Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abrir porta através do celular + relé


dagob

Posts recomendados

Estive pensando por um bom tempo como ser possível criar um circuito simples para abrir uma porta através do celular. Sei que existem vários circuitos prontos à venda, mas eles são complexose caros e o que eu quero é simples assim:

Ligar um celular num circuito que ativa um relé que por sua vez ativa a tranca eletronica da porta ou portão. Quando eu ligar para esse celular (que terá seu próprio chip (número)) ele abrirá a porta. é logico que eu poderia usar a chave todas as vezes, mas é interessante a ideia de fazer isso. Não manjo muito de eletrônica, apesar de ser apaixonado por essa ciência, por isso preciso que seja o mais simples possível, Alguém poderia me ajudar? Desde já vou agradecendo qualquer sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Dagob, você pode usar o circuito que aciona o motor do vibra-call... e acionar um relê..., o relê faz o resto...

o cel que vai receber a chamada não precisa nem ter autoatendimento!, você liga, ele vibra, aciona o relê e abre a fechadura ou comenda o portão eletrônico a abrir, você desliga quando perceber o primeiro tok, no caso de portão eletrônico, você liga de novo, espera chamar uma vez, desliga, e o circuito comanda o fechamento do portão...

É só uma ideia!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dagob, você pode usar o circuito que aciona o motor do vibra-call... e acionar um relê..., o relê faz o resto...

o cel que vai receber a chamada não precisa nem ter autoatendimento!, você liga, ele vibra, aciona o relê e abre a fechadura ou comenda o portão eletrônico a abrir, você desliga quando perceber o primeiro tok, no caso de portão eletrônico, você liga de novo, espera chamar uma vez, desliga, e o circuito comanda o fechamento do portão...

É só uma ideia!!!...

É exatamente essa a ideia bcpetronzio, já tentei isso mas a potência ou tensão ou corrente, que aciona o motor do vibra-call não foi suficiente para acionar o relé, daí acho que precisaria de um circuito que amplificasse isso, penso que algo com um TRIAC, mas ainda não sei bem como fazê-lo funcionar. Em todo caso obrigado pelo interesse!:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo sua ideia e boa ,mais não e segura voce ja penso se alguem ligar por ingano no numero do celular vai abrir a porta . o sinal do vibra-call funcina com um rele bem pequeno e com uma valtagem bem baixa.

Sim visitante-10, já pensei no risco, mas é que meu prédio fica num bairro bem tranquilo e ademais tem sempre a porta da casa que fica sempre trancada.

Também ligaria o circuito somente quando saísse. Sei que o ideal seria , quem sabe futuramente, um sistema por SMS, mas por enquanto vai assim mesmo apenas pra provar pra mim mesmo que é possível, rsrsrs .. em todo caso vou ver se consigo um relé mais sensível, tem algum em mente? obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Dagob, no link abaixo tem um circuito para acionar um relê via vibracall, foi postado pelo membro PY1ACB, no topico fixo:Postem aqui seus circuitos (Ultima pagina)...

http://www.py1acb.hpg.com.br/cartupyniquimsystem.gif

a configuração do BD135 e BD136 é de um SCR, você pode eliminar esta etapa e ligar o relê direto no BC337...

cartupyniquimsystem.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo para ficar mais seguro, usa um temporisador quando voce discar o numero ele vai acionar o rele por uns segundo o temopo suficiente para voce abrir a porta ,se voce não abrir neste segundos ele fecho a pota novamente ou melhor trava de novo. isso e se alguem ligar o numero por ingano ela trava de novo . olha se voce tiver telefone fixo e melhor para fazer isso porque a tensão e mair, ai voce pode usar teu celular para discar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dagob, no link abaixo tem um circuito para acionar um relê via vibracall, foi postado pelo membro PY1ACB, no topico fixo:Postem aqui seus circuitos (Ultima pagina)...

http://www.py1acb.hpg.com.br/cartupyniquimsystem.gif

a configuração do BD135 e BD136 é de um SCR, você pode eliminar esta etapa e ligar o relê direto no BC337...

cartupyniquimsystem.gif

Valeu bcpetronzio pela dica, ví lá o ciruito e vou ver se consigo entendê-lo melhor. Vai levar um bom tempo pois leigo no asssunto... mas acho que chego lá... se não já descobrí que aqui tem gente de muita boa vontade em ajudar... valeu mesmo! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo para ficar mais seguro, usa um temporisador quando voce discar o numero ele vai acionar o rele por uns segundo o temopo suficiente para voce abrir a porta ,se voce não abrir neste segundos ele fecho a pota novamente ou melhor trava de novo. isso e se alguem ligar o numero por ingano ela trava de novo . olha se voce tiver telefone fixo e melhor para fazer isso porque a tensão e mair, ai voce pode usar teu celular para discar.

Visitante-10, não entendí muito bem a questão do temporizador, quanto ao telefone fixo , acho que não seria viável pelo fato de não poder trocar de número, ou seja, a probabilidade de alguém ligar pro fixo é imensa, já o celular, posso trocar de chip sempre que quiser, e será um numero conhecido apenas por mim. em todo caso obrigado pela sugestão, poderia explicar melhor o temporizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o temporisador tem a função de abrir e fechar, porexemplo quando voce discar o numero o celular vai tocar e abrir a porta ai o temporisador vai manter a porta aberta por um tempo programado (exp 10s) passado o tempo ele fecha a porta novamemte. tipo alarme de carro porque o carro funciona assim se o alarme tiver ligado e você desligar e não abrir a porta do carro o alarme liga novamente isso e uma segurança se poracaso você apertar o controle casualmente no cassa do carro. e o temporisador no casso da porta e uma segurança se poracaso alguem ligar o numero por engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu teria uma ideia mais complexa.Tipo um circuito q identifique o numero do cel q esta a ligar e compare com o qual abrira a porta,se forem iguais então ele abre,se na for nao faz nada,seria como uma senha,entenderam????porém seria bem mais complexo o circuito e seria necessario uso de um mc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o temporisador tem a função de abrir e fechar, porexemplo quando voce discar o numero o celular vai tocar e abrir a porta ai o temporisador vai manter a porta aberta por um tempo programado (exp 10s) passado o tempo ele fecha a porta novamemte. tipo alarme de carro porque o carro funciona assim se o alarme tiver ligado e você desligar e não abrir a porta do carro o alarme liga novamente isso e uma segurança se poracaso você apertar o controle casualmente no cassa do carro. e o temporisador no casso da porta e uma segurança se poracaso alguem ligar o numero por engano.

Entendí, só que o fecho da porta eletronica já tem parecida função, quando você dispara o fecho eletrico ele abre o fecho, é só você empurrar a porta e ela abre, quando você solta o botão (que fecha o curto pro fecho abrir) ele volta so seu estado original, ou seja, a porta não abre mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu teria uma ideia mais complexa.Tipo um circuito q identifique o numero do cel q esta a ligar e compare com o qual abrira a porta,se forem iguais então ele abre,se na for nao faz nada,seria como uma senha,entenderam????porém seria bem mais complexo o circuito e seria necessario uso de um mc.

Olá Jorge, esse sistema seria ideial, mas imagina sua complexibilidade e custo... na verdade já existem sistemas desse, que fuciona a base de codigos enviados por sms para automação de casas e alarmes, mas custa caro e suas funces sao muitas alem do que gostria de ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Dagob!, se não me engano! nas fechaduras eletricas!, quando acionado o relê de abertura!, estes só voltam a travar, quando, se abre e fecha de novo a porta!, não sei se ela volta a travar o mecanismo, se não for aberta e fechada!!!..., realmente o colega JORJE..., está passando uma forma mais segura de se acionar esta fechadura!!!, pois já ví!, uma vez acionada a fechadura eletrica?, ela não volta a travar enquanto o portão não for aberto e fechado de novo!!!..., posso estar errado!, mas na casa de minha mãe! este portão funciona assim!, uma vez acionada a fechadura!, o portão fica aberto até ser aberto e fechado de novo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use a saída do fone de ouvido e aplique o sinal a um decodificador DTMF que por sua vez entra num microcontrolador. Daí é só gravar uma senha e digitar no teclado do telefone onde vai abrir esta porta. Claro que o decodificador precisa de um pequeno programa para identificar a senha e comandar a abertura da porta.

Parece complicado mas é simples e barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Dagob!, se não me engano! nas fechaduras eletricas!, quando acionado o relê de abertura!, estes só voltam a travar, quando, se abre e fecha de novo a porta!, não sei se ela volta a travar o mecanismo, se não for aberta e fechada!!!..., realmente o colega JORJE..., está passando uma forma mais segura de se acionar esta fechadura!!!, pois já ví!, uma vez acionada a fechadura eletrica?, ela não volta a travar enquanto o portão não for aberto e fechado de novo!!!..., posso estar errado!, mas na casa de minha mãe! este portão funciona assim!, uma vez acionada a fechadura!, o portão fica aberto até ser aberto e fechado de novo!!!
você tem razão, o relé volta ao seu estado original, mas a porta realmente só trava se abrí-la e e fechá-la novamente! my bad!
Use a saída do fone de ouvido e aplique o sinal a um decodificador DTMF que por sua vez entra num microcontrolador. Daí é só gravar uma senha e digitar no teclado do telefone onde vai abrir esta porta. Claro que o decodificador precisa de um pequeno programa para identificar a senha e comandar a abertura da porta.

Parece complicado mas é simples e barato.

Oi soschip, parece a solução perfeita usar esse decodificador DTMF. Nesse caso seria possível, para cada senha, controlar um relé diferente. Super!!!. Como não tenho nem ideia de como montar o circuito fico a espera de um "bom samaritano" rsrsrs:). um abraço e obrigado pelas dicas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que sugeri e bem mais complexo porém e o modo mais seguro,ja pensou alguem ligar por engano? muitas e muitas vezes pessoas ligam no meu celular por engano,ou so dao um toque e desligam.Penso aqui no uso de um microcontrolador,com o numero do seu cel gravado na eeprom.Ele identificaria o numero q estaria ligando e compararia com o numero gravado na sua memoria,se fosse iguais então ele abriria o portao ou porta,se forem diferentes nao faria nada.falei!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que sugeri e bem mais complexo porém e o modo mais seguro,ja pensou alguem ligar por engano? muitas e muitas vezes pessoas ligam no meu celular por engano,ou so dao um toque e desligam.Penso aqui no uso de um microcontrolador,com o numero do seu cel gravado na eeprom.Ele identificaria o numero q estaria ligando e compararia com o numero gravado na sua memoria,se fosse iguais então ele abriria o portao ou porta,se forem diferentes nao faria nada.falei!!!
falou e disse Jorge!!! mas foi bem elucida a explicação, vou direcionar minha ideia nessa linha. valeuw!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma solução mais simples, seria programando no próprio celular para tocar tal música (pode ser um toque continuo de alto volume) para tal contato, que no caso seria você ou qualquer outro número que você programasse, e para os demais contatos, se fosse possível, colocar no silencioso ou um toque com volume 0. Assim você usaria a saída do falante para acionar um transistor que por sua vez acionasse o relé.

Não sei se isso seria possível, é só uma ideia..

Não sei se é possível também programar para tal contato, em vez de tocar uma determinada música, acionar o vibra-call. Ou se fosse possível, bloquear todas as chamadas de todos os números, exceto o seu..

A ideia do soschip é ótima, vou pesquisar sobre o assunto..

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

soschip, muito bom o material que você indicou. O meu problema inicial é o gravador para o PIC16F628. Hoje encontrei um pequeno kit por apenas €15,00, ele usa um LDR para captar a luz da tela do Celular.Depois das suas dicas preferiria algo com o DTMF decoder. Mas pra mim que sou ainda leigo, vou montar esse circuito e aprender um pouco mais de cada componente, estou estudando os datasheets de cada componente pra entender como funciona cada um. Vou montá-lo e postar aqui o meu progresso.

190951_RB_00_FB.EPS.jpg

190951_AB_00_FB.EPS.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem galera, montei o kit, testei e funcionou bacana, ainda não instalei na fechadura eletrônica. Mas o relé acionou e ligou um LED que usei pra teste. O interessante é que ele tem 2 modos: Modo pulso e modo liga/desliga. No modo liga/desliga, ele precisa de 2 pulsos num intervalo de +- 30 segundos para ativar o relé, o que o torna mais seguro em relação ao abrir a porta eletônica. Porém o relé mantém ligado até o pulso seguinte para se desativar. Existe um SW de 4p onde se pode mudar do modo pulso para liga/desliga e onde se pode modificar o tempo (500ms ~ 1h) em que o relé permanece ativado. Resumidamente esse foi o meu progresso.

Aqui vai o diagrama e a lista de peças:

manual_mk160.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalado na fechadura eletrônica e funcionando, quando ligo para o celular "ligado" no circuito esse dá 2 pulsos de 500ms e a porta (lógicamente) se abre. No estudo do diagrama não consegui entender muito bem como funciona alguns componentes e porque estão no circuito, por isso vou postar aqui mais tarde as minhas dúvidas e como tenho visto no fórum que vocês não medem esforços pra ajudar a esclarecer dúvidas, sei que comigo não vai ser diferente. Até agora muito obrigado pela força. Ae bom final de semana pra todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...