Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA II 500GB - Tamanho do buffer é documento?


f.borges

Posts recomendados

Bem, montei o computador da minha assinatura (no final do post) há alguns meses, e quando o fiz, deixei para comprar o hd SATA depois, "optando" (eufemismo pra falta de $) por usar um dos IDE que já tinha, por ora.

Circunstancias atuais me ditam que é o momento de comprar o SATA II, e o tamanho que estou mirando é de 500GB. Andei pesquisando uns modelos e preços e terminei com alguns modelos que listarei no fim do post, assim como 2 dúvidas.

A primeira dúvida refere-se ao buffer. Dos modelos que me interessaram, e com preços relativamente semelhantes para esse tamanho, sendo todos SATA II, dois deles possuem buffer de 16Mb, e um tem buffer de 32Mb. A pergunta que se segue já deve ser meio óbvia: Essa diferença de tamanho de buffer significa também uma diferença notável/perceptível no uso? Utilizo o PC para muitos fins diferentes, mas creio que as coisas mais exigentes sejam jogos mesmo. Sentirei uma diferença notável com 32mb vs. os 16mb dos outros? E no que exatamente?

Minha segunda dúvida é em relação ao Windows XP reconhecer o HD. Li no tópico "Raid & Serial Ata" ( http://forum.clubedohardware.com.br/raid-serial-ata/65394 ) sobre problemas que o Windows tem para reconhecer o HD, e a solução através de drivers em um floppy. Mas o tópico era meio antigo. Gostaria de saber se ainda hoje (2008) esses problemas ainda ocorrem (WinXP nao reconhecer o SATA II). Se esse problema ainda existir, qual é a solução pra alguém que não possui floppy (meu computador foi montado sem)?

Por fim, estes são os HDs entre os quais estou tentando chegar a um consenso para decidir a compra:

HD 500GB Seagate SATA II (buffer de 32Mb)

HD 500GB Samsung SATA II (buffer de 16 Mb)

HD Seagate Barracuda 7200.10 500GB SATA II (buffer de 16Mb)

(Todos tem RPM de 7.200)

O que acham? Com qual vocês iriam? Talvez eu tenha que dispensar o Seagate c/ 32Mb pois a loja que encontrei com preço decente nao aceita meu cartao de credito, nesse caso qual dos outros dois de 16Mb poderia ser mais vantajoso (menos propenso a problemas)?

Agradeço qualquer informação,

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hunn.....Eu acho que é bom sim ter um buff maior

Aqui eu tinha um IDE de 2mb de buff comprei um Seagate 500Gb 32mb de buff SATAII

cara a diferenca na velocidade de acesso e bem mais rápido agora nao sei se por causa do buff ou do sataII ou os 2 juntos :P

Sim no XP da problema , da pra você resolver usando aquele nlite colocando o driver ou algo assim no cd do windows xp.O windows vista e server2008 permitem que se coloque o cd , o que facilita bastante!

Quanto ao HD , no mercadolivre tem um cara com nome

Cara ve no mercadolivre um usuario chamado DIGIETAL.COM é aqui do Parana(comprei o meu dele!)

ele vende esse Seagate 500Gb SATAII 32Mb de Buff por 212,00 , e da pra fazer por mercadopago!em 12x so que tem juros vale mais a pena pagar de uma vez!

Falou!!

ele vende esse ai por 212,00 e da pra parcela no site dele você acha tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado plankzao, mas o que seria nlite?

Seria possivel pra mim que não tenho floppy baixar o driver pra um pendrive e instalar a partir dalí?

Acho que vi esse HD no mercado livre, antes que voce me falasse. Fiquei 'meio assim' porque nunca comprei no mercado livre, e também porque nao sei ao certo quanto tempo levaria pra eu receber (tenho uma certa pressa), além de que pra mim o ideal seria pagar em umas 3 parcelas, no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nlite serve para fazer um cd do windows personalizado

adicionando drivers,programas,etc!

tirar alguns componentes

etc!

ai você poderia por os drivers e tudo susse

deve ter um jeito pra pendrive funcionar mas eu nao sei

na hora de por os drivers ele pede pra por no a:

=/

Tenta fazer o seguinte

na bios da placa-mãe

desabilite ofloppy disk mude para disable

formate o pendrive coloca os drivers e via no f6

veja se funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F borges, um hd com cache maior lhe dara uma agilidade maior quando você estiver acessando dados no hd de maneira repetitiva(em um jogo por exemplo, em que você acessa os mesmos arquivos varias vezes), isto por que o hd utiliza o cache para este fim, evitando fazer toda hora uma busca por estes arquivos. Com relação ao reconhecimento do hd SataII, muitas vezes ocorre uma confusão entre sata x raid, quando voce aperta F6 na instalação do XP, isto indica que a sua controladora raid será instalado com um driver de terceiro, no caso do sataII,pode ocorre o caso de a placa não dar suporte, ai o micro não reconhece(sendo necessaria a instalação de jumper para a limitação de velocidade).Qualquer outra duvida estoua disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F borges, um hd com cache maior lhe dara uma agilidade maior quando você estiver acessando dados no hd de maneira repetitiva(em um jogo por exemplo, em que você acessa os mesmos arquivos varias vezes), isto por que o hd utiliza o cache para este fim, evitando fazer toda hora uma busca por estes arquivos. Com relação ao reconhecimento do hd SataII, muitas vezes ocorre uma confusão entre sata x raid, quando voce aperta F6 na instalação do XP, isto indica que a sua controladora raid será instalado com um driver de terceiro, no caso do sataII,pode ocorre o caso de a placa não dar suporte, ai o micro não reconhece(sendo necessaria a instalação de jumper para a limitação de velocidade).Qualquer outra duvida estoua disposição.

Cealmei, gostaria de conferir com voce (ou quem souber) então, a princípio, se minha placa mãe dá suporte ao SataII. Ela é uma Asus P5K SE. Eu acredito que sim, pois comprei as peças do computador com intenção de colocar um SataII um bom core2duo ou quadcore e uma boa gpu PCI-E. Mas quando fiz a compra tive que adiar o SataII.

No caso então de ser necessário instalar com um driver de terceiro, onde adquiro esse driver? Ele vem com os HDs SataII?

E a diferença efetiva num jogo pesado, entre dois computadores com tudo identico exceto os HDs, tendo um deles 16mb de buffer e o outro 32mb.. isso chega a influenciar em taxa de FPS? Quão significantemente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, tive o mesmo tipo de dúvida.

Comprei meu pc neste sábado último,

ASUS (Foxconn) 945GMX

HD SATA II Maxtor 500GB, 32 mb de buffer.

Ele deu problemas e levei-o de volta lá na loja.

Bom, deu que o problema nem era no HD, era na placa de vídeo, mas eles ficaram com o PC pra instalar o HD em SATA II, pois a instalação havia sido como IDE (só pega 16mb de buffer. O meu, como citei, tem 32). E a moça tinha me dito sobre a instalação do driver a partir de um floppy, eles fizeram isso no meu.

então cara, meu HD é um Maxtor (nao está na lista dos que você quer). No entanto, vou à loja amanhã pra retirar meu pc e, se quiser, vejo pra você se eles pegaram o conteúdo do floppy no site do fornecedor ou, se não, onde pegaram.

Pra finalizar, minha placa-mãe é uma baixo custo, custou 180 reais e suporta o SATA II a 32 mb de buffer. Posso garantir que a sua tambem vai suportar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F borges, um hd com cache maior lhe dara uma agilidade maior quando você estiver acessando dados no hd de maneira repetitiva(em um jogo por exemplo, em que você acessa os mesmos arquivos varias vezes), isto por que o hd utiliza o cache para este fim, evitando fazer toda hora uma busca por estes arquivos. Com relação ao reconhecimento do hd SataII, muitas vezes ocorre uma confusão entre sata x raid, quando voce aperta F6 na instalação do XP, isto indica que a sua controladora raid será instalado com um driver de terceiro, no caso do sataII,pode ocorre o caso de a placa não dar suporte, ai o micro não reconhece(sendo necessaria a instalação de jumper para a limitação de velocidade).Qualquer outra duvida estoua disposição.

FONTE:NEOBIOS

Isso depende de você. O cache vai te dar um "empurrão" no dia-a-dia, tornando tarefas simples mais rápidas pelo fato de o armazenamento das informações no cache ser maior. Mas, se você for executar um loading em um game de centenas de megabytes, e seu uso cotidiano seja apenas vinculado a aplicativos colossais e tarefas que envolvam grande transferência de dados, é claro que o cache fará pouca diferença, como já foi explicado aqui. Dê preferência a discos rígidos de alta rotação, como 7.200 RPM, se possível ATA 133, caso a sua placa-mãe dê suporte a essa taxa teórica de transferência. Se tiver dinheiro sobrando, não há necessidade em se "evitar" um disco com 8 Mb de buffer, já que seria um recurso a mais, ainda sim. Cabe a você fazer a melhor escolha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...