Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Edu So Ham

Duas Opções - Qual A Melhor?

Recommended Posts

Olá, tudo tranqüilo?

Estou com dúvida em relação a aquisição de um notebook e gostaria muito da opinião de vocês.

Ei-las:

Positivo -> Pentium Dual Core T2310 / 1 GB de Memória SO DIMM DDR 2 533/667 (expansível até 2 GB)/ Wireless Azurewave AWGU700 / webcam embutida / 3 portas USB

JCE -> Core 2 Duo T5550 / 2 GB de Memória DDR 2 SDRAM 667 (expansível até 2 GB) / Wireless Padrão 802.11 b/g / Adaptador Mini PC / 4 portas USB

O restante daria pra dizer que equivale entre as duas opções, como o HD de 120 GB.

A dúvida fica posta fundamentalmente com relação aos processadores e às memórias, pois sinceramente não vejo grande coisa no fato de uma ter webcam embutida e o outro ter uma porta a mais de USB.

Obrigado aí, tenho certeza que todas as opiniões aqui postas serão levadas em consideração.

Abraços.

Editando: ambos com SO Vista "Básico".

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edu, eu não conheço esses dois modelos mas vou lhe adiantar DUAS coisas importantes:

Focalize no seu novo notebook três coisas básicas:

1 - QUAL A CPU (processador, se intel ou amd, quantos cores)?

2 - QUAL O CHIPSET (chip controlador, se nvidia, ati, intel ou genericos)?

3 - QUAL A VGA (video onboard intel/sis fraquíssimo ou nvidia/ati muito mais rápido)?

Depois disso, hd e memórias, são coisas expansíveis e muito baratas. Sem stress.

Escolha um laptop conforme seu bolso possa pagar, mas verifique se o chipset é bom e se as vgas são adequadas (com aceleração 3D, mesmo que você não jogue). Em cima disso, uma cpu média/boa conforme você precisar e por fim o chipset utilizado.

Agora vou explicar porque. Um laptop com Intel Core2Duo top de linha caríssimo e um video dedicado SIS MIRAGE 3+ é extremamente lento e sufocado, porque trabalha totalmente emulado por software, tanto em jogos como em acelerãção de multimídias (videos comuns, videos HD, essas coisas).

Por outro lado um Celeronzinho básico com VGA top de linha é desperdício de VGA, porque a CPU é muito fraca. Mas tem opções de upgrade de cpu, em alguns casos facilmente substituíveis.

No Extra (loja física e internet) há um Kennex de 1299 reais que apesar de ser Celeron M550, tem vga ATI HD2400 128Mb DDR3 e aceita um Core2Duo. Há também um STI Semp Toshiba (preço entre 1399 e 1699) com Turion64 e Geforce Go7400 128Mb DDR2 (como o meu) que aceita Turion X2 e até 4Gb de ram em dual channel, o que acelera MUITO o desempenho.

Esses dois laptops do exemplo acima são para te mostrar que existem opções de baixo custo porém de tecnologia e desempenho muito superior a laptops muito mais caros, principalmente os de grife, que empurram versões antigas e defasadas pelo preço de peças muito melhores.

O Kennex tem chipset SIS rapidíssimo e vga ati, o STI tem chipset nforce e vga geforce, ambas nvidia. Perceba que os dois, apesar de baratos, rodam bem jogos 3D novos e até os vídeos em HD sem lagar o computador inteiro!

Ok? ;)

Abraços de cartilha,

Editado por elio_filho

Compartilhar este post

Link para o post

Elio, antes de mais nada, obrigado pela postagem.

Gostei das opções que você colocou com relação ao "Extra", principalmente a segunda. Mas a situação é a seguinte:

Comprei ontem o Positivo supracitado. Tenho o prazo de 48 horas (isto é, até essa quinta-feira) para trocá-lo. Caso o troque, será certamente pelo JCE também supracitado, pois os preços deles são idênticos.

Tava dando uma lida nesses últimos minutos sobre comparação entre processadores, e diz-se que o Core 2 Duo é superior ao Pentium Dual Core (dobro de cachê), daí fiquei pensando que, pelo mesmo preço, parece mais "jogo" optar pelo Core 2 Duo, que inclusive tem mais memória. Por outro lado, você colocou muito bem que a memória pode ser expandida numa boa, e que há outros ítens a prestar atenção. O notebook Positivo tem acelerador gráfico integrado VIA VN896CE. Será que isso compensaria as "vantagens" do notebook JCE?

A dúvida segue, enfatizando que a situação é: troco o Positivo pelo JCE ou não? O preço é rigorosamente o mesmo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

mais esse acelerador VIA é igual ou pior que o Mirage 3, acho q você deve pensar por outro lado..

..além disso acho melhor você negociar com o cara da loja q você comprou, vai q derrepende ele não consegue um outro modelo por encomenda.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu devolveria os dois. Core2Duo é bem melhor que o Pentium Dual Core, mas os dois vão rodar muito capengas por causa do resto do sistema.

Capenga MESMO. Acredite. Ontem joguei um joguinho básico (engine do Counter Strike) a 100fps no meu STI do Extra e meu amigo quis testar o Core2Duo com video intel dele. hahah, nem com tudo no low rodou bem, não passou de 40fps com lags enormes.

E não é só pra jogar, é para tudo! Desde filme HD até aquele aplicativo em flash mais complicadinho...

Quanto ao EXTRA, recomendei por causa de garantia. você compra, se chegar em casa estiver ruim ou algo assim, você não gostar, volta lá e em 10min você sai com um aparelho novo!

Abraços fuja dessas bombas Positivo e etc e pegue um dos dois que dei o exemplo,

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu aí pela sinceridade, confesso que tô um pouco temeroso, principalmente pelas críticas aos fabricantes.

Mas a compra tá feita, e como há uma restrição orçamentária impeditiva de fazer-me partir para uma máquina mais "confiável", restou-me a opção de trocar (o que espero conseguir fazer hoje).

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Orçamento não é desculpa! (risos)

você pagou MENOS que 1299 no seu Positivo? Não pode ser e pelos 1299 você tem o Kennex com Celeron M550 e ATI HD2400, que é maquinão!

Abraços reiterados,

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais