Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Lugu

DG31PR esquentando muito

Recommended Posts

Comprei 1 placa mãe Intel DG31PR e notei tanto no monitoramento do setup qto no everst a temperatura da placa fica em 93 graus. Coloquei 1 ventilador ligado em frente a placa, a temperatura baixou um pouco 70 graus, mas mesmo assim ainda continua alta. quando coloco o dedo sobre o chipset ele nao aparenta estar nessa temperatura, ou seja, aparentemente o sensor esta marcando errado. Ouvi falar q 1 atualizacao da bios resolveria o problema. Ja atualizei a bios para versao PRG3110H.86A.0053.2008.0715.1301 e nao adiantou. Alguem sabe o que pode ser???

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando o topico do amigo, estou querendo atualizar da mesma forma minha bios mas acabei de ver que nao resolveu o problema, então deixo aqui a minha duvida também.

Compartilhar este post

Link para o post

1. Verifique a instalação do dissipador, geralmente é utilizado um thermal pad que possui eficiência baixa. Se você retirar e colocar uma boa pasta térmica o dissipador passa a ficar mais quente, pois torna o sistema mais eficiente.

2. Problema de BIOS / leitura por software. Como a leitura é realizada através do software ele pode estar mal calibrado, assim a temperatura pode estar sendo super estimada.

Todo cuidado é merecido pois sabe-se que o computador tem sua vida útil reduzida com as altas temperaturas.

Obs: Tenho uma G31M-S2L e antes de trocar a pasta térmica o speedfan lia 55ºC em idle, agora fica algo próximo de 44ºC.

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal

retirei a tampa do gabinete e coloquei um ventilador de frente com a placa. a temperatura caiu consideravelmente para 70 graus. após ficar observando melhor percebi q o chipset q esta esquentando é o q não vem com dissipador, da parte inferior da placa. vou comprar 1 dissipador da akasa, modelo ak-210 e ver se melhora, porque se continuar nessa temperatura acho q mha placa nao tera vida longa.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

minha intel dg31pr nao tem cooler em chipset

assim como acho que outras nao tem

então pergunto pra quem entende

se tratando dessa placa e das possiveis temperaturas de funcionamento e temperatura máxima, é necessário colocar cooler no chipset?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem cooler sim (passivo), não tem fan (ventilador).

Eu acho que ainda pode ser problema de leitura por software.

Se for o caso, tente realizar a leitura da placa com um termômetro laser.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tenho a mesma placa.. já tem tópico sobre o assunto... tem 500 palpiteiros a todo tempo tentando resolver...

O que acontece é que realmente paree impossível baixar a temperatura dela!! Eu tenho Um tubo de ar 12x12 direto no chipset, outro no processador(que possui um cooler proprio) e exaustores em cima e atrás! a temperatura da minha mobo fica em 65 graus!! Essa temperatura me parece absurda, uma vez que a ventilação seja algo desproporcional ( o computador parece um trem de tanto barulho ). Vou ter de levá-lo na garantia, vou alegar superaquecimento! vamos ver no que dá!

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

estou vivendo essa experiência, quando coloco um ventilador na frente da placa ela fica entre 45° e 55°, mas quando fechada ela chega à 75° no máx 78°, isso tem um fan pra fora e um pra dentro, quando não jogo fica em 68°, é só abrir o Assassins Creed vai logo pra 72°

ahuahuahuahuahuaa

tô lenhado, já tô pensando em trocar de placa, pois todo mundo diz q ela trab nessa temperatura mermo

Compartilhar este post

Link para o post

Estou chegando a msma conclusão q a sua...Coloquei o disspador no chipset mas não adiantou nada. Hoje que esta muito calor ela ta chegando a 100 graus. Dá até medo de usar rs. Ainda bem q tem 3 anos de garantia da Intel. Ela deve trabalhar com temperatura alta mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ae LUGU, beleza??/

Como está a temp.da mobo agora??? o q você fez??? entre em contato para agente poder trocar informações...

Tipo... eu fui meio que obrigado a entrar no mundo do casemod pra fazer com q a temp saisse de 98º e fosse para 58º... já é uma queda considerável...

Mas pra isso acontecer eu tive que fazer diversos testes, comprar coisas em vão!

Aqui vai a dica... o ponto que esquenta ne mobo é a ponte norte do chipset.. onde tem o dissipador passivo.. uma coisa que eu estou procurando mas ainda não descobri é uma forma de trocar esse cooler... fazendo isso os problemas estarão acabados

=]

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda deixo a lembrança a todos, que as Placas INTEL, são bem esquentadinhas mesmo, os chipsets INTEL costumam trabalhar em temperaturas mais altas.

Compartilhar este post

Link para o post
Ainda deixo a lembrança a todos, que as Placas INTEL, são bem esquentadinhas mesmo, os chipsets INTEL costumam trabalhar em temperaturas mais altas.

Pode crer... entrei em contato com a intel e me informaram que essa mobo aguenta até 92 º sem perder performance.... só que se eu consegui baixar a temp. em 33º e ainda da pra baixar ainda mais... então porque eu nao baixarei???

Mandei um novo email pra intel perguntando como funciona o mecanismo que prende o cooler passivo na mobo... agora é só aguardar..

Tive que fazer isso no pc pra conseguir baixar a temp da mobo, segue os processos:

YouTube - Coolers no gabinete

YouTube - Primeiro casemod

YouTube - Casemod Parte 2

YouTube - Casemod Parte 3

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de receber o email da intel, segue a resposta:

"Prezado Sr. Phelippe,

Obrigada por contatar o Suporte Técnico da Intel®.

Informamos que essa parte da placa não é possível remove-la ou alterá-la, já que ela faz parte da placa e não é um tipo de acessório removível.

Como informamos anteriormente o chipset da placa pode alcançar uma temperatura máxima de 92 °C."

Compartilhar este post

Link para o post

fala board, td tranquilo!

voce conseguiu baixar a temperatura depois q colocou aquele cooler gigante de frente ao chipset ponto norte?

ficou muito caro para colocar esse cooler? onde posso encontrar?

O meu eu só coloquei o disspador no chipset ponto sul, igual o q você colocou, que tem aqueles leds azuis, mas não adiantou de nada...

Minha placa continua trabalhando com a temperatura nas alturas...

obrigado pelas dicas!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
fala board, td tranquilo!

voce conseguiu baixar a temperatura depois q colocou aquele cooler gigante de frente ao chipset ponto norte?

ficou muito caro para colocar esse cooler? onde posso encontrar?

O meu eu só coloquei o disspador no chipset ponto sul, igual o q você colocou, que tem aqueles leds azuis, mas não adiantou de nada...

Minha placa continua trabalhando com a temperatura nas alturas...

obrigado pelas dicas!

abraços

Bom... se você quiser ter uma queda de temperatura considerável no seu pc ( colocar a temp em 57º ), recomendo colocar um fan de 12 cm de frente para a ponte norte q nem eu fiz nos videos acima..

Mas se você nao tem as ferramentas necessárias ( serra copo ou serra tico tico ) ou não conhece nenhum lugar que faça o serviço do corte do fan para você, recomendo fazer que nem eu fiz no video 1... que foi prender um fan de 7 cm ( tamanho exato do dissipador ) em cima do dissipador.. com isso a sua temperatura baixará para 70º sem a necessidade de deixar o pc aberto.

Qualquer dúvida entre em contato.

Compartilhar este post

Link para o post

e ae pessoal minha Mobo também eskenta, chipset north e south,...

E minha duvida é o seguinte...

- Alguem conhece uma cara que tenha uma placa dessa e ela nao esquente?

- Como eu fixo dissipador ou cooler no chipsetsouth? porque nao vi furos nela...

- É possivel colocar outro dissipador (melhor do que o que vem nela), no chipset north?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite a todos.

Continuamos com a briga de temperatura.

Pois bem, vendo esse seu primeiro sistema de ventilação, percebo que há muitos exaustores para somente um ventilador, isso pode ser até prejudicial para diminuir a temperatura, visto que a falta do ar no interior do gabinete proporcionará o vácuo.

Uma solução mais grosseira para quem não possui uma fonte tão robusta, e precisa poupar energia com Coolers, pode ser a que eu optei fazer, seguinte:

3 Coolers:

1 Exaustor traseiro (8 x 8) abaixo da fonte, pois o ar quente tende a subir;

1 Exaustor na fonte (8 x 8) padrão.

1 Ventilador na lateral (12 x 12), para tanto, abri com uma serra um buraco redondo, o qual vedei contra poeira com meia calça de mulher.

A temperatura caiu de 89 º para 60º, no verão de Porto Alegre, normalmente com temparatura de 30º.

Espero ter ajudado, pois para mim solucionou.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
e ae pessoal minha Mobo também eskenta, chipset north e south,...

E minha duvida é o seguinte...

- Alguem conhece uma cara que tenha uma placa dessa e ela nao esquente?

- Como eu fixo dissipador ou cooler no chipsetsouth? porque nao vi furos nela...

- É possivel colocar outro dissipador (melhor do que o que vem nela), no chipset north?

Amigo,

o south brigde da placa não esquenta tanto, portanto nao necessita de cooler, o problema maior dela está no northbridge, pois mesmo com o dissipador gigante que ela possui, consegue ser insuficiente para "dissipar" a temperatura.

No entanto, fixar um cooler (12 x 12) na lateral do gabinete, visando esfriar mais rapidamente o dissipador e aumentar circulação interna do ar pode trazer bons resultados, aqui na minha eu consegui baixar aproximadamente 30º ( a placa está agora em 60º).

E possuo a placa desde junho do ano passado, e realmente, não conheço uma pessoa que não sofra com a placa "esquentadinha", todos ( me incluindo) tiveram que solucionar de formas criativas a porcaria do superaquecimento.

Espero ter ajudado,

Evandro.

Editado por evandropl

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais