao tenho o driver de diskete, meu pc não veio esse maldito driver...não tem como colocar esse arquivo no cd do windows?

abraços,,, e muito obrigado

Sim tem como ...

porém e um pouco complicado.

existe uma ferramenta que se chama nLite

serve para manusear o cd do windows xp , podendo adicionar coisas

no caso os drivers , programas , e tambem remover coisas que voce sabe que sao inuteis :P

obs: Nunca usei essa ferramenta sugiro que de uma pesquisada antes , so vejo a galera comentar sobre .;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenta outro disquete

aconteceu isso aqui tb

porém n troquei nada

so formatei o disquete de novo

e copiei os arquivos e deu todo certo

Troquei, porém, sem sucesso!

Até já baixei um driver mais atual e coloquei no disquete (já tentei 3 disquetes diferentes, hehe), mas continua o mesmo problema citado anteriormente.

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei, porém, sem sucesso!

Até já baixei um driver mais atual e coloquei no disquete (já tentei 3 disquetes diferentes, hehe), mas continua o mesmo problema citado anteriormente.

:(

Amigo, não quero te desanimar não, mas a controladora SATA que você comprou é uma tranqueira sem tamanho... você comprou uma bomba e pode rezar ajoelhado no caroço de feijão que ela não vai funcionar.

O problema é muito mais complicado do que simplesmente drives, o problema é que a BIOS da placa mãe não encherga a BIOS da controlaora e por isso não dá boot por ela, entende?

Tanto é verdade que você não consegue acessar a BIOS da controladora RAID, certo? Para acessar a BIOS da controladora é só apertar TAB ou F4, mas você não vai conseguir de jeito nenhum.

Para que ela funcione você vai ter que fazer um BIOSmod na BIOS de sua placa mãe acrescentando, como módulo, a bios da controladora SATA.

Eu estava participando de um tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/a7n8x-x-sata/583125) aonde um outro colega tinha tido exatamente o mesmo problema e a única solução mesmo foi essa a do BIOSmod na BIOS da placa mãe.

Aqui está o link que ensina como fazer o BIOSmod, mas lembre-se que fazer isso é por sua própria conta e risco.

http://save-privacy.de/tut/VT6410.html

Agora se eu fosse você, devolvia essa tranqueira pegava o dinheiro de volta e comprava outra placa com outro chipset, lembro de no mercado livre ter uma com contoladora da Silicon Image, se você tiver um solot PCI-E 1X em sua placa pega ela, pois além de funcionar com mais facilidade é SATA II (a tranqueira é SATA I).

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui add os drivers no cd

muito fácil até

ja estou fazendo um tutorial vou criar outro topico!

hj ainda eu coloco aqui no forum

----------------------------------------------------

Link para topico pass to pass nlite

http://forum.clubedohardware.com.br/guia-como-usar/587058

Daimar tem uma foto bem de perto dessa placa?

tire bem de perto conferiu os jumpers?

retire a plaquinha e veja.

eu comprei desse cara tb so que uma sataII

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-controladora-pci/583941?t=583941

e o problema de detectar foi resolvido pelos jumpers ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

plankzao, deu tudo certo na montagem do cd, ae fui fazer o teste ele carrego os arkivos normal. mais de repente a parece a seguinte frase. "O arquivo viamrx64.sys está corrompido. Precione qualquer tecla para continuar." Dai eu aperto e ele reinicia o pc. Será que os arquivos estão errados, ou é por causa que eu fiz o testa no meu HD ide, eu tenho que colocar o HD sata pra saber se deu certo? E mais uma vez valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse arquivo nao é de driver 64bits ??

estranho esse 64 ae

kkk

pode ser imcompatibilidade sim! tem que ser o driver certinho

qual sua placa-mãe? nao nao acho que e por causa do ide nao mas tente sem ele

======================================================

Sua placa-mãe : minha placa Mãe é uma ECS P4M800Pro-MSerial ATA Serial ATA é a especificação ATA de próxima geração que proporciona desempenho superior. Com taxa de transferência de dados de até 150MB/s, a Serial ATA é mais rápida que a atual Parallel ATA, ao mesmo tempo em que proporciona 100% de compatibilidade de software.

======================================================

Sua placa-mãe é SATA I.você vai ter que limitar seu HD se for sataII com um jumper no HD (deve ter a explicacao naquele adesivo na frente do hd)

Driver Raid para sua placa:

http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Downloads/DownloadFile.aspx?catid=1&driverid=2214&areaid=2&LanID=12

você vai colocar a pasta via_43g\via_43g\drvdisk\x86 no seu cd , susse? SE você FOR INSTALAR O XP 32BITS!!

tenta ae e ve se da certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae plankzao essa é a minha placa ECS P4M800Pro-M e esse é o site dela da onde eu peguei os drivers > http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Products/ProductsDetail.aspx?detailid=673&CategoryID=1&DetailName=Driver&MenuID=44&LanID=12, mais eu andei olhando lá no site da ECS e notei que tem placa lá com outro nome note que essa chama (V2.0), e tem uma outra que chama (V1.0A), Será que haver isso, ou nao, eu posso pegar qualquer um? e aqui esta o site dessa outra placa (V1.0A). > http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Products/ProductsDetail.aspx?detailid=574&CategoryID=1&DetailName=Driver&MenuID=44&LanID=12. Eu vou tentar aqui com o HD sata. E mais uma pergunta me amigo, eu andei lendo lá no site dela, e me parece que essa placa pode ser colocado um processador Pentium Core 2 Duo, é verdade isso isso, se eu quiser por na minha eu posso? Muito obrigado pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

unico porblema que daria era se você quisesse por uma placa de video nova

agp esta bem ultrapassada

hj e pciexpress 2.0 e nao teria como por =/

muito engraçado essa placa , ela parece uma placa de transição . Tem uma mescla da plataforma antiga (agp/ddr...) com a nova (socket 775 / ddrII / sata)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrsrsrsrsrsrs verdade plankzao, da pra colocar um processador novo, mais não dá pra colocar uma placa de video melhor, eu comprei uma placa de video 6200, por que nao dá pra colocar uma melhor. Mais ela nao r´tão ruim nao né, creio eu, porque é como você falou pode-se colocar DDR 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu plankzao, olhei lá, gostei do que vi.

Mais sobre a instalação do driver deu o mesmo problema, fiz outro cd como você disse, mais deu a mesma mensagem, "O arquivo viamrx64.sys está corrompido. Precione qualquer tecla para continuar." O que pode sereu vou ter que fazer tudo de novo, fazer outra extração do Windows, porque o novo cd que eu fiz, eu fiz com a extração que o Nlite fez no primeiro cd? Abraços plankzao, e brigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...